09/01/2012

5 coisas que pode fazer já para se tornar mais minimalista

1. Livre-se de revistas e jornais velhos
Tem montes de revistas velhas espalhadas pela casa, em cima da mesa da sala ou devidamente arrumadas dentro de meta-tralha? As revistas têm assim tanto valor ou estão apenas a acumular pó? A sério, vai voltar a lê-las? A informação que elas contêm é assim tão importante para a sua vida? Se as respostas são sim, não e sim, não, não, junte todas as revistas e leve-as para a reciclagem. Assim, sem dó nem piedade e sem pensar muito no assunto. Se as revistas estão há tanto tempo sem ser mexidas, pode ter a certeza que não vai sentir a sua falta. Idem aspas para os jornais.

2. Destralhe uma superfície
Tem a mesinha da sala cheia de revistas e outras papeladas, já para não falar de comandos, DVDs e outra parafernália? Tem a cómoda do quarto cheia de frascos de perfume que não usa, bijutaria que se esqueceu de arrumar e quiçá pilhas de roupa? E a secretária está tão cheia de papeladas que já nem vê o tampo? Perca 5 minutos do seu tempo, escolha a superfície mais problemática e lance mãos à obra. Tire tudo, TUDO, da superfície e limpe-a. Peque nos objectos que tirou, um a um, e decida o seu futuro. Seja implacável com a tralha. Se é tralha, como revistas ou papéis velhos, é para ir fora. Se não é tralha, como DVDs que vê e gosta ou perfumes que usa (os que não usa são tralha), arrume-os no seu devido lugar. Se esses objectos não têm um lugar, especifique um lugar para eles. Volte a pôr na superfície que destralhou apenas os objectos essenciais que têm que estar mesmo à mão como comandos, computador, etc. Seja implacável com a tralha e pense que menos tralha equivale a menos tempo a limpá-la e a organizá-la, ou seja, mais tempo para fazer outras coisas.

3. Livre-se de 5 peças de roupa
Há uma regra que diz que usamos 20% da nossa roupa 80% do tempo. Assim, tem de certeza muitas peças no roupeiro que já não usa, ou porque não serve ou porque não gosta. Se assim é, essas peças são tralha para si, mas poderão ser úteis a outra pessoa. Escolha 5 peças (ou mais) e dê-as para caridade ou venda-as. Vai sentir-se muito mais leve.

4. Arrume uma gaveta
Se tem uma gaveta específica para guardar tralha, destralhe-a. Se o que está na gaveta é realmente tralha, jogue a tralha fora. Se tem coisas importantes e úteis na gaveta, arrume-as nos seus devidos lugares. Não volte a pôr tralha na gaveta. Não há lugar para uma gaveta da tralha numa casa minimalista.

5. Ande mais devagar
Quando andar a pé na rua, repare a que velocidade vai. O mais certo é ir demasiado depressa. É compreensível se já estiver atrasado para algum compromisso mas, caso contrário, qual o motivo de tanta pressa? Experimente andar um pouco mais devagar, tenha atenção à respiração e olhe para o mundo que o rodeia. Olhe para as pessoas, para a calçada, para os edifícios e descubra coisas fabulosas em que nunca antes reparou.  

15 comentários:

  1. Um post muito bom para começar sim. Então vejamos:
    1- Por acaso não sou de ter revistas ou jornais em casa, leio tudo na net
    2- Falta-me os armários do escritório (muitos livros e dossiers)
    3- Sim, costumo fazer regularmente
    4- Não tenho uma gaveta da tralha, tenho 2! Uma é a da papelada para arquivar e outra é a dos cabos e coisinhas dos aparelhos elétricos da casa (nem sei o que posso deitar fora...)
    5- Ui... Esta não posso! É que estou sempre atrasada... (como agora por exemplo)

    Bjs
    Anskas

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita!
    Neste fim de semana dediquei-me à "purga"!
    Foi muito cansativo. Sobe banco, desce banco, põe caixa, tira caixa, separa, decide, arruma... Mas hoje estou tão bem!
    Gostava que todas as pessoas o entendessem.
    Enchi 5 sacos grandes de roupas de nós 4 para a AMI.
    Desocupei 3 Caixas de roupa.
    Um armário inteiro de loiça.
    Enfim. Estupidamente deixamo-nos escravizar pela tralha que nos impedem os movimentos, roubam-nos o tempo de ouro, e sobretudo, criam-nos ansiedade visual!
    SIMPLIFIQUEMOS.
    AMEM.

    ResponderEliminar
  3. Vou seguir as dicas! Muito obrigada pela partilha :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das dicas... vou por em pratica!;o)m.silva

    ResponderEliminar
  5. Olá pela primeira vez.
    Adorei este post, simplesmente porque eu aprendi a ser minimalista ou menos apegada às coisas, em parte pelas 5 mudanças de casa que fui "obrigada" a fazer nos últimos 5 anos. Aprendi que posso e vivo bem com pouco, é claro que tenho algumas coisas que não me fazem falta e servem só como recordação mas é que agora não resisto a continuar, faço uma reciclagem à roupa de ano a ano, aos sapatos idem, tudo é visto e revisto cá em casa e separado consoante a prioridade que tem nas nossas vidas. E assim tenho muito menos mas vivo muito melhor, tenho menos para limpar e arrumar!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  6. Wow! Este post está que é uma maravilha!
    Gosto do tom, do ritmo da tua escrita!
    Se não tem sítio, é tralha e mais nada!! Assim é que é falar.
    Estou a dedicar 15 mnts a um espaço de casa, pelo menos 2 vezes por semana, inspirei-me na flylady.
    A roupa dei 'cabo' dela nas mudanças de estação. Este ano a minha roupa de inverno ocupava apenas uma caixa fininha do IKEA (admito que os blusões não estavam lá) e descobri que tenho 2 peças que ainda não usei este ano e que devem ir direitinhas para a CVP.
    Adoro, adoro este teu blog, Rita! É uma inspiração!!!

    ResponderEliminar
  7. já comecei a destralhar a dispensa... O medo, o susto... Usei 20 mnts para tirar tudo, separar por áreas e colocar em cestos para dp triar,d eitar fora, guardar e organizar.
    Vou fazer uma tabela com o que já existe - dp, na hora das compras SEI SE DE FACTO JÁ TENHO OU NÃO. Tinha 3 embalagens de sacos para fazer gelo e xconservas de feijão branco que nem sei porque razão comprei! Vá, continua a dar as dicas que eu sigo-te.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Desta vez estou um bocadinho adiantada, e tendo em conta que mudei de casa no inicio de 2011, para uma casa com metade do tamanho, tive obrigatoriamente de me ver livre muitas coisas (e ainda a semana passada, decidi fazer uma nova revisão), de qualquer maneira, este blog está a dar-me muito jeito para levar uma vida mais simples e organizada!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das dicas, principalmente da última. Sinto que ando sempre a correr, aceleradíssima, mesmo quando não estou atrasada ou não tenho urgência máxima em chegar. E o pior é que acho que este stress passa para os nossos filhos.Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rita,
    Antes de mais um bom ano para ti!
    Cá continuo a ler-te em horas impróprias para comentários, o que me dificulta muito dizer-te que te estou a acompanhar (no que posso) nas tuas excelentes iniciativas minimalistas.
    Não consigo ser tão drástica, mas tenho vindo a destralhar (hihi!) sempre que posso.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  11. cada vez mais tenho vontade de deitar tralha fora.. graças a ti,so hoje e ontem juntei 6 sacos reutilizaveis do jumbo com roupa das miudas para dar,guardo alguma da mais velha para ficar para a mais nova,mas de resto dou tudo..

    ResponderEliminar
  12. susana silva11/01/12, 10:34

    Simplesmente fantástico!
    Obrigada Rita por toda a partilha de ideias minimalistas. Estou a começar a aderir a esta nova forma de ser e estar! Sinto-me realmente melhor.
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Adorei este post e hoje já comecei a pô-lo em prática, o primeiro dia é sempre o mais difícil, pelo menos para mim! Amanhã escrevo um post sobre o que já fiz inspirada nesta lista de 5 coisas. É engraçado como são "somente" 5 coisas mas como, ao mesmo tempo, fazem tanta diferença!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. O meu marido diz sempre que uma casa pequena, sem arrumação seria o ideal pra não acumular desnecessidades. Pois eu sou das que me custa deitar fora, vou acumulando roupa que "talvez volte a ser moda", os desenhos e trabalhos dos miudos, os cadernos da escola, os livros que algum dia eu ou eles voltaremos a ler, etc. Vou tentar aplicar as tuas dicas nas proximas limpezas de verão. Mas as recordações?O que fazes com as coisas da escola dos filhos? Eu já tiro fotos , mas não o mesmo e falta-me coragem para deitar fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila,
      em relação aos desenhos dos miúdos, tenho muito poucos guardados, mas quero começar a tirar fotos aos desenhos mais giros e guardar só alguns. Os cadernos da escola estou a pensar guardar de um ano para o outro por causa do mais novo (um está agora no 1º ano e o outro vai para o 1º ano em setembro), mas depois, fora! Eu (a minha mãe) não guardei nenhum caderno nem livro meu da escola, nem desenhos nem nada disso, e é coisa que não me chateia nada!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...