11/01/2012

One-in, several-out ~ ou como não acumular tralha

A regra básica para evitar o acumular de tralha é o one-in one-out, ou seja, por cada coisa nova que trazemos para dentro de casa, jogamos uma coisa fora.



Por exemplo, se trouxer para casa um novo livro, um vestido, um par de sapatos, uma panela, uma toalha, livre-se de um livro velho que já leu, um vestido que já não usa, uns sapatos fora de moda, uma panela que já viu melhores dias e uma toalha áspera. 
Este conceito é essencial sobretudo quando compramos alguma coisa para substituir outra. Por exemplo, trouxe de casa da minha avó uma nova cafeteira para aquecer a água para o chá, pois a minha era pequenina. A velha foi fora - se arranjei uma cafeteira maior porque a que tinha era pequena demais, por que é que havia de ficar com essa depois de arranjar uma com um tamanho mais apropriado?



Em relação ao one-in, one-out, eu, que sou radical nestas coisas do destralhar, gosto mais do one-in several-out, ou seja, por cada coisa que entra, várias saem...


Além da tal cafeteira, trouxe um porta-guardanapos, uma colher para fazer chá e uma faca. Foram fora 2 tabuleiros, 2 facas e outras porcarias. Há dias tinha trazido um faqueiro bom e bonito em inox (do enxoval do J.) e livrei-me de vários talheres que tinha recebido da La Redoute e outros acessórios que tinha repetidos, como a concha de sopa.



Destralhei um pouco mais e juntei mais uns livros (coloquei no bookmooch) e malas para dar, tralha para jogar fora (pus ao lado do caixote do lixo e em menos de nada alguém levou!), papel para reciclar e metatralha para guardar na cave (por agora).


Este fim-de-semana ainda fui mais longe.
Tinha um tabuleiro na estante cheio de folhas de rascunho que não uso - mais de metade foram fora.
Tinha uma gaveta da secretária cheia de papéis e blocos. Odeio aqueles blocos de apontamentos que dão nos congressos, com os nomes dos patrocinadores - sou incapaz de escrever neles... Foram fora.
Também me livrei de outros blocos quadriculados e pautados, mas esses não foram para a reciclagem, mas sim para o escritório dos meus filhos, para usarem para desenhos e trabalhos.
Livrei-me ainda de muitos clips ferrugentos, agrafos que não servem no meu agrafador, elásticos sem elasticidade.
Na casa de banho ataquei a minha caixa de acessórios para o cabelo e livrei-me de ganchos, elásticos e molas que não uso há anos.
Dei uma volta aos medicamentos (coisa que faço com bastante frequência) e lá foram mais uns quantos. Juntei-os aos raios-x antigos já sem interesse que tinha na cave, para entregar na farmácia (ainda se podem entregar RX nas farmácias ou isso foi uma campanha que houve, alguém sabe? Obrigada!).
Há uns tempos dei uma volta enorme aos meus tecidos e joguei muitos fora (estes foram mesmo fora, pois não sabia o que fazer com eles... dar a instituições não me parece, vender também não... ideias?).

Portanto, a regra de ouro para não acumular tralha é:
jogar uma coisa (ou várias) fora por cada coisa nova que entra em casa.


18 comentários:

  1. Olá Rita! Quanto aos Rx não te sei responder, mas em relação aos tecidos, conheces o site Dou.pt? poderá ser uma hipótese; ou então podes sempre disponibilizá-los (ou vendê-los) a crafters, por exemplo!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo!No caso das panelas/cafeteiras prefiro ter poucas, mas boas e na sua maioria grandes (o que leva o muito leva o pouco, já o contrário...)

    Nessas coisas sou muito minimalista, é o mesmo serviço de jantar branquinho e bonito para todos os dias e para os convidados também, o faqueiro a mesma coisa, ...

    Graças a ti e agora sem os bloquinhos de apontamentos e post its aqui em cima da secretária é que eu estou bem.

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita. Eu relativamente aos Rx não sei, pois despachei os meus na altura. Em relação aos tecidos concordo com a Natacha. Disponibiliza-os aqui (por exemplo) e não faltará quem os queira (escolhe-me a mim, escolhe-me a mim) ;)
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Quanto aos tecidos podia anunciá-los num grupo do freecycle da sua cidade!Assim poderia oferecê-los a quem estivesse interessado.

    ResponderEliminar
  5. Essa era uma regra de ouro da minha mãe. Nunca esqueci =)

    ResponderEliminar
  6. Esta era uma regra de ouro da minha mãe. nunca me esqueço dela =)

    ResponderEliminar
  7. Olá! Adoro este blog, é uma inspiração numa vida sem tralha! :) A mim custa-me deitar coisas fora, mas será que as instituições querem tudo? Deitar ao lixo e pensar que poderia ser útil a alguém. No fim fico com a tralha à espera que apareça alguém que queira!! Socorro! Tenho que ler este blog do principio ao fim!
    E conseguir organizar.me melhor numa vida "destralhada"! :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Rita!
    Nem imaginas como me sinto quando lei o teu BLOG... Finalmente alguém que fala a mesma língua que eu!
    E a avaliar pelas pessoas que passam por aqui não estamos sós!
    O meu R preferido sempre foi o Reduzir. Compro pouco. O meio ambiente não tem culpa da nossa paranóia consumista. Contudo, mesmo comprando conscientemente, não há vez nenhuma, NENHUMA, em que ao comprar algo não pense imediatamente no que vai fora...
    Como é?...one-in one-out? Gosto.
    aquelabraço.

    ResponderEliminar
  9. Por estes lados o pessoal também anda sempre de olho no lixo. Basta encostar lá qualquer coisita que vai logo. Eu mesma já trouxe uma planta.;)

    ResponderEliminar
  10. Passei a fazer isso mesmo cá em casa!!
    Uma coisa nova entra sai outra ou várias.Dá-me uma sensação maravilhosa de destralhamento da casa, é óptimo!!
    Less is More;)

    ResponderEliminar
  11. Essa regra é parecida com a do Mcdonalds, PEPS, Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair, faço isso com a minha despensa e com tudo aliás, ainda no Natal deram camisas ao Txugo, logo que as lavei e pendurei, escolhi outras tantas para dar, outras para panos do pó, outras para o lixo mesmo, assim ficou com o mesmo espaço, coisas novas e faço o mesmo com tudo, comprei umas botas e umas velhas que adorava foram embora!
    Acho o teu blog um espectáculo....adorava que a minha mãe o lesse, precisava tanto, é que ela diz que eu sou rica, doida e essa coisas por deitar "coisas boas" fora!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  12. Por acaso a semana passada fui entregar uns RX a farmácia onde vou habitualmente, mas não aceitaram por não se tratar da "altura da campanha"... Mas passei por outra no Porto e a srª disse que guardava sem problema, lá para maio deve recomeçar a recolha...

    ResponderEliminar
  13. Rita, eu sei que a AMI faz todos os anos uma campanha de recolha de RX. A última já passou, mas é possível que tos guardem numa farmácia para a próxima.

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia, é tanta a tralha que se acumula. Quantas vezes não compramos alguma coisa para substituir outra e acabamos por guardar a antiga... pode ser que ainda dê jeito...
    Adoro o teu blog, sempre que cá venho "perco horas" a ler os posts e a pôr-me em dia com a novidades.

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita,
    Concordo plenamente. Ainda por cima, haverá sempre alguém a quem dará mais jeito do que a nós.

    Beijinho,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Penso que a AMI continua regularmente a fazer recolha dos RX antigos.
    Quanto aos tecidos experimenta dares à escola, para trabalhos manuais dos miúdos :)
    Se achares que não, fala comigo que eu entrego na minha :)

    ResponderEliminar
  17. Olá, todos os anos as farmácias fazem uma recolha de RXs para a AMI e essa campanha de recolha decorre normalmente a partir do mês de junho/julho. Algumas farmácias poderão aceitar ficar com os RXs antes dessa data dependendo se tiverem ou não espaço para os guardar. Em relação a restos de tecidos, sapatos e roupas velhas que não dão para doar, em Vila Nova de Gaia existem uns contentores chamados WIPPY para colocar a roupa e não a colocar no lixo. A roupa, as malas e os sapatos velhos são reciclados.

    http://www.wippy.es/portugues/como.php

    Parabéns pelo blog, é muito inspirador. A sensação de nos livramos do que não precisamos é muito boa :)

    ResponderEliminar
  18. ola amigos caso alguem tenha algo para deitar fora .nao votem eu recolho essas coisas porque preciso e tenho necessidade disto podem-me contactar por imail luisrochar6@hotmail.com

    OBRIGADO A TODOS

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...