16/08/2012

Como usar o sistema GTD com o Evernote

Como já referi, deixei de usar o Toodledo para organizar as minhas listas de tarefas. Eu adoro brincar com este tipo de programas, e já experimentei demasiados (Astrid, Remember the Milk, GTagenda, teuxdeux, e muitos outros). O Evernote (EN) tem a grande vantagem de ter uma versão grátis mais que suficiente para as necessidades da maior parte das pessoas. Já usava o EN como bloco de notas digital, onde guardo sobretudo páginas da net que me interessam, mas o EN pode também ser usado como agenda GTD. Tenho que admitir que o sistema que uso agora, depois de experimentar muitos outros, é uma combinação do EN com o Google Tasks (aquela aplicaçãozinha quase despercebida que vem com o Gmail), mas disso falarei mas tarde. Este post é dedicado à implementação do sistema GTD no Evernote.

Na internet podes encontrar uma miríade de estratégias e métodos, uns baseados apenas em etiquetas, outros apenas em notebooks, e eu acredito que nestas coisas cada um deve descobrir, através da experimentação, qual o método que mais lhe convém. Portanto, vou descrever o método que comecei a usar, depois de ler as estratégias de muitas outras pessoas... (se bem que, como referi acima, alterei as coisas e uso também o Google Tasks; o setup do EN que vou descrever já não é o que uso - simplifiquei ainda mais as coisas).

Eu continuo a usar o EN para guardar e organizar notas. Tenho várias pilhas (stacks), cada uma com vários blocos de notas, onde depois as notas estão organizadas. Só para terem uma ideia, as minhas pilhas são: 

1. Busy Woman (blog) 
2. Simple Living (sobretudo notas da net) 
3. Cá por casa (notas feitas por mim com informações importantes, receitas, horários e informações da escola, etc.), 
4. Work (URLs de sites que consulto com frequência, sites de congressos, etc.)
5. TASKS

Esta última pasta tem 2 blocos de notas: to do e completed. É aqui que ponho as coisas para fazer. As outras 4 pilhas são pastas de referência e não de acção.

Depois de criar esta pilha e os blocos de notas, criei uma nota que pus na pasta completed, à qual atribuí várias etiquetas, de acordo com o método GTD.



As etiquetas estão relacionadas com o tipo de projecto (what), quando é que tenho que fazer determinada acção (when), o contexto (where) e no caso de acções delegadas, a pessoa responsável por essa acção (who).
De cada vez que crio uma nota, ou seja, uma acção que tenho que executar, atribuo-lhe 3 etiquetas, uma de what, outra de when e outra de where
Para pesquisar as acções que devo fazer num determinado dia, clico no bloco de notas to do, e selecciono as etiquetas que me interessam. Geralmente coloco tarefas para o dia seguinte com a etiqueta !!today, para saber o que de mais importante tenho para fazer nesse dia. Depois de completada a tarefa, coloco-a no bloco de notas completed e não penso mais nisso!

Mas uma coisa que sempre me deixou chateada desde que larguei o papel e comecei a usar tudo em formato digital, era não ter um planeamento diário pormenorizado, como este que cheguei a usar o ano passado. Então apercebi-me que eu não era a primeira pessoa a sentir a falta desse tipo de planeamento e fiz como a Lauren: criei numa nota um template para o planeamento diário e agora basta-me fazer copy paste para uma nova nota, à qual dou a data do dia em questão e na qual escrevo tudo o que tenho para fazer. 


E sim, o Evernote permite pôr o visto dentro dos quadradinhos!

Como já referi, agora uso o Evernote e o Google Tasks para organizar as minhas listas. Finalmente dei ouvidos ao senhor Leo Babauta e simplifiquei ainda mais. Todas estas aplicações são muito giras, mas a verdade é que para mim, quanto mais simples, melhor, mas não demasiado simples. Por exemplo, o teuxdeux é muito bonito, mas simples demais para mim. Por outro lado, ferramentas como a GTagenda ou o Remember the Milk são visualmente demasiado carregadas. O Google Tasks é simples mas dá para fazer o que eu quero, tem um design minimalista e integra automaticamente as tarefas no Google Calendar. 


15 comentários:

  1. Olá Rita
    Gostei do teu post e deu-me vontade de conhecer um pouco mais o Evernote. Quando tiver um tempito vou explorar melhor.

    Eu sou fã do Google Tasks e para já não quero outra coisa. Tenho diferentes listas de contextos para tarefas e posso criar subtarefas (o que acho muito importante naquelas tarefas que têm varias fases - os projectos). Adoro o facto de poder tornar um email directamente em tarefa e de tudo o que tem data limite aparecer na agenda.

    Não dá para por etiquetas mas não acho necessário. O que sinto falta é de poder priorizar ou criar a repetição automática da tarefa mas resolvi isso com o smartfone e a app GTasks (que permite fazer isso e é grátis).

    Fico à espera de saber como te organizas com o google tasks e o EN.

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler :)

    Em relação às tarefas para já estou fã do Astrid. Já experimentei vários e este de momento satisfaz-me.
    Também gosto do Evernote mas uso essencialmente como bloco de notas onde aponto e guardo ideias ou links interessantes.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo primeiro blog de Minimalismo que encontro em Português.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Rita por teres feito este post! Graças a ele hoje resolvi organizar o meu evernote e todas as notas/objectivos que tinha em vários ficheiros. Não estava a usar o Evernote da melhor forma, apenas tinha dois blocos de notas e estava a usar as etiquetas como deveria usar os blocos de notas. Tinha muitas etiquetas e estava tudo uma confusão! Felizmente agora está tudo a ficar bem organizado :)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho o Evernote demasiado confuso e complexo. Utilizo antes o Simplenote (telemóvel, Web) e o Notational Velocity (Mac), além disso uso o Google Tasks.

    ResponderEliminar
  6. Estava mesmo à espera deste post! Vou agora lê-lo :)

    ResponderEliminar
  7. Ola Rita.
    Nao sei como fazer para criar as diferentes "sub-etiquetas" no evernote, sera que me podes dizer "passo-a-passo" como fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só arrastares uma etiqueta para cima de outra, como se faz com os ficheiros e pastas.

      Eliminar
  8. Ola outra vez! Ja consegui criar as etiquetas e sub-etiquetas :) Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,
    até hj só tinha um bloco de notas no EN, mas ag já criei um pr o GTD. surgiu-me uma questão, qd estou dentro deste meu novo bloco de notas (no caso tb é uma pilha, como tu tb fazes), aparecem todas as etiquetas tb do meu primeiro bloco de notas. apenas desaparecem qd escolho a opção "ocultar etiquetas não atribuídas". sabes se há alguma outra forma de ver apenas as etiquetas q crio pr um determinado bloco de notas?

    Thanks, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não dá para ver as etiquetas de determinado bloco de notas e as outras não...

      Eliminar
  10. Olá Rita, meu problema com o EN é quando o acesso é feito por dispositivo Mobile, a estrutura de tags não segue a ordem de pilhas proposta, a visualização em mobile bagunça tudo, organizando por ordem alfabética, fica praticamente inutilizável.

    ResponderEliminar
  11. Se eu deletar as etiquetas já criadas perco as notas etiquetadas?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...