17/02/2014

Workflowy || Uma folha em branco digital para organizar as tarefas

Mostrei, há semanas, como reorganizei a minha agenda para adaptá-la ao método do Bullet Journal e referi também que comecei a usar uma aplicação muito gira que funciona como uma folha em branco, para organizar as listas de coisas a fazer, o Workflowy. Esta aplicação funciona bem com o meu cérebro não-conformista, visto que não tem caixas de determinado tamanho para escrever as tarefas, nem inúmeros outros campos para serem preenchidos...


Então, como funciona o Workflowy? São items com sub-itens, com sub-itens... Podemos adicionar etiquetas a cada sub-item (eu geralmente ponho o dia em que vou fazer determinada tarefa ou a data limite para fazê-la) e notas sobre essa tarefa.


Cada item tem várias opções, como completar, eliminar, adicionar uma nota, etc. Os itens completados ficam escondidos, e assim não perturbam visualmente.


O Workflowy tem também uma boa ferramenta de busca que eu costumo usar para pesquisar o que tenho planeado para determinado dia, procurando pela etiqueta correspondente.

O Workflowy permite também expandir e colapsar as tarefas.


A bolinha cinzenta indica que há tarefas colapsadas...


...que aparecem na visão expandida do item WORK1. Dentro deste item posso expandir o colapsar cada um dos outros itens, ou seja, não tem que estar tudo expandido ou colapsado ao mesmo tempo...

Em relação às etiquetas, pode usar-se etiquetas do tipo @ e #. Eu tenho usado na forma @03032014 para tarefas com dia específico e também como contexto, na forma @computer. Os criadores do Workflowy aconselham usar a etiqueta # para o estado da tarefa, por exemplo, #activa ou #próxima.

E basicamente é isto! O bom do Workflowy é que funciona como o Bullet Journal - é uma lista de coisas, que podem ser tarefas, eventos, informações, o que quisermos. Podemos adicionar etiquetas, notas, podemos reorganizar a ordem dos itens, podemos expandir e colapsar o que quisermos, podemos imprimir e podemos também procurar os itens por palavras-chave ou pelas etiquetas. O Workflowy é fácil de usar e, na verdade, não requer muita explicação... 

Eu tenho a aplicação grátis, mas há também uma versão paga (4.99USD por mês) que permite sincronizar com o Dropbox, não tem limite de uso (a versão grátis tem um limite mensal de 500 itens) tem mais opções de fundos e fontes, e terá, no futuro, edição offline.

Concluindo, estou contente com o Workflowy, já o uso há alguns meses e espero tão cedo não descobrir outro sistema  e mudar tudo de novo... Tenho que admitir que estive tentada a voltar ao Toodledo depois de ler este post recente da Thais, mas consegui controlar-me...




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Boa sugestão, obrigada!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Uau! Depois de teres sugerido aqui esta ferramenta, fui procurar e gostei sobretudo do aspecto celas e pratico! Confesso q ainda não me dediquei a ela tempo suficiente, mas conto fazê-lo agora nestes dias! Mil obrigadas por esta explicação simples, concisa e que vem mesmo a calhar!
    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Oi Rita! Significa então que você usa o Workflowy para tarefas e projetos?
    Mas pelo que entendi, você não usa para referência, usa?
    Bem, eu o utilizo como caixa de entrada. Realmente, ajuda muito!
    Bjs de São Paulo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Não uso como referência, para isso é mais o evernote

      Eliminar
  4. Oi Rita!
    Não conhecia o Workflowy. Estou testando e simplesmente amando. Vou usá-lo para os projetos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...