Mostrei, há semanas, como reorganizei a minha agenda para adaptá-la ao método do Bullet Journal e referi também que comecei a usar uma aplicação muito gira que funciona como uma folha em branco, para organizar as listas de coisas a fazer, o Workflowy. Esta aplicação funciona bem com o meu cérebro não-conformista, visto que não tem caixas de determinado tamanho para escrever as tarefas, nem inúmeros outros campos para serem preenchidos...
Então, como funciona o Workflowy? São items com sub-itens, com sub-itens... Podemos adicionar etiquetas a cada sub-item (eu geralmente ponho o dia em que vou fazer determinada tarefa ou a data limite para fazê-la) e notas sobre essa tarefa.
Cada item tem várias opções, como completar, eliminar, adicionar uma nota, etc. Os itens completados ficam escondidos, e assim não perturbam visualmente.
O Workflowy tem também uma boa ferramenta de busca que eu costumo usar para pesquisar o que tenho planeado para determinado dia, procurando pela etiqueta correspondente.
O Workflowy permite também expandir e colapsar as tarefas.
A bolinha cinzenta indica que há tarefas colapsadas...
...que aparecem na visão expandida do item WORK1. Dentro deste item posso expandir o colapsar cada um dos outros itens, ou seja, não tem que estar tudo expandido ou colapsado ao mesmo tempo...
Em relação às etiquetas, pode usar-se etiquetas do tipo @ e #. Eu tenho usado na forma @03032014 para tarefas com dia específico e também como contexto, na forma @computer. Os criadores do Workflowy aconselham usar a etiqueta # para o estado da tarefa, por exemplo, #activa ou #próxima.
E basicamente é isto! O bom do Workflowy é que funciona como o Bullet Journal - é uma lista de coisas, que podem ser tarefas, eventos, informações, o que quisermos. Podemos adicionar etiquetas, notas, podemos reorganizar a ordem dos itens, podemos expandir e colapsar o que quisermos, podemos imprimir e podemos também procurar os itens por palavras-chave ou pelas etiquetas. O Workflowy é fácil de usar e, na verdade, não requer muita explicação...
Eu tenho a aplicação grátis, mas há também uma versão paga (4.99USD por mês) que permite sincronizar com o Dropbox, não tem limite de uso (a versão grátis tem um limite mensal de 500 itens) tem mais opções de fundos e fontes, e terá, no futuro, edição offline.
Concluindo, estou contente com o Workflowy, já o uso há alguns meses e espero tão cedo não descobrir outro sistema e mudar tudo de novo... Tenho que admitir que estive tentada a voltar ao Toodledo depois de ler este post recente da Thais, mas consegui controlar-me...
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Boa sugestão, obrigada!
ResponderEliminarwww.prontaevestida.com
Uau! Depois de teres sugerido aqui esta ferramenta, fui procurar e gostei sobretudo do aspecto celas e pratico! Confesso q ainda não me dediquei a ela tempo suficiente, mas conto fazê-lo agora nestes dias! Mil obrigadas por esta explicação simples, concisa e que vem mesmo a calhar!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds
Oi Rita! Significa então que você usa o Workflowy para tarefas e projetos?
ResponderEliminarMas pelo que entendi, você não usa para referência, usa?
Bem, eu o utilizo como caixa de entrada. Realmente, ajuda muito!
Bjs de São Paulo! :)
É isso! Não uso como referência, para isso é mais o evernote
EliminarOi Rita!
ResponderEliminarNão conhecia o Workflowy. Estou testando e simplesmente amando. Vou usá-lo para os projetos.