07/11/2011

Ensinar as crianças a ganhar e gerir o seu dinheiro - sistema de pontos

Alguns meses antes do meu filho mais velho entrar para o 1º ciclo, pensei que essa seria uma boa altura para começar a dar algum dinheiro aos miúdos, sob a forma de uma mesada. Mas depois pensei, vou dar-lhes dinheiro só porque sim? A troco de nada? Não me pareceu bem, e definitivamente, não quero que os meus filhos cresçam a pensar que não precisam de fazer nada para ter coisas. Os adultos trabalham para ganhar dinheiro e depois tentam geri-lo da melhor forma (ou não…). Por que é que uma criança não há-de fazer o mesmo? Assim, quando chegar à sua altura de trabalhar a sério e gerir a sua vida, já tem algumas bases para que o possa fazer da forma mais eficiente.

O casal Economides, mais conhecidos por America’s cheapest family, têm um sistema de tarefas e recompensas monetárias que me atraiu de imediato. Adaptei o sistema à minha família e ao nosso estilo de vida, e resulta! Consegui pôr os miúdos a fazer as coisas sem ter que me chatear muito, e em troca pago-lhes em dinheiro e ensino-os a gerir o seu dinheiro da melhor forma.

O sistema é simplesmente um sistema de pontos.

Primeiro, estabeleci três períodos ao longo do dia e cada um corresponde a um ponto:
ponto da manhã, ponto da tarde e ponto da noite. De seguida, fiz uma lista das tarefas que os miúdos devem completar em cada um desses períodos:

Manhã – cumprirem a sua rotina matinal (vestir, tomar pequeno-almoço, fazer a cama, lavar os dentes)

Tarde – para o mais velho, é fazer os trabalhos de casa; para o mais novo, é fazer actividades e não incomodar o irmão

Noite – ajudar a pôr a mesa, comer tudo ao jantar, irem para a cama à hora devida e cumprirem a rotina da noite

Se cumprirem as tarefas previstas para um dado período, ganham um ponto. Mas têm que as cumprir sem refilar! Fazer as coisas e queixarem-se não dá direito a ponto!

Estes pontos são atribuídos ao longo da semana de trabalho, num total de 15 pontos.

A cada ponto corresponde um montante. No meu caso, achei que 15 cêntimos, para crianças de 5 e 6 anos, era bom. Se ganharem os 15 pontos da semana, ganham 2,25€. Num ano são 117€.

Mas o dinheiro não é para eles gastarem como querem! Uma parte é para gastar, claro, mas outra parte é para poupar e outra para dar. Estabeleci a seguinte divisão:

Para gastar – 70%
Para poupar – 20%
Para dar – 10%

Assim, ao fim de um ano, se cada criança conseguir sempre os pontos em cada semana, coisa que obviamente não acontece, cada um deles ganhou cerca de 81€ para gastar, poupou 23€ e juntou 12€ para dar.

Claro que os montantes são irrisórios para nós, adultos, mas o que importa aqui não é o valor que eles recebem, mas sim incutir-lhes as noções do gastar com moderação, poupar e dar a quem precisa.
Para apontar os pontos que cada criança ganha, fiz uma tabela semanal onde eles tomam nota dos pontos (claro que nós verificamos para ver se eles não se enganam – ou se não tentam enganar-nos…).

Finalmente, ao fim-de-semana reunimo-nos à volta da mesa, somamos os pontos dos cartões e pagamos os montantes devidos a cada criança. O dinheiro é logo dividido por 3 caixinhas devidamente identificadas (gastar, poupar e dar) e todas as entradas e saídas de dinheiro das caixinhas são registadas numa folha.

E vocês, dão mesada aos vossos filhos? Adorava ouvir as vossas estratégias para ensinar os miúdos a gerir o dinheiro!

19 comentários:

  1. O teu sistema parece muito prático e eficaz.
    O Miguel ainda não tem noção do dinheiro (ainda não tem 3 anos) Mas tenho um mealheiro para ele que é para os brinquedos de Natal e aniversário.
    Sempre que ele quer alguma coisa explico-lhe que não podemos comprar tudo ao mesmo tempo, porque é caro. Quando ele pede um brinquedo e lhe digo que agora não temos dinheiro ele já compreende. Quando tem uma "surpresa" (isto porque damos prendas sem ser no natal e nos anos)fica tão contente e estima muito as coisas.
    Mas esse teu metodo vou apontar, pode ser-me util no futuro, obrigada!

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  2. Gostei dessa técnica. Eu andava a dar-lhe 5€ por mês e depois o miúdo só pensava em gastá-los. Acabei por desistir.

    Quanto aos presentes de aniversário, podes dizer aos teus filhos que tem de doar alguns brinquedos deles. Assim recebem novos, mas também dão outros que já não tenham interesse. Já não acumulas tralha.;)

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  3. Olá Rita,

    Eu comecei este ano letivo (5ºano) a dar ao mais velho. Dou-lhe 5 euros por semana. No caso dele é para gastar em coisas que gosta como jogos para a consola, cromos, etc. Já começou a perceber que os jogos são caros e que vai ter que fazer opções e amealhar. O mais pequeno também quer, tem 7 anos e eu não via utilidade em dar-lhe já semanada... Com o teu exemplo, vou alterar o sistema e passar a dar aos dois com sistema de pontos que eles estão a precisar... Obrigada pela ideia. Beijinhos.

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  4. um optima ideia!! adorei cá em casa é sempre uma luta para por a mesa,se mando o mais velho ele manda a do meio,não manda a mais pequena porque ela ainda não sabe fazer nada..

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  5. Olá Rita, fiquei curiosa...O que é isso do dinheiro para dar?
    Jocas
    Sandra Cabaço

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  6. Olá.

    Eu adoro essa família e conto pôr em prática esse método. Por enquanto o Tiago ainda é pequenino (15 meses) mas assim que tiver noção do que é o dinheiro, será algo a implementar, não por uma questão de poupança mas sim de educação, para que, quando for adulto, não viva acima das suas possibilidades.

    Bjs,
    Anabela

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  7. Não só os educamos a ter responsabilidades com o dinheiro como a perceberem a razão de, por vezes, lhes dizermos "não", quando pedem um brinquedo novo só porque sim.

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  8. Olá Rita,

    Para o meu filho de 10 anos apenas utilizo um calendário mensal ao qual ele vai fazendo as tarefas que são destinadas e vai riscando o dia depois de vez em quando compramos algo que ele realmente gosta. Para o mealheiro vai todo o dinheiro que ganha de familiares, e nossos clientes que até são bastante generosos também quando vamos ao supermercado e tem a iniciativa de ajudar-me com as compras do inicio ao fim, normalmente dou-lhe a moeda do carrinho que ele coloca no mealheiro, depois quando tem o mealheiro cheio vamos ao Banco e ele deposita e fala com a gerente. Tirando isso dou-lhe dinheiro para as senhas do almoço o resto ele fica para algum para lanche e afins mas por acaso não gasta (é forreta o meu filho) Achei o teu sistema deveras interessante fiquei curiosa para visualizar os cartões se tiveres oportunidade de mostrar agradecia. Bom Trabalho e felicitações pelos teus posts que são sempre interessantes. Atentamente Sílvia Almancil

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  9. Gostei imenso da tua técnica. Os teus filhos vão aprender muito com essa ideia.

    No caso da Letícia, como só tem 3 anos, não lhe dou mesada. No entanto, tem dois mealheiros: um para fazer a sua poupança e outro para juntar dinheiro para alguma compra especial (uso o método descrito em: http://manualdafelicidade.blogspot.com/2011/04/educacao-financeira-desde-cedo.html).

    O que tenciono aplicar em cada fase da vida dela, tenho descrito no post sobre «Educação financeira para crianças - o que ensinar em cada idade»: http://manualdafelicidade.blogspot.com/2011/05/educacao-financeira-para-criancas-o-que.html

    Beijinho e uma óptima semana.

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  10. Excelente ideia! Com o meu ainda não dá, mas vou registar e daqui a um anito talvez já comece a implementar :)

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  11. Olá boa noite, descobri o seu blog hoje e sinceramente estou a adorar e esta ideia então é fantástica, vou começar a utilizá-la lá em casa. Continuação de bom trabalho :)

    Marília Sousa

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  12. Õlá, trabalho com crianças, e sem dúvida é um óptimo sistema,pois tem três vertentes todas muito importantes não tornando assim as crianças ganaciosas, e sim crianças responsáveis no cumprimento das tarefas porque são pontuadas, revertendo os pontos em dinheiro, que como já o disse anteriormente, este está muito bem distribuido pelas caixinhas o pormenor do apontamento dos gastos é também importante que os obriga a reflectir sobre se gastam bem ou não o seu dinheiro. Parbens !!! ;)

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  13. Olá Rita,
    Sou visita assidua do seu blog onde tenho aprendido emenso !! Obrigada !
    Queria deixar-lhe uma ideia/dica que eu uso e acho que faz todo o sentido na nossa vida actual: os miudos (tenho 3) todos os fins de ano lectivo trazem para casa os trabalho do Jardim Infantil, logo aí eu faço uma triagem: os fantásticos-guardo (não são muitos); todos os outros, que são imensos, uso para embrulhar os presentes que ofereço. As folhas costumam ser de papel bom e A3, ou seja, óptimas para embrulhar, e as pessoas acham o máximo o papel ir todo decorado, com pinturas naif...
    Espero que esta ideia seja útil para alguém!
    Beijinhos

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  14. Olá a todas e obrigada pelos comentários!

    @Sandra Cabaço - o dinheiro para dar é para instituições de solidariedade

    @anonymous - adorei essa ideia de aproveitar os trabalhos como papel de embrulho!

    @Mafalda S. - vou ler esses posts com atenção! É sempre bom aprender mais!

    Depois mostro o papel em que eles apontam os pontos.

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  15. Adorei este sistema de pontos e estou a pensar implementá-lo com o João que já tem quase 7 anos e adaptá-lo um bocadinho para a pequenita que tem quase 4 e que também vai querer, está claro! Podes mostrar como fazes as folhas dos pontos? Obrigada:)

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  16. Eu não faço assim. Do mesmo jeito que receber dinheiro sem fazer nada não acho bem, também não vejo grande vantagem em receberem para ajudar a pôr a mesa onde eles próprios comem ou fazer a cama onde eles próprios dormem. Portar bem faz parte da vida e não temos que o fazer só se nos pagarem.
    Maria-João

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  17. eu neste momento não lhes dou nada -não acho necessário -eles tem noção de que não podem ter tudo o que querem e tem noção do valor das coisas-e que nas idas ao hipermercado com a mãe não pedem nada .
    Mas existem mealheiros espalhados pela casa e todas as moedinhas"perdidas" ou que lhes dão vão lá parar-sabem que faz parte -poupar para ter as coisas.
    Em relação ao teu sistema implementado concordo mas não concordo com as tarefas-há certas coisas que fazem parte das responsabilidades de cada um e por e levantar a mesa tem de ser realizado assim como fazer os tpc... é a minha opinião

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  18. Olá Rita,

    desculpe-me mas não concordo com o seu método. Concordo em pagar por serviços extra, como por exemplo, lavarem-me o carro. Mas pagar-lhes para fazer aquilo que devem fazer por solidariedade e partilha ou bom senso? Isso é incutir a ideia de que tudo o que se faz bem feito tem uma recompensa monetária. Isso é incutir o sentimento de interesse. Pagar para comerem tudo? Pagar para manter a ordem? Pagar para não refilarem? Hummm...
    Concordo que as crianças devem aprender a gerir e poupar desde cedo, mas não me parece pedagógico que sejam monetariamente premiadas por aquilo que deve fazer parte dos bons princípios, de forma intrínseca, natural e gratuita.

    Desculpe se eu não entendi bem o método.
    Abraço

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  19. Uau, adorei o método, quando a piolha crescer, será com certeza adoptado por estes lados (ela tem 3 anos e meio).
    Quanto aos dois comentários aí acima, não concordo: penso que não os está a "pagar" para fazer o que lhes é devido, mas sim a ensinar-lhe que eles têm que colaborar e fazerem a parte deles, senão, você também não cumpre a sua parte, neste caso na mesada.
    E achei óptimo dividir ainda em 3 partes, além de os habituar desde cedo a não gastarem tudo o que ganham, também é óptimo a parte do Dar.

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Obrigada pelo comentário!

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