Todos os produtos, quer de limpeza da casa quer de beleza, que possa fazer em casa usando ingredientes naturais, eu faço! Já partilhei as receitas do detergente líquido para a roupa e do multiusos. Agora, algumas receitas de produtos de beleza que uso.
Todos os sábados de manhã tiro uma hora para cuidar de mim. Faço a depilação, esfoliação corporal no banho com a mistura de açúcares descrita abaixo, manicure & pedicure e o tratamento facial do qual falei aqui. Diariamente, a minha rotina é a seguinte:
Tratamento diário
1) Óleo de limpeza
~ 30 mL óleo de coco
~ 8 mL óleo amêndoas doces
~ 5 gotas de óleo essencial antibacteriano
2) Tónico facial de chá verde
~ colocar 100 g de folhas de chá verde em 500 mL de água, deixar 1 hora, coar
3) Hidratante (por enquanto uso o meu, da Nivea, mas ando à procura de alternativas naturais)
Tratamento de Corpo (1 vez por semana)
Esfoliante corporal
~ 4 colheres de chá de açúcar branco
~ 4 colheres de chá de açúcar mascavado
~ 8 colheres de chá de óleo de amêndoas doces (ou mais, se ficar muito grosso)
~ 2 cápsulas de vitamina E (para conservar)
~ também se pode adicionar um óleo essencial
Olá!! Gostaria de saber onde compra o óleo essencial antibacteriano. Obrigada :)
ResponderEliminarMyosotis, compro na Terra Pura. Acho que se vendem em qualquer loja de produtos naturais.
ResponderEliminarOlá! Passei por aqui e gostei. Vou vir mais vezes.
ResponderEliminarSe puder, visite-me também.
Bjs
Olá Rita!
ResponderEliminarGostei muito das tuas dicas. Eu costumo fazer esfoliação com uma mistura de sal grosso, azeite (ou óleo de amêndoas doces) e uma gotas de limão. Mas acho que vou experimentar a tua mistura de açúcares :)
Já agora, onde se arranja a vitamina E?
Bjs e obrigada pela partilha.
Por acaso também utilizo esfoliante caseiro.
ResponderEliminarQuanto aos restantes produtos, uso da The Body Shop (os últimos comprei aí em Faro...).
Beijinho
Olá! E as cápsulas de Vitamina E? Brigada
ResponderEliminarObrigada :)
ResponderEliminarVou procurar então.
**Beijinhos**
A vitamina E também compro na Terra Pura.
ResponderEliminarQual o prazo de validade dos produtos? Ou seja,
ResponderEliminardepois de preparados em quanto tempo tem que consumi-los?
P.S.: Adoro seu site!
Samaya
Samaya,
ResponderEliminaro óleo de limpeza dura muitos meses, até o coco começar a cheirar mal. O tónico de chá verde deve ser feito todos os dias. Coisas com açúcar e mel não se estragam.
Costumo fazer o esfoliante e gosto muito. Quem não quiser comprar as cápsulas para conservar pode fazer como eu: faço apenas a quantidade que vou usar, por exemplo metade. Assim cada vez que quero usar, faço. É tão rápido, não custa nada!
ResponderEliminarObrigada pelas dicas
Olá Rita,
ResponderEliminarEu costumo fazer esfoliação caseira de corpo e rosto. No rosto faço uma mistura de azeite um pouco aquecido,limão, uma colher de café de mel e açúcar (ou sal fino)e utilizo só a porção que vou utilizar é mais fresco. Para o corpo o mesmo mas em mais quantidade, e prefiro o sal fino adere mais à pele não "salta". No cabelo ás vezes utilizo maionese caseira (sem sal, claro); ou azeite morno com mel só para as pontas. As mascaras de iogurte com mel com iogurtes também são muito boas para o rosto, assim como com abacate, banana e morangos (que dizem ser óptimo aclarante)
Lembrei-me de outro produto fantástico para esfoliar e que não referi, a areia da praia. Simples, barata e ecológica, para além de todos os benefícios que contem por ser produto marinho. Quando vou à praia, em vez de deitar fora a garrafa da água, encho-a de areia, em casa na altura do banho, é só misturar com o gel de banho e já está, simples. Em quantidades mais pequenas também misturo ou com azeite ou com o lavante facial e é óptimo para o rosto.
ResponderEliminarLembrei-me agora ao reler o post que a minha mãe há uns anos fez um creme hidratante caseiro e ficou bom, fora o facto de ter ficado muito grosso, parecia manteiga, ainda tenho um resto num pequeno boião que uso nos lábio, continua excelente mesmo passando anos e não tem cheiro.
ResponderEliminarLembro-me dos produtos, não das quantidades: óleo de amêndoas doces, manteiga de cacau, cera de abelhas, e borato de sódio (acho..) Foi feito em banho Maria.
Olá
ResponderEliminarDescobri agora por acaso o seu blog e vou seguir.
Eu por exemplo faço um esfoliante facial caseiro, muito prático:
1 colher de sopa de açucar
2 colheres de mel
E resulta.
Boa continuação
Dina
Olá
ResponderEliminarTenho várias receitas de produtos caseiros, que resultam bastante melhor que os produtos químicos. Gostaria de partilhar algumas porque quando comecei a investigar os efeitos dos produtos de farmacia e de supermercado descobri coisas aterradoras. Por exemplo o uso de quimicos como os sulfatos (laureth ou lauryl sodium sulfate), os parabenos, os petroquimicos como a parafina, a vaselina, o petrolatum são responsáveis pela degradação da nossa pele e cabelo, provocam doenças de média a elevada gravidade, prejudicam terrivelmente o ambiente e são testados em animais.
Para fugir aos sulfatos (lauryl - o que faz espuma nos champôs, dentrificos, sabonetes) opto por comprar marcas alternativas como a Dr. Organic por exemplo. Existe em lojas de produtos naturais, ervanarios.
Para amaciar o cabelo, antes das lavagens, faço uma máscara de amido de milho (farinha maizena é amido de milho, mas quero encontrar outra marca porque esta pertence à Unilever que testa em animais), óleo de rícino, óleo de amêndoas doces e uma dose de máscara de cabelo, sem parabenos claro. Faz-se a papa de amido com água e ainda quente mistura-se tudo, aplicar no cabelo ainda quente. O óleo de ricino pode-se misturar com o hidratante para o corpo, um pouco aquecido em banho maria, faz milagres.
Usar sempre óleos vegetais, e nunca minerais, na pele e cabelo. Um pouco aquecidos libertam mais propriedades.
Esfoliante para o rosto: mel, açucar, gotas de sumo de limão - esfoliar e deixar repousar uns minutos porque também é uma mistura hidratante e equilibra as funções da pele. O mel é um refirmante natural.
Resta dizer que ao usar produtos lavantes sem lauryl, ou seja sem sulfatos, a minha pele deixou de precisar de tanta hidratação, pois como não é tão agredida conserva a camada hidrolipidica natural.
Outro ingrediente poderoso para quem tem cabelo seco é o leite de côco, misturar uma colher de sopa na máscara de amido de milho que mencionei.
Estas máscaras são pré-lavagem com champô, pois são oleosas. Nunca esfregar o cabelo ou o couro cabeludo, fazer antes uma massagem.
O cabelo e a pele começam a recuperar aos poucos, pois temos que dar algum tempo para que se desintoxiquem dos sulfatos e afins. O cabelo demora cerca de meio ano ou mais a atingir um nivel de desintoxicação considerável. Deve-se cortar as pontas com frequência para retirar os efeitos irreversíveis dos químicos.
Pela minha experiência pessoal asseguro que vale a pena "go natural" e não comprar nada em supermercados e farmácias, não só porque gasto muito menos dinheiro e vejo resultados, (a minha pele está finalmente saudável e o cabelo está quase quase), mas também porque sei que a minha pegada ecologica reduziu bastante e sobretudo porque não contribuo para a tortura de animais.
Beijos a todas
Joana
Deixo um link de uma loja que existe em viseu que vende produtos orgânicos de beleza... fica a dica para dar a conhecer marcas ecológicas... existem mais mas aqui ficam algumas: https://www.facebook.com/eue.tu.509?fref=ts
ResponderEliminar