29/11/2011

Novas rotinas

Zona de jantar na sala. Cada vez mais minimal e branco.

Depois de várias semanas a tentar (e a falhar), hoje levantei-me às 5 da manhã.
Acordei, fui ligar a máquina da roupa (mudei para a tarifa bi-horária), e com uma chávena de chá preto na mão fui para o computador. Escrever. Sobre minimalismo. Sobre as origens do minimalismo (Zen Budismo e Wabi Sabi).

E estabeleci novas rotinas. Isto porque, por causa da tarifa bi-horária, a minha empregada vai passar a vir só uma vez por semana para limpar a casa. Assim, eu vou começar a passar a ferro (ao Domingo ou de manhã antes das 7) e a limpar a casa (à sexta) mais a fundo uma vez por semana. Não me chateia, que eu sempre gostei de fazer limpezas (só não gosto mesmo nada de cozinhar). 
Além da tarifa bi-horária, o outro motivo para diminuir na empregada é para poupar dinheiro. Um dos meus objectivos financeiros para 2012 é poupar cerca de metade do que ganho por mês. E não pensem que eu ganho assim tanto quanto isso, que não ganho (aliás, se já perceberam que eu sou pós-doc e se souberem quem paga aos pos-docs, podem facilmente ver na net os nossos ordenados, que está lá tudo escarrapachado - e podem ver também que não temos direito a subsídio de natal nem de férias nem sequer de desemprego - e somos os profissionais com maiores habilitações académicas do país...).

Continuando, estabeleci então novas rotinas para conseguir fazer tudo.

O meu dia ideal será então qualquer coisa deste género: levantar às 5 da manhã, escrever até às 7, ir ao ginásio, despachar-me (e aos miúdos), escola e trabalho. As tardes são mais variáveis, pois implicam actividades dos miúdos, o meu ténis, jantar, preparar o dia seguinte, ajudar com os TPCs. Depois do jantar e até à hora de deitar dos miúdos é tempo em família. A hora do meu deitar chegará cedo, antes das 11, senão a alvorada às 5 da manhã será muito difícil.

A sexta-feira à tarde será sagrada. Vou trabalhar só de manhã, e à tarde faço a revisão semanal, o menu, a lista de compras, dou uma limpeza à casa, vou às compras, e ténis para acabar bem o dia. Domingo é dia de passar a ferro (mas também durante a semana sempre que for preciso, mas antes das 7 da manhã!), fazer bolachas de chocolate e algumas comidas de forno para congelar.

Parece-me um bom plano. Eu gosto de fazer planos e listas, como sabem. E o fim do ano é tradicionalmente (leia-se psicologicamente) a época mais propícia para isso.

Quero ainda estabelecer bem os meus objectivos financeiros para 2012 (inspirada pela Laura) e uma lista de pequenas coisas a fazer em casa (pintar móveis e coisas do estilo).

16 comentários:

  1. Admiro-te bastante.Levantar a essa hora não é para todos ;) acho que é importante fazer planos e estabelecer metas.Cada vez mais gosto de fazer listas,mas também é importante frisar que quando não consigo fazer tudo,não há dramas,afinal a pressão não faz bem a ninguém. Adoro o quadro do gato,dá bastante cor e chama a atenção para o espaço. Já pensaste em colocar papel de parede na parede dos quadros?Acho que ía ficar mesmo bem,aconchegante e na mesma minimal. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A sala de jantar tem um aspecto mesmo clean! E o quadro do gato fica mesmo bem!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do quadro do gato (desde o blogue das sabrinas). Eu (ainda) ando a tentar acordar às 6h30... as minhas tardes são muito preenchidas - vou buscar os miúdos à escola às 15h30 - e é lanche, TPC´s, futebol, mais um lanche, banhos, jantar, conversar e quando dou por mim já é muito tarde... Gostei deste post, achei-o muito familiar, ainda mais pessoal... Transmite bem o teu dia a dia simples e organizado :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. I once tried to get up at 5am everyday and couldn't do it - instead I've settle on 6am which seems to suit my body clock.

    Good luck establishing your routine and thanks for the shout out! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também estou a tentar estabelecer novas rotinas. E também estou a tentar levantar-me mais cedo...Mas tenho dias que á hora do jantar já estou KO?? Não percebo como consegues... Tens algum segredo ou conselho?

    ResponderEliminar
  6. Carlota, vê aqui:
    http://busywomanstripycat.blogspot.com/2011/11/levantar-cedo.html

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Eu também gostava de estabelecer uma rotina assim, levanto-me todos os dia à 6h, faço 2h de viagem para chegar ao trabalho, trabalho das 9h às 17h30, o que é uma sorte pois além de fazer o que gosto tenho um bom horário. Faço mais 2h de viagem para chegar a casa (de transportes públicos, é claro, é preciso poupar, e aproveito para organizar lista de compras, lista de afazeres, fazer uns trabalhos extra na área da fotografia). Chego por volta das 20h10, estou com a minha família cerca de 2h (de manhã só os vejo ainda a dormir), e toca a despachar para ir dormir. Faço isto à 5 anos... A única actividade que consigo ter com o meu filho é a revisão dos TPC's e ao fim de semana vou com ele para a piscina, ele faz natação e eu faço hidroginástica.
    O meu ordenado também não é nada de extraordinário, sou técnica superior arquitecta num município, e embora toda a gente ache que na função pública se ganha bem, não tem nada de "fabulástico". Enquanto estudava e trabalhava ganhava bem mais mas não era na minha área.
    Recebo subsidio de férias e subsidio de natal (recebia!!!) e pelo trabalho que desempenho sempre foram merecidos.
    Também já houve tempos em que estava a trabalhar a recibos verdes e não recebia esses subsídios, mas depois de muito kms consegui chegar onde estou hoje.
    E é assim a minha rotina. Se gostava de organizar a minha vida de outra maneira.... gostava mas não estou a ver como poderia encaixar outra rotina nos meus horários!!!
    Bjos e boas rotinas!!!

    ResponderEliminar
  8. Às 5 não digo mas às 6 é a rotina que ando a tentar há já algum tempo. A verdade é que quando consigo o dia rende muito mais.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oie!!! Seu blog é simplesmente sensacional pra mim, eu me vejo em você, ou pelo menos, eu + a sua disciplina, que eu quero ter pra mim (metas 2012).
    Menina, eu já tinha lido seu blog há um tempão atras, no post sobre como vc divide a sua agenda, e que ela é um fichário e tal. Aí, fiquei com isso na cabeça mas não anotei (tonta!) o link... agora chegou a hora de pensar na agenda do ano que vem e eu fiquei um tempão procurando seu blog... ai, que bom que achei! Já reli tudo e li uns tantos posts novos!
    Qta inspiração pra mim!
    Eu tb tenho um blog, é o Eu-Espelho (http://eu-espelho.blogspot.com/). Se topar, gostaria de colocar o seu blog na minha listinha de blogs queridos, se vc puder tb colocar o Eu-espelho entre os seus. Se quiser, me avise, pra mim será um prazer ter suas atualizações na minha telinha...
    Super beijo e obrigada por compartilhar conosco sua vida minimalista e zen!!! Eu tb penso como vc!
    Lu
    http://eu-espelho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Rita... só entrei aki de novo pra te contar que baixei seu livro hoje à tarde e decidi lê-lo antes de dormir... parabéns, o livro é incrível e vc escreve mto bem.
    Como vc já deve ter percebido, meu português é do Brasil, e ler o seu português de Portugal foi uma delícia. Praticamente pude ouvir a sua voz! É tão interessante como a nossa língua é diferente de um país para outro né?
    Fiquei contente em perceber (mais impressionada, para dizer a verdade) que faço muito do que vc faz: listas de tudo, organização de horários, destralhar, guardar tudo dentro dos armários (se não está cabendo, nada de mobília nova). Sempre que compro roupas novas dou uma limpa no guarda-roupa (ah, é, em Portugal vc diz roupeiro, né?). Enfim, percebi que eu já tenho um "quê" de minimalista.
    O que preciso aprender mais com vc é sobre disciplina... isso sim!
    Mas saiba que vc plantou em mim a semente do assunto... vou pesquisar mais sobre isso.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Gde bj
    Lu
    http://eu-espelho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Só descobri o teu blog há pouco tempo, mas já fiquei fã e vou tentar estabelecer rotinas, para que a minha vida fique menos stressante. Tenho uma filha com 10 anos e uma bebé com 1 ano, e não vai ser muito fácil, mas quero muito tentar. O pior vai ser conseguir me levantar mais cedo, mas vamos lá ver.
    Mas decidi fazer este comentário para te dar uma dica. Dizes que esperas poupar metade do teu salário este ano, mas segue um conselho: evita guardar as tuas poupanças no banco. Põe um cofre em casa que é muito melhor. Acredita que sei do que falo.
    Beijinhos, MS

    ResponderEliminar
  12. MS, agora fiquei assustada! Não me digas que o banco vai ficar-nos com o dinheiro?? Já te aconteceu?

    ResponderEliminar
  13. Felizmente ainda não, mas sei que os banqueiros estão aflitos e ainda ninguém tem a certeza do que possa acontecer, mas se a banca falir, o estado não vai ter dinheiro para garantir as poupanças de todos. Além disso com a hipotética mudança do euro para a antiga moeda, o sistema financeiro de toda a Europa vai balançar e as nossas economias vão desvalorizar muito.
    Dá uma olhadela aos Jornais económicos e ao Blog da Helena Sacadura Cabral, Fio de Prumo.
    Beijinhos MS

    ResponderEliminar
  14. Querida Rita,
    sou muito grata a você - lendo o seu blog descobri tantas coisas boas, comecei a enveredar por novos caminhos que me ajudam a me encontrar, a me aceitar, a me organizar. Quero agradecer e pedir que você continue a espalhar essas coisas boas. Senti que está receosa e está até tirando suas fotos, não sei ... pois há pessoas mal intencionadas em todos os cantos... Mas enfim, não desista pois a sua maneira de dividir seus conhecimentos é muito boa e pode alegrar a vida de muita gente.
    Um grande abraço de uma brasileira que gostou muito de você,
    Sylvia

    ResponderEliminar
  15. Sylvia, muito obrigada pelo comentário e fico feliz por o blog ser útil! Mas em relação às fotos, não tirei nenhuma foto do blog!

    ResponderEliminar
  16. Mais um que adorei! É preciso muita disciplina para acordar todos os dias tão cedo. Vou ter redução de horário (culpa da crise) o que significa reestruturar a rotina. Isto significa que todos os tostões terão de ser duplamente bem gastos e aplicados. Não poupo metade do ordenado, mas 10% é certinho. A ver como me vou dar com as contas a partir do próximo mês! Espero aprender muito com a Rita!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...