20/11/2011

Estabelecer prioridades e dizer não ao resto


Escrevi este texto em Janeiro, mas continua actual e ainda vou acrescentar algumas coisas à lista.
Posso resumi-lo nisto: há que estabelecer prioridades e dizer não ao resto. Assim, consigo focar-me mais no que realmente interessa e perco menos tempo com outras coisas.


Texto de Janeiro 2011


Depois de ter recebido ontem uma notícia agridoce relativa à minha vida profissional, sinto uma imensa necessidade de redefinir e simplificar a minha vida. Tenho que me focar mais no que realmente interessa e parar de perder tanto tempo em coisas menos importantes. Então, inspirada pela Benita, vou dizer não a uma séries de actividades.

Digo não à política. Há 10 anos que sou membro de um partido e tenho andado envolvida na política local/regional. Estou cansada. Já não sinto paixão nenhuma pela política, portanto este não será um não difícil. Na verdade, é fácil.

Digo não ao twitter. Já encerrei a minha conta no twitter. De qualquer modo, nunca gostei muito daquilo.

Digo não a encomendas. Eu adoro costurar e fazer crafts, mas simplesmente não tenho tempo suficiente para responder às solicitações sem prejudicar outras áreas da minha vida. Como eu não ando nisto por causa do dinheiro, não me importo de perder o rendimento extra. Continuarei a fazer coisas para família e amigos, mas é só isso. Depois de muito pensar, decidi manter a loja Etsy aberta por agora, mas não vou stressar por causa da loja, nem me vou sentir obrigada a fazer coisas para a loja.

Digo não ao Google Reader durante a semana. Exceptuando uns quantos blogs que adoro, vou ler e comentar blogs apenas ao fim-de-semana (actualmente leio mais de 200 blogs).

Digo não ao Flickr durante a semana. Continuarei a colocar fotos no meu Flickr regularmente, mas tal como os blogs, só vou flickrar ao fim-de-semana.

Adenda de Novembro 2011
Digo não ao blog escrito em inglês. Apercebi-me que ter que escrever o mesmo post em inglês e depois traduzi-lo para português (ou o contrário) é uma fonte de stress para mim. Já várias vezes não comecei a escrever novos posts porque me senti logo stressada. Por isso, acabaram-se os posts aqui. Pus um tradutor no topo da página. Espero não me vir a arrepender desta decisão (eu sou muito inconstante nisto dos blogs)... Mas acredito que assim posso focar-me mais na qualidade e quantidade dos textos...

Continuação do texto de Janeiro 2011

Estes são os meus Nãos por agora.
Mas também prioritizei os Sims da minha vida. 

Número 1. Família. Não são precisas explicações. 

Número 2. Carreira. No dia em que submeti a tese de doutoramento, prometi que nunca mais trabalhava ao fim-de-semana nem à noite em casa. Esqueçam. Vou trabalhar o máximo que conseguir, 20 horas por dia quando for preciso. Na minha área, a competição é grande e não adianta ser boa. Tenho que ser a melhor. 
Adenda Novembro 2011 - Não preciso trabalhar 20 horas por dia. O minimalismo mostrou-me isso. Basta deixar-me de multitasking e focar-me na tarefa que tenho em mãos. A minha nova agenda também me tem ajudado imenso.

Número 3. Ginásio. É no ginásio que recarrego baterias. Quando faço exercício físico regularmente, durmo melhor, como mehor, sinto-me melhor, e sinto-me cheia de energia.  O ginásio é um must e permite-me ter sucesso noutras áreas da minha vida. 

Número 4. O meu blog.  Eu adoro este blog, mesmo, e é tremendamente compensador ver o número de seguidores, subscritores e page views aumentar de dia para dia.  Queridos leitores, vocês fazem o meu dia sempre que me deixam um comentário simpático. No entanto, não me vou sentir obrigada a escrever todos os dias. 
Adenda Novembro 2011 - O blog a que me referia era outro, mas com este ainda sinto mais o impacto positivo do blog na vida dos leitores. Muito obrigada!

Número 4. Os meus projectos no Flickr. Estes são fáceis. Duas fotos por dia? Geralmente tiro mais que isso. 
Adenda Novembro 2011 - Deixei esses projectos no flickr (duas fotos por dia), mas gostava de voltar a ser mais activa lá, sobretudo porque vou deixar de blogar em inglês e tinha lá amigos não-portugueses que me liam...


Número 4. Costura. Adoro costurar, adoro fazer coisas, mas como disse acima, continuarei a fazer coisas para mim, para casa, para família e amigos. Acabaram-se as encomendas e as obrigações. 

Número 4. Piano. Adoro tocar, por isso vou continuar a tocar umas horas por semana.

(Sim, tenho quatro números 4, o que significa que têm todos a mesma importância.)

Adenda Novembro 2011
E é isto. Em resumo, estabelecer prioridades e dizer não ao resto, de maneira a ser mais produtiva e feliz.

6 comentários:

  1. Seu blog (e o seu livro, que baixei há uma semana atrás) tem me ajudado muito! Sempre fui uma pessoa meio "bagunceira" e adotar algumas das atitudes minimalistas que vejo aqui facilitou bastante a minha vida!

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Beijos =)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo Blog, adorei lê-lo.

    Boa semana

    Sara

    ResponderEliminar
  3. Achei seu blog alguns dias, e estou amando!! Parabéns!! Estou aprendendo ser uma pessoa organizada e estou gostando muito disso.
    Bjs e Paz!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!

    Sempre li com muito gosto o teu blog em Inglês (uma forma prazerosa de aprender a língua) mas por acaso sempre pensei “Meus Deus o trabalhão que a Rita tem…”

    Vais sentir-te mais leve agora com certeza. Eu é que, para além do teu blog em Português (sempre), vou ter que ler outros blogs em Inglês (ser bilingue é o meu objetivo) porque já não tenho o teu que resumia o melhor deles todos para mim :)

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. Rita, muito obrigada pela partilha. Ando mesmo tentada a experimentar estes métodos que referes - ZTD/GTD e estabelecer um ritmo melhor para mim e as minhas coisas, até porque, como ainda agora postei no meu blog, estou a começar a ficar cansada de ouvir o marido a dizer-me 30 vezes por dia que ando demasiado elétrica e que tenho que levar as coisas mais na desportiva e blá blá blá. O pior disto é que as minhas piolhas que são extremamente sensoriais acabam por refletir o meu comportamento no delas... Ora isto não é nada bom pois agrava alguns dos seus comportamentos (ambas têm desvio do espectro autista).

    Vou (re)ler com atenção redobrada os teus posts sobre organização e os links que recomendas pois tenho mesmo que me organizar e não deixar nada para trás. Até porque me custa mesmo deixar algo para trás... Bem, até as minhas ideias e os meus pensamentos tenho que pôr em ordem :)

    Mais uma vez obrigada e boa continuação!

    ResponderEliminar
  6. Fantástico o teu ponto de situação...
    A tua Agenda ZTD têm me dado que pensar estou a pensar sériamente em implementar este método em Janeiro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...