24/11/2011

Fazer a mala para andar de avião


Em Setembro fui à Grécia a um congresso. É uma actividade normal e necessária na vida de um cientista, viagens ao estrangeiro para congressos ou cursos. Mas foi a primeira vez que fiz uma viagem depois de começar a simplificar a minha vida. E isso reflectiu-se sobretudo na minha mala de viagem.

Para chegar à ilha grega onde se realizou o congresso, tinha que apanhar quatro voos diferentes – e mal soube disso, decidi imediatamente que só levaria bagagem de mão. Nem pensar arriscar-me a chegar à Grécia sem mala! O passo seguinte foi planear a roupa a levar para a minha estadia de 1 semana. Mas onde é que eu me fui meter!

Eu era daquelas pessoas que levam uma mala enorme cheia de roupa diferente, com sapatos, malas e acessórios a combinar. Nos últimos tempos, porém, já tinha diminuído drasticamente a quantidade de roupa no meu roupeiro, muito graças ao método de análise sazonal (livro Colour me Beautiful). Percebi que as minhas cores, as cores que de facto me favorecem, são o branco, o preto, vários tons de cinzento e azul. E livrei-me de toda a outra roupa, sobretudo castanhos e beges, que eu tanto gostava, mas que de facto me faziam mais velha… Adiante…
Eis os passos que segui para fazer uma mala simples e assim levar apenas o necessário:

1) Ver a previsão do estado do tempo no meu destino
O tempo na Grécia estava mais ou menos quente como cá, mas se fosse para um destino mais frio, já implicava tirar roupa de inverno do fundo do armário e talvez lavá-la ou ver se ainda servia.

2) Pensar nas diferentes actividades em que vou estar envolvida
A roupa que levaria se fosse numa viagem de férias para um destino de Sol e praia não seria certamente a mesma que levaria para uma viagem de trabalho no norte da Europa. Mas mesmo numa viagem de trabalho, há tempo para descontracção e um pouco de turismo. Então, listei as actividades planeadas para a minha viagem:

Congresso
Os cientistas não ligam minimamente à roupa e têm mesmo fama de se vestirem mal; é verdade. Mas há excepções, e eu tenho algum cuidado com o que visto. Não sigo modas ou tendências, mas gosto de me manter fiel ao meu estilo, que é, como tudo o resto na minha vida, simples. Para mim, no verão não há nada melhor que vestidos leves, curtos ou compridos. Escolhi três vestidos diferentes e dois pares de sandálias confortáveis.

Passear pela cidade de Rodes
Os vestidos pensados para o congresso também se adequam a passeios turísticos por Rodes.

Piscina no hotel/praia
Ir a uma ilha grega no verão e não aproveitar o sol do mediterrâneo era imperdoável. Levei apenas um biquíni, um paréo, uma blusa de alças e uns chinelos, que serviram também como chinelos de quarto.

Jantar de gala
Acabei por não ir ao jantar de gala do congresso, mas um dos vestidos que levei servia perfeitamente, considerando que, como já referi, os cientistas não ligam minimamente à roupa. O tal vestido é branco e simples, e tanto dá para levar para a praia como para um jantar mais formal. Tudo depende dos acessórios, do penteado, e penso que da nossa própria postura.

Viagem
Esta era a parte mais importante para mim. Tinha que levar um bom conjunto de “roupa de avião”, ou seja, roupa super, ultra confortável, de preferência escura para não se sujar, e, mais uma vez, super confortável (mas sempre com estilo!). Uma coisa é fazer uma viagem rápida Lisboa-Paris, outra coisa é passar um dia inteiro em 4 aviões e 5 aeroportos diferentes. Levei umas calças largas de algodão cinzentas, um top preto, um casaco de malha, pois em aeroportos e aviões pode estar mais frio, e uns ténis. Usei a mesma roupa na ida e na volta.

3) Planear a roupa a levar
Acabei por levar na viagem 13 peças de roupa, incluindo vestidos, calças, tops e casacos, 4 pares de sapatos (ainda assim demasiado), roupa interior e pijama.

4) Planear as restantes coisas necessárias para a viagem
Além de levar menos roupa, as alterações que fiz desta vez, ao levar apenas bagagem de mão, foram a nível dos produtos de toilette. Ditam as regras de segurança aero-portuária que não se podem transportar recipientes com mais de 100 mL de volume, e todos os frascos devem estar dentro de um saco zip-lock com um volume máximo de 1 L. Parece difícil, quando se é mulher, não é? Mas não foi. Primeiro fui a uma loja comprar frasquinhos pequeninos para o shampoo, o amaciador, o gel de banho e o creme corporal hidratante. Rotulei cada um com caneta de acetato. Levei o meu creme de dia e de noite nos recipientes originais e também a pasta de dentes. Desde que o volume dos recipientes não ultrapasse os 100 mL, não há problema. Levei também alguns medicamentos (paracetamol, que me tira as dores todas), cotonetes, uma pinça e pouco mais. Estava muito preocupada por não poder levar uma gilette, que é sempre útil mesmo quando acabámos de fazer a depilação, mas acabei por comprar uma no hotel.

De resto, levei o seguinte na mala de ombro:

- passaporte e bilhete electrónico (apesar de não ser necessário o passaporte para muitos destinos na Europa, prefiro-o ao cartão do cidadão)
- confirmação da reserva do hotel (nunca se sabe…)
- máquina fotográfica, cartão de memória e carregador da bateria
- telemóvel e carregador
- netbook e carregador
- leitor de e-books
- esferográfica e bloco de notas
- carteira com documentos e dinheiro (deixei os documentos dos miúdos e outros como cartão da biblioteca em casa; também levantei logo dinheiro suficiente para a semana inteira)
- pacote de lenços, toalhitas húmidas, creme de mãos

E foi isto! Nunca tinha viajado com tão pouca coisa! Claro que se olharmos para os minimalistas radicais, levam apenas uma mochila às costas com meia dúzia de peças de roupa, mas sejamos realistas, eu sou mulher e gosto de me sentir bem com o meu aspecto. Gosto de ter opções na mala, mas de facto, no passado viajava com imensa roupa que acabava por não usar. 
Há que estabelecer limites e prioridades. 
A minha prioridade nesta viagem era a mala chegar à Grécia ao mesmo tempo que eu – e para isso, nada melhor que levar apenas bagagem de mão! No regresso já mandei a mala para o porão, porque levei coisas que não podiam ir na cabine (algumas garrafas que me ofereceram no congresso e pedras da praia) – o regresso já não me preocupa tanto, visto que vou para casa!

5 comentários:

  1. Quando vou viajar, o que menos gosto de fazer é mesmo a mala.
    Nunca sei do que vou precisar e então levo várias mudas que acabo por não usar.
    Não sou exagerada no que levo e tenho tentado carregar cada vez menos, mas depois nas fotos, acabo por pensar que podia estar mais bonita se tivesse levado certa roupa, certo acessório...
    Enfim, mulheres...nunca estamos satisfeitas! Nisso os homens são muito mais práticos.

    ResponderEliminar
  2. Olá...é a primeira vez que estou a ler este blog e desde já, apesar de ter lido muito pouco, quero-lhe dar os parabéns pelo mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Rita estava aqui a reler o teu blog porque pela 1ª vez penso fazer uma viagem só com mala de mão (para poupar um pouco, nem sei quanto) e não sei como conseguiste pôr tanta roupa e sapatos na mala. É que eu olho para a minha que tem aquelas dimensões que eles exigem e parece-me que não vai caber lá nada. A próxima vez que fores se achares bem tira fotos de como arrumas. Outra coisa, na easyjet eu tenho de escolher entre a mala de ombro e a mala de mão e tu pudeste levar as duas. Qual a companhia? Ou pagaste um extra?

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  4. Olá Anuskas, fui na TAP e outras companhias da Star Alliance (foram 4 voos diferentes). Gosto da TAP e como é o estado que me pagou a viagem, acho bem pagar a uma companhia portuguesa. A roupa coube toda na mala porque era verão. Se fosse inverno, não sei se teria cabido...
    Só viajei uma vez numa low cost, na Ryanair, para o Porto... Levei uma mala com as dimensões que eles dizem e tive que pôr a minha mala de ombro dentro da mala para embarcar, para ter só um volume... nem consegui levar o portátil...

    ResponderEliminar
  5. Pois...nas low cost consegue-se preços mais baratos mas cobram os extras todos... A TAP fica mais caro porque já inclui estas coisinhas assim. Gosto muito de viajar pela nossa companhia, é outro conforto mas não pode ser sempre.Ok obrigada, tenho então de colocar a mala de ombro dentro da mala de mão.

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...