23/11/2012

O desafio das 168 horas (e coisas boas lá em baixo)

A Laura Vanderkam, no seu livro 168 hours: you have more time than you think, propõe um exercício simples: durante uma semana, devemos apontar tudo o que fazemos. É a melhor maneira de vermos como aproveitamos (ou desperdiçamos) o nosso tempo - e de nos apercebermos que, sim, temos tempo para tudo!

É este o desafio que te lanço. A partir de segunda-feira (ou já amanhã), vamos apontar tudo o que fazemos, mas sendo realistas! Não vale escrever "09h-17h30 - no trabalho"; todas as pausas, conversas, tudo deve ser registado! Eu já comecei a fazer este exercício várias vezes, mas nunca cheguei ao fim da semana... Para registar as horas e actividades, prefiro usar um bloco de apontamentos, mas podes usar uma folha de registo ou o que te der mais jeito. O importante é apontar tudo!

Eu comprometo-me a postar aqui no blog, todos os dias, o que fiz em cada dia. Se tens um blog, podias fazer o mesmo! No fim da semana, a ideia é somar as horas que passámos a trabalhar, a dormir, a tratar da casa, etc, e assim ver onde é que desperdiçamos tempo ou onde é que devíamos gastar mais tempo...

Aqui ficam exemplos de pessoas que registaram uma semana das suas vidas, para inspiração:

a própria Laura Vanderkam

Philip Nell @ Nine Kinds of Pie (um professor de literatura muito engraçado)


Quem alinha?


As coisas boas cá em baixo:

Já tenho a primeira sessão "oficial" de coaching marcada!!! Vou também começar uma certificação internacional de coaching (!!) e estou muito entusiasmada! Para celebrar, tenho duas ofertas a fazer (são mesmo ofertas, sem custos envolvidos):

- vou oferecer uma sessão de coaching (1 hora) aqui em Faro, presencial, num sítio agradável como a Alameda ou na praia
- e vou oferecer outra sessão de coaching em Lisboa, na semana de 16 a 20 de Dezembro (num sítio também agradável, como os jardins da Gulbenkian)

Já sabem que os temas que me apaixonam são a simplicidade, organização, gestão do tempo e produtividade (os temas deste blog, basicamente). Se tens dúvidas ou problemas a resolver nesta área, não hesites em enviar-me um email (rita.busywoman (at) gmail.com) a contar-me tudo! Na segunda-feira escolho então os vencedores das duas sessões de coaching, uma em Faro em data a combinar, outra em Lisboa de 16 a 20 de Dezembro.

28 comentários:

  1. Oi Rita, já não chegava o desafio do grupo das manhãs com o obectivo de levantar cedo, agora o desafio de anotar tudo o que fazemos para ver como utilizamos o nosso tempo!!!??? Pois eu acho que tem toda a lógica! Já que estamos a acordar mais cedo, no meu caso duas horas mais cedo, ou seja, estou a ganhar duas horas por dia, é bom saber o que consigo fazer com elas e com o resto do dia. É que ao fim de um ano são mais 730 horas por levantar cedo, e é bom que o resto das horas do dia seja bem aproveitado!

    ResponderEliminar
  2. Este é um óptimo exercício, já o fiz em tempos. E na verdade, descobri que desperdiçava minutos preciosos em actividades que não acrescentavam qualquer valor à minha vida e as minhas manhãs também eram caóticas, pois não tinha rotinas definidas. Este exercício foi essencial para melhorar a minha vida.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu até fazia mas tenho a certeza que o meu tempo é muito desperdiçado e com a confirmação ainda ia ficar mais triste!! :D
    Agora fora de brincadeiras, até sou capaz de testar pelo menos um dia ou dois e depois ver o resultado. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu uso esse sistema quando quero fazer dieta. Anoto TUDO o que como e, invariavelmente, quando leio ao fim do dia concluo que estou sempre a comer! :D
    No início do desemprego, há 6 meses, também usei esse sistema para controlar as despesas, para me habituar a viver com menos dinheiro e sem gastar no supérfluo.
    Só não alinho na tua ideia porque basicamente agora só faço meia dúzia de coisas por rotina... procurar emprego, bloggar, comer, dormir...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Rita!! Bem isto é só desafios :) Desde que comecei a seguir o blogue que mudei alguns aspetos da minha vida ... identifico-me muito com o "minimalismo" gostava muito de participar num workshop e lanço o desafio para o Porto!!! Quem alinha??? Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o Antonio Souto,levei um susto com as 730 horas, não tinha feito o cálculo, realmente estas tantas horas a mais acordada não podem ser desperdiçadas em coisas fúteis. Eu vou começar a anotar segunda feira.
    bjs
    Claudia Brunaldi

    ResponderEliminar
  7. Isto é tudo o que eu preciso! Ando a tentar ser organizada no meu tempo, pois nas restantes coisas da minha vida sou muito, mas por vezes penso que não tenho tempo para isto e para aquilo...que para ter tempo para tudo fico de lingua de fora pois é sempre a correr e a trabalhar...penso que não é bem assim, pelo menos contigo tenho aprendido algumas coisas :) Obrigada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita bem gostava de uma sessão dessas, mas bragança não é propriamente ao virar da esquina,
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, candidato-me à sessão de Faro! Adorava!!! Mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Eu alinho e já começo hoje! Porque hoje é o meu primeiro dia de trabalho da semana ;)

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Já te sigo há algum tempo e tenho tentado minimizar muita coisa, mas cá por casa vamos melhorando passo a passo... Gostava muito de ir à sessão em Lisboa. Fiquei sem emprego há pouco tempo e estou a tentar criar novas rotinas que também impliquem novos trabalhos, mas não está a ser fácil porque tendo sempre a dispersar. Por isso, essa sessão de coaching seria muito muito bem vinda :) Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Olá de novo! E já agora, também vou alinhar no desafio, já a partir de amanhã. Hoje vou-me preparar mentalmente para encarar durante uma semana o caos que é a minha vida quase sem rotinas ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita! Tenho vindo a acompanhar mais o teu blog e deixo aqui uma pergunta, e porque não uma sessão no Porto? Gostaria muito se fosse possivel!

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Acompanho diáriamente o seu blog, já há algum tempo, mas nunca comentei.
    Mas hoje tive que o fazer....que pena tenho eu de estar a tantos kms de distância quer de Lisboa quer de Faro (sou de Stª Mª da Feira) e com muita pena minha não irei tentar sequer.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera, podemos sempre fazer uma sessão online! Mais informações aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/p/coaching.html
      bj
      rita

      Eliminar
  15. mmmm...não sei se vou chegar a pontos de registar no blog, mas vou tentar fazer esse exercício, assim também percebo se ando a rentabilizar o tempo que ganho de manhã quando me levanto cedo (graças ao belo do grupo a coisa já tem sido levada mais a sério) e motivar-me para fazer as coisas todas que quero fazer de forma organizada e estruturada.

    ResponderEliminar
  16. Olá a todos! Respondi a cada menina que mostrou interesse nas sessões de coaching. Por favor, enviem-me email para eu conseguir organizar melhor as coisas! Muito obrigada! rita

    ResponderEliminar
  17. Eu também vou tentar fazer esse exercício! Às vezes fico com a sensação que faço pouco com o meu tempo e esta é uma forma de ganhar consciência do modo como realmente o utilizo. Provavelmente começarei o registo amanhã, domingo!
    Também aderi ao grupo "Bom dia manhãs" e acordar mais cedo tem sido muito positivo na minha rotina!

    ResponderEliminar
  18. Adorei a ideia de poder fazer uma sessão de coaching com a Rita. Posso candidatar me a de Faro???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Mas envie-me um email, ok?

      Eliminar
  19. Olá Rita,
    também achei a ideia interessante e vou pessoalmente fazer esse registo. Não tenho facebook (nem quero) mas a net também me ocupa, acho que tempo demais, talvez. Quanto ao outro desafio, basta ter actividades de voluntariado à noite para ser dificil levantar mais cedo (7 é a minha hora.
    Obrigada por tantas ideias e por nos fazer pensar e agir para melhorar a nossa vida.
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Rita.
    Só agora respondo, mas já iniciei o registo das minhas atividades ontém!
    Queres que te faça chegar os registos por email, é isso?
    Gostaria muito de ter uma sessão de coaching contigo.
    Sou de Faro, mas trabalho em MOura há 12 anos.
    Também estudei aí em Eng. do Ambiente...
    Agora vivo cá no Alenetejo com a minha filha de 4 anos.
    Sou muito desorganizada, mas desde que a Inês nasceu a minha necessidade de organização aumentou.
    Desde que leio o teu blog tenho sentido mais motivação e tenho aprendido muito.
    Grata pelas tuas partilhas.
    Beijinho
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  21. viva Rita tambem gostava de ter a sessão contigo e Deus sabe como preciso. Não preferes fazer uma coisas mais generalista e de uma pázada ajudar uma série de fans tuas? Fazias tipo a sessão via internet e nós todas podiamos beneficiar dos teus conselhos. Não sei é só uma sugestão. Obrigada por tudo.
    Ana

    ResponderEliminar
  22. viva Rita tambem gostava de ter a sessão contigo e Deus sabe como preciso. Não preferes fazer uma coisas mais generalista e de uma pázada ajudar uma série de fans tuas? Fazias tipo a sessão via internet e nós todas podiamos beneficiar dos teus conselhos. Não sei é só uma sugestão. Obrigada por tudo.
    Ana

    ResponderEliminar
  23. Viva. adora ter uma sessão contigo, como todoas nós aqui. Não pensas em fazer algo mais colectivo, pela net de forma a beneficiar mais seguidoras tuas? Era óptimo. De qualquer forma é só uma ideia. Adoro o teu blog
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Para quando esse workshop?ate podia organizar para o publico em geral, nãos importava nada de pagar para assistir:)

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...