01/01/2014

Como criar um espaço para praticar yoga em casa



Desde que comecei a escrever textos sobre yoga aqui no blog, tenho observado nas leitoras e leitores uma grande curiosidade pela prática do yoga e já recebi dezenas de emails de leitor@s que começaram a praticar yoga influenciados pelo meu entusiasmo e outr@s que querem começar a praticar em casa mas não sabem como... 
O primeiro post de 2014 é, então, sobre um dos primeiros passos a dar para iniciar um prática de yoga em casa - e assim dar um grande salto em direcção a uma vida mais serena, feliz, consciente e intencional. Quando falo em yoga não falo apenas na prática do asana, as posturas físicas, mas também da meditação, da respiração, de tudo isso que faz parte do yoga.

Assim, o meu primeiro conselho para quem quer iniciar uma prática em casa é criar um espaço sagrado. Não tem que ser uma divisão inteira; pode ser apenas um canto da casa, um pequeno local só nosso, livre de distracções e de correrias. Eu fiz o meu espaço no escritório. Não se vê na foto, mas do lado esquerdo está uma estante e a secretária e do lado em que tirei a foto está o piano. Como tenho pouca mobília no escritório (mas já tive imensa!!), consegui um bom espaço para a minha prática.

Em segundo lugar, para praticar yoga é necessário um tapete de yoga. Os melhores tapetes encontram-se nas lojas da especialidade ou online, não nas grandes superfícies de venda de artigos desportivos. Muitos dos tapetes que se chamam "tapetes de yoga" são horríveis para a prática. Mais vales comprares um bom tapete um pouco mais caro do que um tapete que escorrega e se deforma e pode tornar-se perigoso para ti...


Eu tenho dois tapetes de yoga, como mostra a foto, intercalados por um tapete normal de chão... O tapete azul serve de antiderrapante para o tapete branco. O tapete branco está lá para tornar o espaço mais confortável e quente, visto que passo muito tempo lá sentada ou deitada. O tapete cinzento é o tapete de yoga onde pratico e aquele que levo comigo para aulas fora de casa. Os tapetes de yoga devem ser lavados com frequência; eu deixo os meus de molho em água e vinagre e depois estendo-os ao sol a secar.

Um espaço sagrado, feito para ajudar a contemplação interior e o auto-conhecimento, deve ter uma pequena zona de inspiração - um altar. No meu altar tenho estatuetas do Buda, incenso, velas, o meu japa mala (feito pela Hazel), e até um jardim com fonte e cactos feito pelo J. Tenho ainda fotos de três grandes homens que me inspiram de formas diferentes: Sri K. Pathabbi Jois, o grande mestre do ashtanga vinyasa yoga; o monge zen budista Thich Nhat Hanh, pacifista e escritor; e o actual Dalai Lama, o líder do budismo tibetano e um dos seres mais iluminados da actualidade.



Tenho também alguns acessórios que ajudam a prática, sobretudo a meditação: almofadas, um bloco de yoga e uma manta. As almofadas e o bloco servem para sentar de forma mais confortável; é mais fácil sentar de pernas cruzadas se os ossos ísquios (os ossos do quadril que usamos para sentar) estiverem mais elevados, pois impede a curvatura da zona lombar. A manta é muito útil para nos taparmos não só durante a meditação, como também durante o relaxamento que se pratica após a prática das posturas físicas, pois o corpo arrefece imenso nesta fase.



Por fim, tenho o Ganesha, uma divindade muito querida dos yogis por ser o removedor de obstáculos, sobre o meu espaço, na parede, a olhar por mim...


As plantas e a natureza abundam também neste espaço e felizmente que esta divisão está voltada a sul, apanhando assim sol durante todo o dia. É o meu espaço preferido em casa e uso-o não só para a prática, mas muitas vezes sento-me ou deito-me no tapete a ler, a ouvir música, a beber chá, a pensar, a sonhar...




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}

14 comentários:

  1. Olá Rita,
    Adorei este post :) E só as fotos do local transmitem tranquilidade. Engraçado, não é? E o branco que faz parecer tudo muito clean e cheiroso e organizado. Gostei imenso! Cá em casa, infelizmente, não tenho espaço para criar um cantinho assim, mas adorei a ideia.
    Preciso apenas de uma ajudinha... Falaste na posição de estar sentada elevada e não a percebi... Não é suposto estarmos de pernas cruzadas (ando a tentar meditar com uma técnica de relaxamento que me foi ensinada por uma posturologista, mas é deitada de costas, mãos num determinado sítio da cabeça a servirem de apoio para a mesma e as pernas estão elevadas, fazendo um Z com o corpo, numa cadeira de 42 cm de altura - eu uso a cabeceira da cama, pois as cadeiras cá de casa são mais altas, ou a mesa de apoio da sala. Essa posição de sentada não a estou a perceber, sorry :( E o que tens dentro do estojo ao xadrex? é a mantinha? É que dá a sensação de ser algo retangular e rígido, tipo os apoios de pés.
    Desculpa tantas dúvidas, mas quem não sabe pergunta, certo?
    Bom ano... um ano pleno de serenidade!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara. Sim, é sentar no chão de pernas cruzadas e com uma almofada ou bloco debaixo do rabo, mas não debaixo do rabo todo, mas sim da parte de trás onde estão os ísquios. Quando ficamos sentados no chão de pernas cruzadas, a tendência é curvar a zona lombar. Com esse apoio debaixo dos ísquios, a coluna fica mais direita e evita essa curvatura. O xadrez é o bloco de yoga; forrei-o para ficar mais bonito...

      Eliminar
  2. Adorei o espaço mesmo! Que inspiração :) Vou seriamente pensar em arranjar algo do género cá em casa. Obrigada pelas dicas! O meu dia ainda se tornou mais motivador depois de ler este post. Bom ano! Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita, obrigada por este post e da forma tão aberta que o partilhas. Bom Ano. Bjnhs

    ResponderEliminar
  4. Mas que recanto tão sereno! E que belo post... Mesmo não praticando yoga, confesso que ao ler os diferentes posts que vais escrevendo vou ganhando outro entendimento e outro sobre conhecimentos sobre yoga. Muito obrigada, Rita!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o seu cantinho! Estou querendo fazer um cantinho para a meditação e que seja simples, gostei do seu e me inspirou!!

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Rita. O espaço está lindíssimo! Em relação aos acessórios para a prática, aconselha algum site online, em particular? Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá! Há muito tempo que procurava um blogue assim aqui pela blogosfera! Obrigada :)

    Comecei a praticar yoga recentemente e estou a começar a adoptar um estilo de vida mais saudável e minimalista, por isso este blog vai ser uma grande ajuda e uma grande inspiração :p

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  8. Que post incrível! Uma das minhas resoluções mais importantes para 2014 é fazer yoga, dia 13 vou fazer uma aula teste em uma escola, mas já peguei alguns vídeos para iniciantes na internet, fiz em casa e adorei! Meu problema pra montar um lugar assim é a falta de espaço, preciso pensar numa maneira de adaptar, mas o seu ficou incrível!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita. Descobri hoje o seu blog e já estou adorando!
    Pretendo também ler seus livros.
    Uma dúvida: Vi que você, tal qual eu, é mãe de gatos. Eles não bagunçam o seu espaço tão lindo e arrumado?
    Cá em casa, temos 6 lindos gatinhos muito bagunceirinhos!
    bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Mas costumo deixar a porta deste quarto fechada quando não estou em casa, para eles não comerem as plantas...

      Eliminar
  10. Olá Rita!
    Para que o yoga tenha o resultado que espero ter - exercício físico e relaxante ao mesmo tempo, algo que não me faça ter quebras de tensão ou de glicémia, algo que me ajude a meditar enquanto faço os exercícios e me obrigue a desligar da vida complicada que tenho -, é essencial ter um espaço desse género ou posso adaptar a minha sala para isso? Ou seja, afastar a coffee table e usar o enorme espaço da carpete para estar à vontade, aproveitar a luz natural que a sala tem e estar num local que me apraz muito. Se acender umas velas (aroma a maçã/canela, que adoro), terá o mesmo valor?
    Se for levar as piolhas à escola, por volta das 8h30 e regressar a casa logo de seguida, a prática de yoga tem o efeito que pretendo? Não procuro milagres :) apenas uma ajuda extra natural...
    Não sou uma confessa adoradora de exercício físico. A minha condição de mãe de duas crianças com autismo não me dá manobra para muito. E, como tive que recorrer a antidepressivos, digamos que as manhãs não são propriamente os meus melhores momentos. E queria inverter essa situação.
    Obrigada desde já! E parabéns pelo empenho e força de vontade!

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita, para quem é leigo na matéria como sabemos se o tapete de ioga é mesmo bom? Onde é que poderíamos adquirir um tapete de confiança? Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. olá Rita, sei que este post é antigo, mas estou lendo agora (já dei uma olhada antes) fico lendo e triste comigo, pois não tenho força de vontade, adoro tudo isto, queria muito seguir o teu exemplo, mas sou preguiçosa e tudo o que eu começo eu logo paro ... o que posso fazer para deixar de ser preguiçosa e procrastinadora ??
    obrigada, sempre, Ester

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...