23/06/2011

Planning home renovations ~ Planeando renovações em casa


Hello friends! How are you today? I'm still sick with a cold, but today is a holiday here in Portugal, so I'm getting plenty of rest - and tea!

I've been thinking about my house (a 3 bedroom apartment with 3 balconies and 128 square meters) when I first bought it, back in 2004. That was the year the first Ikea store opened in Portugal, but my first visit to Ikea was only in 2006. We decorated the house pretty fast, because I soon got pregnant with Gustavo and I was in the middle of my Masters, so I had more on my mind than decorating. Then came Bruno, the PhD, and home makeovers got forgotten. 

But now I'm really into redecorating every single room in the house. That includes repurposing existing furniture and buying some new ones. But I refuse to spend too much money - it's just stupid considering the huge financial crisis that is coming on its way to Portugal. For instance, I'd love to have an Ikea kitchen, but my wooden cabinets are in a good condition, so I'll just paint them white.

I believe that this is the right time to redecorate, because I'm finally sure of my likes and dislikes, colour and stylewise. I love whites and neutrals with some pastel touches, clean and minimalist lines (but not too minimalist!).



Olá amigos! Como estão hoje? Eu ainda estou constipada, mas como é feriado, deu para descansar bastante - e beber muito chá!


Tenho andado a pensar na altura em que comprei a minha casa (um T3 com 3 varandas e cerca de 128 metros quadrados), em 2004. Foi no ano em que abriu o primeiro Ikea em Portugal, mas a minha primeira visita foi só em 2006. Decorámos a casa muito depressa, porque engravidei e estava a meio do mestrado, portanto tinha mais em que pensar além de decoração. Depois veio o Bruno, o doutoramento, e as redecorações da casa ficaram esquecidas.


Mas agora estou mesmo decidida a redecorar cada divisão da casa, o que inclui renovar mobília que já cá está e comprar mobília nova. Mas recuso-me a gastar demasiado - é estúpido, considerando a crise que aí vem. Por exemplo, adorava ter uma cozinha Ikea, mas como os armários em madeira estão em boas condições, vou apenas pintá-los de branco.


De qualquer modo, penso que agora é a altura ideal para redecorar, visto que finalmente estou certa do que gosto e do que não gosto, em termos de cor e de estilo. Adoro brancos e neutro com alguns toques pastel, e linhas direitas e minimalistas (mas não demasiado minimalista!).

So, here are my plans for each room in the house - please grab a cup of tea and let's begin, shall we? (it's so good to put my ideas in writing - for a more thourough planning and for future reference)

Então, aqui estão os planos para cada divisão da casa - sirvam-se de uma chávena de chá e vamos começar, sim? (é tão bom pôr as minhas ideias por escrito - para um planeamento mais cuidado e para referência futura)

Living-room ~ Sala

- originally it was all white and navy blue, but I got tired of the blue and felt the need for more colour
- then it became too coloured - yellow walls, blue and reds
- and last year I discovered my love for white

- originalmente era toda branca e azul marinho, mas fartei-me do azul e senti necessidade de adicionar mais cor
- depois ficou colorida demais - paredes amarelas, azuis e vermelhas
- e no ano passado descobri que adoro branco


2005 (I just had my first son) - white & blue version
2005 (tinha acabado de ter o meu primeiro filho) - versão branca e azul


2007 - coloured version
2007 - versão colorida




early 2011 - getting whiter version
início 2011 - versão cada vez mais branca

The room is now different from the early 2011 version. The plans are:
A sala já está diferente do que estava no início de 2011. Os planos são:

- colour scheme: white, white and white, grey and aqua, some touches of other pastel colours
- esquema de cores: branco, branco e branco, cinzento e aqua, com alguns toques de outras cores pastel

- paint the wood furniture white (cofee table and book shelf done, TV bench, armoir, table and chairs to go)
- pintar a mobília de madeira de branco (mesinha de café e estante de livros já acabados, falta o móvel da TV, aparador, mesa e cadeiras)

- get new white curtains (probably Ikea's Matilda, like in my office):
- pôr novos cortinados brancos (provavelmente os Matilda do Ikea, como tenho no escritório):


- add an Alvine Rand rug to the sitting area
- adicionar um tapete Alvine Rand na zona do sofá


- make a sofa slipcover with white canvas (I was thinking about buying a 3-seat Ektorp sofa, but it is smaller than my blue, old one)
- fazer uma capa para o meu sofá com lona branca (estava a pensar em comprar um sofá Ektorp de 3 lugares, mas é mais pequeno que o meu velho sofá azul)

- add my great grandpa's chair upholstered with a grey & white stripy fabric
- adicionar a cadeira de braços do meu bisavô, forrada com tecido às riscas branco e cinzento


- add new pillows (handmade by me and probably like these ones) - I like these fabrics:
- adicionar novas almofadas (feitas por mim e provavelmente como estas) - gosto destes tecidos:


- create an Etsy art wall, such as Katrin's or Concha's - slowly getting there...
- criar uma parede com arte da Etsy, como a da Katrin ou a da Concha - lentamente a chegar lá...


So, that's basically it for the living room!
Next, it's the kids' room! More on that in a future post, so stay tuned and thank you for reading!

Basicamente, é isto!
A seguir, o quarto dos miúdos! Mais sobre isso num post futuro, por isso fiquem atentos e muito obrigada por me lerem!

7 comentários:

  1. Eu também já tive a sala assim com imensa cor... actualmente também sou adepta do branco!

    Vais fazer um bom trabalho, de certeza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem ofensa :)...na primeira foto ( pós parto),estavas mais velha 20 anos do que agora sem duvida que a idade é tua amiga, estás como o vinho do Porto :))
    Quanto à sala está muito mais bonita agora, e acho que com os projectos que tens, vai ficar espectacular! Vou passando para saber tudo :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Adorei conhecer estes teus planos. Até eu fiquei em pulgas :D
    Identifico-me bastante com as remodelações que pensas fazer.
    Eu também sou um pouco como tu, ao escrever parece que tudo ganha um lugar certo na minha cabeça. Parece que tudo fica mais claro. É uma forma de organização interior.
    Ah, já me ia esquecendo, estás giríssima na foto de apresentação do post. Adoro o estilo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada meninas! Vamos ver como é que isto corre!

    ResponderEliminar
  5. olá!
    Obrigada por teres passado " pelo meu campo"…
    Tal como tu, também descobri a paixão pelo branco…Adoro os blogs nordicos de decoração branca…desgastada…acho lindo!
    Tenho uma cozinha Ikea de madeira, mas ando tentada a pintá-la de branco. É um crime comprar portas novas, estando estas em boas condições, e dada a altura que atravessamos. Tens ideia de que tinta e que tipo de tratamento se faz??? Já me disseram que acaba por "abrir" tudo…e eu tenho um cachorro louco, que me vai de certeza "fazer das suas"…por isso…qualquer dica é bem vinda!
    beijinhos
    mila

    ResponderEliminar
  6. Olá Mila! Obrigada pela visita!
    A minha cozinha também é de madeira e considerei durante muito tempo pintar os armários de branco. Quanto à pintura, é lixar bem, dar primário para madeira, dar esmalte (o meu preferido é o acetinado da luxens) e como é na cozinha acho melhor dar verniz em spray como acabamento.
    Mas eu já desisti da ideia de pintar tudo, e vamos substituir as portas com melamina branca cortada à medida(uma placa custa à volta de 50 euros e dá para todas as portas) e pintar apenas as partes laterais dos móveis e rodapés.
    Mas para a tinta aguentar e não estalar, acho que o segredo é mesmo lixar bem, dar o primário (duas demãos) e 2 ou 3 demãos de esmalte. O rolo para dar o esmalte também é importante; já experimentei várias marcas de rolos e finalmente descobri uma óptima que não larga pêlos (não sei de cor, mas depois se quiseres digo-te qual é). E é claro que é preciso MUITA paciência, que isto de pintar madeira dá imenso trabalho... Mas tenho vários móveis pintados de branco com esmalte e estão bons. O que me assusta mais em móveis brancos, sejam pintados ou de melamina, é que ficam amarelos com o passar dos anos... Mas enfim...
    bj
    rita

    ResponderEliminar
  7. obrigada Rita!!!
    Vou continuar a pensar se avanço ou não…
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...