21/11/2011

Tratamentos de beleza caseiros



Todos os produtos, quer de limpeza da casa quer de beleza, que possa fazer em casa usando ingredientes naturais, eu faço! Já partilhei as receitas do detergente líquido para a roupa e do multiusos. Agora, algumas receitas de produtos de beleza que uso. 
Todos os sábados de manhã tiro uma hora para cuidar de mim. Faço a depilação, esfoliação corporal no banho com a mistura de açúcares descrita abaixo, manicure & pedicure e o tratamento facial do qual falei aqui. Diariamente, a minha rotina é a seguinte:

Tratamento diário

1) Óleo de limpeza 
~ 30 mL óleo de coco
~ 8 mL óleo amêndoas doces 
~ 5 gotas de óleo essencial antibacteriano

2) Tónico facial de chá verde 
~ colocar 100 g de folhas de chá verde em 500 mL de água, deixar 1 hora, coar

3) Hidratante (por enquanto uso o meu, da Nivea, mas ando à procura de alternativas naturais)

Tratamento de Corpo (1 vez por semana)

Esfoliante corporal 
~ 4 colheres de chá de açúcar branco
~ 4 colheres de chá de açúcar mascavado
~ 8 colheres de chá de óleo de amêndoas doces (ou mais, se ficar muito grosso)
~ 2 cápsulas de vitamina E (para conservar)
~ também se pode adicionar um óleo essencial 

17 comentários:

  1. Olá!! Gostaria de saber onde compra o óleo essencial antibacteriano. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Myosotis, compro na Terra Pura. Acho que se vendem em qualquer loja de produtos naturais.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Passei por aqui e gostei. Vou vir mais vezes.
    Se puder, visite-me também.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita!

    Gostei muito das tuas dicas. Eu costumo fazer esfoliação com uma mistura de sal grosso, azeite (ou óleo de amêndoas doces) e uma gotas de limão. Mas acho que vou experimentar a tua mistura de açúcares :)

    Já agora, onde se arranja a vitamina E?

    Bjs e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso também utilizo esfoliante caseiro.

    Quanto aos restantes produtos, uso da The Body Shop (os últimos comprei aí em Faro...).

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá! E as cápsulas de Vitamina E? Brigada

    ResponderEliminar
  7. Obrigada :)
    Vou procurar então.

    **Beijinhos**

    ResponderEliminar
  8. A vitamina E também compro na Terra Pura.

    ResponderEliminar
  9. Qual o prazo de validade dos produtos? Ou seja,
    depois de preparados em quanto tempo tem que consumi-los?
    P.S.: Adoro seu site!
    Samaya

    ResponderEliminar
  10. Samaya,
    o óleo de limpeza dura muitos meses, até o coco começar a cheirar mal. O tónico de chá verde deve ser feito todos os dias. Coisas com açúcar e mel não se estragam.

    ResponderEliminar
  11. Costumo fazer o esfoliante e gosto muito. Quem não quiser comprar as cápsulas para conservar pode fazer como eu: faço apenas a quantidade que vou usar, por exemplo metade. Assim cada vez que quero usar, faço. É tão rápido, não custa nada!
    Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita,
    Eu costumo fazer esfoliação caseira de corpo e rosto. No rosto faço uma mistura de azeite um pouco aquecido,limão, uma colher de café de mel e açúcar (ou sal fino)e utilizo só a porção que vou utilizar é mais fresco. Para o corpo o mesmo mas em mais quantidade, e prefiro o sal fino adere mais à pele não "salta". No cabelo ás vezes utilizo maionese caseira (sem sal, claro); ou azeite morno com mel só para as pontas. As mascaras de iogurte com mel com iogurtes também são muito boas para o rosto, assim como com abacate, banana e morangos (que dizem ser óptimo aclarante)

    ResponderEliminar
  13. Lembrei-me de outro produto fantástico para esfoliar e que não referi, a areia da praia. Simples, barata e ecológica, para além de todos os benefícios que contem por ser produto marinho. Quando vou à praia, em vez de deitar fora a garrafa da água, encho-a de areia, em casa na altura do banho, é só misturar com o gel de banho e já está, simples. Em quantidades mais pequenas também misturo ou com azeite ou com o lavante facial e é óptimo para o rosto.

    ResponderEliminar
  14. Lembrei-me agora ao reler o post que a minha mãe há uns anos fez um creme hidratante caseiro e ficou bom, fora o facto de ter ficado muito grosso, parecia manteiga, ainda tenho um resto num pequeno boião que uso nos lábio, continua excelente mesmo passando anos e não tem cheiro.
    Lembro-me dos produtos, não das quantidades: óleo de amêndoas doces, manteiga de cacau, cera de abelhas, e borato de sódio (acho..) Foi feito em banho Maria.

    ResponderEliminar
  15. Olá
    Descobri agora por acaso o seu blog e vou seguir.
    Eu por exemplo faço um esfoliante facial caseiro, muito prático:
    1 colher de sopa de açucar
    2 colheres de mel
    E resulta.
    Boa continuação
    Dina

    ResponderEliminar
  16. Olá
    Tenho várias receitas de produtos caseiros, que resultam bastante melhor que os produtos químicos. Gostaria de partilhar algumas porque quando comecei a investigar os efeitos dos produtos de farmacia e de supermercado descobri coisas aterradoras. Por exemplo o uso de quimicos como os sulfatos (laureth ou lauryl sodium sulfate), os parabenos, os petroquimicos como a parafina, a vaselina, o petrolatum são responsáveis pela degradação da nossa pele e cabelo, provocam doenças de média a elevada gravidade, prejudicam terrivelmente o ambiente e são testados em animais.
    Para fugir aos sulfatos (lauryl - o que faz espuma nos champôs, dentrificos, sabonetes) opto por comprar marcas alternativas como a Dr. Organic por exemplo. Existe em lojas de produtos naturais, ervanarios.
    Para amaciar o cabelo, antes das lavagens, faço uma máscara de amido de milho (farinha maizena é amido de milho, mas quero encontrar outra marca porque esta pertence à Unilever que testa em animais), óleo de rícino, óleo de amêndoas doces e uma dose de máscara de cabelo, sem parabenos claro. Faz-se a papa de amido com água e ainda quente mistura-se tudo, aplicar no cabelo ainda quente. O óleo de ricino pode-se misturar com o hidratante para o corpo, um pouco aquecido em banho maria, faz milagres.
    Usar sempre óleos vegetais, e nunca minerais, na pele e cabelo. Um pouco aquecidos libertam mais propriedades.
    Esfoliante para o rosto: mel, açucar, gotas de sumo de limão - esfoliar e deixar repousar uns minutos porque também é uma mistura hidratante e equilibra as funções da pele. O mel é um refirmante natural.
    Resta dizer que ao usar produtos lavantes sem lauryl, ou seja sem sulfatos, a minha pele deixou de precisar de tanta hidratação, pois como não é tão agredida conserva a camada hidrolipidica natural.
    Outro ingrediente poderoso para quem tem cabelo seco é o leite de côco, misturar uma colher de sopa na máscara de amido de milho que mencionei.
    Estas máscaras são pré-lavagem com champô, pois são oleosas. Nunca esfregar o cabelo ou o couro cabeludo, fazer antes uma massagem.
    O cabelo e a pele começam a recuperar aos poucos, pois temos que dar algum tempo para que se desintoxiquem dos sulfatos e afins. O cabelo demora cerca de meio ano ou mais a atingir um nivel de desintoxicação considerável. Deve-se cortar as pontas com frequência para retirar os efeitos irreversíveis dos químicos.
    Pela minha experiência pessoal asseguro que vale a pena "go natural" e não comprar nada em supermercados e farmácias, não só porque gasto muito menos dinheiro e vejo resultados, (a minha pele está finalmente saudável e o cabelo está quase quase), mas também porque sei que a minha pegada ecologica reduziu bastante e sobretudo porque não contribuo para a tortura de animais.
    Beijos a todas
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Deixo um link de uma loja que existe em viseu que vende produtos orgânicos de beleza... fica a dica para dar a conhecer marcas ecológicas... existem mais mas aqui ficam algumas: https://www.facebook.com/eue.tu.509?fref=ts

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...