05/11/2012

Como minimizar a roupa

A área mais difícil de destralhar e minimizar, sobretudo para uma mulher, é, sem dúvida, o roupeiro. Mas há boas razões para o fazermos.
Nós não precisamos andar sempre vestidas de acordo com as últimas modas (que, aliás, passam de moda depressa).
Ao não gastarmos rios de dinheiro todas as estações em novas peças de roupa, poupamos imenso (o que convém face à situação do país).
Se destralharmos o roupeiro com frequência e só comprarmos peças de roupa de que precisamos, ficamos com mais espaço - e um armário organizado e sem a roupa ao monte é muito mais agradável.
E, o mais importante, se tivermos só peças de roupa de que realmente gostamos e que nos ficam bem, garanto-vos que se acaba aquele dilema do "não tenho nada para vestir".

Dito isto, ando com um problema de sapatos. É verdade que o ano passado livrei-me de mais de metade dos meus sapatos, mas fiquei com alguns dos quais não consegui desfazer-me. São 3 pares de sapatos de inverno/meia estação, de salto alto, praticamente novos, que eu não uso - eu uso sandálias, sabrinas, botas e ténis. Estão no armário dentro de um saco e comprometi-me a livrar-me deles caso chegue ao próximo verão sem os ter usado. 

Se tens um problema semelhante, com sapatos, roupa, ou seja o que for, é isto que deves fazer. Se usas, mantém, se não usas, estabelece uma data - se chegar esse dia sem teres usado as peças, é sinal que pode ir fora (que é como quem diz, dá, vende, ou joga mesmo fora se não estiver em condições).

O que mais me ajudou a livrar-me do excesso de roupa e sapatos foi o método sazonal da cor. Desde que percebi quais as cores que me ficam mesmo bem, foi muito fácil livrar-me das peças de outras cores. Dei mais de metade da minha roupa e não me arrependo. Sim, as minhas gavetas e o roupeiro são um arco-íris tricromático (branco, preto e cinzento), mas se são essas as cores que eu gosto de usar e com as quais me sinto bem, para quê manter peças de outras cores se não tenciono vesti-las? 

Eu, que era um bocado shopaholic, tenho agora imensas dificuldades em ir às compras... aborrece-me. Raramente me dá aquela vontade de comprar roupa só porque sim e quando isso acontece, páro e penso: preciso mesmo desta peça de roupa? A resposta, geralmente, é não.
Agora, quando vejo que me faz falta alguma coisa, como collants ou uma blusa preta porque a outra já está muito gasta, aponto e vou então às lojas com intenção de comprar o que me faz falta, tal como se fosse ao supermercado. Não vou às lojas para passear.

Outra regra que me ajuda a não ter tralha no armário é o one in, one out. Se entra uma peça para substituir outra, a velha vai fora. Há uns tempos comprei umas sabrinas pretas porque as que tinha já estavam muito gastas e com a sola a partir-se. Claro que mal comprei o novo par, as velhas sabrinas foram fora.

E depois de tudo isto, lanço-vos um desafio - destralhar o roupeiro! Vá, coragem! Aqui fica um fluxograma para te ajudar a tomar decisões:



18 comentários:

  1. Este Fluxograma está colado na porta do meu roupeiro e tem ajudado MUITO: o meu armário (e gavetas Tmabém estão a ficar tricromáticos) mas muito agradáveis!! Muito obrigada1 Marta

    ResponderEliminar
  2. Já estou no caminho para isso... Tenho dado sacas e sacas de roupa daquela antiga que guardava para quando conseguisse voltar ao meu normal...
    Mas há que cair na realidade, o meu normal é como estou agora...
    Posto isto, este fim de semana já fiquei com um caixote de roupa vazio! :-)
    A minha maior dificuldade é descobrir as minhas cores... Já li montes de vezes sobre o método sazonal mas não consigo perceber que cores me ficam bem...
    Há alguma outra maneira de lá chegar Rita?
    Beijinhos grandes e obrigada por tudo!!! :-D

    ResponderEliminar
  3. Rita,

    Eu também era um tanto shopaholic e após iniciar meu processo no minimalismo e destralhar meu ármario, também ando com muito dificuldade de ir às compras...não tenho vontade de ir aos shoppings, não tenho paciência! Assim como você, aborrece-me!!! Ainda mais agora que está tudo extremamente lotado devido as festas de fim de ano...

    Obrigada por partilhar de suas experiências!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita

    Gosto muito do teu blog... ainda não consigo seguir o que dizes, mas estou em faze de mudança de mentalidade ;)

    Tenho umas sabrinas qua ainda estão "boas" mas já não estão muito boas, são do chinês e já andaram 2 verões (não posso andar em cima de chão muito irregular porque a sola é muito fina e já doi nos pés). Elas são bonitas e o problema é só a sola, lá as arrumei de novo para o ano que vem... tenho pena de por fora e depois penso na quantidade de lixo... devemos reduzir o lixo não é? Achas que vale a pena ir ao sapateiro por causa de umas sabrinas de 11€? (acho que foi por aí o preço)

    Quanto a dar roupa... eu vivo num meio muito pequeno, acho que muita gente tem vergonha de aceitar... eu acho que esta situação resulta melhor se a roupa for para lojas em segunda mão, onde qualquer pessoa pode comprar, não só pessoas necessitadas (aqui, logicamente, não há essas lojas).

    E quando te dão roupa que tu não gostas? O que fazes? Eu arrumo e fica a fazer monte... tenho muita pena porque vejo que foram peças caras... :(

    Preciso de conselhos... ;)

    Marlene

    ResponderEliminar
  5. O processo de destralhar, que iniciei em Setembro no meu escritório, estendeu-se, durante o mês de Outubro ao guarda-roupa. Pode parecer estranho, mas eu não me lembro da última vez que tinha dado roupa... Resultado: 7 sacas (daquelas azuis do Ikea) com roupa para dar!!! E eu nem sequer apliquei o método sazonal da cor (adoro, adoro, adoro cor e não consigo prescindir de hoje usar vermelho, amanhã azul e depois verde : )

    Ana

    ResponderEliminar
  6. Veio mesmo a calhar, este tópico. Ainda este FDS andei a limpar as gavetas de roupa com muuuita coisinha que não uso mas não tenho coragem para me desfazer. Já tenho um saco grande para dar/deitar fora. Agora já estou com coragem para me livrar de outro tanto que só está a encher o roupeiro. A verdade é que só atrapalha e nem dá para ver no meio da tralha o que gostamos de usar.Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olhe, às vezes acho que nasci homem. Pq nao tenho problemas com roupas ou sapatos, ou acessorios. Tenho dsd sempre pouca roupa. nao gosto de gastar dinheiro com isso. compro o que preciso, uso, uso, e uso, uso mt ate acabar. ai qd esta velkha estragada, doo e compro outra. e pronto. tenho o minimo de pares de sapatos e roupas que acho que preciso pra ter roupas qd preciso. e ponto. rtoupas de festa? adforo pegar emprestado. pra que ter 5 vestidos de festa? certo? mas com o resto da casa...aff....rsrs

    ResponderEliminar
  8. Adorei o fluxograma! Tenho mesmo q começar a destralhar...

    ResponderEliminar
  9. Ora o tópico de que eu estava a precisar... Já abri várias vezes o roupeiro para destralhar mas não me oriento.
    A dica de estar x tempo sem usar a peça é muito boa e tenho-me guiado por isso.
    Agora as cores... eu adoro cor, tanto uso vermelho, como laranja, rosa, verde, azul, amarelo, branco, castanho... (a única "cor" que uso muito pouco e só em acessórios é mesmo o preto). Como seleccionar? É que tanta cor gera um problema: se adoro a saia cor-de-laranja (sim, tenho uma saia cor-de-laranja e com flores ainda por cima LOL), tenho de ter uma camisola que fique bem. Depois aquele vestido roxo que adoro só fica bem com o casaco de malha que comprei na Zara. E aquele vestido de veludo azul que adoro ou a tal saia laranja não podem ser usado várias vezes porque é tão especial que dão logo conta que estou a repetir muita roupa. O que sugeres?
    Tenho tentado limitar os looks. Por exemplo, a saia laranja fica bem com um casaco castanho (neutro) e uma camisola laranja ou verde por dentro), portanto não vou tentar arranjar mais camisolas para aquela saia, porque não fica bem andar dois dias com uma saia tão inesquecível. Já uma saia de ganga dá para "refrescar" e variar imenso os looks. Faz sentido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Também já tive esse dilema de ter muitas cores e de as peças não combinarem. A solução que arranjei foi essa que descrevo: diminuir a roupa que tenho e construir o guarda-roupa em torno de 2 ou 3 cores que me ficam bem...

      Eliminar
    2. O problema é mesmo esse: fico bem com várias cores e tenho a necessidade quase física de ter várias cores à disposição. Há dias em que tenho absolutamente de usar verde, outros em que não consigo vestir mais nada a não ser rosa porque senão sinto-me estranha... tenho de repensar isto.

      Eliminar
  10. "Se algo entra, algo sai" Tenho sempre uma sacola num canto do armario, onde vou juntando as coisas que serão doadas. A cada 3 ou 4 semanas, sai a sacola! Adoro, me sinto tão bem...
    Que boa indicação essa do metodo sazonal de cor! Eu não conhecia, nunca tinha parado para reparar nessa questão das cores. Hoje já empreguei um bom tempo nesses links que vc deixou sobre o assunto.Vou tratar de por em prática!

    ResponderEliminar
  11. Eu um dia ainda destralho a minha vida: o meu roupeiro, a minha casa, a minha secretária...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Só esta semana encontrei o seu espaço, e devo dizer que deu voz a um processo que começou, para mim, à algum tempo. Tornar-me minimalista, não está só a ser um processo físico mas também emocional e psicológico. Os benefícios têm sido enormes, sobretudo com o complicador de algumas acções diárias, e pessoalmente sentir-me livre. Este post mais resente levou-me a viagem pelo armário e a descobrir porque é que é tão dificil vertir-me de manhã! Já pus mãos à obra.

    ResponderEliminar
  13. Rita, que blog maravilhoso! Olhe, para se entreter um pouco, mando-lhe aqui uns links sobre sistemas sazonais. Estes dois primeiros links tem a ver com o sistema SciART (12 estacoes, em vez das 4, visto que cada estacao esta' subdividida em 3). Outra caracteristica brilhante deste sistema e' as cores serem especificas de cada estacao, por exemplo o vermelho do True (Cool) Winter nao e' bem igual ao do Bright (Clear) Winter e por ai' adiante (eu desconfio que a Rira sera' uma destas duas estacoes):
    www.12blueprints.com
    http://truecolour.com.au/main/page_shop_shop.html
    www.truth-is-beauty.com
    Luna

    ResponderEliminar
  14. Ai, o que eu gostava de me conseguir desfazer de tanta tralha que tenho lá por casa!

    Se há pessoas que invejo, são as que são capazes de destralhar com facilidade.
    Só há uma maneira de conseguir destralhar um pouco, é saber de alguém especifico que precisa. Mas infelizmente, e mesmo estando o povo português da forma que está, já ninguém aceita nada usado.

    O esquema já está impresso e vou tentar segui-lo. Sempre é um começo...

    ResponderEliminar
  15. Olá, eu vou destralhando aos poucos, principalmente o meu armário, também ainda nao entendi qual é a minha cor, e a verdade é que também gosto de quase todas as cores, mas se nao uso este verão, dou de certeza, não fica pendurado à espera que me apeteça vestir de novo.
    Quanto a dar, as juntas de freguesia costumam aceitar roupa e outras coisas para dar, principalmente nesta altura do ano, eu sei, porque recebo a newsletter da minha, e já veio a dizer que estão a aceitar roupa e outros itens a partir de amanha.
    Por isso, tendo vontade de dar, encontra-se sempre um sítio onde o podemos fazer. Digo eu ;-)
    Quanto a acordar cedo e fazer exercício, não consigo mesmo, consigo acordar cedo, mas não para fazer exercício, nunca gostei de exercício, e embora saiba o quanto faz bem à saúde, detesto :-(
    Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  16. Rita,
    amei achar teu blog e tenho estado aqui diariamente desde então. Teus posts sobre como minimizar a roupa me deram o impulso e a coragem de que precisava para finalmente arrumar meu armário e me livrar de muitas pecas que já não usava há anos e que, portanto, apenas ocupavam espaço. Cheguei ao cumulo de comprar duas daquelas araras de lojas pra pendurar as roupas novas que ia comprando pq já não cabiam no armário.
    Nesta primeira arrumacao me livrei de mais de 40 pecas. Não é muita coisa em relação a quantidade que tenho mas já foi um começo. Pretendo a partir de agora destralhar regulamente até chegar ao ponto de ter um armário e uma casa tralha-free.
    O próximo passo é destralhar minha prateleira de sapatos. Me deseje coragem!

    Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...