02/11/2012

Preparar um mês de escrita em casa

Esta semana tenho andado em preparações para um mês inteiro de escrita (científica), em Novembro. Para que tudo corra como eu quero e para que consiga chegar ao fim do mês com os meus objectivos cumpridos, tenho que despachar, organizar e pensar numa série de pequenas coisas que vão fazer toda a diferença.

1. Liguei um teclado ao meu pequeno netbook. Tenho um portátil de tamanho normal em casa, velhinho, mas prefiro trabalhar no netbook que é mais rápido. O problema é que muitas horas a escrever num teclado daquele tamanho tem as suas desvantagens, como podem imaginar. Liguei um teclado que tinha no trabalho ao netbook para uma melhor postura e conforto.


2. Despachei muitos itens da minha to-do list esta duas últimas semanas. Foi mesmo uma loucura! Corrigi 3 trabalhos de alunos, revi 3 artigos científicos, acabei pequenas tarefas que estavam em espera há muito tempo, arrumei coisas no laboratório, arrumei o meu gabinete no trabalho (que, verdade seja dita, não estava desarrumado), avisei os meus colegas que vou estar fora durante o mês e para me contactarem só se for mesmo necessário, reuni com a orientadora para definir a estratégia para os próximos meses, pedi uns orçamentos, despachei burocracias... Em suma, fiz os possíveis para ter um mês de Novembro descansado.

3. Trouxe material para casa. Uns livros, artigos em papel e caderno de laboratório. Tudo o resto tenho no computador ou disponível online. Estou a antecipar uma ida semanal à universidade para conseguir fazer o download de artigos (em casa não dá) - ou um email diário ao meu amigo PM (sim, tu mesmo, Doutor Pedro) para sacar os artigos por mim e pô-los na nossa pasta do Dropbox...

4. Fiz um menu semanal com almoços, visto que estou a pensar almoçar sempre em casa. Pensei também nos lanches da manhã e da tarde, para evitar ir à rua fazer compras. Verifiquei se tenho chá preto suficiente para o mês todo (não bebo café).

5. Ajustei o orçamento mensal. Como vou ficar em casa e vou levar os miúdos à escola a pé, vou poupar em gasolina e em almoços. 

6. Vou fazer muito exercício físico para compensar as longas horas sentada (e porque, afinal, eu adoro desporto). Só há dias é que comecei novamente a fazer desporto depois de ter partido o pé há quase 4 meses. Tenho o video Ripped in 30 da Jillian Michaels, que é muito bom, e vou fazê-lo ao longo destas 4 semanas. Vou também inscrever-me novamente num ginásio para fazer aulas de spinning, que são as minhas preferidas.

7. Fiz um novo horário semanal para estas 4 semanas. Quero levantar-me sempre às 6 da manhã para escrever no blog ou ler outros blogs, fazer o Ripped in 30 às 7h, despachar os miúdos e começar a trabalhar às 9h. Quero fazer 9 pomodoros por dia. A meio da tarde tenho os miúdos e o homeschooling que instituí cá em casa (mais noutro post), depois as actividades deles, o speed cleaning e essas coisas, e em alguns dias vou então às aulas de spinning. Os fins de semana são livres para ir passear, andar de bicicleta, jogar ténis, ir à praia...

8. Preparei a música. Eu trabalho sempre com música - mas não com uma qualquer!! Neste campo os meus gostos não são nada eclécticos, e o que eu ouço é basicamente música clássica (mas não barroca) e jazz (mas nada demasiado mexido ou barulhento). Para trabalhar só pode ser clássica, mas nada cantado, senão eu começo a cantar também (o melhor é música do séc. XIX e início do séc. XX), ou um long-time favorite - Vangelis que, por influência do meu pai, ouço desde a adolescência (os melhores álbuns, para mim, são Antarctica e Soil Festivities).

O #AcWriMo começou ontem (para mim, só começa na próxima segunda) e a participação e partilha das pessoas no Twitter tem sido uma inspiração!

10 comentários:

  1. Olá Rita!

    Também gostaria participar no AcWriMo mas não tenho conta no Twitter nem blog...

    Como sugeres que faça para tornar as minhas metas públicas? Devo inscrever-me no Twitter, p. ex.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      os nossos objectivos têm mesmo que ser tornados públicos, por isso o melhor é através do twitter...

      Eliminar
    2. Ok! Vou fazer uma conta no Twitter... (Apesar de não saber bem como funciona, vou tentar!) Tenciono começar na 2ª feira, como tu.

      Já agora qual o teu 'nick' no Twitter, para te poder seguir?

      Obrigada!

      Eliminar
  2. Olá, Rita!
    Antes de mais, devo dar-lhe os meus parabéns pelo blogue! Há imenso tempo que sigo o blogue, apesar de nunca ter comentado antes.

    Hoje comento pois estou a precisar de umas dicas, isto, se puder ajudar... Tenho que criar um blogue e eu e os computadores temos uma relação de amor-ódio.
    O blogue foi criado, mas necessito de colocar no mesmo algo semelhante ao que tem no layout do seu ("Sobre mim", "recomendo", "contactos", etc..., enfim, qualquer coisa onde o leitor possa clicar para aceder a mais coisas divididas por temas.
    O problema é que não estou a conseguir! Não sei se está relacionado com o modelo que escolhi ou se não passa de lerdice da minha parte. Através da adição de um gadget não consigo, pois pede o url.

    Pode dar-me umas dicas? Ficar-lhe-ia imensamente grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ir às páginas e criá-las. Estes separadores sobre mim, recomendo, contactos, são páginas. É fácil!

      Eliminar
  3. Mas que belo forma de preparar o mês de escrita! Também gosto muito de escrever com música. Desde os tempos de licenciatura que a música me acompanha nos momentos em que preciso de preparar algo escrito e a escrita da tese de mestrado foi toda feita ao som de música clássica, tal como será o teu mês de Novembro (pelo menos em parte já que vi que escolheste também Jazz). Boa escrita!

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Antes de mais, queria felicitar-te pelo blog (sou leitora recente e assídua).
    Depois de ter visto este post fui ver se havia algum video do GetRipped in 30 e encontrei o video da primeira semana no Daily Motion:

    http://www.dailymotion.com/video/xm7ypx_jillian-michaels-ripped-in-30-week-1-37-min_sport?search_algo=2

    Comecei este sábado e adorei! Fantástico mesmo. Já comprei o DVD completo no Amazon! E vou fazer o desafio dos 30 dias!
    Um beijo grande!

    ResponderEliminar
  5. Oi Rita, descobri seu blog hj (pelo blog da Thais).
    EStou gostando muito dos seus posts.
    Também sou bióloga e me sinto em casa quando vc fala em "artigos", "laboratório" hehehe.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Você conhece o Uakti?
    É um banda brasileira, da minha cidade, que toca com instrumentos não convencionais construídos pelos próprios integrantes. Este é de um disco gravado com o Philip Glass tendo como tema a floresta amazônica: http://www.youtube.com/watch?v=xradkiRnnJc

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...