26/06/2014

Afinal até sei cozinhar

Muito gosto eu de dizer que não sei nem gosto de cozinhar. Mas apercebi-me que isso não é bem verdade. Eu até gosto e tenho jeito para cozinhar, mas apenas certas coisas! Não gosto de fazer pratos típicos para o almoço e para o jantar, mas adoro fazer bolos, smoothies, saladas e coisas assim mais alternativas...

Por exemplo, o meu salame de chocolate maravilhoso sofreu algumas alterações:

> 125 g chocolate em pó (uso os achocolatados tipo nesquick, para não ter que adicionar açúcar à parte)
> 75 g manteiga
> 1 ovo
> 100 g bolacha Maria
> 100 g de frutos secos (nozes, amêndoas) e sementes (chia, girassol, etc.)

Também comecei a fazer granola. Após a prática de yoga no retiro em VN Milfontes, os anfitriões faziam-nos o pequeno-almoço: iogurte com granola e fruta. Eu nunca gostei muito de iogurte e não comia há anos, mas adorei a combinação. Comecei a fazer granola em casa e o meu pequeno-almoço agora é iogurte grego com a minha granola e fruta variada. Procurei receitas de granola na internet para ter uma ideia geral de como se faz, e o que tenho feito, sempre a olho, é o seguinte:

> flocos de aveia integrais grossos
> frutos secos variados (nozes, amêndoas, pinhões, etc.)
> sementes variadas (chia, papoila, girassol, abóbora, etc.)
> um bocadinho de azeite
> um bocadinho de mel

Faço a olho, misturo tudo, vai ao forno a 180ºC durante 15-20 minutos (já deixei queimar a granola uma vez...) - é uma delícia!

No outro dia fiz um bolo de alfarroba húmido! Fiz só porque queria gastar a farinha de alfarroba que um dia comprei não sei bem porquê e estava à espera de não gostar do bolo - porque eu não gosto nada do cheiro da alfarroba... Então não é que o bolo até ficou bom? Tirei a receita algures da net, mas não me lembro de onde... Fiz assim:

> 3 ovos
> 1 chávena farinha de trigo
> 2 colheres sopa farinha de alfarroba
> 3/4 chávena óleo
> 1 chávena leite
> 1 chávena de açúcar amarelo
> 1 colher chá canela
> 1 colher chá fermento

> misturei os ovos e o açúcar, depois o óleo e leite, a canela e no fim adicionei as farinhas e o fermento
> pus a mistura no forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 20 minutos 

Tenho pena de não ter fotos destas delícias para mostrar, mas acredita que é tudo mesmo muito delicioso!

Este mês tenho andado para trás e para a frente em viagem... Já fui a Tomar a um retiro, a Paris passear e a Lisboa tratar de coisas. Andar sempre a fazer e a desfazer malas perturba-me um bocado o sistema, eu que sou muito caseira, mas espero que a partir da semana que vem as coisas acalmem...

Até lá, bom apetite!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Bolo de alfarroba! sem duvida que vou experimentar e uma ótima ideia para dar a provar aos amigos viajantes. Quanto ao meu pequeno almoço, há dois meses que é: Papas de aveia com mel, casca de limão e canela. Misturo com fruta e frutos secos (todos os dias vario para não cansar). Estou muito feliz com esta mudança, parece-me uma refeição composta e os intestinos agradecem :D

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, especialmente esse salame de chocolate, minha perdição...
    Beijos do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  4. A granola fica melhor se for torrando com o forno no mínimo, leva mais tempo mas fica muito melhor é só até começar a ficar loirinha !!!
    Espero ter ajudado com esta dica ,
    Beijinhos,
    Bilocas :)
    http://acasadabilocas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...