26/06/2014

Afinal até sei cozinhar

Muito gosto eu de dizer que não sei nem gosto de cozinhar. Mas apercebi-me que isso não é bem verdade. Eu até gosto e tenho jeito para cozinhar, mas apenas certas coisas! Não gosto de fazer pratos típicos para o almoço e para o jantar, mas adoro fazer bolos, smoothies, saladas e coisas assim mais alternativas...

Por exemplo, o meu salame de chocolate maravilhoso sofreu algumas alterações:

> 125 g chocolate em pó (uso os achocolatados tipo nesquick, para não ter que adicionar açúcar à parte)
> 75 g manteiga
> 1 ovo
> 100 g bolacha Maria
> 100 g de frutos secos (nozes, amêndoas) e sementes (chia, girassol, etc.)

Também comecei a fazer granola. Após a prática de yoga no retiro em VN Milfontes, os anfitriões faziam-nos o pequeno-almoço: iogurte com granola e fruta. Eu nunca gostei muito de iogurte e não comia há anos, mas adorei a combinação. Comecei a fazer granola em casa e o meu pequeno-almoço agora é iogurte grego com a minha granola e fruta variada. Procurei receitas de granola na internet para ter uma ideia geral de como se faz, e o que tenho feito, sempre a olho, é o seguinte:

> flocos de aveia integrais grossos
> frutos secos variados (nozes, amêndoas, pinhões, etc.)
> sementes variadas (chia, papoila, girassol, abóbora, etc.)
> um bocadinho de azeite
> um bocadinho de mel

Faço a olho, misturo tudo, vai ao forno a 180ºC durante 15-20 minutos (já deixei queimar a granola uma vez...) - é uma delícia!

No outro dia fiz um bolo de alfarroba húmido! Fiz só porque queria gastar a farinha de alfarroba que um dia comprei não sei bem porquê e estava à espera de não gostar do bolo - porque eu não gosto nada do cheiro da alfarroba... Então não é que o bolo até ficou bom? Tirei a receita algures da net, mas não me lembro de onde... Fiz assim:

> 3 ovos
> 1 chávena farinha de trigo
> 2 colheres sopa farinha de alfarroba
> 3/4 chávena óleo
> 1 chávena leite
> 1 chávena de açúcar amarelo
> 1 colher chá canela
> 1 colher chá fermento

> misturei os ovos e o açúcar, depois o óleo e leite, a canela e no fim adicionei as farinhas e o fermento
> pus a mistura no forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 20 minutos 

Tenho pena de não ter fotos destas delícias para mostrar, mas acredita que é tudo mesmo muito delicioso!

Este mês tenho andado para trás e para a frente em viagem... Já fui a Tomar a um retiro, a Paris passear e a Lisboa tratar de coisas. Andar sempre a fazer e a desfazer malas perturba-me um bocado o sistema, eu que sou muito caseira, mas espero que a partir da semana que vem as coisas acalmem...

Até lá, bom apetite!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Bolo de alfarroba! sem duvida que vou experimentar e uma ótima ideia para dar a provar aos amigos viajantes. Quanto ao meu pequeno almoço, há dois meses que é: Papas de aveia com mel, casca de limão e canela. Misturo com fruta e frutos secos (todos os dias vario para não cansar). Estou muito feliz com esta mudança, parece-me uma refeição composta e os intestinos agradecem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes a aveia com leite ou água?

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, especialmente esse salame de chocolate, minha perdição...
    Beijos do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  4. A granola fica melhor se for torrando com o forno no mínimo, leva mais tempo mas fica muito melhor é só até começar a ficar loirinha !!!
    Espero ter ajudado com esta dica ,
    Beijinhos,
    Bilocas :)
    http://acasadabilocas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...