18/06/2014

E agora comprometo-me a praticar...


Astavakrasana

Muito escrevo eu sobre hábitos, disciplina, acordar cedo, aproveitar bem o tempo... e se é verdade que faço muitas dessas coisas, também é verdade que são poucas as que faço de forma consistente. É como uma montanha-russa, com altos e baixos... numas alturas tudo corre bem, noutras as coisas descarrilam...

Uma coisa que não tenho feito da maneira que quero e que muito me tem perturbado é a prática diária de ashtanga yoga. Deve praticar-se 6 vezes por semana - e a única vez que pratiquei uma semana seguida foi quando estive neste retiro. Em casa até posso praticar todos os dias, mas nunca faço a prática completa nesses dias. E isso aborrece-me. Aborrece-me porque quando pratico como deve ser noto a diferença. Tudo corre melhor! Tenho mais energia e ando mais bem disposta. 

Então, porque é que não consigo praticar todos os dias? São estes os motivos: a prática completa de ashtanga leva cerca de 1h15 e deve praticar-se de manhã; para tal, tenho que me levantar cedo, idealmente às 6h; eu, madrugadora convicta, ando numa fase preguiçosa da minha vida e tem sido mesmo difícil sair da cama para ir praticar (porque o corpo está tão frio e rígido de manhã e as primeiras saudações ao sol custam imenso...). Isto não é desculpa, mas é um problema real com o qual tenho que lidar.

Uma das coisas que mais gosto na prática de ashtanga é a dedicação dos seus praticantes. A prática de ashtanga vinyasa yoga muda a vida do ashtangi - os horários, a alimentação, o sono, a relação consigo e com os outros. Um praticante sério de ashtanga assume um compromisso para com a prática e cumpre-o. Não há desculpas. Se for preciso levantar-se às 4 da manhã para praticar, o ashtangi fá-lo.

É isto que eu ainda não consigo. A preguiça, as desculpas, está lá tudo na hora de sair da cama para praticar.

Na verdade, eu nunca me comprometi a sério com a prática. Nunca disse seriamente a mim própria que queria dedicar-me de verdade à prática de ashtanga e torná-la uma prioridade na minha vida. É disso que eu preciso - um compromisso.

Os últimos posts da Nathalie sobre o seu projecto 108 dias para uma nova vida inspiraram-me. O meu próprio mini-curso Como acordar cedo e ter uma manhã serena inspira-me. Relatos de outros praticantes de ashtanga sobre o desafio que é manterem a sua prática diária também me inspiram. 

Resta-me pôr as coisas em prática - combater a preguiça, a procrastinação, aqueles pensamentos que surgem logo após o despertador tocar e que me dizem, de forma muito racional, que o melhor para mim é dormir mais um pouco...

Agora vem o verão e nós costumamos passar estes meses na nossa casinha na praia. Quando lá estou em alturas de trabalho, gosto (tento) acordar à hora do costume (6h), vestir-me, ir para casa e praticar, pois não consigo praticar na praia. Mas agora, aqui, perante vós, vou assumir este compromisso comigo própria:

A partir do dia 23 de Junho, vou praticar ashtanga (a prática completa!) 5 dias por semana, de segunda a sexta. Vou acordar cedo na praia, vou despachar-me e vou para casa praticar. Depois, trabalho. Sábado é dia de descanso no ashtanga e não me comprometo a praticar ao domingo porque vou estar na praia.

"You take practice" é o que dizia Guruji, Sri K. Pattabhi Jois, o guru do ashtanga vinyasa yoga. "Practice and all is coming" - tudo se resolve e tudo acontece como é suposto... se praticarmos.


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

16 comentários:

  1. Não percebi uma coisa, que até nem me diz respeito porque percebo que escreveste este post para ti, mas sais da tua casa de praia e vens para a tua casa da cidade praticar? É isso?
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso. Eu passo sempre por casa para me despachar e dar comida aos animais antes de ir trabalhar.

      Eliminar
  2. É assim que se faz!!! Parabéns. Sei que você sera a vencedora do seu desafio e vai estar muito orgulhosa de si ao final do mês. Ou esse compromisso é pra sempre? Seja como for, se ficar com preguiça lembre-se que estou contando com você!!! (E se acordar com um tiquinho de preguiça um dia desafiadoramente frio, desejo que se lembre dos seus leitores, levante-se e faça acontecer! E depois apareça com seus diagramas de gestão do tempo, toda orgulhosa: "olha, pessoal, consegui"!)

    Beijos e abraços brasileiros e confiantes.
    Cintia

    ResponderEliminar
  3. Rita quero mesmo que consiga e sei que tem todas as condições para o conseguir! Acredite que torço por si e aposto na sua capacidade de resiliência! A Rita é uma inspiração! (um dia também vou conseguir comprometer-me dessa forma!) Beijinhos e toda a motivação do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Desejo-te boa sorte :) Eu não tenho o problema da preguiça para acordar cedinho. Acordo sempre às 5:30, até no fim-de-semana já estou de olho aberto a essa hora. O meu problema é que ainda não tive força de vontade para começar a fazer yoga. Gostava muito e sei bem os benefícios...mas falta-me sempre qualquer coisa. Agora eu tenho a certeza que a Rita vai cumprir o seu compromisso :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Oi Rita. Encontrei o seu blog pela indicação do bloglovin. Praticar todos os dias é o que torna orgânico e integral. Muito pique para você! Também sou praticante (e professora) de Yoga - mas não especificamente de Ashtanga. Gostei bastante do blog, as dicas de organização e livros também estão mais que anotadas. Espero passar aqui mais vezes. Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  6. Rita, começaste a praticar yoga há quanto tempo? Pergunto isto porque eu comecei há 3 anos e também sinto que há alturas em que tenho bastante empenho (e tudo me corre tão bem) e noutras é mais dificil. Acredito que sejam hábitos mesmo dificeis de implementar, daí as nossas dificuldades. Será coisa para levar décadas?! Seja como for, o importante é não desistirmos... Força! ;)

    ResponderEliminar
  7. Força Rita! :)) Sem dúvida que o compromisso é um passo essencial quando queremos garantir cumprimento!
    Ainda não cheguei à fase de prática sozinha, mas sigo as tuas dicas em pormenor para quando esse dia chegar! :)
    Para já o meu compromisso é de 3 aulas por semana! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estou na mesma que você. Sempre que pratico alguma atividade para o meu bem estar pela manhã, percebo como o dia e a saúde fluem melhor. Mas quem disse que tenho tempo ou disposição para fazer isso toda a manhã?! kkk
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Hey! Getting use to the reading... But cannot write yet.... Happy to have inspired you! You go girl! I know you can do it!!! Can't wait to see how it goes! :-)

    ResponderEliminar
  10. Escrever é uma forma de assumir compromisso também :) Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Rita, não sei se já conhece mas lembrei-me de si ;) http://naminhamercearia.blogspot.pt/
    acho que é capaz de gostar.

    não precisa de publicar o coment :) bjs

    ResponderEliminar
  12. http://somosyoga.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Espero de coração que consiga! É preciso atençao especial aos dias que nao pratica seja qual for a razao. Normalmente consideramos que falhamos e vamos a baixo e no dia seguinte ja nao estamos motivados e seguem-se muitos dias sem pratica. Por isso é primordial sertirmo-nos bem quando nao praticarmos e reunirmos razoes e forças para o fazer no dia seguinte e esquecer que naquele dia nao se fez. Tomar nota dos dias q nao se fez para poder refletir ao fim do mes é muito util, mas sem dar conotaçao negativa, apenas para lembrar que podemos fazer melhor mas que tambem ja fizemos muito. Se é uma pessoa que consegue acordar cedo e tem saude fisica para praticar com afinco nao desperdice a oportunidade! Força!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...