24/06/2014

Ashtanga diary

preparando eka pada sirsasana

Dia 2 da minha resolução em praticar ashtanga 5 vezes por semana - feito!

Levantei-me um pouco antes das 6h30 e antes das 7h estava no tapete. Hoje não fiz a primeira série. A verdade é que eu sou... uma rebelde do ashtanga (não sou a única). De acordo com a tradição (e esta é uma das regras do ashtanga daquelas que eu não gosto nada), o praticante só avança para a postura seguinte quando domina a postura anterior. Assim, só se começa a praticar a segunda série do ashtanga quando a primeira está bem sabida. Quando os professores levam esta regra a sério, param os alunos no asana que ainda não está bem compreendido - e não deixam o aluno avançar para o asana seguinte enquanto esse não estiver como deve ser (por exemplo, muitos praticantes ficam anos retidos no kapotasana, na segunda série...). 

No meu caso, seria parada no supta kurmasana. Quando estive em Vila Nova de Milfontes a praticar com o Tarik e a Lea, eles não me pararam e penso que não pararam ninguém - assim gosto mais! É que as posturas não vão necessariamente aumentando de dificuldade... para mim, as mais difíceis da primeira série são as do meio: bujapidasana, kurmasana e supta kurmasana.

Mas adiante. Como eu já praticava power/vinyasa flow antes de me meter no ashtanga, há muitas outras posturas que eu já fazia, que no ashtanga pertencem à segunda série, à terceira e até algumas são da quarta série (o ashtanga tem ao todo 6 séries).

Como não quero deixar de fazer estas posturas, integrei-as na minha prática. Assim, faço a primeira série toda num dia e no outro dia faço esta minha série misturada. Foi o que fiz esta manhã. Faço a segunda série até eka pada sirsasana, algumas torções da 2ª série, alguns arm balances, inversões como o pino e pincha mayurasana e posturas de equilíbrio como a árvore, o guerreiro III e natarajasana.

Foi uma excelente prática esta manhã! Não tive tempo para fazer pranayama nem meditação, mas a prática de ashtanga já é em si uma prática respiratória e meditativa... Mas à noite quero mesmo ter mais uma meia horinha para o meu sadhana. Afinal, yoga não é só posturas!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

6 comentários:

  1. Gostava de praticar yoga mas cá em braga nem sei onde há cursos.
    De qualquer forma todas essas posições me parecem impossíveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria destas posturas só se praticam no ashtanga... mas nada é impossível! Eu consigo fazer coisas que há uns meses atrás também achava que nunca iria conseguir...

      Yoga em Braga:
      http://www.yogabraga.net/
      http://www.cybraga.com/index.php

      Força!

      Eliminar
    2. Eu também tenho dúvidas se uma "velhota" de 36 anos que nunca praticou algum dia consegue essa flexibilidade.... Para mim parece-me uma missão impossivel!!! E estou apenas a pensar nas posições mais simples!!!

      Eliminar
    3. Eu comecei a praticar yoga com 33 anos, mas é verdade que sempre fiz desporto, incluindo ginástica acrobática, o que ajudou. Mas se querem ser inspiradas, vejam estas imagens: http://www.my-asanas.blogspot.pt/
      A Ursula tem 54 anos e começou a praticar ashtanga aos 40 e poucos...

      Eliminar
    4. Que óptimo aspecto tem a Ursula, deixa-nos realmente inspiradas!

      Eliminar
  2. Gosto de praticar este tipo de "desportos", acho muito bom para a saúde.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...