02/06/2014

Porque é que eu ando descalça?

Eu sempre gostei de andar descalça em casa. Sinto-me mais livre, mais confortável, mais ligada à Terra. Mas só mais recentemente (1-2 anos) é que comecei a obrigar toda a gente que entra cá em casa (incluindo os jornalistas da SIC)  a descalçar-se... Mas porquê?

Os motivos principais são higiénicos. Deixar os sapatos à porta diminui a entrada de bactérias, produtos tóxicos, pó e outros detritos que estão nas solas dos sapatos. Assim, o chão da casa não se suja tanto. Isto para nós é importante porque fazemos muitas coisas no chão ou junto ao chão. Jogamos às cartas em cima do tapete da sala e comemos numa mesa baixa sentados em almofadas. Eu pratico yoga no chão, em cima do tapete de yoga. Os gatos andam no chão e podem espalhar o pó e lixo que vem da rua.

Por outro lado, acho mais confortável andar descalça, sem ter sapatos a restringir os movimentos. Até no trabalho eu me descalço, para poder sentar-me de pernas cruzadas... Andar descalço desenvolve a musculatura dos pés, tornozelos e barriga da perna, ajudando a prevenir lesões e doenças degenerativas nos pés.

Outra vantagem de andar descalço em casa é não espalhar o cheiro... a chulé... Se os sapatos cheirarem mal, coloco-os a arejar ou limpo-os, lavo os pés e não há cá maus cheiros pela casa. Os meus pés não costumam ter este problema, mas os dos miúdos...

Andar descalço também diminui o risco de ter pé de atleta e outras infecções que se desenvolvem em ambientes húmidos e escuros, como pés suados e fechados dentro de sapatos... Atenção que andar descalço não é aconselhado para pessoas diabéticas, pois pode aumentar o risco de lesões e infecção.

Queres começar a andar descalça em casa? Aqui ficam algumas sugestões:


|| Define um local junto à entrada de casa para colocar os sapatos

Os nossos sapatos estão guardados num armário no hall de entrada; quando chegamos, descalçamo-nos e colocamos os sapatos no chão a arejar (não gosto de guardá-los logo). 


Temos um banquinho caso seja necessário sentar, mas nunca o usamos para tal... é mais para pousar a mala e mochilas...



|| Oferece alternativas aos convidados

Nem toda a gente se sente confortável descalça. Tem ao dispor dos convidados pantufas ou aqueles protectores de sapatos que se usam nos hospitais. Recentemente a minha mãe ofereceu-me um conjunto de pantufas em vários tamanhos para os convidados. Não é que eu receba muitos convidados em casa, mas assim já não obrigo as pessoas a andarem descalças, como já aconteceu...



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

15 comentários:

  1. Adorei este post. Tenho pensado muito sobre o que significa para mim andar descalca e tu resumiste-lo bem aqui :) Aqui na Finlândia os sapatos ficam sempre à porta e quando vou a Portugal já não consigo andar calcada dentro de casa. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Eu já estive quase para comprar esse conjunto de chinelos que recebeste... Nós descalçamo-nos assim que entramos em casa, mas as visitas não. Irrita-me o toc toc dos saltos altos no chão e saber que me estão a sujar a casa sabe-se lá com quê! Eu já teria implementado esta regra, não fosse o meu marido achar extremamente rude pedir às visitas para o fazerem.
    Acho que falta mais consciência (e respeito, afinal) como existe já em tantos outros países.

    ResponderEliminar
  3. A principal causa da minha resistencia é o ponto 1 do Rim, que se situa mesmo na planta do pé. Posto isto, é pé colocado no chão fresco e a garganta a picar quase de seguida! De resto, sou toda a favor!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o conjunto de pantufas! Sabe onde é que ela as comprou? Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Cá por casa os sapatos tb ficam logo à porta.
    É um hábito já bem enraizado... entramos, saem os sapatos entram os chinelos (abertos/de enfiar no dedo).
    Já não sei andar calçada em casa!

    Com as visitas frequentes também já vai acontecendo.

    ResponderEliminar
  6. Sou muito mole dos pés, e andar descalça endurece-os e provoca-me dores. Mas ando sempre de chinelos ou de pantufas. Ainda por cima no meu trabalho ando sempre cheia de pó e terra, por isso é obrigatório deixar os sapatos à entrada!

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa é o contrário.... Os miudos sempre a descalçarem-se e eu com sapatos atrás... Então eles se andarem descalços não se constipam? È que se eu lhes calçar chinelos eles largam-nos à primeira oportunidade....

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa é o contrário.... Os miudos sempre a descalçarem-se e eu com sapatos atrás... Então eles se andarem descalços não se constipam? È que se eu lhes calçar chinelos eles largam-nos à primeira oportunidade....

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito deste post, pois tenho dois pestinhas cá em casa que andam sempre descalços, seja inverno ou verão. Eu bem insisto para que calcem os chinelos, mas passado 5 minutos já estão fora dos pés, ao princípio ficava chateada, porque como o chão é cerâmica (tirando os quartos) tinha medo que ficassem doentes, agora já não ligo tanto, eles sentem-se à vontade e por incrível que pareça, raramente ficam doentes. Já eu quando chego a casa tiro logo o calçado e calço os chinelos, não gosto muito de andar descalça. Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste post, pois tenho dois pestinhas cá em casa que andam sempre descalços, seja inverno ou verão. Eu bem insisto para que calcem os chinelos, mas passado 5 minutos já estão fora dos pés, ao princípio ficava chateada, porque como o chão é cerâmica (tirando os quartos) tinha medo que ficassem doentes, agora já não ligo tanto, eles sentem-se à vontade e por incrível que pareça, raramente ficam doentes. Já eu quando chego a casa tiro logo o calçado e calço os chinelos, não gosto muito de andar descalça. Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Eu também gosto de andar descalsa mas como tenho frio nos pés uso meias e estas ficam cheias de pelo dos meus dois gatos e do cao. Entao troco os sapatos da rua por chinelos de casa mas irrita-me o barulho deles!! Mal posso vou para o tapete da sala para me descalsar e sentar no chao. O engraçado é que eu faço isso na casa dos outros e quando dou por ela tambem eles se sentam no chao. É saudavelmente contagioso!!

    ResponderEliminar
  12. Um hábito muito nórdico!
    Cá em casa trocamos de imediato os sapatos por chinelos, assim que entramos em casa. O hábito já está tão incutido que nem reparamos que o fazemos, é já um gesto automático.

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita,
    Também gosto de andar descalça.... mas é no Verão.
    No Inverno chego a casa e vou logo descalçar-me e calçar os chinelos (é mais confortável, depois de ter passado um dia inteiro com saltos), além disso os meus vizinhos de baixo não têm que ouvir o Toc-Toc dos saltos. Só não ando descalça porque tenho frio nos pés...
    Já no Verão adoro andar descalça.... o fresco do mosaico refresca-me e não tenho tanto calor.
    Sei também de casos, em que seja quem for... entra em casa e tem chinelos que pode usar enquanto esta de visita, depois volta a calçar-se quando se vai embora...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  14. Muito interessnte seu ponto de vista. Também gostaria de adotar essa prática aqui em casa, porém os demais acham que é imprecindível andar calçado para não pegar friagem ou resfriado.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Vivo no Reino Unido e como a maioria das casas têm carpete aqui quase toda a gente anda descalça em casa. Quando vou a casa das outras pessoas faço o mesmo, olho apra a entrada, se vejo sapatos, descalço—me. Acabei de comprar um conjunto de chinelos iguais a esses para minha casa, comprei na amazon.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...