06/06/2014

As mudanças que ando a fazer na minha alimentação

Viver uma vida cada vez mais natural, mais saudável, mais livre de produtos químicos nocivos (já me bastam os produtos terríveis com que trabalho no laboratório) tem sido um grande objectivo meu dos últimos tempos.

Na alimentação, tenho feito cada vez mais a comida de raíz. Prefiro ser eu a fazer bolos, biscoitos, granola, até iogurte, em vez de comprar já feito. Feito em casa sabe melhor e sei exactamente o que lá ponho. Tenho privilegiado ingredientes biológicos e, se possível, de comércio justo. Os ovos que compro não são biológicos, mas são de galinhas livres. Só não compro muita carne e verduras biológicas porque os preços costumam ser proibitivos... Prefiro os alimentos (arroz, farinha, etc.) integrais e o açúcar branco não entra lá em casa... As sementes e super-alimentos como spirulina e bagas goji sairam de uma gaveta escondida e têm agora um lugar de destaque no armário da comida. 

Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas estou muito contente com estas alterações que tenho andado a fazer na cozinha. Vou quase sempre almoçar a casa, gasto menos dinheiro... e sim, continuo a comer bastante chocolate, mas prefiro fazer salame ou chocolate caseiro ou um bolo de chocolate sem farinha (ou com farinha integral) do que comprar já feito, que é muito mais processado.

Depois de uns breves meses de vegetarianismo o ano passado, tenho agora vindo a adoptar o estilo intuitivo. Como o que me apetece, mas ouço o corpo. Começar a ouvir o corpo muda a nossa vida. Tento comer quando tenho fome, não por gula. Penso no que é melhor para mim. Preciso mesmo de repetir o prato, como estive quase para fazer hoje ao almoço (por gula, não por fome)? 

Quando como algo que não devo ou quando como demasiado, o corpo dá sinal e a mente também. No outro dia o meu pequeno-almoço foi uma tosta mista, um ucal e ainda um palmier coberto. Esse dia de trabalho não foi nada produtivo... Quando, pelo contrário, tomo um smoothie de fruta e vegetais ou iogurte com granola e fruta, a cabeça funciona muito melhor. Se como demasiado ao almoço, é muito difícil concentrar-me no trabalho à tarde. Se tenho um almoço mais leve mas nutritivo, a tarde passa-se muito melhor.

E não faz mal nenhum se um dia for almoçar fora e comer arroz branco ou batatas fritas ou fast food! Não pode é ser todos os dias a comer dessa maneira, pois o corpo e a mente ressentem-se... O meu pita dosha fica logo desequilibrado quando como coisas picantes (felizmente que não gosto muito de picante) e a minha barriga incha quando como muito feijão... Para mim é importante fazer escolhas alimentares saudáveis, conscientes, comer com moderação, com atenção plena, mas não me privar das coisas que gosto, como o chocolate ou um palmier coberto de vez em quando.

Uma coisa que tenho verificado nos últimos meses, não sei se é da prática de yoga ou... da idade e do abrandamento do metabolismo, é que tenho muito menos fome ao jantar. Basta-me uma sopa e fico bem. De manhã tenho que comer bem, um bom pequeno-almoço, um bom almoço, um lanche mais leve; ao jantar, uma sopa basta. Os yogis comem pouco (em comparação com o comum ocidental), penso que por estarem mais em contacto com eles próprios, têm mais consciência daquilo que realmente precisam...


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

3 comentários:

  1. Viver com saúde, que bom.
    Obrigada pela partilha and… Have a nice day!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    Relativamente aos preços dos vegetais e carne biológicos serem absurdos acho que isso acontece nos supermercados ditos normais? Eles de facto abusam e a oferta deixa muito a desejar o que desmotiva muita gente. Procure mercados e pequenos produtores locais (biológicos ou não), os preços são toralmente diferentes, a oferta muito melhor e tem a vantagem de conhecer as pessoas por trás dos produtos. Ás vezes até nos convidam para conhecer as suas quintas ;) Maria João Seixas

    ResponderEliminar
  3. Também tenho feito este percurso desde final do ano passado. Aprendi a conhecer o meu corpo e isso é muito importante para adequarmos corretamente a alimentação e de vez em quando termos pequenos mimos :)
    Tal como tu também não consigui manter uma alimentação vegetariano, mas consegui o equilíbrio fazendo-o em casa e comendo peixe no refeitório ao almoço (onde também não teria opções vegetarianas equilibradas).
    O Yoga trás-nos consciência e isso é uma "arma" poderosa :)
    Beijinhos e bom fim de semana Rita!|

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...