22/11/2012

Como conseguir fazer tudo

Eu devo ser maluca. Tenho um trabalho "a sério" que exige muito esforço mental e criatividade. Tenho dois filhos que vou buscar à escola às 15h30, indo depois com eles para casa - e querendo isto dizer que só estou no meu trabalho (o tal "a sério") das 9h até essa hora. Tenho outras actividades, em casa e familiares, e ainda tenho o blog, a página do facebook e o grupo das manhãs. E agora ainda quero levar o blog mais a sério, fazer sessões de coaching e workshops e palestras??? Mas como é que vou arranjar tempo para isto tudo? 

É simples. Aproveitando melhor as minhas 168 horas semanais

Para mim, é fundamental dormir o suficiente e levantar cedo, antes de todos os outros, para ter umas horas calmas para mim. A maioria das pessoas de sucesso levantam-se cedo e aproveitam essas primeiras horas da manhã para tratarem de si e avançarem no seu trabalho. Quando o resto do mundo se levanta, já estas pessoas fizeram mais do que muita gente faz um dia inteiro. 

O meu objectivo é levantar-me às 6h da manhã e tenho conseguido, com uma ou outra falha. O grupo Bom Dia Manhãs tem ajudado imenso; a partir do momento em que me comprometo publicamente a levantar-me a uma certa hora, torna-se muito mais fácil saltar da cama na manhã seguinte. Acordando às 6h tenho uma hora para fazer o que faço melhor de manhã: escrever. Não é para ver emails nem blogs; é para escrever. Às 7h tenho encontro marcado com a Jillian Michaels. Já tentei fazer o exercício mais tarde, mas não funciona (a nãos ser que seja no ginásio, com hora marcada). Estudos mostram que tarefas que requerem auto-disciplina são feitas mais facilmente logo de manhã - e o exercício físico enquadra-se nesta categoria.

Das 9h às 15h30 estou na Universidade (tirando este mês que decidi ficar em casa a escrever, para não ter distracções). Tem que ser porque os miúdos saem às 15h30 da escola (este ano não há AECs) e optei por ir buscá-los a essa hora e ir para casa, em vez de pô-los num ATL. Assim, eles lancham calmamente, fazem os trabalhos de casa sem pressas e quando chega a hora das actividades, já têm tudo feito - é muito menos stressante. Como passo menos 2 horas no trabalho (costumava sair às 17h30), tenho que aproveitar as minhas 6 horas e meia ao máximo. Quer isto dizer que não faço pausas para ir ao cafezinho, não perco tempo em conversas no corredor, almoço em meia hora ou menos, e não me distraio com blogs, facebook e similares. Posso passar menos tempo no trabalho que a maior parte dos meus colegas, mas garanto-vos que consigo fazer muito mais. Se formos a espremer o tempo de trabalho útil da maioria das pessoas, é muito menor que o tempo que passam no local de trabalho. 

Para me focar no trabalho, uso a técnica Pomodoro. Quando o trabalho está a correr bem, faço pomodoros de 50 minutos com 10 de descanso, em vez de 25/5.

Em casa, enquanto os miúdos lancham e fazem os TPCs, dedico-me a tarefas de trabalho que exigem menor concentração, como escrever e responder a emails, tratar de burocracias, e coisas assim. Se tiver mesmo muito que fazer, continuo ao computador a fazer análise de dados, estatística, a ler artigos. Antes do jantar, ainda tenho tempo de tratar da casa e deixar tudo pronto para o dia seguinte. Depois do jantar é para relaxar, ou para tratar de uma das minhas outras paixões: este blog. Leio e respondo a comentários, vejo o FB, escrevo posts, planeio um workshop... Gosto de estar na cama às 10 da noite, mas ainda leio bastante. É terrível quando fico acordada até acabar o livro... nem olho para o relógio, porque no dia seguinte... a alvorada é às 6h!

17 comentários:

  1. Bom dia, Rita!

    O grupo no FB está realmente a ajudar muito! Não me sinto tão "sozinha" e ter com quem vir marcar o ponto é óptimo!

    Com o que escreveste hoje, fez-se um click na minha cabeça: é que eu costumo deixar a preparação do dia seguinte para depois do jantar. E realmente, se a fizer antes, ao mesmo tempo que preparo o jantar, por exemplo, é bem melhor! A implementar já hoje! :)

    ResponderEliminar
  2. Ahahhaha! Adorei! És maluca sim mas não estás só. temos exactamente o mesmo ritmo e sinceramente acredito que somos MUITO mais realizadas assim! Welcome colega dos workshops e coaching! :D

    ResponderEliminar
  3. Tens uma vida regrada mas adoro. És prática e cumpres metas.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rita,
    É mesmo motivo de orgulho conseguires tudo isso, com a tua organização. Queria colocar-te uma questão quanto ao exercício. Há quanto tempo segues a Jillian? Fazes todos os dias? E notas resultados?
    Obrigada,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa, os treinos são bem puxados, mas ainda não consegui fazer o programa seguido como é suposto... Mas vi vários testemunhos na net, fotos do antes e do depois, e os resultados eram bem óbvios. Foi por isso que comprei o DVD, mas realmente tenho andado demasiado preguiçosa (e o pé que parti no verão ainda não está a 100%).

      Eliminar
    2. Boa, vou explorar :)
      Eu gosto da Jeanette Jenkins, o programa de abdominais é intenso e rápido (17 minutos) o que às vezes dá jeito quando temos pouco tempo!
      Obrigada pela resposta.
      As melhoras do pé!
      Beijinho,
      Filipa

      Eliminar
    3. Rita, só queria partilhar contigo que experimentei hoje o primeiro nível da Jillian...gostei mas aquilo é cansativo!
      Obrigada pela sugestão.

      Beijinho,
      Filipa
      wwww.welc-home.blogspot.pt

      Eliminar
    4. Pois claro, se não doer, não faz efeito!!! É dureza mesmo! Espera até chegares à segunda semana...

      Eliminar
  5. Eu também me comecei a levantar às 6 da manhã para fazer uma coisa que adoro e para a qual nunca tenho tempo: costurar. À noite estou demasiado cansada e, se me ponho a costurar até tarde, depois sinto a cabeça num turbilhão e demoro muito tempo para adormecer. Assim, de manhã, estou de cabeça fresca e adoro aqueles momentos em que a casa dorme e ainda está escuro lá fora. Curiosamente, tenho acordado com bastante energia e tenho aproveitado para ir correr às 7, duas vezes por semana. Quero manter este hábito. A ti te agradeço por me inspirares e teres dado a conhecer os livros da Laura Vanderkam!

    ResponderEliminar
  6. Realmente é verdade que desde que me comecei a levantar às 6h os dias têm rendido muito mais! E até consegui integrar o exercício físico novamente. É que passar muito tempo em frente a um computador a escrever fez-me com uma barriguinha maior do que queria... E os Pomodoros realmente têm sido uma maravilha e como disseste quando a escrita está a correr bem faço os Pomodoros 50/10 em vez dos 25/5. E o grupo da manhã foi a única razão porque voltei a criar uma conta de Facebook (tinha encerrado a conta em Agosto para evitar dispersão).

    Beijinhos e bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, ai, abrir novamente a conta no FB!!!!!!! Eu já pensei fechar a minha imensas vezes, mas não consigo...

      Eliminar
  7. Nem vou contar como são minhas manhãs, para não passar vergonha em público. Faço muita coisa (comparando-se com a maior parte das pessoas), e sou bastante organizada, mas meu dia só começa de fato às 9:00 hs...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Rita, eu estava tentando fazer como vc acordar 2 horas antes da família mas não deu certo, como estou gravida essas 2 horas começaram a fazer falta e me deixar exausta, mas em todo resto vc tem sido fonte de grande inspiração...
    Muito Obrigada!
    Ana Rezende /Brasil

    ResponderEliminar
  10. A peca fundamental e sem duvida organizacao e disciplina. quem me dera conseguir disciplinar-me para acordar as 06 da manha e aproveitar bem o dia. as vezes ha dias assim extremamente positivos :)

    ResponderEliminar
  11. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1nBwfZZvjKo

    a propósito do pomodoro

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...