11/06/2014

Os produtos de beleza verdes que eu uso

Tal como referi no último post, viver uma vida cada vez mais saudável e "verde" é um dos grandes objectivos que me tem acompanhado nos últimos 2-3 anos. Hoje vou então escrever sobre os produtos de beleza/higiene pessoal que uso.

Este tema não é novo no blog. Já aqui partilhei algumas receitas de tratamentos faciais e produtos naturais e caseiros que gosto de usar. Actualmente, a minha rotina é esta:


> antes do banho faço uma escovação do corpo a seco; descobri esta técnica há pouco mais de 1 mês e estou a adorar

> no banho comecei a usar sabonete e deixei o gel de banho; quero experimentar os sabonetes de leite de burra e outros, desde que sejam feitos com produtos naturais e de preferência biológicos

> uso um shampoo da NaturVital, que é feito com produtos naturais; já experimentei outras alternativas, como o bicarbonato de sódio, mas não fiquei satisfeita

> como amaciador de cabelo, vinagre de cidra - o cabelo fica óptimo, muito sedoso e não fica a cheirar a vinagre

> após o banho, besunto-me toda com óleo de coco; o óleo de coco é muito bom para pessoas Pitta como eu e nunca tive a pele tão hidratada como agora!

> na cara costumo pôr manteiga de karité porque é menos gordurosa que o óleo de coco; tal como o corpo, a pele da cara nunca esteve tão boa como agora

> também deixei os desodorizantes de supermercado e faço o meu próprio deo com óleo de coco (para hidratar) e bicarbonato de sódio (para eliminar odores); pode adicionar-se amido de milho como antitranspirante, mas eu não gosto

> deixo o cabelo secar naturalmente, mesmo no inverno; a única altura em que secava o cabelo era quando usava franja...

> à noite costumo limpar a pele com uma mistura de óleo de coco e de amêndoas, tonifico com água de rosas ou chá verde e hidrato com óleo de coco

> continuo a usar uma pasta de dentes de supermercado porque ainda não achei alternativas naturais que me agradassem...

> para esfoliar a pele do corpo e face, adoro uma mistura de mel, óleo de amêndoas doces (ou coco) e açúcar branco ou mascavado (o amarelo é muito suave para esfoliar)

> o óleo de coco e a manteiga de karité também servem de baton para o cieiro; aliás, o óleo de coco é dos produtos mais hidratantes e nutritivos que há e estou muito satisfeita desde que comecei a usá-lo para todos estes fins!

Em breve quero mesmo usar uma pasta de dentes natural e fazer o meu próprio protector solar!

E realmente adoro o óleo de coco! É um produto excelente, versátil e muito bom para a minha constituição Pitta (Pitta é um dos doshas de que fala a medicina ayurvédica)


E tu, que produtos naturais e caseiros costumas usar?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

20 comentários:

  1. O desodorizante deixou-me curiosa. Como se faz? Thanks :)

    ResponderEliminar
  2. Também tenho lentamente feito esta conversão :) mas ainda não substitui todos. Para alguns ainda estou a esgotar stock e para outros ainda não encontrei uma opção que me agradasse. Um pouco como tu :)
    Banho - faço o meu sabão,
    Esfoliação - mistura de azeite e açucar
    Máscaras pele - argila verde
    Hidratação do cabelo - marcara de óleo de coco 1 vez por semana (coloco à noite e só lavo de manhã)
    Hidratação/limpeza de pele - neste momento azeite, vou experimentar óleo germen trigo em breve
    Falta shampoo cabelo, desodorizante (confesso que apenas por receio de falta de eficácia) e pasta de dentes

    ResponderEliminar
  3. Para além desses todos tb uso óleos essencias com alcool a 70% num mini borrifador para fazer de "perfume". Já agora onde compra a manteiga de Karité para o rosto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei no Celeiro, mas também há online aqui: http://www.circulobio.pt/produtos-manteigas-e-ceras-manteiga-de-karite-biologica

      Eliminar
  4. Uso o leite de magnésia como desodorante. É mais econômico, não tem perfume e dura o dia inteiro. A única desvantagem é que deixa a pela da axila esbranquiçada.

    ResponderEliminar
  5. E onde compra o óleo de coco? Tenho receio de comprar a "banha da cobra"!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,

    onde compra o óleo de coco?
    Já usei gel de banho de coco e creme hidratante de coco, da marca Yves Rocher. Gostava muito, quer da hidratação, quer do agradável aroma que ficava na pele, mas o inconveniente era mesmo o preço. Para quem usa diariamente não fica nada em conta.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas Rita! :)

    Eu também sou Pitta e confirmo as vantagens do óleo de côco. Para além do que referiste, eu também uso no cabelo, uma vez por semana. Aplico bastante, principalmente nas pontas, espalho bem e penteio. Faço isto ao deitar e só lavo no dia seguinte de manhã. O cabelo fica sedoso e macio, com as pontas tratadas e nada oleoso. Esta é uma boa opção para mim, pois não me entendo com os amaciadores de supermercado. Quanto às marcas de óleo, já experimentei várias, mas a minha preferida é Coco Bio de Emile Noel (http://euintrinseco.blogspot.pt/search?q=%C3%B3leo).

    Quanto ao esfoliante, o meu preferido é a areia do mar, sentada à beira mar!! Claro que esta só dá para quem mora quase na praia e em pleno inverno não é tão simples... ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita, :) aqui, dentro do ecológico, usa-se desodorizante, sabonete e cremes dos Filhos da Terra (marca da Denise, é só ver no facebook). É tudo feito por ela à base de produtos naturais. Champoo ainda não experimentamos em barra (mas já ouvi dizer muito bem), e dentro dos de supermercado optamos pelos que não são testados em animais (não há assim tantos à escolha como isso :( ).

    ResponderEliminar
  9. Rita uso pasta de dentes do celeiro. Existem várias alternativas, basta consultar os ingredientes e ver qual lhe agrada mais. Também faço o meu desodorizante e uso sabão e outros produtos de filhos da terra ( que recomendo vivamente). Para a pele uso creme hidrante feito especialmente para mim por tresentidos.com

    Onde compra o seu shampoo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olà Rita! Obrigada por mais um post tão bom :-) fiquei curiosa, e descobri que o meu dosha é Vata. Gostava de aprofundar este assunto, a Rita aconselha algum livro ou site? Obrigada!

    Quanto aos produtos de beleza, ainda estou na fase de minimizar, mas tenho substituído os que vão acabando por alternativas mais naturais. Também uso um shampoo da NaturVital e adoro! Finalmente acertei com o shampoo :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita! Cada vez mais também tenho tentado substituir os produtos de higiene por produtos naturais. E que coincidência, hoje fui comprar óleo de coco biológico para fazer o meu desodorizante e contar como correu a experiência! Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  12. Rita, sobre a pasta de dente, você acha que só o oil pulling não basta? Com oil pulling + escova + fio dental sinto os dentes limpos! Quando sinto que ainda não foi suficiente faço um bochecho com chá de cravo.

    De qualquer forma, tem essa receita aqui de pasta de dente, mas é com um ingrediente tipicamente brasileiro, não sei se em Portugal teria: http://caroldaemon.blogspot.com.br/2011/06/pasbas-plantas-flores-e-especiarias.html

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, ontem li o teu post e fiz logo o desodorizante. Fiz com os ingredientes que tinha em casa: óleo de coco, bicarbonato de sódio e um pouquinho de amido de milho. Não tinha araruta, por isso não pus. Estou a experimentar hoje.
    No inverno usei apenas o óleo de coco nas axilas, mas agora com o tempo mais quente não estava a ser eficaz.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez simples mas mais do que suficiente. Obrigada pelas dicas, que me diz a usar vinagre como desodorizante?

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita!

    Uma das coisas que mais adoro é poder tornar os meus hábitos e estilo de vida (mais) amigos do ambiente. Já há muito que deixei de usar secador de cabelo, entre outras coisas, e vai na volta experimento uma receita de desodorizante caseiro, mas ainda nenhuma me agradou totalmente. Fiquei super curiosa para experimentar as maravilhas do óleo de côco para a pele e do vinagre para o cabelo!

    Quanto ao protector solar... bom, normalmente não o utilizo, até porque não suporto muito a "torreira ao sol" nas horas de maior calor e, por isso, tento manter-me dentro de casa ou à sombra sempre que possível nessas alturas. Mas deixo aqui um artigo de uma outra bloguer que me deixou a pensar: http://www.misskale.pt/7-perigos-dos-protetores-solares/
    Eu que não percebo assim muito desta área não comento a veracidade das questões aqui abordadas... mas considero que é sempre um tema a reflectir.

    Óptima continuação!

    ResponderEliminar
  16. Olá Rita,
    Adorei o post! Fiquei curiosa em relação à receita do desodorizante (sem o amido de milho).
    E fiquei a pensar numa coisa. Tenho uma filhota com 3 anos que tem a pela muito seca. Sabe se o óleo de côco também é adequado para a pele de crianças tão pequenas?
    Obrigada e continue a inspirar-nos!

    ResponderEliminar
  17. gosto de usar fubá orgânico como esfoliante, é bem fininho, não machuca a pele como o açúcar. Estou gostando de conhecer seu blog. sou do Brasil, São Paulo, e vou acompanhar suas novidades pois gosto bastante dos temas que você aborda. Maria Isabel P.Saletti.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...