30/06/2014

Um período mais verde com o copo menstrual

via

Após quase 20 anos a usar tampões, decidi que era altura de arranjar uma alternativa mais amiga do ambiente para aqueles dias do mês... Já tinha ouvido falar bastante dos copos menstruais, mas o medo impedia-me de investigar o assunto mais a fundo... Até que me decidi e comprei o Lunette (não por nenhum motivo em especial, mas sim porque foi o único que encontrei à venda, na Terra Pura, por cerca de 25 euros). Lunette, Diva Cup, Mooncup, LadyCup... funcionam todos de forma semelhante - e são óptimos!

O copo menstrual é isso mesmo: um copo... para o sangue menstrual. Põe-se, deve ficar bem posto para não haver escorrências para fora, tira-se ao fim de algumas horas (6-12), deita-se o sangue na sanita, lava-se o copo e insere-se outra vez. Não há cá plásticos nem papéis inutilizados - dizem que o copo menstrual deve ser substituído ao fim de 5 anos e se fizermos as contas (tampões/pensos para 5 anos vs. copo menstrual), tanto a carteira como o ambiente agradecem.

Comprei o meu há uns meses e não quero outra coisa. Duas colegas minhas também usam e são fãs (provavelmente conheço mais pessoas que o usam, mas o assunto ainda não surgiu...). Claro que o aconselho, mas se tens problemas com sangue, mesmo sendo o teu... é melhor pensares duas vezes. No entanto, umas das vantagens do copo é precisamente essa: temos uma noção melhor do que é que sai cá de dentro e assim ficamos mais em sintonia com o nosso ciclo menstrual.

Os copos menstruais vêm geralmente em dois tamanhos (o mais pequeno para quem não teve filhos por via vaginal e o maior para quem tem fluxo mais abundante ou teve filhos por via vaginal) e vendem-se nas farmácias e lojas de produtos naturais. 

Se, como eu, já tinhas ouvido falar do copo menstrual mas ainda não tiveste coragem para experimentar, vai em frente!

E se já usas copo menstrual, o que achas?



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

32 comentários:

  1. Olá Rita! Ando a pensar em utilizar o copo menstrual já faz algum tempo...mas não tive coragem ainda e não conhecia ninguém que o tivesse experimentado. Podes usar durante a noite também? Assim não se usa nem pensos nem tampões, certo ou errado?
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Uso o copo mestrual Lunette há já dois anos e também recomendo vivamente. Para além da poupança tanto para o ambiente como na carteira, considero mais higiénico que os tampões tradicionais (que usei durante mais de 6 anos) e muito muito mais higiénico os pensos. Ao contrario dos tampões tradicionais, tem também a vantagem de não promover mau cheiro nem secar a zona, portanto há menos riscos de contrair infecções. Coragem! Vale a pena 😉

    ResponderEliminar
  3. O único senão que vejo é, numa casa de banho pública, ter de o lavar para o colocar novamente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei que isso seria uma limitação (ter que o lavar no trabalho), mas comigo aguenta bem 8-9 horas, por isso só o tiro e lavo em casa.

      Eliminar
    2. Era a minha grande dúvida. Bem pensado.

      Eliminar
  4. Queria usar, mas o ginecologista desaconselhou, diz ele, por poder alterar a posição do DIU... ;.(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho serias duvidas de que isso seja possivel. Assim as relacoes sexuais seriam um grande risco. Alem disso o copo tal como tampoes nao chega ao colo do utero ;) e um parceiro chega.

      Eliminar
    2. Teenho serias duvidas;) o copo nao chega ao colo do utero tal como um tampao. Ja um parceiro sexual chega la e nao e considerado um super risco ;)

      Eliminar
    3. Ja agora uso OrganiCup ha cerca de ano e meio;) eu ca pedia uma segu da opiniao;)

      Eliminar
  5. Olá Rita,
    Uso meu copinho há 6 anos e amo muito...
    Muito mais higiênico e ecológico, sem falar na economia.
    Adoro seu blog...
    Paz e Luz...
    Abração...
    Lilian

    ResponderEliminar
  6. Uso desde 2011 e adoro! Não troco por nada, acho muito mais higiênico que as outras alternativas. E como o sangue não oxida (porque não entra em contato com o ar) a gente não fica cheirando!
    Para mim também aguenta o dia fora de casa!

    ResponderEliminar
  7. Este ano também foi a minha vez. Encomendei uma Lunette e também estou muito satisfeita.
    Eu felizmente tenho pouco fluxo e por isso só troco de manha e a noite. Claro que tive uo meu primeiro dia de experiências e aprendizagem meio esquisito como todas as mulheres tem no seu primeiro dia com o seu copo menstrual. Mas depois disso tudo corre as mil maravilhas.

    Acho muito higiénico, nada complicado de usar. Dá uma sensação boa de limpeza, sem odores esquisitos e muita liberdade de movimento. Podemos correr, fazer exercicio, dormir, podemos fazer qualquer coisa q nao se sente nada! 
    Nós mulheres somos todas diferentes, muitas mulheres nao tem que cortar a patilha, no meu caso tive que a cortar toda e nem por isso é complicado de retirar. É fácil!

    Logo a seguir deitei todos os tampoes normais que tinha no lixo e nao os volto a comprar pois estao impregnados em tóxicos que nao queremos que sejam absorvidos pelo nosso corpo (é só pesquisar na net para nos assustarmos). Mas comprei uns naturais sem toxicos da natracare para ter na carteira no caso de um dia esquecer da minha Lunette. Mas até hoje nao foi preciso.

    Quem tem receio de experimentar, não tenha, pois vale a pena passar essa barreira, quer seja pela nossa saúde, pelo dinheiro ou pelo meio ambiente.
    O que me fez dar o salto foi pensar na minha saúde.

    ResponderEliminar
  8. Copo menstrual é vida! Uso há quase um ano e me sinto outra. É uma outra forma de lidar com o ciclo, com o próprio corpo... Eu uso o Inciclo. Vale muito a pena. Claro que já passei alguns apertos com vazamento, igual ao absorvente normal... mas foi por erro de colocação. Colando direitinho, você nem lembra que está "naqueles dias".

    ResponderEliminar
  9. Há um tempo pensei nessa alternativa, primeiro pq absorvente sempre me incomodou muito e segundo pq sempre pensei naquele tanto de algodão e plásticos jogados fora. Porém, após passar por cólicas e enxaquecas no período menstrual, optei por não menstruar tomando pílulas contínuas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renata, não pode evitar comentar a sua mensagem! Enquanto tomei a pílula também sofria de enxaquecas e cólicas intestinais. A somar a muitas outras questões, decidi parar a pílula! A sua enxaqueca é com aura? As mulheres que sofrem de enxaqueca com aura não devem tomar a pílula combinada. A maioria das pílulas é combinada. Fale com o seu médico ou leia a burla da sua pílula. Desde que parei a pílula NUNCA mais tive enxaquecas. As cólicas imediatamente antes do período continuam mas acho isso natural, e encaro-o como uma limpeza do intestino. Pode ler sobre a minha experiência com a pílula aqui http://greenerhealthierhappier.blogspot.fi/search/label/Parar%20de%20tomar%20a%20p%C3%ADlula%20contraceptiva

      Eliminar
  10. Há cerca de dois anos que conheci este objeto e fiquei logo fascinada mas o tempo foi passando e ainda nao comprei. Vai ser hoje Rita!
    Já agora gostaria de adicionar que no Mexico, quando em contacto com uma shaman descobri que o sangue, em vez de deitado na sanita pode-se deitar na terra para fertilizar as arvores e plantinhas.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Rita antes de mais muitos parabens pelo Blog! só uma curiosidade como lava o copo? só com água ou usa algum desinfectante natural? obrigada Cátia Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Água quente e de vez em quando fervo-o. É o que é aconselhado pelo fabricante.

      Eliminar
  12. Eu tenho um fluxo mesmo muito abundante. Chego a gastar uma caixa de tampões e outra de pensos maxi num só dia... Felizmente não é todos os meses. Vou experimentar o copo, mas não arrisco sem colocar também um penso. :( Sara C.

    ResponderEliminar
  13. uso há 7 meses e estou arrependida de não ter experimentado há mais tempo..confesso que ainda não acertei com a técnica de colocação (ando sempre com um pensinho diário mas que raramente fica sujo)
    passo por água sempre que o tiro e todos os dias vai para a água quente no duche, no fim da menstruação fervo 5min antes de o guardar no saquinho.
    quanto à duvida da mudança durante o dia, eu opto por mudar ao fim de 6h (trabalho 10h) e mudo-o em casas de banho "publicas" (no escritório) com alguns truques: levo comigo uma garrafa de meio litro de água, e uns toalhetes de mão, lavo bem as mãos antes, depois deito fora o sangue, passo por água e volto a colocar o copinho, super tranquilo!

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita!
    Também fui um pouco reticente quanto ao uso do copo, embora a ideia sempre me tivesse parecido boa. Mas já uso o Mooncup há 3 anos e não quero outra coisa. Mais ecológico, mais económico e muito mais saudável!
    Não me limita em nada e também o mudo só em casa, pelo que não sinto quaisquer dificuldades.
    Também recomendo!

    Bj de boa semana,
    Sofia

    ResponderEliminar
  15. Adoro! O meu é o Organic Cup mas é igual aos outros. Eu não tenho muito fluxo por isso só o tiro uma vez por dia quando tomo banho. Lavo o corpo, o copo menstrual e não tenho mais preocupações até ao dia seguinte. É fantástico!

    ResponderEliminar
  16. Olá, uso o Mooncup desde 2007. Considero que foi o melhor investimento que já fiz na minha vida e recomendo. Até hoje não tive qualquer problema, e nas viagens então nem se fala é do mais cómodo que existe. Com o passar do tempo notei que a relação que se estabelece com o nosso corpo muda. Fiz as "pazes" definitivas com o período menstrual e é uma fase igual aos dias normais. Pela minha experiência, acho aconselhável mudar mais vezes ao dia nos dias de maior fluxo algo como depois do almoço, antes de deitar e na manhã seguinte, isto para que não se formem gases. Nos dias de pouco fluxo, basta de manhã e à noite. Os cuidados com a higiene do copo menstrual, claro, são fundamentais!

    ResponderEliminar
  17. Para mim foi uma novidade. Que pena, agora que já estou na menopausa é que inventaram isto!

    ResponderEliminar
  18. O relato pareceu muito interessante só fico a pensar ( e digo isto porque há muita coisa que me faz confusão ) não faz um pouco de impressão ao inicio, ver todo o sangue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não faz confusão nenhuma... ;)

      Eliminar
    2. Acho que só experimentando :) eu não conhecia por isso obrigado

      Eliminar
  19. Olá! Ja conhecia mas nca experimentei. Tenho dúvidas em relação ao tamanho de copo. Não se incomoda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nélida! Olhe, como sou muito pequenina e nunca tive filhos, a primeira vez que olhei para o tamanho do copo fiquei em pânico. Jamais iria conseguir pô-lo só molhado em água como sugerem. Mas desde que o comecei a lubrificar com óleo de coco, e a dobrá-lo na maneira mais pequena, é muito fácil! Também pode usar azeite ou outro óleo que se consuma na alimentacão. Ou então, obviamente, lubrificante íntimo, de supermercado.

      Eliminar
  20. Ola :)

    Alguém por aqui sabe se interfere com o anel vaginal?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...