Zona de jantar na sala. Cada vez mais minimal e branco.
Depois de várias semanas a tentar (e a falhar), hoje levantei-me às 5 da manhã.
Acordei, fui ligar a máquina da roupa (mudei para a tarifa bi-horária), e com uma chávena de chá preto na mão fui para o computador. Escrever. Sobre minimalismo. Sobre as origens do minimalismo (Zen Budismo e Wabi Sabi).
E estabeleci novas rotinas. Isto porque, por causa da tarifa bi-horária, a minha empregada vai passar a vir só uma vez por semana para limpar a casa. Assim, eu vou começar a passar a ferro (ao Domingo ou de manhã antes das 7) e a limpar a casa (à sexta) mais a fundo uma vez por semana. Não me chateia, que eu sempre gostei de fazer limpezas (só não gosto mesmo nada de cozinhar).
Além da tarifa bi-horária, o outro motivo para diminuir na empregada é para poupar dinheiro. Um dos meus objectivos financeiros para 2012 é poupar cerca de metade do que ganho por mês. E não pensem que eu ganho assim tanto quanto isso, que não ganho (aliás, se já perceberam que eu sou pós-doc e se souberem quem paga aos pos-docs, podem facilmente ver na net os nossos ordenados, que está lá tudo escarrapachado - e podem ver também que não temos direito a subsídio de natal nem de férias nem sequer de desemprego - e somos os profissionais com maiores habilitações académicas do país...).
Continuando, estabeleci então novas rotinas para conseguir fazer tudo.
O meu dia ideal será então qualquer coisa deste género: levantar às 5 da manhã, escrever até às 7, ir ao ginásio, despachar-me (e aos miúdos), escola e trabalho. As tardes são mais variáveis, pois implicam actividades dos miúdos, o meu ténis, jantar, preparar o dia seguinte, ajudar com os TPCs. Depois do jantar e até à hora de deitar dos miúdos é tempo em família. A hora do meu deitar chegará cedo, antes das 11, senão a alvorada às 5 da manhã será muito difícil.
A sexta-feira à tarde será sagrada. Vou trabalhar só de manhã, e à tarde faço a revisão semanal, o menu, a lista de compras, dou uma limpeza à casa, vou às compras, e ténis para acabar bem o dia. Domingo é dia de passar a ferro (mas também durante a semana sempre que for preciso, mas antes das 7 da manhã!), fazer bolachas de chocolate e algumas comidas de forno para congelar.
Parece-me um bom plano. Eu gosto de fazer planos e listas, como sabem. E o fim do ano é tradicionalmente (leia-se psicologicamente) a época mais propícia para isso.
Quero ainda estabelecer bem os meus objectivos financeiros para 2012 (inspirada pela Laura) e uma lista de pequenas coisas a fazer em casa (pintar móveis e coisas do estilo).