30/01/2012

Viver com uma iguana



Recebi alguns pedidos para falar sobre como é ter uma iguana, por isso aqui vai!

A iguana verde é originária da América Central e do Sul, de zonas com climas tropicais - quentes e húmidos. Aqui começa o primeiro problema - temos que lhe proporcionar estas condições na nossa casa. E tem mesmo que ser, porque a iguana, sendo um réptil, é um animal de sangue frio, ou seja, está dependente da temperatura exterior para regular o seu metabolismo. Para conseguirmos calor e humidade, temos que ter um terrário. Não é um aquário, é um terrário. É uma coisa larga, comprida e, sobretudo, alta, que as iguanas são trepadoras. Ter iguanas em aquários é uma sentença de morte para elas.
Para terem uma ideia, o meu terrário que mede cerca de 1,60 m de altura por 92 cm de largura e 52 cm de profundidade já está pequeno para a minha iguana... e ela tem pouco mais de 1 ano de idade. Este ano temos que construir um maior e mais alto (com 2 metros ou mais...)




Os roupeiros grandes dão bons terrários e foi assim que fizemos o nosso. Substituímos as portas de madeira por portas de vidro, forrámos o interior, fizemos ventilação, pusemos prateleiras e troncos e o J. até fez uma cascata de água para o terrário estar sempre húmido. 



O terrário tem que ter aquecimento, geralmente lâmpadas de infravermelhos, e luz ultravioleta, que as iguanas precisam para produzir vitamina D3. O ideal é a iguana estar ao Sol o mais possível, mas mesmo ao Sol, sem um vidro pelo meio, porque o vidro não deixa passar a maior parte da radiação ultravioleta que as iguanas precisam.

A minha iguana anda sempre à solta pela casa no Verão e nem ligo o aquecimento nem a lâmpada de UV, pois ela passa o dia na varanda. No inverno está no terrário e solto-a quando está Sol (este inverno tem sido quase todos os dias). Neste momento estou na varanda ao Sol a escrever isto e ela também (e os gatos também...). No Verão ponho uma caixa grande com água para fazer de piscina na varanda, para ela se refrescar se for preciso. A humidade é muito importante para as iguanas, sobretudo para a muda de pele (elas mudam a pele com frequência).


Quanto à alimentação, verduras e fruta - as iguanas são herbívoras. A alface não é um bom alimento para as iguanas, pois tem um baixo valor nutritivo. A minha iguana adora couve galega. A alimentação tem que ser diversificada e por isso gasta-se algum dinheiro para ter vegetais frescos todos os dias. Não sei se é normal (não deve ser...), mas a minha iguana come ração dos gatos. Como ela anda à solta, já a apanhei várias vezes a comer a comida dos gatos... E também comem as suas próprias fezes, mas isso é comum.


Quanto às necessidades, as iguanas são como os gatos e geralmente fazem-nas sempre no mesmo sítio. Há iguanas que são treinadas para fazer na banheira, pois elas gostam de tomar banho (a minha não, mas já tive outra há muitos anos que adorava tomar banho na banheira e fartava-se de nadar de um lado para o outro...).


As iguanas são animais selvagens. Podem ser domesticadas, mas leva tempo. É preciso muita interacção diária com a iguana para que isso aconteça... É preciso tempo e amor e convém não esquecer que as iguanas podem viver mais de 20 anos e ficam enormes e pesadas.


Também é preciso ter cuidado com elas... As iguanas mordem e dão chicotadas fortes com o rabo. Elas avisam antes de atacar, mas todo o cuidado é pouco...


E ao contrário da maior parte dos outros animais, a iguana não é um animal para se fazer festinhas... a iguana é um animal para contemplar, para olharmos para ele, para observarmos os seus movimentos. E sendo a iguana um animal que vive nas árvores, ela trepa muito bem. Tem umas garras super afiadas e trepa cortinados, mosquiteiros, estantes, cadeiras, armários e basicamente tudo onde se possa agarrar e enfiar as garras (e com as garras vai estragando as coisas também). 


Resumindo e concluindo... Não aconselho qualquer pessoa a ter uma iguana. É bem mais fácil ter um gato ou peixes ou tartarugas ou passarinhos. É preciso tempo e um grande investimento para criar uma iguana saudável. E em zonas mais frias, ainda é mais complicado, pois a iguana passa mais tempo fechada no terrário do que ao ar livre...

14 comentários:

  1. Admiro-te por isso! Ter tempo para tudo e ainda mais uma iguana... Eu ia morrendo este verão quando foi a história do cão cá em casa :(
    já tive gatos, agora tenho 4 peixes num grande aquário e chega. Só tenho mesmo o trabalho de trocar a água de vez em quando e as piolhas ajudam-me.
    Estamos em off no que diz respeito a animais de estimação. Pode parecer egoísmo mas, agora, não disponho de tempo para dedicar a um animal, nem de dinheiro para o sustentar; a minha casa está a ficar tão bonita e arranjada (depois de 4 anos de minimalismo frio e impessoal forçado) que me custa perder tudo isso agora... Além disso, ao contrário de outras crianças autistas, as minhas não são muito de animais de estimação. Preferem gatos a cães (e eu já experimentei...) mas eu não confio nos repentes dos gatos (nem nas piolhas ! :P ). Assim, peixes é mesmo a solução mais segura para animais e piolhas :)

    Como reagem os teus filhos à iguana? E ela aos teus filhos?
    Mais uma vez, parabéns pela coragem!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M., tens razão, é preciso mesmo muito tempo (e dinheiro...) para dedicar aos animais de estimação. Os miúdos gostam da iguana, mas não lhe ligam muito... A iguana não chateia ninguém, mas também não gosta de ser chateada, pois tem algum medo (ainda não está totalmente domesticada). É nas alturas em que elas têm medo que podem atacar, mas a reacção inicial dela quando tem medo é fugir (elas correm imenso).

      Eliminar
  2. É um animal que precisa de bastantes cuidados mas vê-se que a tua está muito bem :)
    Ela não foge quando está solta na varanda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não!!! Ela gosta é de estar quieta a apanhar sol... uma vez caiu lá em baixo (do 2º andar) mas não se atrapalhou, subiu a uma árvore e nós fomos buscá-la (quer dizer, o J. subiu à árvore e foi buscá-la enquanto eu fiquei a assistir à cena, mais as pessoas todas que estavam no café...)

      Eliminar
  3. Se o meu filho fosse aí a casa ia delirar e achar que tens um "inossáuro", uma vez que para ele as iguanas são dinossauros! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorei saber! Que máximo! Mas pergunto o mesmo que a primeira pessoa que comentou:"Ela não foge quando está solta na varanda?".

    Em relação ao facto de a iguana poder atacar, aos de casa não, não é?
    Tenho outra curiosidade... Ela vai ter com o dono?

    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foge, respondi em cima, mas já caiu lá em baixo...
      O atacar dela é dar chicotadas com o rabo ou morder, mas elas só fazem isso em casos extremos, se estiverem muito assustadas... Mas a nossa nunca atacou ninguém assim, só umas chicotadazinhas com a cauda de vez em quando...
      E não vem ter connosco, não... isso é que era giro!

      Eliminar
  5. Eu adoro animais e JAMAIS faria mal a algum, mas os répteis fazem-me impressão. Não sei explicar. Até as imagens tenho dificuldade em ver. É estupidez, eu sei...mas também não tenho culpa. Mas claro que desejo o melhor para TODOSSS os animais.
    Eu tenho um gatinho (enorme, eheh) muito lindo branquinho (e também conheço pessoas que não suportam gatos...e isso também me faz confusão).

    Seja como for...VIVAM OS ANIMAIS!

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post.
    Foi muito importante e quem o leu ficou certamente com a ideia que ter uma iguana não é pera doce.
    Acho que temos que ter a perfeita noção das necessidades dum animal antes de o trazeremos para casa. E é linda a sua iguana! Para ela e para os seus camaradas felinos longos anos, cheios de saúde!

    ResponderEliminar
  7. Bem... a tua iguana é o máximo! ADOREI AS FOTOS - tem estilo! :-)

    Eu sou uma 'cat person' mas gosto de animais em geral. Já tive o prazer de conviver com uma iguana (animal de estimação de um colega da faculdade) e são criaturas fascinantes. Curiosamente o Drac (em homenagem ao Drac de Gaudi) gostava de festas, pelo menos das minhas... :-)

    ResponderEliminar
  8. Achei o seu blog procurando umas coisas sobre organização, agendas e etc, e me ajudou muito, então obrigada...
    Quando eu era mais nova eu queria ter uma cobra, mas minha mãe morre de medo, aí pedi pra ter uma iguana, mas meu pai não quis, porque elas crescem muito e não ia ser justo com a coitadinha,pois ia ficar presa. Lendo este post agradeço por ter desistido da ideia, acho que não daria conta de cuidar de uma, infelizmente...

    ResponderEliminar
  9. tenho um iguana verde "honofre" crio ele solto ele tem seu cantindo do lado da minha cama com lampada,uma caixa que dentro fica a lampada e encima um travesseiro q serve de esconderijo tudo isso acima da lampada que aproveita e virou seu esconderijo mais fundamentalmente o crio solto isso e correto?? ja tentei por diversas vezes introduzir alimentos p ele mais ele nunca come nada alem de cenoura ralada quer dizer ele come mais so quando ta com muuita fome ai fico com do e dou cenoura e ai estou criando de forma correta meu amigo? o q devo mudar?

    ResponderEliminar
  10. adorei o post sobre iguanas, tenho uma tbm, e achei interessante o que vc falou sobre a comida do gato, a minha guana é a mesma coisa pois vivo pegando ela comendo comida de gato.
    A minha iguana eu peguei ela já grande tem uns 6 meses ela provavelmente ja tinha uns 9 meses acredito eu, estava muito mal tratada com uma ponta do rabo cortada e o nariz machucado tbm, gastei um dinheirão com veterinario um bom tempo, pois ela precisava tomar soro e vitaminas, a minha iguana é muito dificil com comida as vezes fica sem comer 3 dias pois acho que as pessoas que estavam com ela davam ate comida para a bixinha, hoje penso eu que ela esta bem, o terrario dela é em um quarto do lado de fora da minha casa, com as lampadas e galhos de arvore, tem uma bacia dentro como piscina para ela, ela é muito engraçada me mata de rir, ela tem um veterinario particular que é um amor, pelos problemas que ela tem ja ate pensei em dar ela, mas meu veterinario não deixou pois ele viu que não meço esforços para cuidar dela, nem dinheiro, mas enfim sei que vc tem experiencia se puder me dar umas dicas a mais agradeço.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...