22/02/2012

Como organizo e giro este blog

Há quase 3 anos criei o meu primeiro blog, no dia em que descobri A Dona de Casa Perfeita. A partir daí não parei. Já tive vários, mas é com este que sinto que encontrei o meu lugar na blogosfera. Neste post vou falar um pouco sobre como organizo e giro o blog.


Ideias para os posts
As ideias vêm de vários sítios: experiências minhas e coisas que me passam pela cabeça, coisas que leio noutros sitios, perguntas que as leitoras me fazem nos comentários ou por email, etc. Quando tenho uma ideia para um post faço logo um documento no google docs com essa ideia e depois é nesse documento que escrevo o post (não escrevo directamente no blogger). Se não tiver o computador, aponto a ideia no Moleskine.



Planear os posts
Sou uma grande fã da máxima do Winston Churchill, popularizada pela Jillian Michaels do Biggest Loser, “Failure to plan is planning to fail”. Os posts planeados e escritos com calma são muito mais ricos e interessantes. Estabeleci um calendário editorial (usando o google calendar) com os títulos dos posts para cada dia. Estabeleci também assuntos diferentes para cada dia da semana (2ª minimalismo; 3ª DIY e decoração; 4ª simplificar e organizar; 5ª one bite at a time; 6ª tema livre), para me ajudar a ter ideias para os posts e não me focar demasiado num só assunto.

Investigação para os posts
Alguns posts exigem alguma investigação prévia sobre o assunto. Gosto de fazer isso ao serão, depois da casa arrumada e os miúdos na cama, sentada no sofá da sala, com o J. ao meu lado a ver televisão. Os posts interessantes que leio noutros blogs costumo guardar no Evernote e agora comecei a partilhá-los mais activamente nas redes sociais (facebook, twitter e google+).

Escrever os posts
A escrita tem que ser feita de manhã. É quando a minha cabeça funciona melhor. Desde que implementei o calendário editorial, tento publicar 5 posts por semana e tento escrever os 5 ao fim-de-semana, para durante a semana ficar com as manhãs (entre o acordar às 5h e o ginásio às 7h) para escrever coisas do trabalho. Tento ter os posts escritos com uma semana de antecedência, mas o ideal, dizem os entendidos, é ter um mês inteiro de posts preparados. Muitos posts implicam também tirar fotografias e já aconteceu não publicar posts porque não consegui boas fotografias. Por exemplo, as fotos deste post foram tiradas de manhã antes de sair de casa, quando o quarto, virado a Este, está inundado de luz.

Redes sociais
Além da página do blog no facebook, que já criei há alguns meses e continua a crescer todos os dias (OBRIGADA!), aderi finalmente ao google+ e reactivei a minha conta no twitter. Uso estas redes sociais não só para publicitar os posts do blog (que é automático, usando o NetworkedBlogs), mas também para partilhar coisas interessantes que vou descobrindo na internet. Isto pode parecer uma enorme perda de tempo, mas graças aos botões de partilha do Chrome ou aos botões que já vêm nas páginas, é muito rápido (se tivesse que entrar em cada uma das minhas contas para partilhar links, então não o faria...). Quando quero publicar alguma coisa minha no facebook e twitter, uso o Hootsuite, que permite agendar os posts e tweets. É assim que faço com as dicas diárias no facebook - escrevo-as ao fim-de-semana e ficam agendadas, sendo publicadas diariamente às 9h30. O Hootsuite ainda não permite publicar no google+, por isso aí tenho mesmo que entrar no meu perfil para escrever alguma coisa.

Eu gosto de ter o computador bem organizado e livre de tralha digital. O browser que uso é o Google Chrome (como sabem, sou fã dos produtos google) e nos meus 3 computadores tenho alguns marcadores e extensões que me facilitam bastante a vida. Aqui está uma imagem do meu chrome:

Os botões de partilha são os que estão no canto direito: o elefante é a extensão que permite capturar coisas para o Evernote, a seguir está o botão do Google+, do Twitter, do Facebook e finalmente o P para capturar imagens para o Pinterest.
Nos marcadores do Chrome tenho aquilo que mais uso: Gmail, Toodledo, Google Calendar, Google Docs, Google Reader, Blogger, Evernote, Pinterest, Flickr, Facebook, Google+, Twitter e HootSuite (no computador do trabalho tenho mais uns quantos marcadores).

Comentários e e-mails
Esta é das melhores partes dos blogs - o feedback dos leitores. Leio todos os comentários aos posts e todos os comentários e likes no facebook. Quando me fazem perguntas nos comentários, tento responder logo... às vezes não o faço porque estou concentrada noutra coisa e depois acabo por esquecer... Os e-mails também leio mal os recebo, mas geralmente só respondo ao fim-de-semana, com calma. Gosto sobretudo quando os leitores me fazem perguntas que dão origem a posts ou quando fazem comentários pertinentes que me deixam a pensar! E também adoro que partilhem comigo um pouco da vossa vida nos comentários!

Para terminar, se quiserem ler mais sobre o processo de criar e gerir um blog, este post da Thais está muito bom (em português)!

E vocês? Como gerem e organizam os vossos blogs?

27 comentários:

  1. Uau! Estou surpreendida com a sua dedicação e organização! Eu só escrevo quando tenho inspiração e vontade de escrever. Mas sim, mas situações do dia-a-dia vou apontando na agenda acontecimentos a não esquecer de falar (e fazer a pesquisa prévia do tema). Quanto a divulgação uso apenas o facebook da página. Já corri o erro de ter um blog (ja com 4 anos) e publicar no meu face pessoal. Arrependi-me pois deixei de ter privacidade de escrita. Depois criei este e criei um face só para ele, do qual os amigos não sabem da existência.
    A nível de organização é só mesmo por etiquetas.
    Um beijinho e parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rita! Óptimo trabalho e tão inspirador!
    Falo por mim que também me iniciei no mundo dos blogs em 2006, mas com uma grande paragem e agora com a leitura assídua da "senhora ocupada e o gato às riscas" voltei à blogosfera! Estou a adorar e a adoptar aos poucos o minimalismo! E a espalhá-lo ao meu círculo de amigos, já imprimi e entreguei quase como presente o teu livro.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, espero que os amigos estejam a gostar do livro!!

      Eliminar
  3. Um dos meus interesses era saber como as tecnologias nos podem ajudar na nossa organização pessoal e cheguei a enviar-te um mail a pedir um post. Pois hoje posso dizer que superaste as minhas expetativas pois afinal tenho muito mais para aprender do que aquilo que eu pensava. Há um mundo para descobrir pois continuo ainda só e apenas com o toodledo e com o dropbox mas para quem não sabia nada é um começo e também sei que quando eu puder avançar e aprender mais tenho o teu blog e a tua boa vontade de ajudar.

    Foi tammbém através de A Dona de Casa Perfeita que eu fui ter ao teu primeiro blog e a partir daí nunca mais parei de te seguir!

    Obrigada por partilhares os teus conhecimentos,
    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anuskas por seres uma das minhas leitoras mais fiéis!

      Eliminar
  4. Por acaso também li o post da Tahis e gostei bastante. Cada blogger tem a sua forma de organização e o que funciona com um pode não funcionar com outro. Normalmente ando sempre com um moleskine onde anoto as ideias para a escrita. E depois é só dar asas à imaginação. Parabéns pela capacidade de organização e pelo excelente post.

    ResponderEliminar
  5. Rita,

    faço o que tu fazes - tenho temas:
    2ª Feira - Entrevistas
    3ª Feira - Projecto Even Happier 52
    4ª Feira - Projecto Random Acts of Kindness
    5ª Feira - nada ou cenas giras

    Por norma era ao Domingo que preparava as entrevistas caso as enviem em cima da hora. Hoje procuro ir sempre uma ou duas à frente e faço a montagem max.dois dias dp de receber.
    O projecto Even Happier e o Random Acts faço em cima do joelho mas o objectivo é mesmo melhorar nisto.

    Depois, o teu link sobre deixar de usar a internet em casa está a tentar-me. O meu marido trabalha em telecomunicações e tem de estar ligado. Eu vou procurar disciplinar-me e reduzir as minhas idas a 3 vezes ao dia, por causa do blogue e do Facebook. Vamos ver no que dá!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma altura que estabeleci um máximo de 2 horas por dia na internet (tirando para coisas do trabalho) e até resultava... Tenho que voltar a esse esquema. A internet é uma coisa muito boa, mas também suga o tempo de uma maneira terrível...

      Eliminar
  6. Porque 3 computadores? Cade o minimalismo??

    Voce poderia fazer um post sobre minimalismo e tecnologia, o que acha? :)

    Mas sobre o post, gostei muito. Me deu até vontade de escrever no meu blog abandonado. Planejamento é tudo mesmo.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roberta, 3 computadores porque tenho um no trabalho (fixo), um portátil grande prestes a morrer e um portátil pequenino que uso não só em casa, mas em viagens de trabalho (pois o grande é grande demais para isso...).
      Boa ideia essa do minimalismo e tecnologia! Vou anotar!

      Eliminar
  7. Rita, os botoes do Google+, do Twitter, do Facebook na parte superior compartilham a pagina direto? Podes dizer quais estensoes são essas? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu procurei aqui: https://chrome.google.com/webstore/category/extensions?hl=pt-BR

      Há muitos, para todos os gostos!

      Eliminar
  8. Cerca de 80% dos meus posts são programados... aproveito a noite, quando estou livre, ou a manhã, antes de pegar a trabalhar, e vou escrevendo... isso faz com que durante o dia apenas tenha de fazer refresh no blogger e aprove os comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte dos meus posts também... Mas só consigo escrever de manhã cedo...

      Eliminar
  9. Acabei agora de ler este post e fui logo a correr instalar o Google Chrome. Ja usei o internet explorer que não gostei, e ultimamente tenho usado o firefox, mas tem andado de neura de vez em quando e andava desejosa se experimentar outro.
    Hoje foi o dia...
    O problema é que não percebo nada disto... lol.. Isso das extensões parece-me bem, vou ja ver, mas não sei é adicionar e ver os favoritos. omg

    ResponderEliminar
  10. Rita
    os teus post são fantásticos, muito uteis! O evernote, de entre outros, que descobri ao ler um dos teus post é super util! Agora vou experimentar o Hootsuite.
    A actualização do blogue nem sempre é fácil, vou tentar seguir a tua sugestão e começar o planeamento de uma vez por todas, as fotografias depois vejo como faço para as ter sempre em dia!
    Bjs e continuação excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu geralmente tiro as fotos ao fim de semana para aproveitar melhor a luz...

      Eliminar
  11. Eu escrevo melhor no meu caderninho que no computador. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só consigo escrever no computador... no moleskine só coisas muito curtas mesmo!

      Eliminar
  12. Eu sou uma novata nestas andanças de blog. Este post ajudou-me imenso. Sinto falta de uma rotina que lhe dê consistência, muitas vezes passam-se semanas sem que vá ao blog por falta de organização.
    Quando tenho ideias aponto na minha agenda, faço rascunhos de posts, guardo no e-mail... enfim o que estiver mais à mão!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Desde que li este post pela primeira vez, já experimentei o Evernote e o Google Documents, não conhecia nenhum deles e a verdade é que têm dado imenso jeito! O elefante passou a ser um dos meus botões preferidos, é super prático.

    Obrigada por partilhares as ferramentas que usas connosco :)

    xxx
    Sara

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita!
    Desde que li este post pela primeira vez, já experimentei o Evernote e o Google Documents, não conhecia nenhum deles e a verdade é que têm dado imenso jeito! O elefante passou a ser um dos meus botões preferidos, é super prático.

    Obrigada por partilhares as ferramentas que usas connosco :)

    xxx
    Sara

    ResponderEliminar
  15. Descobri hoje o teu blog e já está nas minha leituras diárias! Estou a ler da actualidade para o inicio do teu blog, bebendo cada palavra. Eu como informático, digo-te que estás no bom caminho. Dou-te mais uma extensão de excelente utilidade que é o Speed Dial 2 (bem melhor que o Speed Dial normal) que permite colocar várias páginas de marcadores e separa-los em tabs diferentes consoante o tema.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...