17/02/2012

A minha vida com gatos

Esta foi outra questão que já me fizeram - como é viver com gatos.
Como sabem, tenho três: duas fêmeas europeias de pêlo curto e um macho persa puro.

A fêmea mais velha, a Smartie, tem 11 anos e era de uma amiga que já não a queria. Deu-me pena e fiquei com ela, tinha ela 1 ano e pouco.

Smartie

Depois veio o persa, que se chama Persa. Tem 3 anos e meio e é super meigo. É claramente menos inteligente que os "gatos de telhado" e é o único gato que conheço que não gosta de colo. Mas é mesmo muito mansinho. Sendo puro, é muito mais sensível que os outros e exige mais cuidados, sobretudo com o pêlo. E sim, uma vez por ano vai à tosquia...


O Persa bebé

A mais novinha é a Joana, que tem 7 meses. Foi abandonada na universidade e eu adoptei-a. É um amor e adora a iguana (e a iguana tolera-a mais que aos outros gatos).

Joana e iguana

Em relação à higiene, tenho 2 caixotes. Desde que descobri a sílica nunca mais usei areia. A sílica não larga tanto pó e  absorve muito melhor os odores. É mais cara que a areia, mas vale a pena.
O Persa toma banho de vez em quando, mas os outros não. Os gatos são super asseados e nunca cheiram mal, a não ser que descurem os seus auto-banhos por algum motivo, como doença. O Persa tem que ser escovado com regularidade, mas os outros só quando nos lembramos disso ou quando estão a largar mais pêlo. Limpo os olhos e as orelhas quando é preciso, e claro, corto as unhas com regularidade, com um corta-unhas normal (eles deixam!).

Os meus gatos comem sobretudo ração. De vez em quando lá vai uma lata de comida húmida, um bife de perú ou uns bocados de fiambre, mas basicamente é ração. Tenho um tabuleiro no chão da cozinha com uma tigela grande com água e pratinhos com comida. 

Como os meus gatos não vão à rua, não são precisos muitos cuidados. Vão ao veterinário levar as vacinas anuais, mas confesso que me perco com as desparasitações... Felizmente não sofrem com as bolas de pêlo, mas tenho uma pasta que lhes dou de vez em quando para isso. 

Os dois mais velhos estão esterilizados e a Joana será esterilizada em breve. Nem pensar em ter machos não castrados em casa, com as manias deles de marcar o território com xixi... e fêmeas com o cio são insuportáveis... Gatos em casa são mais felizes se forem esterilizados (os meus, pelo menos, não têm razão de queixa!).

E basicamente é isto... Os gatos não precisam de muitos cuidados... só amor! Os nossos 3 gatos dormem na nossa cama e agora no inverno é óptimo para nos aquecerem...

Só para terminar, o Stripy Cat não é nenhum destes 3. O Stripy Cat chamava-se João Tiago, era O MEU gato, que estava comigo desde 1999 e morreu no Domingo de Páscoa de 2009 com uma cardiomiopatia hipertrófica (sei porque mandei fazer autópsia). Acho que nunca tinha chorado tanto como nesse dia em que cheguei a casa e o encontrei morto. Mas isto só quem sente este tipo de amor pelos animais é que compreende...

 João Tiago e Persa

João Tiago, o gato tigrado

Além dos gatos e da iguana, tenho também um aquário com peixes tropicais (do J.) e duas tartarugas verdes de água doce (dos miúdos)...



Iguana e tartarugas lá ao fundo (não tenho nenhuma foto delas e agora estão a hibernar...)

36 comentários:

  1. Eu tenho apenas um gato mas tenho os mesmo cuidados. Não é um gato de colo, só quando ele quer (e não quando eu quero...) e por cinco minutos. Geralmente peço à vet para lhe fazer a manicure, porque quando sou eu é uma guerra civil. E o meu gato tem livre trânsito na casa.

    PS: "a Smartie, tem 11 anos e era de uma amiga que já não a queria" - como é que alguém pode JÁ NÃO QUERER UM ANIMAL??? um bem-haja para ti!

    ResponderEliminar
  2. Tenho dois gatos: a Flor, de quatro anos, foi adoptada. E o Mestre, de apenas 9 meses (completos hoje), que foi apanhado na rua quando tinha apenas 2 semanas.
    Das duas uma: ou estava perdido da mãe, ou a mãe tinha morrido. O que sei é que ele estava faminto e cheio, cheio de sede! Mais uns dias e era certo que ele morria.
    Conquistou-nos com o seu pêlo branco sujo ou acinzentado(juro que não sei qual a cor do pêlo) e aqueles olhos azuis que parecem gelo!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma gata, é uma Camponesa Norueguesa linda de morrer, mas andava abandonada, é ela quem manda não eu, ela é que decide quando e como quer os mimos.

    Quando era mais novinha tive duas iguanas amava-as tanto, e continuo a amar iguanas, e queria tanto voltar a ter, mas depois acho que é egoísmo da minha parte, que esses animais lindos devem estar no habitat deles, e que não devo contribuir para a sua comercialização, mas queria tanto voltar a ter iguanas, são lindas e maravilhosas, e têm uma personalidade tão diferente umas das outras. A tua é linda :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Cresci com gatos. Neste momento não tenho nenhum e por isso tenho muitas saudades. Adorei o persa bébé. É mesmo fofo.
    http://beleza-natural2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita...Brilhante, como sempre os seus comentários..é uma fonte de inspiração!! eu também tenho um gato que é um Ragdoll, um doce com comportamento de cão e sinceramente não entendo como é que alguem não quer mais um animal.......eu demorei 2 meses a escolher um gato....admito muito quem vai ao Gatil buscar um, mas eu tinha medo de não me adaptar ao europeu comum.....e foi a melhor coisa que levei lá para casa...
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Tão lindos... Eu tive um gato quando era solteira, um daqueles amarelos tigrados, era tão maluco, muito infantil :) Foi quando tive mais contacto com um bichinho e me apercebi como difere o jeito deles de serem, como nós seres humanos. Um dia pulou a janela e nunca mais voltou. Acho que foi namorar e se perdeu por lá :) Gosto muito do ar independente dos gatos. Eu e os meus miúdos gostávamos de ter um bichano em casa, mas o pai não quer conviver com bichinhos de 4 patas e dormir na nossa cama nem pensar! :) Temos um aquário também com peixinhos tropicais. Pode ser que um dia o convença ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive um amarelo tigrado lindo! Foi o meu primeiro gato, o Licas.

      Eliminar
  7. Olá, bom dia. As fotos estão lindas. Parabens pelos teus bebés. Mas uma iguana... Eu tenho medo. lol. Eu tenho uma coelhinha anã que é mais uma filha que tenho lá em casa. ADORO-A!!!!. Uso rolos prensados para a absorção de urina e cócós. Já ouviste falar? Compro 10 litros por 5.25 euros. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola Rita. Eu também tenho a sorte de ter 3 gatos lindos, como os teus, e compreendo bem a dor horrível que é perder um dos nossos animais.
    Sobre a areia de sílica- nunca experimentei por ser bastante mais cara. Tenho exatamente, tal como tu, 2 caixotes para 3 gatos e troco completamente a areia todas as semanas. Com a Sílica, quanto tempo dura?

    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sílica dura mais ou menos uma semana e meia, mas o melhor é que só começa a cheirar mal quando já está carregada de xixi. Quando ponho um dos caixotes na varanda ao Sol, dura mais, pois seca o xixi. Os preços andam por volta dos 4,5€ no Jumbo (marca auchan) e 4,99 no pingo doce e continente.

      Eliminar
  9. adoro os teus animais, são tão engraçados. e a iguana com os gatos é de morrer, eu tenho um gato e três cadelas (uma delas sou FAT, mas deve ser para sempre, já é velhinha).
    vou experimentar a silica com senhor Simão.
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Oh, são todos lindos! E o João Tiago é igualzinha à minha Bia. Também tenho exactamente os mesmos cuidados com a minha gata. Ela é a princesa da casa! :)
    Só ainda uso areia, desconhecia a silica. Vou averiguar no supermercado e experimentar.

    Gostei muito do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Cá em casa são duas cadelas e uma gata cega. Eram duas gatas mas a minha Bolinhas, companheira de uma vida morreu no fim do ano passado e chorei tanto :( Sinto tantas tantas saudades dela :(. Tenho a Dunga mas apesar de a adorar não é a mesma coisa :(

    ResponderEliminar
  12. Amei o post!!! Tenho um bichano com 15 anos.
    Gosto muito do blog.

    ResponderEliminar
  13. Que miaus mais lindos... Adoro gatos, também tenho um Zé e uma Maria, não sei como viveria sem eles.. :)

    ResponderEliminar
  14. Se já gostava de te ler, passei a admirar-te. O amor pelos bichos só é percebido por quem os ama da mesma forma. Sou louca por gatos. Até aos meus 12 anos tinha gatos e dois cães mas quando mudei para um apartamento passei a ter só gatos e percebi que sou - definitivamente - uma amante dos felinos. O meu falecido Biscoito, que morreu em Novembro de 2008, será sempre a luz dos nossos olhos. Morreu envenenado, pelo estupor do vizinho que cria pombas. A partir daí os nossos gatos deixaram de ir à tua... ou foram deixando, gradualmente... Agora temos três (O fred e o Figo, machos, a Cookie, a princesa da casa) e já não vão à rua. A última vez que saíram foi há 7 ou 8 meses e garanto que já não sentem falta.

    Os gatos são uns santos. Desde que tenham cama, comida, água e areia limpa, não chateiam nada. Todos têm diferentes personalidades. O Fred, o meu rei, espevitado, alegre, o chefe da matilha, apesar de ser mais novo que o Figo. o Figo, o medricas, nervoso, até arranca o pêlo das pernas com tantos nervos... não sei porque é nervoso, tadinho. A Cookie, a rainha, que já pesa o dobro dos outros dois apesar de ter menos de dois anos.

    Todos resgatados da rua, todos rafeiros, todos maravilhosos.

    ResponderEliminar
  15. Deve ser uma animação aí em casa com tantos animais. Que idade tem a tua iguana? E as tuas tartarugas?

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A iguana tem 1 ano e pouco e as tartarugas acho que devem andar por aí também...

      Eliminar
    2. Pelas fotos a tua iguana parece ser bem grandita já, imagino daqui a uns tempos...O aquário plantado é lindo e os escalares são peixes interessantes, porque escolhem um companheiro para a vida, uma vez o casal formado são inseparáveis!

      Eliminar
  16. Olá Rita,
    Amei o Post!!
    Sempre tive animais em casa, mas nunca tinha tido gato! Sempre achei que eram demasiado independentes para mim, mas afinal, desde que conheci a minha Nina, que passei a admirar os gatos e a minha princesa que amo incondicionalmente!! Adorava poder ter mais, para ela não passar horas sozinha em casa! A Nina era jovem quando me adoptou..é cruzada de Siamês, olho azul e muito mimada!! :)))
    Não vivo sem ela...é a minha filhota linda!!

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita,
    Era uma vez...
    Pois é... eu sempre disse que não queria animais e casa... nunca digas nunca!
    Por uma amiga ter um gato, descobri que era alergica a gatos, por isso nunca quis nenhum, mas quando a minha prima me pediu para tomar conta de um Persa igual ao teu, be que argumentei que era alérgica, que não percebia nada de gatos... mas ela deu-me a volta porque era só por dois meses, que acabaram por ser nove...
    Resumindo... quando o levou só fez asneiras na casa dela (já se tinha habituado a mim e a ser gato único) e ela como tem mais gatos viu que ele estava com saudades minhas, tal como eu dele... e esta relação já dura à 8 anos...
    Só me pede colo quando chego a casa ao fim do dia, come sempre ração, mas tb gosta de fiambre, peru ou peixe cozido e gosta de provar tudo o que eu como (se é bom para mim... tb deve ser para ele).
    Adora dormir em cima da minha cama, principalmente aos meus pés...
    Tem de ser escovado regularmente e dou-lhe uma pasta própria por causa das bolas de pelo.
    É muito meiguinho e felizmente deixa-me dar-lhe a medicação diária (2x ao dia) sem problemas de maior.
    Tem cuidado porque os Persas costumam ter muitos problemas de rins ou coração (o meu é do coração...)
    Adoro o meu gatucho e para quem nunca tinha tido um animal de estimação... quando este me faltar vou sentir e, muito a sua companhia...
    Desculpa o longo comentário...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou ligeiramente alérgica a gatos... mas isso é só um pormenor...

      Eliminar
  18. Olá Rita,
    Outra vez... mas desde que o meu gatucho veio cá para casa.... nunca mais tive problemas de alergias...E esta heim?
    Os nossos Persas se calhar até são parentes, é que o meu veio do Algarve...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  19. Ressalve-se o facto de ao mudar de casa não ter deitado os cães fora (credo)... Morava na casa de família e mudei para a cidade com os pais e irmãos. Os cães e os gatos da casa de família ficaram com os tios e a avó.

    ResponderEliminar
  20. Ora aí está a simplicidade de ter gatos :) eu tive três antes das gémeas, um que vimos nascer e adotámos logo, outro que tirei da rua (com meses de idade) mas que tivemos que eutanasiar porque tinha uma mal formação congénita no coração e o esófago furado (doeu tanto dar essa permissão mas ficou o sentimento de lhe ter proporcionado as melhores duas semanas da sua curta vida, mesmo o gato da casa o mimou) e outro que fomos buscar bem longe... Nunca nos deram muito trabalho: raramente dávamos banho, cortávamos as unhas, tinham uma caixa de areia na varanda, andavam por todo o lado e seguiam as nossas regras (nada de subir às camas ou ao sofá nem de comer à mesa).
    Um deles, o Garfield, era um maníaco pela limpeza: andava sempre atrás quando eu limpava ou lavava e estava semçpre a autolavar-se; o outro tinha um comportamento desviante: brincava com cocó seco... Eram os nossos meninos :) ambos castrados, super meigos e enormes!
    Parabéns pela gataria e pela amizade à iguana!

    ResponderEliminar
  21. Ora aí está a simplicidade de ter gatos :) eu tive três antes das gémeas, um que vimos nascer e adotámos logo, outro que tirei da rua (com meses de idade) mas que tivemos que eutanasiar porque tinha uma mal formação congénita no coração e o esófago furado (doeu tanto dar essa permissão mas ficou o sentimento de lhe ter proporcionado as melhores duas semanas da sua curta vida, mesmo o gato da casa o mimou) e outro que fomos buscar bem longe... Nunca nos deram muito trabalho: raramente dávamos banho, cortávamos as unhas, tinham uma caixa de areia na varanda, andavam por todo o lado e seguiam as nossas regras (nada de subir às camas ou ao sofá nem de comer à mesa).
    Um deles, o Garfield, era um maníaco pela limpeza: andava sempre atrás quando eu limpava ou lavava e estava semçpre a autolavar-se; o outro tinha um comportamento desviante: brincava com cocó seco... Eram os nossos meninos :) ambos castrados, super meigos e enormes!
    Parabéns pela gataria e pela amizade à iguana!

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho três gatos lindos!!!
    Um menino, gordo e mimado como só ele, ele é europeu comum "arraçado" de persa! E adora dormir em cima da minha almofada com o focinho enfiado no meu cabelo.
    A menina do meio é persa e uma "chata", só quer festas e mais festas, e colo e mais colo. ;)
    A menina mais nova é uma tigrada, e veio da rua, estava com a mãe e os irmãos no campo, sujeitos a serem atropelados, e com mais pulgas e carraças que quase não se via o seu pêlo. Agora é uma menina linda, muuuuito mimada e que adora dormir ao nosso colo, e dentro da nossa cama. :)
    Uns toscos que nós adoramos.
    Quanto à areia, quando nós experimentamos a silica serviu para eles brincarem com ela, atiravam-na toda cá para fora e brincavam com as pedrinhas!!!! Conclusão desistimos e usamos da areia que faz aglomerados!

    ResponderEliminar
  23. Adoro gatos! Tenho dois, o Simba, e a Branca , fazem parte da familia,. Vivo na Suiça, e vou duas vezes por ano a Portuga. Dá-me bastante trabalho, porque de carro ou de avião eles requerem cuidados. Mas nem pensar em deixa-los!
    adoro animais e não compreendo a ignorancia de muita gente. Eu já fui criticada por levar os meus gatos ao veterinário. Entao quando eu digo que eles vão de férias comigo...
    Escusado será dizer que esse tipo de pessoas a partir do momento em que abrem a boca para fazerem troça do amor que as pessoas nutrem pelos animais, para mim perdem todo o valor. Pura e simplesmente passo a ignora-las. Desculpe o desabafo.
    Passei para dizer que aprecio bastante o seu blog e que os seus gatos são LINDOSSS! Miauuuuuuuuuuu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticada por levar os gatos ao vet??????? Mas que pessoas são essas??? Eu também não tenho paciência para pessoas assim que não compreender o amor pelos animais...

      Eliminar
  24. Olá Rita! Que bom foi ler este post sobre os animais e verificar que tantos comentários só demonstram que ainda há muita gente de bom coração que se preocupa com os animais e quando os tem considera-os como que elementos da família. Eu neste momento tenho dois gatos, um macho o Jonas e a Zara uma fêmea, ambos esterilizados e tenho um bebé de 6 meses (quase a completar 7 meses) que interage com eles como se não houvesse amanhã. Acho que todas as crianças deveriam de crescer em contato com animais. Já agora queria fazer-te uma pergunta: qual é a pasta que usas por causa das bolas de pelo? A que usava tem estado esgotada e precisava da indicação de outra. Obrigada e parabéns pelo blog, claro!

    ResponderEliminar
  25. Adoro gatos e sempre vivi com gatos. Agora tenho uma malandreca com quase três anos igual à tua Smartie :)
    Mas fico triste porque a minha bufa a todas as pessoas :( só aceita festas dos donos e quando ela quer. A mim não me respeita nada!! Se lhe dou uma palmada porque faz disparate, vira-se para me morder :( Alguma sugestão? lol
    Depois de ler a tua experiência com a silica de gel, resolvi experimentar, já estava farta de sentir sempre areias pelo chão...

    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Também adoro gatos!:))
    Tive o meu primeiro gato, branco, lindo, com apenas 9 anos e despediu-se de nós 17 anos depois :(
    Depois disso veio outro arraçado de bosque da noruega que já conta com 10 anos, está na casa dos meus pais. Pelo caminho ainda tivemos uma gata arraçada de siamesa, juntamente com o bosque mas só esteve connosco 6 meses, porque se lembrou de fugir.. :(
    Agora tenho uma igual à tua Smartie, com quase 3 anos :)
    Gostava de ter mais, mas por causa da asma do marido temos receio, já que esta gata veio cá para casa à experiência, mas acabou por ficar :)) Ele habitou-se a ela e faz pouca alergia, já com a gata do meu irmão...fica péssimo! Por isso não arriscamos..

    AMO felinos!

    ResponderEliminar
  27. :)
    tenho, neste momento, 4 gatos dentro de casa: 3 fêmeas e um macho. deveria ser só uma, persa, mas os outros foram aparecendo, abandonados e hoje são 4.

    foi ponto assente no dia em que a médica me disse que as análises tinham detectado alergia severa a gato que não me iria desfazer de nenhum deles, e veio confirmar-se que é viável ;)

    com 4 gatos, 3 deles gordos e grandes, o caixote e a areia dão-me algumas dores de cabeça. a sílica durava 8 dias para 2, desisti quando passei a ter 3 e agora não é viável. uso areia aglomerante, de uma loja online espanhola, e oompro lá também a ração por ficar muito mais barata do que cá.

    não me imagino a viver sem eles :)

    beijoka

    ResponderEliminar
  28. Olá Rita! Tive uma gata siamesa durante 7 anos e acabei por ter que dá-la à uma loja de animais no fim da minha gravidez porque ela era muito ciumenta - nem quero imaginar o que teria feito ao meu filho se ela tivesse ficado... Passado quase 8 anos (o meu filho faz 8 em outubro) uma gatinha de 3 semanas atravessou-se literalmente na nossa vida (quase que a atropelavamos porque ela estava no meio da estrada) e está connosco há 15 dias. Ficou Sofia porque acho-a com carinha de Sofia. Mas como não há bela sem senão, aqui está ele: o meu filho faz alergia aos gatos! Como também tenho alergias, já me tinha apercebido de alguns sintomas de cada vez que íamos à casa da minha irmã, que tem um Jimmy. Sou acusada de ser insensível e tal mas a verdade é que, apesar de gostar muito da Sofia gosto ainda mais do meu filho e não posso passar a vida a dar-le anti-histamínico ao miúdo. Que dilema! A ver vamos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1343 dicas como ter gatos em casa e diminuir as alergias.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...