23/03/2012

Book review ~ Casa Feliz, um guia prático de decoração


Hoje em dia já não compro muitos livros em papel - compro sobretudo livros em formato pdf ou kindle. Um dia no Pingo Doce vi o livro "Casa Feliz, um guia prático de decoração" da conhecida decoradora Maria Barros, folheei-o e não resisti.

No geral, gostei do livro, se bem que a minha casa já está praticamente como quero, por isso não encontrei muitas ideias que pudesse aproveitar. O livro é útil para quem começou agora a decorar a casa, pois dá conselhos práticos sobre como decorar cada divisão. A autora também é apologista de nos livrarmos da tralha e termos apenas as peças que são realmente especiais. Ela dá várias dicas que, depois de ler, fazem todo o sentido e parecem óbvias, mas as quais nunca me tinham passado pela cabeça antes - por exemplo, a mesa de centro deve ser da mesma altura que o assento do sofá... 

A Maria Barros não é uma decoradora minimalista e nem é muito fã do estilo escandinavo; os seus projectos são, geralmente, impregnados de cor. Certas dicas que ela dá não têm nada a ver comigo, como ter uma mesinha de apoio de cada lado do sofá para criar simetria... Mas outras fazem todo o sentido, como não ter fotografias dos filhos e da família no quarto de casal, um espaço reservado à intimidade. 

A autora é também bastante crítica em relação ao tipo de decoração "bege" - o tipo de casas que se vêem na revista espanhola El Mueble (diz ela, não eu). Achei piada às críticas que ela faz a este tipo de decoração monótona e segura, tão apreciada pelos portugueses...

O que não gostei no livro foram essencialmente duas coisas. A Maria Barros refere várias vezes que o ideal é ter a sanita separada do resto da casa de banho, o que acaba por tornar-se aborrecido, pois não é uma coisa possível para o português comum que compra livros de decoração como este. Esse tipo de casa de banho vê-se em grandes moradias e uma pessoa que esteja disposta a gastar muito dinheiro numa moradia, de certeza que contratará um decorador (como a Maria Barros) para fazer o projecto de decoração da casa, em vez de comprar um livro deste género.
Outra coisa que não gostei: achei a escrita da autora um pouco pretensiosa. A autora aconselha o leitor a fazer viagens ao estrangeiro em busca de inspiração e sugere a compra de produtos acima do plafond do português médio. Na minha opinião, o livro estaria mais ajustado à realidade portuguesa se tivesse sido escrito num tom mais terra-a-terra, e com dicas e sugestões mais acessíveis. 

Mas, no geral, gostei e aconselho-o a quem anda perdido nestas lides da decoração de interiores! É um livro de decoração escrito em português, por uma decoradora portuguesa. E adorei as ilustrações do João Catarino, que são da própria casa da autora.

Para acabar, deixo-vos os títulos dos vários capítulos, que é para onde eu olho em primeiro lugar quando folheio um livro.

1. Identificar o que não está bem
2. Elaborar um plano de acção e estabelecer prioridades
3. Estabelecer prioridades
4. Editar e organizar
5. Inspiração: como usar as fontes de inspiração a seu favor
6. Decorar: pôr a teoria e prática
7. Uma casa mais feliz! Divisão a divisão
8. Feng Shui e superstições
9. As minhas teorias postas em prática
10. Noções gerais sobre felicidade

11 comentários:

  1. não comprei o livro pelos motivos que não gostaste! tenho a mesma opinião, se tivesse dinheiro para viagens inspiradoras e compras de valor bem acima do orçamento médio (foste generosa) contrataria a decoradora! ou vai não e se calhar o livro é para quem tem fundos acima da média e gosto em decorar a própria casa. :)
    ***

    ResponderEliminar
  2. Wc's com sanita separada vi em França (na casa de familiares e outras que frequentei, tinham um wc com a banheira e lavatório e um à parte com a sanita). Confesso que não achei muito prático, por exemplo com a filhota: quando lhe ia dar banho e se lembrava que precisava de usar a sanita (que estava noutra divisão) e já a tinha despido... ou estava dentro da banheira a pingar! Outra situação é se quiser colocar um tampão, por exemplo...

    ResponderEliminar
  3. Rita da Costa Martins23/03/12, 12:36

    Olá é a primeira vez que comento... Descobri o blog ontem e adorei! Parabéns! Também já tinha visto o livro, mas não me inspirou minimamente... Papel fraquinho e muito poucas imagens (deve ser para deixar a nossa imaginação trabalhar). Bem... mas é só a minha opinião, não sou nenhuma expert de decoração ou livros!! Eu até gosto do trabalho da Maria Barros!

    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita
    Porque será que, no seu blog, nunca consigo aceder à rubrica
    "Poderá tambem gostar de" ?
    Será azelhice minha ? É que sempre que "pico" diz-me que o site do alto das minhas sabrinas foi removido !!!!!
    Já me apercebi que serei a decana das suas leituras, dada a minha provecta idade, mas se tiver um bocadinho de tempo e paciência para me esclarecer .... Seria uma boa acção da sua parte. Obrigado desde já.
    Beijinhos
    Rosa Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa Maria, são posts do meu antigo blog... não percebo por que é que aparecem aqui neste...
      bj
      rita

      Eliminar
    2. Obrigado Rita, pela sua resposta.
      Não imagina como ela me fez sentir "menos idosa" ! Ah Ah Ah
      Um beijo grande e mais uma vez obrigado.
      Rosa Maria

      Eliminar
  5. Olá Rita, só agora é que descobri o teu blog e adore, tive horas a ler os teus posts. Devo-te dar os parabéns, pois também adorei o teu livro fiquei com muita vontade de mudar algumas coisas na minha vida.Bjs Carla

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ler a tua opinião sobre o livro e parece bastante interessante. Em relação aos preços dos ojectos de decoração sugeridos no livro, faz-me lembrar revistas de moda em que as peças de design também estão completamente fora do alcance da maioria das pessoas que compram as ditas revistas ;)

    ResponderEliminar
  7. É curioso, como esse livro nunca despertou a minha atenção. Não o li (apenas o início), mas desfolhei-o e li um pouco sobre ele. E eu estou a iniciar uma casa. Mas, por um lado, sinto que sei o que quero fazer com ela (e não é arrogância, é mesmo vontade de tentar), por outro, o estilo da casa é um tanto específico (digamos que há diferenças entre o uso do bege no cottage e no urbano, assim como tantas outras coisas) e não creio que aproveite com as dicas de quem não me conhece. Por fim, agora fiquei mal impressionada com essa nota que fizeste sobre o quê de descolado que o livro está da maioria dos comuns mortais que mais tenderão a comprá-lo. Mas - lá está! - cada um escreve o que quer e para quem quer. Em todo o caso, é uma nota importante, sim; e gostei de te ler. Obrigada e um abraço, APC

    ResponderEliminar
  8. Ola, de vez em quando leio o teu blog, e fiquei surpreendida com o comentario ao livro....
    Se as pessoas gostam do livro e do estilo de decoraçao, podem nao seguir as dicas da decoradora agora, mas poderao faze-lo daqui a uns anos. Uma revista ou um livro nao deve ser escrito apenas para um tipo de audiencia, ou entao nunca seriamos expostos a nada fora do "comum". Cada um decide o que lhe serve e nao devem ser os "outros" a limitarem a nossa possibilidade de escolha.
    O que me da realmente "alergia" 'e a mentalidade pequena, do limite que por vezes as pessoas se impoem a si proprias, de independentemente das possibilidades financeiras, nao se permitirem sonhar!

    Quanto as casas de banho separadas concordo plenamente! 'E bem mais agradavel se o wc nao for de uso exclusivo e pessoal. Mas acho que mais uma vez, nao cabe a criticas se nunca experimentaram viver numa casa assim.

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...