18/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 1 - o quarto de casal



Fico muito feliz por continuarem desse lado! Entusiasmados com este projecto? Hoje vamos tratar do quarto de casal, que, para mim, é a divisão principal da casa.

É aqui que descansamos, recarregamos as baterias, dormimos (além de outras coisas interessante que lá fazemos...). Concerteza que ninguém gosta que um quarto desarrumado e cheio de tralha seja a primeira coisa que vê de manhã e a última antes de dormir...

Tens todo o material necessário? Então vamos lá!

1. Entra no teu quarto e olha em redor (e tira fotos!). O que é que vês? Um local pacífico e convidativo ao descanso? Ou uma tamanha confusão visual que só te apetece fechar os olhos? Mesmo os quartos mais simples e organizados (como o meu) passam por fases mais desarrumadas, sobretudo devido à acumulação de roupa na cadeira... O meu quarto estava neste estado há já alguns dias:

Eu faço sempre a cama antes de sair de casa, mas como a foto foi tirada no feriado do 7 de Junho, ainda estava assim às 10 da manhã...



Do outro lado do quarto, a confusão!

2. Faz a cama. É muito mais fácil arrumar o resto se a cama estiver feita, e assim podemos pôr coisas lá em cima; eu não gosto nada de pôr roupa da rua e outras coisas directamente em cima dos lençóis... E sou daquelas pessoas que não se senta (e deitar muito menos) com a roupa da rua nos lençóis... (mas sei que não sou a única!)

3. De seguida, põe-te junto à porta, olha para o teu lado direito (ou para o esquerdo, tanto faz) e começa por aí, movendo-te no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (ou no sentido dos ponteiros, se começaste do lado esquerdo).

4. Eis o que fazer com cada coisa:

- As coisas que são claramente lixo (que já deviam ter sido jogadas fora no dia 0), vão para o saco do lixo. 

- Coisas que não pertencem ao quarto, como brinquedos dos miúdos, coloca numa caixa e chama os teus filhos para que arrumem as suas coisas (ou arrumas tu depois, se eles forem demasiado pequenos).

- A roupa que está espalhada pelo quarto provavelmente divide-se em 3 categorias: para lavar, para arrumar e para passar a ferro. 

- A roupa que é para lavar deve ser imediatamente colocada no cesto da roupa suja. Se não tens um cesto destes, aconselho-te a arranjares um, pois dão muito jeito. Mas na minha opinião, basta um! Há quem tenha mais, incluindo um para a roupa húmida, como toalhas ou roupa suada, mas nestes casos eu prefiro que as coisas sequem antes e só depois as coloco no cesto. Já sabem que eu gosto de manter tudo o mais simples possível...

- A roupa que está boa, volta para o armário. Pendura-a, dobra-a, faz como quiseres, mas arruma tudo!

- A roupa para passar a ferro deve estar toda junto num cesto. Eu tenho o meu cesto no armário, pois o estendal da roupa está na varanda do quarto. Também tenho um cestinho mais pequeno para colocar a roupa que não passo a ferro, mas que tem que ser dobrada, como a roupa interior.

5. Ah, o quarto agora já parece outro! Mas ainda há trabalho a fazer... Agora que a roupa está arrumada, olha para as superfícies horizontais: chão, mesas de cabeceira, cómodas, etc. O que vês? Superfícies desimpedidas, fáceis de limpar, ou superfícies tão atulhadas que nem vês a cor dos móveis? Pega numa caixa e tira tudo o que está a mais. Precisas mesmo de dezenas de fotografias dos teus filhos e familiares no teu quarto?? Precisas mesmo de expor todas as ofertas do dia de mãe e dia do pai que os teus filhos fizeram na escola? E esses livros todos na mesa de cabeceira?? Se já estão todos lidos, arruma-os na estante. E a bijutaria espalhada pela cómoda? Arruma-a uma caixa, pois assim não apanha pó e dura mais - e não perturba tanto visualmente.

6. Não te esqueças que não há lei nenhuma que diga que tens que manter tudo o que te oferecem ou todas as (más) compras que fizeste. Olha bem para cada objecto decorativo que tens no quarto: gostas mesmo deles? Se não gostas de alguma coisa, faz um favor a ti própria, e livra-te do que não gostas! Assim, sem dó nem piedade e sem pensar muito no assunto.

7. Se tens um espaço de trabalho no quarto, arruma-o da mesma forma, e limita as coisas de trabalho a esse local específico. Nada de papeladas na mesa de cabeceira! 

8. O objectivo deste destralhamento rápido é melhorar a parte visual das nossas casas, o que significa que não vamos andar a ver as peças de roupa uma a uma para decidir o que vai e o que fica. Nestes 7 dias quero apenas destralhar as superfícies e o que está à vista, para vermos e sentirmos como é agradável não ter tralha no nosso campo de visão. Claro que um destralhamento mais profundo deve ser feito mais tarde, mas isso não é tarefa que se faça numa ou duas horas...

9. Que tal ficou o quarto? Ao fim de apenas meia hora, o meu quarto ficou assim:


Livrei-me dos 2 candeeiros que não uso e de uma moldura que estava partida. Trouxe os vasos de plantas  e a vela da sala para a cómoda. E apercebi-me que faz-me falta um espelho naquela parede vazia... UPDATE: eu sei que, segundo o Feng Shui, não se devem ter espelhos no quarto, mas não faz mal, desde que fiquem tapados durante a noite. E no sítio onde o quero pôr, não reflecte a cama.

E vocês, que tal correu? Coloquem as fotos nos vossos blogs para nos inspirarmos uns aos outros!

52 comentários:

  1. Bom dia.

    Adoro este tipo de post, destralhamento é comigo! O meu quarto está parecido com o teu no que respeita à tralha, quase vazio e depois de termos tirado a tv que tínhamos no quarto acho que até passei a dormir melhor.

    Mas digo-te que, antes das pessoas destralharem, é preciso realmente ler e pensar bem nos links do post anterior, em que falas sobre o desapego das coisas. É a base de qualquer organização ou destralhamento. Penso que estou no bom caminho porque neste momento, além de estar a conseguir concretizar muitos projectos adiados há demasiado tempo, tenho mais tempo para mim, tenho gavetas e estantes de armários VAZIAS e estamos (eu e o maridão) a equacionar mudar para uma casa mais pequena!

    Obrigada por estes posts, que, de certeza, vão ajudar muitas pessoas.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar para uma casa mais pequena, isso é que é!!! Força! Lembro-me sempre dos pais de uma colega minha que queriam vender a vivenda, pois passavam os fins de semana a tratar dela, em vez de aproveitarem a vida.

      Eliminar
    2. Oh Rita, é que é mesmo isso! A casa é demasiado grande e para a ter minimamente decente tenho de andar sempre em cima. Isto desgasta-me (apesar de andar muito mais organizada) e acho que podia aproveitar melhor o meu tempo.

      É que é mais forte que eu (deve ser doença), não consigo fazer uma actividade qualquer sabendo que tenho o chão da casa cheio de migalhas ou loiça para lavar.

      Mas a situação ideal seria encontrar uma casa com um logradouro parecido (o que queremos é diminuir o espaço interior), na mesma localidade (estou perto dos meus pais), eliminar o único crédito que temos e ainda ficar com um bom pé-de-meia. Difícil, muito difícil mesmo!

      Bjs,
      Anabela

      Eliminar
  2. Estou a gostar muito destes teus posts:) A ver se me inspiram a melhorar mais a minha vida doméstica!
    Cá por casa, o problema no quarto é mesmo a roupa na cadeira. Eu vou tirando e arrumando, mas parece que se multiplica sem eu dar por isso!
    Obrigada pelas dicas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eliminem as cadeiras, banquinhos e banquetas dos vossos quartos ;)

      Eliminar
    2. Eu também eliminei a única cadeira que tinha no quarto, uma vez que na nova casa não cabia e foi uma benção, já que o meu marido acumulava roupa até dizer chega na dita. Agora coloca em cima do candeeiro à noite e de manhã está arrumada.

      Eliminar
  3. Amei.....rtenho muito trabalho pela frente ;)

    ResponderEliminar
  4. Grandes dicas... quando tiver de férias a ver se me livro tb do mesmo!

    Adoro a lu8z da tua casa :)

    jokas

    ResponderEliminar
  5. Gostei das dicas, mas o meu destralhar é mais profundo mesmo, é dentro dos armários :) O que exemplificas aqui já o faço mais rápidamente (arrumar tudo e destralhar superfícies) desde que sigo o teu blogue.

    ResponderEliminar
  6. Olá e bom dia

    É um post muito bom.

    É um post real, uma experiencia real, e não apenas um texto com dicas e explicações, que para o leitor não levam à acção.

    Assim consegues demonstrar como se deve fazer e como se faz.

    Muito obrigada.

    Dica: para além do espelho a mobilia também ficava bonita pintada de branco :)

    Anocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há muito tempo que quero pintar a mobília de branco, mas ainda não ganhei coragem...

      Eliminar
  7. Bom dia Rita! Uma vez mais obrigada por estes conselhos maravilhosos que nos ajudam a combater o stress da limpeza e da organização. Não consegui de deixar de reparar nos 3 gatinhos que são lindos, também tenho 3 gatos e o problema do pêlo espalhado pela casa. Tem alguma forma para o controlar? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Os gatos são escovados com frequência, sobretudo o gato persa. De resto, aspiro a casa várias vezes por semana...

      Eliminar
  8. A fazer assim que chegar a casa. Normalmente a cama nunca fica feita, sou a 1ª a levantar e quase sempre a 1ª a sair por isso fica à espera que chegue a casa.
    O pior destralhamento é mesmo dentro do armário. Tenho lá coisas, e quando digo lá, não me refiro só a roupa, mas áquela parte de cima onde se colocam cobertores, edredons etc, que nem sei o que são. Quase compei lençois novos quando tinha lá 2 conjuntos por estrear.
    Adorei o gato a dormir, que vontadinha de fazer o mesmo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Começo hoje no quarto, que anda a "derrapar" há uns meses.... livros, papelada, roupa - a que tiro para voltar a usar e roupa já lavada mas que não foi nem dobrada nem arrumada :(
    A cama fica feita todas as manhãs, cortinas abertas, quarto arejado.
    Mas a tralha.... que equivale claro a excesso de coisas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um espaço na prateleira do roupeiro para a roupa que utilizei e quero voltar a usar antes de lavar. Fica a arejar durante a noite e depois vai para esse espaço.

      Eliminar
  10. Ai ai ai! Vou ver se ponho em prática ainda hoje. adorei o desafio(pelo menos para mim:)
    Ficou lindo o teu quarto ;)
    Bjinhos e fico a aguardar seguimento.

    ResponderEliminar
  11. eh eh, estou no bom caminho! depois da casa cheia no fds, hoje de manhã comecei logo a munir-me do material e toca lá! cheguei ao quarto e reparei que já estava meio feito! isto de seguir o teu blog há uns tempos, já está a dar resultados! obrigada pela partilha da simplicidade!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  12. Adoro estes posts! Muito obrigada pela partilha! Neste momento o meu quarto acho que consegue estar pior, bem pior...

    ResponderEliminar
  13. Gosto desta nova linha de posts.
    Estou desejosa que chegue a parte do destralhamento do quarto dos miúdos, e queria adiantar já algumas questões que me complicam e deixam indecisa: o que fazer aos trabalhos que os miúdos fazem na escola (desenhos, lembranças dia do pai/mãe), e as roupas? Tenho guardado tudo desde que os meus filhos nasceram, porque penso sempre que vou ter mais rebentos :) mas o sótão começa a ficar cheio de caixas e sacos... E os trabalhos também tenho pena de deitar fora, mesmo ficando com os mais engraçados. Mas suponho que tenha de ser assim, não se pode guardar tudo.

    Os brinquedos estragados ou incompletos vão fora sem dó, e aqueles que vejo que eles já não gostam ou que se tornaram demasiado infantis, tenho dividido entre o sótão e a misericórdia. Agora queria que mostrasses como fazes! :)

    ResponderEliminar
  14. O dia de hoje passei com distinção. O meu quarto não tem tralha.

    O que para mim já foi um grande problema, e que tb muita gente por aqui fala, é a roupa. Acontecia-me muitas vezes ir buscar umas calças de ganga e uma t-shirt para vestir ao monte de roupa para passar a ferro (a vocês não?), ora se não se nota que esteve dias no "monte" e foi vestida sem paassar, se ao apanhar for logo dobrada e arrumada, menos se nota! Confesso que de inicio fazia isto a muito pouca roupa, mas se ao lavar centrifugar menos, fica menos amachucada, se depois de seca for "logo" dobrada e arrumada, fica menos amachucada que se estiver uma semana á espera de ser engomada... Cá por casa não se usa roupa formal, é obvio que com camisas e blaser´s isto não se pode fazer!
    Aquela roupa a que não posso fazer isto, se a quero voltar a usar passo-a ou espera por mais para ir para a engomadoria (as minhas costas agradecem), que neste momento está a ser de 3 em 3 semanas.

    Este foi sem duvida o maior destralhamento que aconteceu na minha casa.

    Um beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  15. Fantástico projecto!!!
    Mais uma vez obrigado pela inspiração!

    Ana

    ResponderEliminar
  16. Acho que ando a apanhar o bichinho do destralhar por estes lados.... neste momento tenha que ter 2 camas de grades no quarto de casal, mas ando a destralhar o conteúdo das gavetas.

    ResponderEliminar
  17. ai, que delicia de post!!!!!
    tks, beijos,
    carol

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito do novo tom dos posts :D
    Adorei o destralhamento, passei o fim de semana a fazer um parecido, mas foi dentro dos móveis! Adorei a ideia de colocar a roupa por passar dentro do armário, a minha está numa cesta mas no chão...
    Boa continuação!!!
    Nota: Segundo o Feng Shui (gestão de energias)não devemos ter um espelho a apontar para a cama. Mas sem duvida que falta aí qq coisa.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  19. O meu quarto está assim, livre de tralha, apesar de estarem umas coisas em cima do camiseiro que me andam a fazer comichão no nariz...
    Em relação ao espelho que queres colocar no teu quarto...segundo o Feng Shui não devemos ter espelhos no quarto direcionados para a cama.

    Bom destralhamento :)
    Bj

    ResponderEliminar
  20. Feito.
    Ainda destralhei uma pequena parte do roupeiro.
    Amanhã haverá mais.
    Celeste

    ResponderEliminar
  21. Olá Rita. Só para dizer que o prometido foi cumprido ;)
    Se quiseres ver o resultado é só espreitares no meu blog:

    http://acasadogoldie.blogspot.pt/2012/06/destralhar-casa-em-7-dias-com-ajuda-da.html

    Bjinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  22. Muito bom post como sempre :) para mim o fazer da cama é obrigatório, é logo meio caminho para a arrumção. Bjs

    ResponderEliminar
  23. Muito bom post como semre. Para mim o fazer a cama antes de sair de casa também é obrigatório, é mio caminho para muito mais arrumação :) Bjs

    ResponderEliminar
  24. Ai o jeitão que estas dicas têm dado! :) andava cheia de boas intenções, mas sem método ou estratégia, e não alcançava resultados!

    Agora só falta um passo, livrar-me de algumas coisas que não uso, tenho muuitas coisas do tempo de estudante, ex: dicionários. acho um crime deitar fora, e fico com um receio enorme de voltar a precisar.
    Soluções???? help....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não entregar em bibliotecas?
      Eu tinha livros que já não me interessavam e não os deitei fora nem coloquei no ecoponto, entreguei na biblioteca da minha residencia.

      Eliminar
  25. Feito e muito lindo. Bem-haja pelas dicas, aguardo pelo próximo.:-D

    ResponderEliminar
  26. Rita,
    fiquei com uma dúvida ... já li aqui neste blog que o feng-shui não aconselha espelhos no quarto de dormir, principalmente se ficarem de frente para a cama e as pessoas puderem se enxergar nele. Por conta disso até coloco uma cortina todas as noites antes de dormir. Acho que entendi que você vai colocar um espelho no seu quarto ... Pode me explicar? Me desculpe se entendi errado ...
    Valkyria

    ResponderEliminar
  27. Gostei tanto das tuas dicas que vou fazê-las cá por casa e depois vou tirar fotos e colocar no meu blogue.
    Destralhar é comigo e mesmo com tudo organizado parece que ainda me falta algo. Por isso vou fazer destes postes um desafio a mim mesma para destralhar a casa.

    ResponderEliminar
  28. Olá Rita!

    Estou um bocadinho atrasada nos dias mas não me importo, o que interessa é ir fazendo.

    Hoje dediquei-me ao quarto e correu bem, este destralhamento serve para pôr as coisas em ordem e obrigou-me a olhar para o meu quarto com olhos de ver, assim percebi o que está mal, o que falta e o que quero melhorar.

    Podes ver aqui: http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/06/destralhar-em-7-dias.html

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Aqui fica o meu esforço! http://acasados30.blogspot.pt/2012/06/destralhando.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Rita,
    agradeço o "update" sobre o espelho. Parabéns pelos posts, venho aqui todos os dias para lê-los.
    Tks, Valkyria

    ResponderEliminar
  31. Olá Rita,

    o teu blog tem-me inspirado para destralhar a minha casa e para ver as "coisas" com outros olhos. Sei que é um processo lento, mas o que mais custa é começar.

    Adorei o desafio dos 7 dias e já o pus em prática. Hoje, foi o dia do quarto e é impressionante a diferença que faz uma pequena mudança ali e uma arrumação acolá. Depois de acabar, fiquei com vontade de estar no quarto, de apreciar a obra feita!

    Resultado do destralhamento do quarto:
    http://santiagando.blogspot.pt/2012/06/challenge-accepted.html

    ResponderEliminar
  32. Cheguei um pouco atrasada pois não tido muito tempo para a blogoesfera, mas uma coisa é certa, nem precisei mexer no quarto. Estava impecável. Adiante....
    P.S. Adorei as dicas.

    ResponderEliminar
  33. ADOREI!!

    E uma dicazinha: Há um espelho no IKEA que ficava muito bem aí! E é baratinho!! Aqui vai o link: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80178424/#/80178424 (em branco).

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  34. A foto do gato em cima da cama quase parece tirada de uma revista de decoração! Parabéns! Quanto ao espelho, tb tinha um, mas depois de ouvir a teoria do Feng Shui, passou do quarto para a entrada (para afugentar os maus pensamentos). Depois, tapar o espalho acaba por dar trabalho e o mais provável é esquecer. :)

    ResponderEliminar
  35. Comecei pelo quarto, tenho feito a organização quase a diário, o único que precisei esvaziar foi meu criado mudo que tinha diversas tralhas, agora o do meu marido está um desastre, mas nele eu não posso mexer. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  36. Comecei pelo quarto de casal, eu já estou cuidando dele, então tive somente que tirar as tralhas do meu criado que eram poucas, ficou muito, a exceção do criado do meu marido que não deixa ninguém mexer. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  37. simplesmente fantástico este blog, já não o vou perder

    ResponderEliminar
  38. bem.. lá dizem q mais vale tarde do que nunca...

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-o-quarto-casal.html

    :) espero q haja mais nos próximos dias :)

    ResponderEliminar
  39. Guria!

    Que blog legal o seu. Cheguei aqui através do Vida Organizada da Thaís Godinho que também adoro. Parabéns. Curti vários posts e também o gato em cima da cama. Bjs.

    ResponderEliminar
  40. Que engraçado. Tenho a mesma mobília de quarto (casal). A minha cómoda já tem espelho, espelho esse para o qual eu nunca olho. Vim aqui parar porque também estou a "destralhar" e já pensei em usar a cómoda como mesa de cabeceira. Já era menos uma peça de mobilia no meu quarto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já nem tenho esta mobília... não tenho as mesas de cabeceira nem a cómoda. Tenho apenas uma cómoda do Ikea...

      Eliminar
  41. Boa tarde,
    Após a notícia que veio esta semana na visão, fiquei com alguma curiosidade em conhecer um pouco mais o seu trabalho e o modo de vida. Devo dizer que ler o seu blog e as suas dicas de destralhar foram a motivação certa faltava. Estava em negação com uma a mudança que fui obrigada a fazer... Tinha a casa atulhada de coisas por organizar, arrumar, escolher, etc.... Mas destralhar foi sem dúvida a melhor solução. Obrigada. Quem não gostou muito foi o meu marido que teve de transportar as tralhas para o 3º andar e depois voltar a levar, umas para o lixo, outras para o ecoponto, para o ponto eletrão e misericórdia.
    Já comecei a destralhar no escritório, foi divertido, um dia inteiro… mas valeu a pena, agora já não existe aquele ruído no silêncio do gabinete.
    Continuação e mais uma vez obrigada,
    Carla Simões

    ResponderEliminar
  42. Quarto de casal é engraçado. Porque eu tenho cama de casal, namorado, mas o quarto é só meu.
    Tenho uma pergunta. Por que não pode ter espelhos no quarto? Eu tenho um guarda-roupas que tem uma porta com espelho. Há 20 anos. E agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com o feng shui, um espelho que reflete a cama suga a energia da pessoa durante a noite. Mas só acredita nisso quem quer... ;)

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...