21/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 4 - entrada e corredores


Hoje vamos atacar as áreas da casa que servem como dumping das coisas quando entramos em casa e que geralmente são as mais negligenciadas: são as zonas de passagem, como o hall de entrada e os corredores.

1. Já sabes qual é a primeira tarefa, certo? Fotos do antes, saco do lixo e apanhar o lixo evidente.

2. Brinquedos dos miúdos e outras coisas que não pertençam a estas zonas de passagem deverão ser arrumadas nos sítios certos. Tens uma série de malas, casacos e sapatos amontoados no hall? Arruma-os no devido lugar. Correspondência por abrir? Abre-a e processa-a (se for lixo, joga imediatamente para o lixo). 

3. Quando entras em casa com a correspondência, onde costumas largá-la? Na mesa da cozinha, na sala, ou num sítio qualquer? Define um sítio certo no hall para despejares a correspondência mal entras em casa, como um tabuleiro ou um cesto. O ideal é largares aí os envelopes temporariamente, enquanto mudas de roupa ou tratas do jantar, mas não te esqueças de abrir toda a correspondência que lá deixaste. O ideal é nunca ires dormir com envelopes por abrir e correspondência por tratar.

Em cima da prateleira da direita está um pequeno cesto onde o J. larga as chaves e a carteira (eu tenho tudo na mala e deixo-a em cima do banco ao lado do espelho). Às vezes também deixo a correspondência nesses cesto, mas geralmente abro-a e trato logo dela.

4. Também dá muito jeito um cesto para largar as chaves e outras coisas que usamos com frequência na rua, como óculos de sol, leitores de música, trela do cão, etc.

5. Se ainda não tens, investe num bengaleiro ou algo do género para pendurares o casaco e a mala quando chegas a casa. Adiciona um banquinho (ou qualquer coisa onde te possas sentar) para descalçares os sapatos mal entras em casa, não levando, assim, as porcarias que vêm agarradas às solas dos sapatos para dentro de casa.

O meu hall tem um banco (que era uma prateleira) para pousar a mala e uma prateleira em cima com camarões para pendurar algum casaco ou echarpe (mas apenas temporariamente, que os casacos devem ser guardados no armário). Em cima da prateleira estão cestinhas para guardar coisas que andam perdidas. Esta foto já tem alguns meses e agora tenho apenas um cesto, pois quanto menos tralha temos em casa, menor é a necessidade de ter meta-tralha.

6. Mantém o mínimo de mobília no hall, que é geralmente uma divisão pequena. A última coisa que queres fazer é atafulhá-la de coisas... E lembra-te que o hall é a primeira coisa que vês quando entras em casa, portanto deve ser convidativo e agradável - senão, dá é vontade de voltar a fechar a porta e fugir!

Todos os casacos de usar na rua, sapatos e malas são mantidos no hall, pois não são peças que usemos dentro de casa. No móvel de madeira estão as minhas malas e sapatos, capacetes da mota, óculos escuros e o nosso centro de reciclagem de coisas pequenas (pilhas, pequenos electrodomésticos, raios-x, etc.). No armário da esquerda, que é um pequeno closet com o tecido a fazer de porta, estão os casacos de usar na rua, sapatos dos homens da casa, raquetes de ténis e coisas assim (quando ganhar coragem, logo mostro o interior...).

No corredor tenho apenas um pequeno armário onde guardo as toalhas, lençóis, toalhas de praia, tecidos e outros têxteis - sim, cabe tudo nesse armário. Já sabem, minimalismo é isto, é ter apenas o necessário!

7. Em relação à pintura das paredes, tem cuidado se o hall não tiver nenhuma janela (como o meu). As paredes brancas ficam com ar de serem cinzentas, mas um cinzento feio... sei isto por experiência própria, pois as paredes do meu foram brancas durante muitos anos, e era horrível... O ano passado pintámos de cinzento e o hall ganhou vida!

8. Se tens tapetes no hall e estão sempre a sujar-se, pensa bem se vale a pena tê-los. Eu já tive vários tapetes no hall, claros e escuros, grandes e pequenos, e ou sujavam-se imenso, por estarem numa área de passagem, ou estavam sempre tortos, por causa da correria dos gatos, e acabei por desistir dos tapetes nesta zona... É menos stress e menos uma coisa para aspirar e limpar. Eu gosto de tapetes, mas às vezes as chatices que dão não compensam. E dito isto, é verdade que me livrei do tapete do hall, mas jamais me livraria do tapete Alvine Rand da sala!... (esse aí da foto)


Continuem a mandar-me os links com os vossos destralhamentos, que eu estou a adorar ver as vossas fotos!

14 comentários:

  1. Olá Rita, bom dia :)
    Aqui tens o link do destralhamento da minha casa de banho:
    http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/2012/06/destralhar-dia-2.html

    Ainda hoje, vou publicar o post da sala, embora, me tenha apercebido, que o pior não está à vista, mas sim dentro das gavetas da estante.
    Hoje fico de folga, o meu Hall e corredor estão completamente vazios, aliás tenho apenas uma planta no Hall.
    Beijinhos e obrigada pela motivação :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adorava estar a participar mas não tenho conseguido gerir o meu tempo para tal. Fica no entanto a intenção de o fazer no futuro!

    Estou a gostar muito de ver a evolução do destralhamento e as dicas!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,
    vim aqui parar por mero acaso, mas deixa-me dizer que estou a adorar o teu blog, as tuas dicas e ainda não parei de ler posts atrás de posts... vou mudar de casa até 3 de Agosto e....tenho "montes" de TRALHA, já tinha pensado desfazer-me de muita coisa, mas depois de ler alguns dos teus posts (não descanso enquanto não ler todos) a minha noção de destralhar tomou outras dimenções.... Parabéns pelo blog e gosto muito da tua decoração... :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,
    vim aqui parar por mero acaso, mas deixa-me dizer que estou a adorar o teu blog, as tuas dicas e ainda não parei de ler posts atrás de posts... vou mudar de casa até 3 de Agosto e....tenho "montes" de TRALHA, já tinha pensado desfazer-me de muita coisa, mas depois de ler alguns dos teus posts (não descanso enquanto não ler todos) a minha noção de destralhar tomou outras dimenções.... Parabéns pelo blog e gosto muito da tua decoração... :)

    ResponderEliminar
  5. estou a adorar estes teus posts Rita!!! são uma inspiração!
    cá por casa, destralhei o nosso quarto e a casa de banho (só temos uma), mas já foi há uns tempos :)
    o corredor tb já sofreu uma pequena intervenção, e a proxima zona é o hall de entrada (que não é tão grande como o teu, mas está cheio de tralha).
    bjnhos!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Rita! Ainda não destralhei a sala porque apoderou-se de mim uma vontade de destralhar profundamente. E a sala bem que precisa - agora só acabo quando estiver tudo destralhado, e não apenas visualmente.
    Estou a adorar fazer e ver fazer através dos links aqui deixados, tem sido muito engraçado.
    Por outro lado, só vejo casas fabulosas, estou a ficar com vergonha de mostrar a minha caixinha de fósforos :)
    A sua (tua?)casa está muito gira e com ar "leve", com ar "limpinho", gosto muito.

    ResponderEliminar
  7. O teu hall é mesmo giro e bem organizado... preciso de uma prateleira dessas cá pra casa!

    ResponderEliminar
  8. Ei Rita, sempre vejo as dicas de organização de hall e fico morrendo de vontade... Em minha casa já se entra na sala principal, a porta está no meio do comodo, sendo do lado esquerdo a mesa de jantar com um buffet e do lado direito os sofás da sala, logo a frente desta porta está o escritório, para onde levo bolsas e mochilas, mas falta um lugar para colocar imediato o casaco e os sapatos por exemplo, pois aí já tenho que subir um lance de escada para o quarto e o sapato mais outro lance de escada, pois minha lavanderia é no topo da casa... tens alguma sugestão?

    Abraços!
    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. LOL o meu hall de entrada ainda não tem nada a não ser uma carpete! Futuramente terá uma sapateira (que é necessária) e uma moldura do Leroy Merlin com espaço para muitas fotos para colocarmos fotos da nossa família toda! E chega! ;) (pelo menos até se ter isso e pensarmos em mais... espero que não)

    Estou a gostar imenso dos posts! Continua... ;)

    ResponderEliminar
  10. E vão quatro. Até aqui tudo bem.
    Como diz o meu marido, siga.
    Agradecida.
    Celeste

    ResponderEliminar
  11. Hoje não havia muito para fazer, amanhã vai ser pior mas mesmo assim aqui vai o resultado: http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/06/dia-4-hall-de-entrada.html

    ResponderEliminar
  12. POis... chaves, correspondência, calçado e casacos.... o GRANDE problema.
    Para as chaves tenho um cesto, para a correspondência (aberta todos os dias), tenho uma papeleira (arquivo praí de 2 em 2 meses), calçado, tenho uma "sapataria" debaixo da escada para o 1º andar, o único problema é fazer os miúdos arrumarem o calçado lá todos os dias, difícil....
    Quanto aos casacos, somos 4 com vários casacos de vários tipos que ocupam imenso espaço,tenho 2 hall com cabides e ambos estão sempre apinhados e dão mau aspecto (os quartos são no 1º andar, é complicado andar sempre a pôr casacos para cima e para baixo).
    Tenho mesmo de arranjar nova solução para os casacos, dicas????

    ResponderEliminar
  13. Resultado do mini-destralhamento na entrada e corredor: http://santiagando.blogspot.pt/2012/06/challenge-accepted-entrada-e-corredor.html

    ResponderEliminar
  14. hello, mais um atrasadíssimo

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-o-hall-e-pseudo-corredor.html

    até setembro :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...