22/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 5 - o escritório


Hoje vamos tratar do escritório ou, em alternativa, da zona da casa onde tens a secretária, o computador e as papeladas. Lembra-te que este destralhamento é para ser rápido; não é para andares a ver dossier a dossier, papel a papel. Concentra-te apenas nas superfícies horizontais e no que está visível. Ready? Let's go!

1. Já sabes que a primeira coisa a fazer é tirar fotos do antes (e do depois) e apanhar todo o lixo óbvio.

2. Agora vamos lá olhar para a secretária. O que é que tens em cima dela? Computadores, material de escrita, molduras com fotos, montinhos de papéis, livros, folhas de rascunho, agenda, e por aí fora... Vamos então ver cada uma destas coisas...

Computador 
Não me digas que, além do computador que usas diariamente, ainda tens um computador velhinho que demora meia hora a arrancar? A sério, mas para quê? Costumas usá-lo? Estás à espera que ele miraculosamente rejuvenesça? Isso nunca vai acontecer, por isso, livra-te dele. E quem diz o computador, diz também impressoras e outro material antigo que já não te serve para nada. Leva os equipamentos para um ponto electrão, ou se algum ainda puder ser aproveitado, podes doá-lo a uma instituição de solidariedade. Disquetes??? Isso já não se usa! Estamos no século XXI! Se ainda tens disquetes com dados importantes, copia-os para um disco, e livra-te delas.

Material de escrita
Precisas mesmo das dezenas de canetas, lápis e pedaços de borrachas que tens na secretária? Primeiro, vê rapidamente que canetas escrevem, e joga as outras foras. Se mesmo assim ainda ficaste com dezenas de canetas, podes ser solidária e doar algumas... Não sei em relação a outras instituições de ensino, mas a Universidade do Algarve tem um gabinete solidário para ajudar alunos carenciados, e ficam muito felizes com este tipo de doação.

Folhas de rascunho
Eu já tive um molho de folhas de rascunho com mais de 10 cm de altura... Muita da papelada da qual me livrei só estava escrita de um lado, por isso aproveitei muita coisa para folha de rascunho, mas como cada vez imprimo menos e uso menos papel, o monte de folhas de rascunho só aumentava de tamanho com os destralhamentos e estava assim ele próprio a precisar de ser destralhado... Foi o que fiz, e joguei a maior parte das folhas de rascunho para a reciclagem e as outras dei aos miúdos para os desenhos deles. Neste momento não tenho folhas de rascunho em casa (no trabalho tenho um pequenino molho).

Cadernos, folhas e similares
Também tinha imensas folhas pautadas, quadriculadas e lisas, e cadernos meio escritos. Os cadernos foram fora. As folhas guardei as que estavam em bom estado, a pensar que podem servir para os miúdos um dia, mas joguei muitas outras fora. A sério, se não usamos as coisas, por quê tê-las?? Só ocupam espaço!

Agendas
Como sabem, a minha agenda é o google calendar. As agendas antigas que ainda tinha guardadas foram fora. Até os meus diários da adolescência foram para a reciclagem, depois de fotografadas todas as páginas.

Molduras/fotos
A secretária é para trabalhares ou é para te pores a olhar para fotografias? Uma foto ainda vá que não vá, mas mais que isso é demais, pois pode distrair-te do trabalho que tens para fazer.

Coisinhas queridas e fofas
São aquelas coisinhas que abundam nas secretárias mas que não têm utilidade nenhuma, a não ser ganhar pó. Livra-te delas! Em alternativa, guarda-as noutro sítio, longe da vista. A secretária é para trabalhar! Se tens alguma ligação emocional a alguma das coisas, podes sempre fotografá-la para mais tarde recordar. Mas guardar tralha só porque alguém te ofereceu ou porque te faz lembrar de alguma coisa... lê isto e isto.


3. Se tens imensas papeladas do trabalho em cima da secretária, organiza-as de um modo lógico. Se as papeladas não estão a ser usadas, arquiva-as - para quê ocuparem espaço na mesa?

4. A regra mais importante para limpares a secretária é manter à mão apenas aquilo que usas com frequência. Tudo o resto podes guardar longe da vista, mas ao teu alcance. Eu tenho tudo, material de escrita, papéis, carregadores de telemóveis, portátil, câmara, material de costura, e por aí fora, nas gavetas Vika Alex. É só esticar o braço se precisar de alguma coisa, mas o impacto visual de não ter nada à vista é, para mim, muito agradável.







5. Podes deixar na secretária um tabuleiro para servir como caixa de entrada, ou seja, para colocares correspondência, papéis, folhetos, etc., que exijam alguma acção. Um quadro de cortiça também ajuda - mas não é para desatar a pregar lá tudo e mais alguma coisa, senão os papéis importantes perdem-se no meio do resto.

6. Ataca agora as estantes. Lembra-te que o objectivo não é veres os dossiers um a um - mas podes fazer isso se estiveres para aí virada. Mas por agora a ideia é arrumares as prateleiras para ficarem visualmente agradáveis. Se tens tralha guardada nas estantes, já sabes que destino lhe deves dar. Pensa no tempo que vais poupar quando tiveres muito menos tralha para limpar!

7. Uma última questão para quem, como eu, guardou todos os dossiers das disciplinas dos cursos universitários (ou outros): desde que acabaste o curso, quantas vezes é que precisaste de consultar esses dossiers antigos? Se a resposta for igual à minha (que foi nenhuma vez), já sabes o que tens a fazer. Eu fiz, joguei tudo fora, depois de muitos anos (mesmo) a pensar no assunto. O minimalismo foi o empurrão que eu precisei para me desfazer dos dossiers e de muitas outras coisas que não tinham utilidade nenhuma!

E estamos quase no fim! Espero que as vossas casas estejam a ficar fantásticas - e pelas fotos que já vi, estão mesmo!

12 comentários:

  1. Bom dia Rita!
    Estamos na divisão da casa que eu preciso de destralhar (ainda), mas já tive mais papéis do que agora pois desde que te "conheci" há alguns blogs atrás (LOL) que eu tento imprimir o mínimo.
    O escritório fica para Agosto para as férias, espero. Apesar do resto da casa até estar bem continuo a gostar muito de te acompanhar e ver como continuas a ajudar as pessoas com o teu blog.
    Adorei a ideia de colocares na parede da secretária um objeto que à partida seria para pendurar lenços... Eu também faço disso. Chama-se criatividade.
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  2. O meu escritório/sala de costura/sala de passar a ferro é no sótão. É um sítio onde "largo" tudo o que recolho das outras salas, no andar de baixo e como é lá em cima e não é tão acessível, pensei que iria ser mais fácil manter arrumado. Enganei-me. Neste momento está um caos, mesmo à medida para tirar fotos e aplicar as tuas sugestões.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rita! Isto está a tornar-se um vício, os contentores da minha rua ganharam vida desde que comecei o destralhamento! Só em papel já vou no segundo saco do IKEA, roupa já lá vão pelo menos 3 sacos...tem sido uma animação...
    Quanto aos meus queridos gatos todos os dias têm passado pela escovagem, excepto um que não acha muita piada.
    Ainda bem que conheci o seu blog, sinto-me muito mais organizada e generosa, é que a roupa que já não interessa tenho dado a pessoas carenciadas, logo sinto-me muito mais feliz.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita, bom dia :)

    Já publiquei a sala podes ver aqui:
    http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/

    O meu escritório, encontra-se na sala e, destralhei-o ao mesmo tempo, agora, com as tuas dicas vou ver o que posso fazer mais e depois publico.

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  5. Chegou a parte complicada. Para o escritório eu vou precisar de uns dias, mas não vou desistir. Talvez na próxima semana eu consiga.
    Bom fim de semana.
    Celeste

    ResponderEliminar
  6. Ando um nadita desviada da missão mas por uma boa causa. Faltam as fotos do hall/corredor (que ainda vão para o blog hoje) mas estou estou dispensada do destralhamento (mais um dia dedicado à sala) porque não tenho escritório em casa, nem nada que se assemelhe.

    ResponderEliminar
  7. Bem, estes teus post's estão a revolucionar muitas casas!

    Volta e meia, faço também limpezas desse tipo, mas mais nas minhas coisas, porque nas do marido, não posso pura e simplesmente, deitá-las fora sem autorização, não é? E se ele não estiver para aí virado? Complicado!
    O ser humano acumula mesmo muita coisa desnecessária.
    Quanto penso em destralhar, penso mais no intuito de depois poder ser mais fácil limpar a casa, mas penso muitas vezes nas pessoas que estão rodeadas de pertences que lhes são queridos, mas de que nada valem para quem cá fica quando elas falecerem.
    Posso estar a ser muito dramática, mas penso muito nisto. Por experiência própria, já me deparei com enorme dificuldade em me conseguir desfazer de coisas e coisinhas de familiares que faleceram.
    A minha mãe quando está a destralhar, diz sempre: quando eu cá não estiver, é menos trabalho que vocês terão para se desfazer das coisas (não deixa de ser verdade).

    Agora, outra coisa: o "destralhamento" é acção que nunca termina e há que estar sempre atento quando a coisa começar a descontrolar!
    Pois que é muito engraçado ver as casinhas a serem destralhadas sob impulso, mas se as fores ver, 2 ou 3 dias depois estão iguais! É como nas dietas, se não se mudar os hábitos de vida, volta-se sempre ao mesmo.

    Bom trabalho Rita!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita, muito boas as suas dicas, estão me ajudando muito aqui em casa. Eu também tenho gatos (duas gatinhas) e gostaria de pedir que você fizesse, quando puder, algum post mostrando como você cuida dos seus, pois confesso que elas me dão mais trabalho que meus filhos.
    Adoro seu blog e ele está me inspirando muito a seguir uma vida mais simples, portanto obrigada :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá como o wc, a sala e o escritório já estavam destralhados tenho andado de volta das gavetas, sala, 1 móvel da cozinha, roupeiro, gavetas escritório e uma pequena parte da despensa. Sacos e sacos de lixo e de papel que tem ido fora. É um processo deveras libertador. Permite-nos respirar. Bem-haja. Continua com os posts excelentes.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho uma divisão "escritório". É na sala de estar no topo oposto aos sofás e tv, mas não me trás problemas, sou bastante organizada com os meus papeis e pastas e está tudo devidamente destralhado. Viva!

    ResponderEliminar
  11. Atrasei-me uns dias pois no fim de semana é dificial fazer alguma coisa mas fiz agora mesmo o escritório e foi até agora das divisões que me deu mais gosto, agora sinto-me bem neste espaço sem tralha a rodear-me. :-)

    http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/06/dia-5-o-escritorio.html

    ResponderEliminar
  12. boa tarde :)

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-o-escritorio.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...