23/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 6 - a cozinha


Hoje vamos tratar da cozinha, uma divisão da casa que, com tantos armários, gavetas e superfícies horizontais, é invariavelmente um íman para tralha. A boa notícia é que numa ou duas horas, podes destralhar dentro dos armários e gavetas, portanto não nos vamos limitar às superfícies visíveis. Tens a máquina fotográfica, sacos de lixo e caixas de cartão preparados?

1. Percorre a cozinha no sentido dos ponteiros do relógio (ou no outro sentido, tanto faz...). Tudo o que for lixo óbvio, coloca dentro do saco.

2. Percorre novamente a cozinha e coloca numa caixa tudo o que não pertence à cozinha, como brinquedos, correspondência, livros (que não de receitas), etc. Deixa esta caixa à porta da cozinha, para arrumares o seu conteúdo depois.

3. Agora a tarefa mais difícil... Começando numa ponta da cozinha, vai abrindo os armários e gavetas, um a um. O que é que lá encontras? Pratos, copos, talheres, tachos, panelas e similares? E precisas mesmo de vários conjuntos de pratos em cores diferentes, vários faqueiros e de todos os copos que ganhaste no McDonalds? Mantém apenas o que usas no dia-a-dia e coloca tudo o resto numa caixa de cartão. Faz o mesmo com os electrodomésticos. Tens duas batedeiras? Doa uma. Livra-te de todos os electrodomésticos que não usas.


Por hoje é só isto. Enche-te de coragem, abre os armários e gavetas e tira TUDO o que não faz falta. Dá a uma instituição ou põe a caixa com a tralha junto de um caixote de lixo na rua, que em menos de nada alguém leva a caixa...

Eu fiz este destralhamento na cozinha há uns meses, e este foi o resultado:

Antes

Depois

Entretanto, renovei a louça quase toda (no Ikea, claro), e ficou assim:

Actualmente

E sim, tenho coisas no armário que raramente uso, como os copos que estão do lado direito em cima, que são usados só quando temos visitas. No entanto, como os copos que usamos diariamente (os que estão à direita em baixo) partem-se a uma velocidade muito rápida, vou começar a usar esses depois. Não faz sentido termos coisas, sobretudo louça, que ainda ocupa um espaço considerável, e não usarmos... 

No outro dia fui ao Ikea e andei a ver os faqueiros, cheia de vontade de comprar um novo, pois já faltam algumas peças ao que usamos diariamente. Mas depois lembrei-me que tenho um faqueiro bom guardado, dentro da caixa original, que só usamos, mais uma vez, com visitas. Mas que sentido faz isto?? Vou começar a usá-lo no dia a dia também!

O meu pai fez o mesmo - com um faqueiro de prata! Para quê ter um faqueiro bonito, de prata, guardado?? As coisas bonitas são para ser usadas e vistas!

No entanto, ainda tenho os copos de cristal de que falei aqui guardados na cave. Esses ainda não consegui pôr na mesa, nem desfazer-me deles... mas estou mais inclinada para a segunda opção...

O armário dos tachos, frigideiras e louça de ir ao forno e de servir.


Esta semana estive em Lisboa e aproveitei para destralhar a cozinha do pequeno apartamento...

O armário estava completamente cheio. Só depois de ter começado a tirar as coisas é que me lembrei de tirar a foto...


A cozinha durante o destralhamento. A maioria das coisas foram fora...

Tachos fora
Louça fora
Caixas de plástico fora

E o depois...


Armário dos tachos - ficaram menos de metade... 
Os electrodomésticos pouco usados escusam de ocupar espaço em cima da bancada...

 Produtos de limpeza




E assim estamos quase a chegar ao fim deste destralhamento de 7 dias! Amanhã vamos tratar da parte mais complicada da casa - o quarto das crianças!


18 comentários:

  1. Olá Rita, estou adorando esse destralhamento,rsrsrs eu já fazia isso algumas vezes ao ano, e cada vez o espaço entre uma e outra é menor, pois como você, estou tentando simplificar a vida, passamos a vida acumulando e complicando, e mais tarde queremos o inverso, né?! Em retribuição a sua generosidade em compartilhar seu destralhamento, vou lhe enviar em breve pelo menos um dos cômodos daqui; eu melhorei o banheiro, a estante da sala por 3 vezes e ainda quero eliminar mais. Acho q já me apresentei, mas sou a Wilma, Rio de Janeiro,Cachoeiras de Macacu, Brasil, respondi ao seu questionário. Parabéns pelo seu Blog,muito bom!!!

    ResponderEliminar
  2. A cozinha é a parte da casa mais difícil de destralhar... adorei!

    ResponderEliminar
  3. Acho que realmente esta é a divisão mais complicada de destralhar. Costumo fazer algo do género na minha de tempos a tempos. Não suporto ter coisas acumuladas e que não uso.

    ResponderEliminar
  4. Pois adorei todas as dicas e a cozinha é dos locais que continuo a destralhar constantemente, já tenho armários vazios.... Isto, com a ajuda da "Busy Woman", vai....
    Só uma questão, dicas para a tábua de passar a ferro e roupa para passar? Não tenho uma divisão para isso e estas tralhas já percorreram vários sítios da casa, não sei mesmo o que lhes faça, passo a vida a montar e desmontar o estaminé de passar, dá mau aspecto em todo o lado, mas estar desmontado, não é nada prático...

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, Adoro o teu blog, e cada vez me inspiras mais :) Tenho uma questão acerca das coisas que jogas fora, estando em bom estado deitas mesmo fora? Já ouviste falar do freecycle portugal? Muitas vezes o que para nós é lixo para outra pessoa dá bastante jeito. Beijinhos Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, Adoro o teu blog, e cada vez me inspiras mais :) Tenho uma questão acerca das coisas que jogas fora, estando em bom estado deitas mesmo fora? Já ouviste falar do freecycle portugal? Muitas vezes o que para nós é lixo para outra pessoa dá bastante jeito. Beijinhos Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Estou a adorar este desafio.
    Ficou muito bem a tua cozinha.
    Dá lá uma espreitadela na minha. ;)

    ResponderEliminar
  8. wow... tu és espectacular! Que maravilha, Rita!

    ResponderEliminar
  9. Adorei! Gosto muito de ver as bancadas da cozinha livres de loiça e electrodomésticos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Custou mas foi... Fui obrigada a parar o destralhamento a meio devido a muito trabalho por fazer mas finalmente as coisas voltaram ao normal e ataquei a cozinha. :-)

    Podes espreitar aqui: http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/07/dia-6-cozinha.html

    E eu fico-me mesmo por aqui pois cá em casa não há crianças, não tenho esse quarto para destralhar.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma divisão destralhada.
    Vejam aqui http://euachoistointeressante.blogspot.pt/2012/07/destralhar-declutter-cozinha.html
    Hoje ainda coloco as fotos do quarto da filha e amanha o quarto do filho.

    Fique bem
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Eu identifiquei-me com uma coisa neste post: coisas bonitas usadas só com as visitas? Cá em casa nem pensar :)
    Tenho um serviço de louça da Vileroy Bosh que me é muito precioso. Foi prenda de casamento de vários tios e uma delas, na altura com uma doença terminal, disse-me "É para tu usares e para te lembrares de mim sempre que o usares". E uso. Uso com visitas ou só para nós em ocasiões especiais. Vendo bem, eu e a minha família não valemos menos que as visitas e por isso usamos serviço, faqueiros e copos "bons" se nos apetecer. O mesmo vale para a mesa da sala: não é só para as visitas.
    A minha sogra tem um serviço da Vista Alegre que foi usado duas vezes até hoje: uma quando os meus pais lá foram a casa antes de eu me casar e outra nas mesmas circunstâncias quando casou a filha mais nova. De que servem pratos e pratos a ganhar pó num armário?

    ResponderEliminar
  13. Rita és cá das minhas eu volta e meia faço uma ronda pela casa e divido:
    Lixo
    Reciclar(por exemplo taparweres e tachos - plástico e metal)
    Doar
    Vender
    Ainda agora quando mudei de casa enchi-me de coragem e grande parte já não veio para aqui morar!
    Depois a casa fica mais vazia, mas antes limpa e vazia, que cheia de coisas que nos estragam o Feng Shui :)

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Eu concordo com tudo, não tenho problemas em me livrar das coisas, mas custa-me deitar para o lixo...o ideal seria dar a outras pessoas que precisem, pelo menos. POr isso vou juntar tudo e levar para uma feira onde cada pessoa poderá levar o que quiser. Também criamos um grupo no facebook onde colocamos fotos do que não queremos e os outros elementos podes ficar com o que quiserem. O ideal será serem rápidos para não termos as coisas guardadas muito tempo..

    ResponderEliminar
  15. olá!

    várias semanas depois de começar a fazer os posts sobre este destralhanço, ontem ao arrumar alguma loiça diária na cozinha, pus-me a pensar em mais coisas que não usamos há imenso tempo e que não farão sentido (estas tenho de confirmar com o maridão).

    until there....
    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-cozinha.html

    ResponderEliminar
  16. Olá!!
    Infelzmente só hoje fiquei a conhecer o seu blog. E digo infelizmente porque perdi uma gigante oportunidade de lhe enviar fotos do destralhamento da minha cozinha!! Vim morar com a sogra e estava um caos, aproveitei que ela foi passar um fim de semana fora e deitei mãos à obra, isto já à umas 2/3 semanas até hoje nunca me perguntou por nada, conclusão não lhe fazia falta, por isso foi tudo para o lixo hehehehehe.. Agora tenho que fazer o mesmo no sotão... Cá em casa estou sempre a dizer se não se usa é lixo,e desapareço logo com ele para não andar a ocupar.
    Adorei seu blog
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. olá Rita! há quase sete meses coloquei a banda gástrica. E o que isto tem a ver com minimalismos, etc e tal?
    Tudo.
    Porque colocar uma banda não é só comer de forma diferente e emagrecer. Colocar uma banda é entrar numa espiral de mudança, o questionar tudo, a conquista da nossa da auto estima perdida,enfrentar muitos desafios.
    Isto da banda não é só físico...é mente , sobretudo.
    E no meio deste turbilhão finalmente olho à volta e sinto que, tal como no meu corpo, a minha mente não precisa de tanto p viver.
    E tenho espreitado blogs e conceitos.
    Gosto deste teu blog.
    Hoje iniciarei mais uma etapa na minha vida... e começo pela cozinha...
    (apesar de não ter a coragem que tu tens, eu vou-me esforçar, para, no meu contexto, me sentir mais livre com menos)
    Para conheceres melhor o meu mundo "bandagastrico" espreita: wwww.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...