24/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 7 - o quarto das crianças


Ah, chegámos finalmente ao último dia do destralhamento... se bem que deixei o pior para o fim - o quarto das crianças.

Já várias pessoas me perguntaram como reagem os meus filhos em relação ao minimalismo, se compreendem e aceitam o facto de não poderem ter tralha a transbordar pelo quarto. Bem, eu não passei de acumuladora a minimalista, ou seja, eu nunca gostei de tralha e sempre fui mais ou menos organizada. Sempre gostei de fazer destralhamentos (se bem que não lhes dava esse nome) e jogar coisas fora. A diferença é que agora jogo ainda mais coisas fora - ou não deixo coisas novas entrarem cá em casa. Por isso, os miúdos nunca foram sujeitos a nenhuma mudança radical... Eles compreendem que não podem ter tudo, compreendem que não precisam da maior parte das coisas que têm  e percebem que o mais importante não é terem coisas, mas sim terem saúde, serem felizes e estarem rodeados de pessoas que os amam. 

Bom, então aqui está o quarto dos meus filhos antes de lançarmos mãos à obra:

 Eu queria um beliche, eles quiseram duas camas; a da direita enfia-se debaixo da outra.



Antes de começarmos, não te esqueças que o objectivo deste destralhamento não é ver as coisas uma a uma nem fazer limpezas de primavera. É um destralhamento rápido, limpar as superfícies horizontais e jogar fora o lixo e tralha mais óbvios. Vamos começar?

1. Em primeiro lugar, se os teus filhos já têm idade para ajudar (os meus têm 6 e 7 anos), penso que têm a obrigação de ajudar. Afinal, o quarto é deles!

2. Começa por fazer as camas. Já referi antes que ter as camas feitas é meio caminho andado para a casa parecer arrumada (assim como não ter louça suja na pia).

3. De seguida, arruma toda a roupa que andar espalhada pelo quarto. Roupa suja vai para lavar, roupa boa volta para o armário, roupa que já não serve vai para um saco para dar. Eu tenho um saco no meu armário e outro no armário dos miúdos, para pôr logo qualquer peça de roupa que já não serve ou já não gosto. Quando o saco está cheio, ponho-o no carro para dar a alguma instituição ou pôr no contentor da Cruz Vermelha.

4. Para este destralhamento rápido não vale a pena ver, experimentar e organizar a roupa dos miúdos, pois isso geralmente demora algum tempo... Mas se tiveres esse tempo disponível, porque não?

5. Depois das camas feitas e da roupa arrumada, pega num saco de plástico e coloca todo o lixo que estiver à vista no saco, como papéis rasgados, brinquedos partidos, balões rebentados, e por aí fora.

6. De seguida, ataca os brinquedos. Para mim, a melhor solução para arrumar os brinquedos são caixas opacas (com caixas transparentes vê-se à mesma a desarrumação lá dentro, so, what's the point?). Os meus filhos têm uma estante Expedit com 4 caixas Lekman. Estas caixas são óptimas para arrumar os brinquedos, mas são caras. A Ikea lançou agora umas muito mais baratas (2,99€), as caixas de arrumação Dröna, em pano e em várias cores. Comprei uma para a Expedit da sala e estou muito satisfeita.

7. Para arrumar os brinquedos, despeja o conteúdo das caixas de arrumação no chão, junta os brinquedos que andam espalhados pelo quarto e que estão ao molho nas prateleiras da estante. Nesta fase é essencial a ajuda dos miúdos, pois eles é que sabem para que é que servem os brinquedos e se ainda os querem ou se podem ir fora (se estiverem estragados) ou para dar. Esta fase é a mais complicada, mas no fim vale a pena!

8. Organiza os brinquedos por categorias. Os meus filhos têm uma caixa com os Gormitis e os Beyblades, outra caixa com os comboios e carris de madeira, outra com carrinhos, motas e coisas do género e mais outra com ferramentas e outros brinquedos. A minha regra é: os brinquedos têm que caber nas caixas; não posso comprar mais caixas de arrumação nem espalhar os brinquedos pelo quarto. Assim, quando as caixas começam a ficar demasiado cheias, é porque chegou a altura de destralhar!


9. Agora que o pior está feito, ajeita os livros na estante. Não precisas ver se há algum que se possa dar à biblioteca. O que interessa agora é arrumar e organizar as superfícies. Claro que se detectares um livro todo estragado e rasgado, podes pô-lo logo no lixo. Ajeita também jogos que estejam nas suas caixas, como puzzles e coisas do género.


10. Depois da roupa, brinquedos e livros arrumados, passei às secretárias. Papéis rasgados foram fora, lápis e outro material de escrita foram rapidamente arrumados na gaveta respectiva. Eu tenho que admitir que não perco muito tempo com estas coisas pois, como já disse, não deixo a tralha acumular.

11. Em relação às coisas da escola, trabalhos, desenhos, etc., já muitas leitoras me perguntaram o que é que lhes faço. Pois bem, vou revelar o meu segredo...

- Trabalhos do infantário, que ou são riscos ou são trabalhos feitos pelas educadoras, joguei quase tudo fora. Antes de jogar fora, perguntei aos meus filhos se podia e se eles queriam escolher um ou outro para guardar. Eles escolheram alguns, guardaram-nos e o resto foi fora.

- Trabalhos da escola. O mais velho está a acabar o 1º ano e vou guardar os cadernos só por causa do mais novo, que vai para o 1º ano em Setembro, para eu poder ter uma referência da matéria que vai ser dada e para fazer exercícios com ele, além dos trabalhos de casa.

- Desenhos e outros trabalhos mais recentes. Há desenhos que eles fazem e guardam logo (cada um tem uma capa A4 para guardar essas coisas). Os desenhos que me dão, penduro durante uns dias no escritório e depois tiro uma foto e jogo o desenho fora. Eu não sou sentimental com estas coisas. A minha mãe não guardou quase nada das minhas coisas e eu não me chateio nada com isso. O que ainda andava lá por casa, veio para mim há uns anos e eu joguei tudo fora. Portanto, se daqui a uns anos quiser rever os desenhos dos meus filhos, tenho as fotografias.

12. No fim do destralhamento é provável que tenhas que aspirar o chão, pois ficam muitos papelinhos e porcarias espalhados por todo o lado...

13. Agora que as coisas estão mais ou menos arrumadas, podes marcar outro dia na agenda para ver gaveta a gaveta, prateleira a prateleira, o que é tralha e o que é para manter. Mas pelo menos assim o quarto fica logo com outro aspecto! Bom trabalho!


E assim chegámos ao fim deste destralhamento da casa em 7 dias. Espero que tenham aproveitado ou se sintam inspiradas para fazer qualquer coisa! Tirem fotos e partilhem nos vossos blogs! Vou preparar um post-resumo e adicionar os links para o destralhamento das leitoras. 


22 comentários:

  1. boa noite Rita realmente foi muito boa esse 5S que você fez eu chamo assim essa faxina que fazemos em casa é bom, pois assim a energia circula...beijos e prazer

    ResponderEliminar
  2. Segui estes 7 dias de destralhamento a pensar fazê-lo. Não consegui porque tenho a mania de guardar tudo, até lixo para reciclar. Mas sem dúvida foram umas dicas preciosas.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho filhos mas lembrei-me de uma coisa que a minha mãe fazia com os desenhos e cartões quando era criança: punha o nome (tenho um irmão) e data e colocava dentro de um livro. Volta e meia abre-se um livro e é uma pequena viagem ao passado.
    Vivo há poucos meses em Londres e só vim com uma mala por isso a tralha ainda é pouca, mas acredito que "destralhar" dá uma paz de espírito! Tento todos os dias para não comprar mais coisas e viver com o essencial, não custa assim tanto! :-)
    Foram óptimas dicas esta semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita. Gostaria de saber onde comprou essas camas. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, filhos ainda não há assim continuei com a despensa que já tá pronta (é um quarto interior que utilizamos como despensa) foram mais uns sacos de lixo e continuei com escritório. Como hoje não estive em casa amanhã continuo e termino. Foi excelente. Mais uma vez bem-haja.

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Dicas preciosas. Mas tenho um dilema, e não sei como fazer. Pode ser que tenhas sugestões.

    Não tenho despensa e apenas um pequeno roupeiro no hall, onde arrumar:
    - tábua de passar roupa
    - vassouras
    - esfregona
    - balde
    - aspirador


    É um desespero :(

    Beijos
    Anocas

    ResponderEliminar
  7. trocatintas25/06/12, 12:38

    Bom dia!
    Aqui fica o link do hall e corredor, já atrasado: http://rirecomerbolachas.blogs.sapo.pt/77652.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Rita

    Também fiquei tentada a seguir este desfio e aqui está o link.http://euachoistointeressante.blogspot.pt/2012/06/declutter-destralhar-quarto-de-casal.html.
    Espero que continues com o simplificar da tua(nossa) vida. A seguir talves as tuas(nossas) gavetas e armários?

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Mais um link atrasado (isto chega lá...): http://rirecomerbolachas.blogs.sapo.pt/78588.html

    ResponderEliminar
  10. Rita,

    Parabens pela ideia do Destralhar em 7 dias.....adorei! Fantástico, a sua ideia foi simplesmente fabulosa! Já a sigo à algum tempo e adoro as suas ideias como sabe, que já falamos algumas vezes, fantástico! Espero continuar a ver mais ideias destas fabulosas....estou sempre anciosa! Aliás este blog é um vicio...

    ResponderEliminar
  11. que quarto tão arrumadinho!
    por cá o quarto das crias quase não tem brinquedos (estão na marquise), mas tem 2 comodas que ocupam uma parede toda (o quarto deles é do género dos teus miudos) uma vez que o roupeiro tem pouco espaço para colocar a roupa. ainda assim tem beliche (que decidimos comprar para quando a pequenina for para o quarto do irmao, por enquanto continua no nosso). gosto muito dessa estante com as caixas, fica acessivel para os miudos brincarem :)

    ResponderEliminar
  12. Não há quarto das crianças cá em casa, pelos motivos óbvios, mas há o quarto das visitas: http://santiagando.blogspot.pt/2012/06/challende-accepted-quarto-das-visitas.html

    ResponderEliminar
  13. Mais um desafio efectuado.
    Aqui o quarto da filha http://euachoistointeressante.blogspot.pt/2012/07/destralhar-decluttero-quarto-da-filha.html

    Fique bem
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. Achei piada à coincidência: os meus filhos também têm 6 e 7 anos! Apenas duas coisinhas sobre o post: 1- os meus filhos já se habituaram a fazerem eles ppºs as suas camas todos os dias; de pequenino... :) 2 - o facto de eles terem tv no quarto não vai contra uma série de premissas do minimalismo? pergunto com genuína curiosidade (cá em casa só existe uma tv)...

    obrigada por todas as dicas, ainda tenho um looongoooo caminho a percorrer mas cada vez mais sinto necessidade de simplificar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, por mim não tínhamos TV nenhuma... mas devagar se vai ao longe, e já passámos de 4 TVs em casa para 2!

      Eliminar
  15. hello again!

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-o-quarto-das-criancas.html

    beijinho,
    R

    ResponderEliminar
  16. Descobri recentemente o seu blog e sem o saber penso que já sou minimalista (ou para lá caminho): nunca gostei de acumular coisas em casa e se ao final de algum tempo não as uso deito-as fora ou dou a quem precisa (caso ainda esteja funcional). Começo mesmo a ficar ansiosa quando me sinto assoberbada de coisas e não posso andar livremente na casa, já fiquei em casa de familiares em que isso acontece e fico sempre com uma sensação estranha de ansiedade e de desconforto. Procuro também não comprar coisas desnecessárias e cada vez menos compro por impulso, por isso considero-me uma pessoa poupada. No entanto, sei que sou vista às vezes como uma pessoa que esbanja porque vejo a admiração das pessoas com a facilidade que me desfaço das coisas que já não preciso... Sempre procurei que a minha casa tivesse espaços para as pessoas andarem sem estarem sempre a esbarrar nos objetos e procuro ter a casa organizada de forma a que pareça acolhedora e seja funcional. Recentemente fiquei desempregada e uma das primeiras tarefas que abracei foi organizar os armários, gavetas, despensa, etc. e sem saber destralhei a minha casa (que é um processo que nunca acaba por de vez em quando certas divisões precisam de um novo destralhamento). Achava que a casa estava organizada mas apercebi-me, nessa altura, que tinha muita coisa repetida (sem o saber), desde então perco muito menos tempo a procurar coisas e a comprar coisas que já tenho porque já nem me lembro que as tinha...
    No que diz respeito aos brinquedos das minhas filhas tenho duas estratégias que considero que têm funcionado muito bem e que vou partilhar convosco:
    1º Nas vésperas de aniversários das miúdas ou natal, que sei que vai haver a chegada de novos brinquedos todos ao mesmo tempo, vou à caixa dos brinquedos e seleciono todos aqueles que deixaram de usar ao longo desse ano ou que considero já não estar em condições para serem usados (estes deito-os fora, os outros dou a quem possa precisar). Podem perguntar: duas vezes no ano é suficiente para não ficar com a casa cheia de brinquedos? Sim, porque fora destas datas raramente compro-lhes brinquedos, como disse não compro por impulso e procuro educar as minhas filhas da mesma maneira. E até mesmo quando acho que receberam demasiados presentes guardo alguns para colocá-los ao uso mais tarde.
    2º Moro numa vivenda e por isso tenho vários espaços (interiores e exteriores) onde as crianças brincam no seu dia-a-dia. Instituí uma regra: os brinquedos do quarto ficam no quarto, os brinquedos usados na sala ficam na sala e os da cozinha ficam na cozinha e sobretudo os brinquedos que são usados no jardim ficam no jardim (tenho uma daquelas casas de jardim para crianças e lá ficam arrumados os brinquedos). Não é permitido, portanto, migrar os brinquedos de um lado para o outro e quando vejo algum fora do seu local de origem peço logo que o coloquem no seu local correto. Assim evito que os brinquedos se espalhem pela casa toda, com peças dispersas que depois já não fazem sentido e ensino-as a serem organizadas. Na hora de arrumarem é muito mais fácil...
    Fiquei contente em ter encontrado o seu blog e sei que será muito útil para tirar mais ideias para continuar a simplificar a minha vida. A propósito, penso que a minha cozinha já está a precisar de um novo destralhamento...
    Maria João

    ResponderEliminar
  17. Ola Rita, de onde eh a estate maior, com gavetas? Ando mesmo ah procura duma assim! Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi numa loja de móveis aqui em Faro, na Casa Amaro. O resto é Ikea...

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...