27/06/2012

Tempo para não fazer nada

Às vezes, estou a (tentar) trabalhar, mas não consigo fazer nada, não consigo pensar, não consigo escrever, não consigo raciocinar. Sinto-me mental e fisicamente cansada. 
No outro dia senti isso e como tenho a vantagem de não ter horários de trabalho, vim para casa depois do almoço. Deitei-me na cama, li um livro até ao fim, acho que dormitei um pouco. Foi uma tarde imensamente deliciosa. 
E depois percebi o motivo do meu cansaço... 
Os fins de semana são uma correria. Se não descanso ao fim de semana, como é que vou recarregar as baterias? Por mais que eu já tenha minimizado as minhas actividades, há sempre festas de anos dos miúdos, provas de natação, organizar e destralhar mais um pouco...
E a única coisa que eu quero fazer ao fim de semana é ficar em casa sossegada com um livro...

Reduzir, minimizar, não basta. Já que agendamos compromissos na agenda, por que não agendar tempo vazio, tempo para descansar, tempo para não fazer nada? Sábado, das 14h às 17h, é tempo de não fazer nada. Domingo, das 9h às 11h, desligo o telemóvel e fecho a porta do quarto.

Não, a sério, vou mesmo começar a fazer isto: agendar tempo para não fazer nada.

Dizem que os minimalistas ficam com tanto livre que nem sabem o que hão-de fazer com ele... Mas quando é eu chego lá?

15 comentários:

  1. sim, qd é fim de semana é para carregar baterias, lixamos tudo e armamo-nos em espertas a fazer mil e uma coisas. gostei!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rita!
    Também sinto na pele esta necessidade de tempo para descansar. De uns tempos para cá, com o trabalho durante a semana, e os fins de semana ocupados com procura de apartamento/mudança/reforma interminável, alternando alguns fins de semana de viagens, me vi tão cansada, que acabei pegando um gripe que me deixou de cama durante 1 semana. Foi quando eu fui forçada a parar. Descobri que eu não era uma mulher-maravilha.
    Depois olhei para trás e vi que durante quase 1 ano não me permiti de ter um momento ou fim de semana para descansar e recarregar as baterias. Sempre tinha uma atividade que me tomava todo o fim de semana, desde cedo até estar exausta.
    Agora resolvi parar, agendar uma tarde no fim de semana sem fazer nada (não, não é perda de tempo quando trabalhamos como loucas durante o resto do tempo), dormir no domingo até não ter mais sono, sem despertador, fazer um bom café da manhã bem farto e preguiçoso, para poder, então, começar a segunda-feira recarregada.
    Vejo que não sou a única a passar por isso. Obrigada por compartilhar seu sentimento.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post,sinto o mesmo.Horarios para cumprir ,uma casa para se manter organizada e limpa,uma familia para dar atençao.(e eu e o meu descanso?)
    Sabes ás vezes penso que sou a" super mulher stressada".Digo isto porque quero fazer tudo e passam os fins de semana e nem "zanzei" um pouco.
    Um dos meus objectivos :arranjar umas horas para poder descansar mesmo.
    Gosto muito do teu blog ,muito informativo e interessante.
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  4. Quando os filhos crescerem e dixarem de depender tanto de nós.Até lá, temos de nos preparar (destralhar,reduzir, e destressar o mais que conseguir-mos).

    Beijos
    Fique bem
    Madalena Nunes

    ResponderEliminar
  5. Partilho consigo uma reflexão que tenho feito desde há uns tempos. Tenho dois irmãos mais novos com uma vida social muito preenchida. São as festas de anos todos os fins de semana (chegam a ser mais que uma no mesmo dia), as competições desportivas, os acampamentos, as explicações e as aulas de línguas. A minha madrasta já não parece uma mulher adulta com vida própria, mas a motorista destas duas crianças com uma vida social bem mais agitada e interessante que ela ou eu!A vida dela parece-me programada em função dos filhos e não o contrário.
    Pergunto-me se isso é bom para ela (que anda sempre estafada e de um lado para o outro), mas também bom para as crianças que também não têm tempo para não fazer nada.
    Peço-lhe que não interprete este comentário como uma crítica ou uma intromissão na sua vida e na educação dos seus filhos. Não sei sequer se a vida dos meus irmãos ou da minha madrasta se assemelha minimanente à sua. Mas já tinha reflectido sobre isto e o seu post trouxe-me à memória essa reflexão.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. " agendar tempo para não fazer nada", era o que precisava de fazer também. o problema é que (como a maioria) aproveito o fim-de-semana para fazer as tais coisas que durante a semana não consigo...mas com filhotes pequenos também é dificil dormir até mais tarde :)

    ResponderEliminar
  7. Uma das coisas que mais me atrai no minimalismo é precisamente a redução dos compromissos, para libertar tempo (um bem mais precioso do que qualquer coisa material). Uma das coisas que tenho tentado fazer é concentrar as compras e outros afazeres que implicam sair de casa (eu trabalho em casa) num único dia da semana. Para além de poupar gasolina e dinheiro (faço menos compras e sei exactamente o que vou comprar, porque faço uma lista para não me esquecer de nada e não ter que voltar a saír), poupo imenso tempo.
    Parabéns pelo blogue, descobri-o ontem e já está nos favoritos.

    ResponderEliminar
  8. Rita
    Tu chegas lá.Tens o melhor ingrediente força de vontade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, boa tarde.
    Deixo mais um linq desta vez da sala.
    Beijo.

    http://euachoistointeressante.blogspot.pt/2012/06/tarde.html

    ResponderEliminar
  10. Óoohhh como te entendo!

    Estou a precisar disso para mim!
    Sinto-me cansada, parece que grande parte do tempo fico bloqueada, esqueço-me imenso do que ia a fazer!!!

    Sinto-me assim... mente e corpo cansados!

    Gostei da tua ideia.
    Porque não??!!

    :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,
    já várias vezes, quando retomo o trabalho na 2ª feira, desabafo com uma amiga que também tem a sensação que o descanso foi pouco ou nenhum: entre andar com os filhos para aqui e ali, a roupa (lavar, secar e engomar), cozinhar às vezes mais que durante a semana, limpezas, compras, ... as mulheres são super mulheres. Temos que nos poupar e mimar, mas como?
    Beijinhos e obrigada pelas dicas.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  12. Acho que é justamente nesse momento - quando se percebe o quão importante é o momento de descanso - é que se consegue valorizá-lo melhor e priorizá-lo a ponto de se tornar algo presente de forma saudável no dia-a-dia.

    Tenho passado por isso também. Meus finais de semana estão super cheios por causa dos meus pais (não moro com eles, sou casada) que estão passando por alguns problemas e necessitam sempre de nossa ajuda. Aí fica tudo corrido e acaba que nos sentimos bem cansados...

    Mas é isso aí, temos de respeitar nosso limite e descansar quando necessário mesmo =)

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, eu estou muito longe também de estágio de sobrar tempo. Aliás, comecei hoje a me decidir pelo minimalismo. Iniciei um blog para começar esta jornada, se quiser apareça por lá

    ResponderEliminar
  14. Que boa ideia... :-D
    Tenho de fazer isso... hehehe
    :-D

    ResponderEliminar
  15. Sara Grilo02/07/12, 10:18

    Isso devem ser os minimalistas que não têm filhos, ou que já os têm fora de casa!
    Para mim a única hipótese se descansar, mesmo ao fim de semana é sair de casa, e não ver o que ficou por fazer!!!
    Bom descanso!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...