23/07/2012

Uma semana tem 168 horas


E 168 horas por semana são suficientes para fazermos aquilo que realmente é importante. 

Quem o diz é Laura Vanderkam, a autora do livro 168 hours: you have more time than you think (e do outro sobre o que fazem as pessoas de sucesso antes do pequeno-almoço). Este livro é um conjunto de quase 300 páginas de inspiração. Histórias de pessoas reais que aproveitam ao máximo as suas 168 horas semanais e conseguem trabalhar bastante, fazer exercício físico, estar com a família, dormir e, resumidamente, ter tempo para tudo aquilo que é importante. 

Eu revi-me em muitas das histórias do livro, pois depois de ter filhos, tive que começar a aproveitar melhor o tempo, sobretudo o tempo que passo a trabalhar. Enquanto muitos colegas meus passam muito mais horas no trabalho, as 8 horas que lá passo são aproveitadas ao máximo. Almoço em meia hora (às vezes menos, quando almoço sozinha), não vou ao bar beber cafezinhos, não me perco em conversas no corredor, e cada vez passo menos tempo a navegar na net. A verdade é que sou muito mais produtiva agora do que era há uns anos atrás. Praticamente todas as pessoas que trabalham comigo (que não têm filhos) sabem que a pior desculpa que me podem dar para não terem feito alguma coisa é porque não tiveram tempo. Claro que essa é a saída fácil, a desculpa que toda a gente tem na ponta da língua, mas que comigo não pega, pois sei bem que quando queremos ter tempo para fazer alguma coisa, conseguimos arranjar tempo. Prefiro que me digam que não fizeram porque não lhes apeteceu, do que darem a desculpa esfarrapada da falta de tempo.

É tudo uma questão de prioridades e de dizer não ao que não interessa. Mas isto já toda a gente sabe. Este livro é diferente porque não se limita a dar dicas de como bem aproveitar as 168 horas da semana. A Laura é jornalista e ao longo dos anos entrevistou dezenas de pessoas de sucesso cujas histórias conta neste e no outro livro. E é por isso que este livro é inspirador - lemos histórias verdadeiras de pessoas reais que mostram que de facto é possível fazer tudo aquilo que queremos em 168 horas. 

Uma das histórias que mais me inspirou foi a de uma jovem professora universitária de biologia com dois filhos pequenos. Nos Estados Unidos, é normal e esperado que doutorandos, pos-docs e professores em início de carreira (assistant professors) trabalhem muitas horas por semana (60-80 horas semanais). (felizmente que a mentalidade na Europa é completamente diferente!!) Aliás, um ex-presidente da Universidade de Harvard disse mesmo que a razão pela qual as mulheres têm menos sucesso na ciência é porque não estão dispostas a trabalhar 80 horas por semana como os homens. A tal jovem professora apercebeu-se rapidamente que os cientistas não são julgados pelo número de horas que passam no laboratório, nem pelo número de reuniões a que vão, nem pela quantidade de experiências que fazem. Os cientistas são julgados pela qualidade dos resultados que obtêm e publicam. Isto é um facto incontornável que toda a gente sabe. Só as publicações é que interessam. A tal professora começou então a focar-se apenas no que interessava. Não fez experiências com probabilidades de sucesso limitadas nem se perdeu em políticas académicas. Ela sabia que para ter sucesso precisava distinguir o trabalho do não-trabalho, sendo o trabalho as actividades que a fazem avançar na carreira. E ela diz "If it's a waste of time, I don't do it. I do what things I am interested in and that I feel can have the most benefit". E é por isso que esta professora tem uma carreira de sucesso e sai do trabalho às 5 e meia.

Este livro é muito bom mesmo e vou lê-lo de novo. Gosto tanto do estilo de escrita da Laura que tenho andado a ler artigos dela, disponíveis no seu site, e até procurei entrevistas dela no youtube. Todos os textos interessantes que vou lendo, da Laura e outros, partilho no facebook do blog e no twitter, o que é um bom motivo para fazeres gosto ou para me seguires! Encontrei este segmento do Today Show, sobre aproveitar as manhãs, e se isto não te inspira a levantar mais cedo, então não sei o que o fará...


3 comentários:

  1. Gostei!!! E também faço dessa a minha filosofia de vida! Perdas de tempo, 'gastar' tempo com coisas que não interessam, que não acrescentam valor, não obg! Bjs, gosto muito do teu blog!

    ResponderEliminar
  2. ola bom dia para quem não tem acesso ao livro va colocando aqui umas dicas obrigada

    ResponderEliminar
  3. É tudo uma questão de disciplina e organização :) eu também tento seguir esta filosofia de vida e acordo quase sempre mais cedo, seja para adiantar alguma coisa ou simplesmente para meditar, o que me permite ter um resto do dia muito mais calmo. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...