10/08/2012

15 actividades de verão para crianças e adultos

Nós, como muita gente, passamos férias no Algarve (e o resto do ano também...). Como temos uma casinha na praia, é na praia que passamos a maior parte destes meses de verão. Embora possa parecer idílico para muitas pessoas, tenho que admitir que passar dias e dias a fio na praia aborrece-me... 
Este ano queria fazer coisas diferentes e não queria que as nossas férias se resumissem à praia... Os meus planos mudaram por causa do meu pé partido (que já está quase bom), por isso a minha lista de actividades giras para fazer com os miúdos... terá que esperar até ao ano que vem... mas aqui fica:


1. Ir à praia 

Claro, lá por não querer passar o verão lá enfiada, não quer dizer que não vá ser esta a a actividade principal; ir à praia inclui dar muitos mergulhos, nadar, jogar à bola e ténis na areia e fazer actividades náuticas.

2. Fazer um piquenique 
No campo ou no parque da cidade; fizemos um há umas semanas e soube-me imensamente bem.

3. Visitar um museu
É um dos objectivos das staycations: conhecer melhor o que a minha cidade tem para oferecer... e a verdade é que Faro, mesmo sendo uma cidade pequena, tem vários museus que eu nunca visitei...

4. Ir a um parque aquático
É divertido para os miúdos e para os adultos. O problema é que costumam estar cheios, cheios de gente...

5. Ir ao jardim zoológico
E passar um dia diferente no meio dos animais! 

6. Passear a pé na cidade
Levar a máquina fotográfica, andar devagar e olhar bem para as coisas bonitas da cidade onde vivemos.

7.  Fazer actividades náuticas
Tenho à mesma o contacto com o mar, a água e o sol, mas é muito mais saudável que estar estendida na toalha...

8. Ir à biblioteca
E trazer muitos livros para ler durante o verão.

9. Acampar
Seja no quintal, num parque de campismo ou no meio do mato.

10. Ir à pesca
Mas pescar de forma consciente, onde seja permitido, e comer os peixes ao jantar!

11. Pôr uma piscina insuflável na varanda
Já pus! Os miúdos adoram!

12. Ir ao mercado municipal
E ensinar o nome dos peixes às crianças.

13. Fazer crafts
Aproveitar o verão para fazer, com os miúdos, desenhos, colagens, pinturas, moldagem de barro, ou mesmo coisas mais complicadas, como bijutaria, costura, etc. 

14. Fazer um passeio no campo
E esquecer a praia por um dia.

15. Ir ao parque municipal
Seja para fazer um piquenique ou simplesmente descansar na relva, é uma alternativa muita fresca ao calor da praia.


E vocês, que actividades giras costumam fazer no verão?


6 comentários:

  1. Piqueniques, pelo menos um ou dois por mês. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescentaria "visitar em quinta com arvores de frutos e legumes.
    DB

    ResponderEliminar
  3. Rita, estive em Silves no fim de semana passado e estava uma Feira Medieval enorme, linda! Tinha muita gente vestida a rigor, demonstrando atividades da época. E toda aquela subida até ao cimo do monte onde tem o Castelo Inglês estava cheio de tasquinhas e lojinhas com imensa coisa (só não gostei dos preços...para preços de feira tinha muita coisa a preço upa upa!) :)

    Eu sugeria ainda na tua lista aproveitar bons concertos agora no verão. É fácil ver um show bom grátis ou a um preço muito especial (e me refiro a vários estilos de música). É de aproveitar!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,

    Gostei das tuas sugestões, acrescentaria uns passeios de bicicleta (para quem as tenha, claro) e mesmo em casa dá para fazer muita coisa. Há uns tempos "ressuscitei" o Quem é quem, até com um post-it se faz o que é prático para fazer também fora de casa - por exemplo, no local do piquenique. É boa disposição garantida :)

    ResponderEliminar
  5. por aqui as actividades passam tb por praia de manhã, jardins, escorregas, parques,pinturas, aguarelas e piscina em casa ao final da tarde

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...