23/10/2012

Escrever para gente da ciência



Além dos vários blogs que sigo sobre minimalismo, simple living, crafts, decoração, etc., gosto muito de ler blogs sobre a parte prática de fazer ciência, isto é, blogs escritos por investigadores e estudantes sobre as dificuldades, as alegrias, os desafios desta vida de cientista. Inspirada por esses blogs e porque há muito que queria partilhar a minha experiência nessa área (afinal, esse é o meu trabalho a sério), criei um outro blog onde comecei a escrever, em inglês, coisas vocacionadas para investigadores, estudantes de doutoramento, e  afins. Nunca partilhei isto antes, mas um sonho que tenho é dar workshops/palestras sobre gestão do tempo, produtividade, equilíbrio trabalho-família, etc., vocacionados para cientistas, e ir às universidades falar sobre estes assuntos. Mas adiante... 

O tal blog começou bem, mas rapidamente percebi que não fui feita para ter dois blogs. Não consigo mesmo gerir a escrita para dois blogs diferentes, e a frequência e qualidade dos textos acabam por ser afectadas. Por isso, pensei, mas porque é que não começo a escrever posts mais direccionados para o mundo académico aqui neste blog? Sei que tenho muitos leitores que são investigadores. Porque não partilhar a minha experiência com outras pessoas? Afinal, ando há mais de 10 anos nesta vida, e já passei por uma licenciatura, um mestrado e um doutoramento. Já escrevi teses, artigos, resumos, já fiz muitas apresentações em congressos, já orientei alunos. Nestes anos todos, já aceitei desafios, ultrapassei dificuldades, fiz amigos e inimigos, e aprendi e cresci muito com tudo isso. Porque não partilhar essas experiências com os meus leitores, e em português?

Então, é isso. Não se assustem se virem alguns posts sobre como escrever artigos, como preparar apresentações ou como resolver problemas no laboratório. A par com o minimalismo, a família, o desporto e algumas outras coisas, a ciência é um dos eixos fundamentais da minha vida. Faz todo o sentido, portanto, partilhá-la um pouco mais convosco!

40 comentários:

  1. Excelente ideia :)
    Vou gostar de ler, visto também eu estar ligada á ciência.

    ResponderEliminar
  2. :) acho que foi uma boa decisão :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que fazes muito bem!!! Um blog não tem necessariamente de ser vocacionado apenas para um tema, pode ter vários!!! Assim "agradas" a muito mais gente, consegues obter mais leitores e certamente dar dicas fantásticas às pessoas que necessitam.
    Ciência não é de todo a minha área, sou mais de letras, mas força nisso!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma das seguidoras que trabalha em ciência, estou a fazer o doutoramento, e gosto muito dos posts vocacionados para cientistas. :)

    ResponderEliminar
  5. Ciência é minimalismo. Reduzir a complexidade do mundo, do universo, a um conjunto mínimo de conceitos. Altamente concentrados.
    A poesia também.

    ResponderEliminar
  6. Rita, eu ando sempre carregada de coisas, as minhas malas são grandes porque preciso/gosto e acabo sempre por encha-las, No outro dia, farta de carregar pensei: adorava saber como é que a Rita se arranjaria com uma mala pequena. É que para mim é impensável! Por isso aqui fica o desafio, se é que não foi já respondido: Suponho que a tua mala seja pequena, o que é que para ti é essencial e levas nela?

    Bjo

    ResponderEliminar
  7. Rita, já estou acompanhando seu blog há um tempo e adoro! Me identifico muito com você. Moro no Brasil, sou pedagoga e pretendo me enveredar pela vida academica... Suas dicas serão muito bem vindas! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia, para mim vai ser óptimo pois estou a precisar de umas dicas para a apresentação da minha dissertação de mestrado e também para submeter alguns artigos para revistas.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Oi, Rita. Sou brasileira, adoro e leio sempre seu blog, apesar de nunca ter comentado. Estou terminando minha graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, fazendo meu trabalho de conclusão de curso. Acho incrível você abordar esse assunto aqui, vou adorar ler sobre produtividade acadêmica. Estou ansiosa pelos posts dessa categoria.

    ResponderEliminar
  10. Penso que foi uma excelente decisão.

    ResponderEliminar
  11. Vou adorar!! Can t wait! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Apoio a ideia! Até porque também eu irei passar por todo esse processo. Pelo menos Mestrado. :)

    ResponderEliminar
  13. Sou brasileira e faço doutorado em jornalismo nos EUA. Achei uma idéia fantástica, afinal, está pra existir alguém que precise mais de dicas de como planejar seu tempo do que estudantes de pós-graduação.

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro a ideia. Como já deves saber, sou uma das leitoras que estuda ciência (mestrado) e participa voluntariamente num projecto de investigação :)
    Já devoro as leituras que proporcionas, tenho a certeza que vou adorar essas também. Dúvidas, ligadas ao mundo da ciência, é coisa que não me falta... e, por vezes, sinto que não tenho com quem falar sobre isso porque não tenho amigos que trabalhem em ciência e os meus pais, apesar de trabalharem numa área de ciência, trabalham numa área bastante diferente da qual estudo. Alguns professores são bastante acessíveis e simpáticos mas quando faço determinadas perguntas sobre o início da actividade laboral nesse mundo, dão-me sempre respostas muito evasivas e, por vezes, se contassem um pouco da sua experiência, como começaram, já poderia ser uma ajuda! Espero, ansiosamente, por esses posts!

    ResponderEliminar
  15. Alessandra24/10/12, 02:46

    Acho ótimo! Eu já lia o outro blog. Agora diminuo o n.de feeds assinados. =)

    ResponderEliminar
  16. Muito bom Rita! Aguardo as cenas dos próximos capítulos! :-)

    ResponderEliminar
  17. Não sou cientista nem ligada à ciência, mas adoro ler sobre esse assunto, por isso prevejo que vou adorar essa nova faceta.

    No passado também já tentei manter dois blogs e concordo que a organização é super difícil.

    ResponderEliminar
  18. gosto gosto gosto.. tb estou a fazer doutoramento, e às vezes gerir tantas coisas e responsabilidades ao mesmo tempo é difícil..especialmente porque estou no estrangeiro, sozinha e longe da família.

    bem haja pelo blog e pelas dicas sempre úteis.

    S Neves

    ResponderEliminar
  19. Elva, aluna de doutoramento em ciências biomédicas (mm mm na recta final, a terminar papers e a escrever a tese, ou a tentar, cof cof) e claro, bolseira de nvestigaçao. Vou gostar muito, como já deves calcular, porque também já tinha descoberto o outro blog :)

    ResponderEliminar
  20. Vou acompanhar de perto esses posts. Sou docente do ensino superior e também eu tenho licenciatura, mestrado e doutoramento, mas na área das Ciências Sociais .Aceitam-se dicas e experiências. Além da vida profissional, uma casa e uma família para gerir.

    ResponderEliminar
  21. Parece-me muito bem, agora que estou a acabar o mestrado, e como bióloga gosto sempre de saber mais :)

    ResponderEliminar
  22. espero que esse post sobre apresentações venha depressa, que a defesa do meu mestrado é no fim deste mÊs :P

    ResponderEliminar
  23. Rita, você é uma inspiração para nós leitores!

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  24. Why not? É de maneira que aprendo umas coisas.

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita,
    não sou cientista, estudei há muitos anos atrás - acho que pra mim não haverá mais interesse em seu blogue - mas desejo tudo de bom pra você
    Elena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elena, se calhar não percebeu (ou eu expliquei mal), mas não vou deixar de escrever sobre minimalismo, organização e essas coisas...

      Eliminar
    2. Rita,
      estou me sentindo um "peixe fora d'água" com a evolução do mundo atual e nem tudo o que leio aqui consigo entender ... mas sinto que estou literalmente "viciada" em seguir este blogue e vai ser difícil não seguir. Aproveitarei os temas que me interessarem.
      Agradeço sua atenção.
      Elena

      Eliminar
  26. Gostei da ideia.

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Gostei do blog e adorei essa ideia de escrever para a gente da ciência, ainda para mais porque também faço parte dessa gente ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Mas que boa notícia, Rita!
    Acompanharei com prazer.

    ResponderEliminar
  30. Olá Rita! Já adoro o seu blog e vou adorar mais ainda, até porque também estudo na área das ciencias (ambiente) :)

    ResponderEliminar
  31. Fico ansiosamente à espera dessas dicas. Tenho 3 trabalhos de investigação a decorrer e sinto uma enorme dificuldade em organizar o "artigo" em si. A estatística, as perguntas directas dos objectivos, etc. Sinto que as ideias são ótimas, vivo num país cheio de casos e correlações interessantes na área da saúde, mas bloqueio na hora de desenvolver o sumo.

    A aguardar ;)

    ResponderEliminar
  32. Vai ser ouro sobre azul :)

    ResponderEliminar
  33. Vai ser ouro sobre azul :)

    ResponderEliminar
  34. Luciana R.24/11/12, 19:00

    Rita, estou ansiosa por estes posts! Já sigo muitas das suas dicas de produtividade no laboratório!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...