27/11/2012

O Scrivener para académicos

O Scrivener é um programa de escrita, tipo word, mas muito mais "à frente". O objectivo do Scrivener é fazer rascunhos - não é para escrever um artigo e editá-lo na sua forma final antes da submissão. Aliás, o Scrivener nem deixa (ou se deixa, ainda não percebi como) colar gráficos, imagens ou equações no texto. É bom mesmo para fazer rascunhos!
O bom do Scrivener para mim é que permite criar um projecto com várias páginas, ou seja, permite criar um artigo e dividi-lo em Introduction, Methods, Results e por aí fora. Posso ter dois documentos abertos ao mesmo tempo, por exemplo, resultados e discussão, e assim é mais prático. O Scrivener conta as palavras de cada documento e do total ; podemos também estabelecer o número de palavras que pretendemos escrever e aparece uma barra vermelha que vai ficando verde à medida que nos aproximamos do nosso objectivo. É giro. Outra coisa óptima: não precisamos estar sempre a gravar - ele grava sozinho e cria automaticamente um backup no computador!
Isto é um resumo muito resumido das potencialidades do Scrivener. O melhor mesmo é fazerem o download (30 dias não consecutivos grátis) e experimentarem,. O programa vem com um tutorial muito bom que devem mesmo ler.
Eu estou a gostar e estou a pensar comprar o Scrivener daqui a 2 ou 3 dias, quando se acabar o meu trial.

4 comentários:

  1. Já comecei a experimentar e confirmo que é realmente muito bom para os rascunhos de artigos/teses.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por este post, Rita.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo post Rita! Vou adquirir o trial de 30 dias! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ótima dica! Realmente deve ser de grande ajuda no momento de escrever a discussão!
    Luciana R.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...