16/01/2013

A manhã perfeita

a sunny and quiet afternoon at home
(a foto foi tirada numa tarde de sol, mas as manhãs são muito parecidas - mas com menos luz...)

Eu sou uma madrugadora - já o posso dizer! Depois de mais de um ano a sonhar (e a tentar) ser uma early riser, posso dizer que cheguei lá. Quando me levanto às 6h já me parece tarde!...

Não há dúvida que os dias em que me levanto cedo (leia-se, às 5h30 da manhã) correm muito, mas muito melhor. Quando chego ao trabalho às 9h, chego já com um sentimento de dever cumprido. E isso dá o tom para o resto do dia - e tudo corre melhor!

Até chegar aqui demorei meses... e dei vários passos:

Encontrar a hora ideal para acordar
Custou encontrar a hora ideal para acordar. Às 6h parecia-me demasiado apertado para escrever e fazer exercício físico, às 5h parecia-me cedo demais. Depois de listar as coisas que queria fazer de manhã e o tempo que queria para cada actividade, decidi-me pelas 5h30.

Despertar de forma agradável
Eu sempre gostei de acordar com música e há muitos, muitos anos que acordava com a Antena 2. No entanto, no inverno, noite cerrada lá fora, nem a Antena 2 me arrancava da cama a maioria das vezes - mas a wake-up light sim! Com a wake-up light, o sol começa a nascer no meu quarto e os passarinhos despertam-me à hora marcada.

Uma chávena de chá quente
Não bebo café, mas uma chávena de chá preto bem forte quando acordo nunca falha - mesmo no verão.

Aproveitar o silêncio da manhã para meditar
Comecei a meditar há cerca de 2 meses e só tenho pena de não ter descoberto esta prática há mais tempo. A meditação tem inúmeras vantagens - incluindo melhorias nas conexões cerebrais.

Trabalhar em coisas que me apaixonam
A minha cabeça funciona muito melhor de manhã. Outrora aproveitava estas horas da manhã para a escrita cientifica, mas como também gosto de escrever outras coisas que não consigo (ou não devo) durante o dia de trabalho, comecei a aproveitar as manhãs para tal.


Desde o início do ano que as minhas manhãs são mais ou menos assim:

(22h00 - hora de deitar)
05h30 - levanto-me; vou directa à cozinha pôr a água a ferver para o chá; vou à sala ligar o computador e desligar o alarme do telemóvel, que toca 10 minutos depois do despertador do quarto; dou os bons dias no Bom Dia Manhãs, via mobile (às vezes falha...)
05h40 - 05h50 - medito durante 10 minutos (mas quero aumentar o tempo da meditação)
05h50 - 07h45 - escrevo; estou a trabalhar num livro e além de escrever, também faço pesquisa nesta altura; não vejo emails nem redes sociais
07h45 - 09h00 - despacho-me, acordo os miúdos, pequenos-almoços, escola, e chego ao trabalho por volta das 9h (ou um pouco depois, se for a pé)

Costumava fazer exercício físico (o Ripped in 30) às 7h, mas percebi que aproveito melhor o tempo se o fizer numa altura em que não consiga fazer trabalho concentrado, como à tarde quando chego com os miúdos a casa. Enquanto eles lancham, faço o dvd.

E tu, como aproveitas as tuas manhãs?

23 comentários:

  1. Yes, Rita!! Acordar às 6,00 já parece tarde! hehehe!!!!
    Muito bom o teu post! A minha decisão é também deixar de me ligar à net de manhã para aproveitar melhor o tempo mas só depois desta fase na horizontal. até lá é a minha companhia :)
    Amei o post! E sim, tb colocaria o exercicio para de tarde. Produzo melhor de manha.
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Oi Rita! Neste momento estou sentindo a mesma emoção que tu. Trabalhar nas manhãs tem sido muito produtivo. O único ponto menos motivador é que tenho de usar os fones para tocar, mas consigo me concentrar e trabalhar melhor na música do que durante o resto do dia com a corrida entre as aulas e as burocracias!

    Ainda não consegui educar-me a meditar. Sinto que preciso, mas ainda não percebi qual a melhor hora para mim, sendo que já estou experimentando em diferentes momentos do dia...

    Parabéns por tantos progressos em poucos meses. E a ideia do grupo Bom Dia Manhãs também foi excelente!

    ResponderEliminar
  3. De manhã funciono a carvão.:(
    Preciso mesmo de mudar isso.

    ResponderEliminar
  4. Que inspiração! Já há algum tempo que tento encontrar uma hora de acordar que me permita produzir mais, mas tem sido díficil. Trabalho até à meia noite e torna-se complicado acordar antes 8. De qualquer das formas, os teus posts são sempre uma inspiração e um emporrãozinho :) com o tempo vou chegar lá. Depois conto :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Isto é que é auto-disciplina! Imagino o quanto estejas satisfeita contigo mesma - eu estaria!
    Mas o que é essa tal de "wake up light"?
    Agora fiquei curiosa, talvez me ajudasse a acordar mais facilmente. Importavas-te de mostrar uma foto dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hazel, podes vê-la neste post: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/12/do-natal-um-smartphone-e-as-coisas-que.html

      Comprei-a aqui:
      http://www.pixmania.com/pt/pt/12802390/art/philips/wake-up-light-hf3510-01.html

      Eliminar
    2. Obrigada, Rita!
      Estou esclarecida. :) Deve ser muito agradável. Infelizmente, é um pouco caro para a minha bolsa, mas achei o conceito muito encantador.

      Eliminar
  6. Olá Rita, tenho seguido o seu blog com algum interesse e despertar mais cedo seria excelente para mim. No entanto tenho uma questão a fazer-lhe em relação ao "Wake Up Light". Sou casada e o meu marido não tem interesse em acordar as 6am como eu :P Como faz a gestão desse aspecto com o seu companheiro? Beijinhos
    Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não acorda com a luz, tem o sono mais pesado que eu.

      Eliminar
  7. Gosto da ideia de acordar com essa luz :)
    É carota mas podia valer a pena.
    Mas tenho uma dúvida, ainda que seja uma pergunta pessoal:
    Não acorda também a cara metade?? Ou podemos configurar a coisa para iluminar só parte do quarto?

    Obrigada
    Valéria

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita!

    Estou a acompanhar as tuas aventuras de acordar cedo!
    Também sou mais produtiva de manhã, mas não me tenho conseguido levantar cedo... Quando me levanto a minha filha acorda logo a seguir... e quer ir logo comigo para todo o lado... assim sendo, deixo-me mais um bocadinho na cama... há uns tempos atrás, ela estava com o sono mais pesado e eu acabava por me levantar pelo menos meia hora mais cedo, o que me dava para fazer muitas mais tarefas de manhã...

    Logo que ela durma mais um bocadinho de manhã começo também com o ritual de me levantar mais cedo!

    Beijinho, e mais uma vez, obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,

    sito-me tão inspirada quando leio os teus posts! Quando leio penso "como gostava de acordar cedo e ter tempo para fazer mais coisas, amanhã de certeza que começo!"
    Mas depois, quando o amanha chega, repito a mesma coisa! Acordo tarde e é tudo a despachar! Não estou a conseguir quebrar o ciclo de maus hábitos!
    Vou continuar a tentar! Hei-de conseguir um dia! Não vou desistir!

    um beijinho e obrigada pela inspiração e pela partilha!

    ResponderEliminar
  10. Nao aproveito mt, com uma criança pequena qualquer plano pessoal sai falhado, eu gostava mt, quando acordava as 6h adorava o vermelho do nascer do sol, é absolutamente lindo, agora não consigo... talvez um dia quando ficar tudo mais sossegado e ele dormir bem lol

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita!
    Há anos que tento acordar cedo, fazendo listas, horários, etc... e nunca consegui até me mentalizar que tem que ser.
    Eu entro às 9h a 5 minutos de casa mas com o transito para Lisboa que apanho pelo caminho tenho que sair sempre entre as 8h30-8h40.
    Aproveitei que o marido foi para fora duas semanas (infelizmente claro) e organizei as manhãs!
    Levantava-se sempre às 8h, 8h e pouco... às vezes mesmo em cima da hora e o pequeno almoço era brincadeira! Ou levava um pacote de leite ou gastar dinheiro! Ir com o cão à rua nada... (coitadinho)
    Agora já me levanto uma hora antes de sair de casa e faço tudo o necessário e ainda tenho um tempinho zen!

    Obrigada pelo blog que também me deu forças para perceber as vantagens de acordar cedo!

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Achei bem interessante suas colocações. Também acordo às 5h30 e sinto que meu dia rende bem mais! É até estranho pois quando me atrasava ou não colocava o despertador para tocar, mesmo dormindo mais, eu sentia bem mais sono durante o dia!
    Só não gosto muito quando - de acordo com a estação - eu acordo e o céu ainda está totalmente escuro, demoro a "ligar" o cérebro e tenho a impressão de que algo está errado!
    Adorei o post!

    ResponderEliminar
  13. Morro de inveja de quem acorda assim cedo! A mim custa-me mesmo muito, mas acho que seria muito benéfico a vários níveis, incluindo a saúde.

    Tenho a mania que trabalho melhor com luz, mas, ao mesmo tempo, acho que trabalho melhor à noite... não sei! Um dia destes experimento levantar-me assim cedo...

    ResponderEliminar
  14. Gente, eu adorei os temas abordados aqui.
    E gostaria muito de dormir cedo e acordar cedo..
    Vou tentar me aprimorar, de verdade rs.

    Conheci o seu blog e já segui.
    Retribui?

    http://itstendencial.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Há tempos estou procurando uma inspiração para acordar cedo e aproveitar melhor o dia... mas não consigo...acho até que troquei a noite pelo dia...mas tenho que trabalhar de dia e a mente não funciona adequadamente. Por isso adorei as dicas e vou tentar pô-las em prática. Você sempre fala sobre meditação, pode me indicar como começar? Adoro o seu blog! Parabéns! Daniela (São Paulo - Brasil)

    ResponderEliminar
  16. wow estou deveras inspirada com o teu post, isso e que e disciplina! de manha acordo, ronha 5 a 10 minutos, banhoca, esticar as pernas, vestir-me, ir pro peq almoco e ler as gordas do jornal e conversa com os colegas (qdo estou em hotel), qdo estou em casa e preparar o peq almoco e ir pro trabalho. ou seja nao faco nada assim de mto util

    ResponderEliminar
  17. Rita,
    Eu não só um bom exemplo como seguidora do seu blog (sou muito preguiçosa e quando não consigo dormir bem à noite, sempre acabo acordando mais tarde - meditar pela manhã, já tentei, desisto fácil de tudo o que começo...
    Mas sabe que adoro ver as fotos da sua casa, sempre tão arrumadinha, são um incentivo para mim. Talvez as minhas dificuldades na disciplina sejam devidas à minha idade - sixty six !! rs - acabo achando que não vale a pena o sacrifício ... Como eu gostaria de poder conversar com você !!
    Obrigada por sua "companhia".
    Leninha

    ResponderEliminar
  18. estou na mesma luta ... às vezes consigo (outras ainda não) ... mas estou a seguir o teu blog e vou no bom caminho :)
    obrigada pelo blog, pelas dicas, pelo incentivo que os seus posts nos dão e pela ajuda que dá... não sei se tem essa noção (do quanto nos ajuda com o seu trabalho e com as suas ideias e dicas.)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Rita, e que tal um post mais detalhado sobre meditação? Não é que seja uma actividade estranha para mim, mas nunca me consegui manter motivada para praticar diariamente. Acho que perceber melhor para que serve e o que é me ia ajudar um bocadinho :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...