28/01/2013

Trocar o carro pela bicicleta


Somos uma família de dois adultos e duas crianças, e temos dois carros e uma moto4. Os veículos são nossos e estão todos pagos. 

Quando comecei a simplificar a minha (a nossa) vida, comecei a ir mais vezes a pé para o trabalho (é uma caminhada de 25 minutos). Muitas vezes, ficava um dos carros e a mota parados à porta de casa. Apercebi-me rapidamente que não precisamos de três veículos. Tentei explicar isto ao J. Ele sempre achou que os dois carros são necessários.

Há uns meses comprei três bicicletas, uma para mim e duas para os miúdos. Queria comprar uma bicicleta para o J., mas ele só queria uma toda xpto, e para ficar guardada a maior parte do tempo não valia a pena. Comecei a andar de bicicleta e, de vez em quando, a ir de bicicleta para o trabalho (não vou mais porque não há ciclovias e a estrada não é lá muito segura para as bicicletas). O J. continuou a ir de carro ou de mota para o trabalho, que fica a menos de 3 km de casa (o meu fica a cerca de 2.5 km).

Até que, em Dezembro, o J. recebeu uma carta... a dizer que tinha que ficar sem carta de condução durante dois meses. Para mim, foi ouro sobre azul! Não havia volta a dar - o J. precisava mesmo de uma bicicleta para ir para o trabalho. Lá fomos comprar uma e ele começou a ir de bicicleta, todos os dias. 


O J. já anda nisto há mais de 1 mês e o tempo tem ajudado - chove, mas não nas horas a que ele faz as deslocações. Faz exercício físico todos os dias (e a última parte do caminho para casa é uma subida bem puxada), apanha ar puro, poupa gasóleo, não tem que procurar lugar para estacionar o carro... Quando a carta de condução voltar, ele vai continuar a ir de bicicleta - pode ir uma vez ou outra de carro ou de mota, mas a bicicleta sem dúvida que veio para ficar!

No outro dia ele disse-me que devíamos vender um dos carros (um dos carros até ficou sem bateria por estar parado). Umas vezes acho que sim, que devemos vender um dos carros, outras vezes acho que não, que mais vale manter os dois pois são nossos e não dão muita despesa, outras vezes não sei... Tenho andado indecisa em relação a isto... Se vivêssemos em Lisboa ou noutro sítio com uma boa rede de transportes públicos, não haveria dúvidas em relação ao caminho a tomar, mas aqui em Faro... Enfim!...

Adorei ler este post da Nathalie, uma nativa de Montreal, sobre este assunto de não ter carro. O carro dela avariou e em vez de gastar imenso dinheiro no arranjo, ela optou por ficar sem carro. O que é que mudou na  sua vida? Resumidamente, mais tempo ao ar livre, mais exercício físico, menos stress, mais perda de peso, mais presença no momento, mais tempo de qualidade com a família, e, claro, mais poupanças.


E vocês, andam de bicicleta no dia a dia?

26 comentários:

  1. Moro no Brasil e estou com planos de mudar pro Japão no ano que vem. A minha maior ansiedade é que finalmente poderei usar bicicleta como principal meio de transporte, já que não o faço no Brasil por falta de ciclovias e com medo de ser assaltada (infelizmente isso é comum =/). Mas, de qualquer modo, penso em ter um carro em uma viagem, quando for carregar coisas pesadas ou volumosas, ou simplesmente por conta do mau tempo.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rita. Pedalar é fascinante, onde tudo nos parece mais real, mais próximo, mais alcançável.Parabéns J., mais uma bicicleta é menos um carro.

    Não resisti a partilhar este magnífico testemunho nabicicleta

    Também andamos de bicicleta todos os dias. Excelentes pedaladas.

    ResponderEliminar
  3. Somos 2 e temos 2 carros. Adorava poder vender um mas estou como tu, temos sempre receio de ser necessário... O meu sonho era poder viver num sítio como a Holanda e andar sempre de bicicleta! Mas aqui isso é mais complicado.
    Parabéns por preferirem a bicileta para se deslocarem! :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela iniciativa! Dizem que há males que vêm por bem e no vosso caso não há dúvida que a coisa resultou bem. Se estivesse no vosso lugar, venderia um dos carros porque se já todos se adaptaram à bicicleta, será que os dois carros fazem mesmo falta?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu acho a ideia da bicicleta muito boa. No meu caso é impossível de meter em prática, moro a cerca de 20km do trabalho, portanto não dá...

    ResponderEliminar
  6. Boa! Já pensei nisso, mas por enquanto é só plano! fico feliz por vocês, vendam um dos carros e ponham o dinheiro a prazo!

    ResponderEliminar
  7. Eu não sei andar de bicicleta. Nem me serviria de muito no dia a dia, seria perigosíssimo saír daqui de bicileta e o namorado não pode andar de bicicleta desade que foi operado a uma hérnia, lá se vão as biclas ao fim de semana. Também não tenho carta de condução. Logo, sobram-me os transportes públicos. Mudava 3 vezes de transportes (todas as manhãs e todas as tardes) para ir trabalhar e isso nunca me fez confusão. Mas durante 7 anos fui a única funcionária duma multinacional a não ir de carro para o trabalho. E isso sim, faz-me confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Scarlet Red,
      Eu também não sabia andar de bicicleta. Aprendi com 30 anos. É verdade! Foi o meu marido que me ensinou e o que se diz é mesmo verdade: nunca nos esquecemos. Depois dos meus filhos gémeos nascerem, deixei de andar durante anos mas, seis anos depois, eis que o maridão me oferece uma bicla! Eu fiquei super feliz mas, ao mesmo tempo, pensei "E agora? Eu não vou conseguir andar...", e a verdade é que mal peguei na bicicleta, lá fui eu de cabelos ao vento!!!!! É espectacular. Só tenho pena de não ter ciclovias para me poder deslocar de bicicleta em segurança. Por isso, experimenta e vais ver como é bom :)

      Eliminar
  8. Aqui por casa somos um casal e nunca quisemos comprar carro ... Ás vezes pensamos nisso, quando temos pessoas amigas a ficar cá em casa ou quando chove ou quando temos compras pesadas para fazer ... Mas acabamos por nunca tomar essa decisão porque simplesmente não compensa! Aproveitamos o dinheiro que iriamos gastar em gasolina e vamos viajar que é aquilo que mais gostamos. Andamos a pé e depois de metro, esteja chuva ou neve. Quando as compras são muito pesadas temos sempre a hipótese de usar o continente online ou o jumbo online. Assim, somos bastantes contidos nas compras, só trazemos mesmo o que precisamos porque não queremos carregar peso extra. Só temos mesmo pena de não termos ciclovias porque senão sem dúvida a bicicleta seria a nossa escolha!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita!

    Quem me dera!!! Mas trabalho a uma hora de casa, no Douro, onde as estradas são tudo menos planas! Mas é um hábito que adoraria ter, porque também adoro estar ao ar livre!!!

    Beijinhos e .... boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita,

    vim parar aqui pelo blog do paulofski.

    a minha experiência:
    Há quase um ano que optei por ir de bicicleta para o trabalho.
    Para teres uma ideia vivo em Lisboa e trabalho em Paços d'Arcos (~20km).
    Misturo bicicleta com comboio e acabo por pedalar cerca de 10km/dia, de vez em quando faço os percurso todo.

    E adoro. o tempo ganha outra dimensão, é escusado ter pressa de chegar, aprecia-se a cidade com mais detalhe, tenho tempo para pensar muito, (parece uma coisa estranha mas ao início reparei nisto).

    É fácil enumerar os benefícios da bicileta, mas o que acho melhor é o bem estar (a todos os níveis) que proporciona.
    O argumento económico é dos mais citados quando se está para optar pelo uso da bicicleta, na verdade isto não passa de uma necessidade de justificar a opção de andar de bicicleta.
    Mas isso depois não interessa, todos os outros benefícios se sobrepõem a esse, pelo menos na minha opinião.

    Ando porque gosto e me sabe bem pedalar. Não são necessárias mais justificações.

    O que também achei espantoso foi perceber o quão fácil é deslocar-me de bicicleta, mesmo a 20km do trabalho. Por incrível que possa parecer demoro apenas mais 10 min do que se viesse de carro.


    Boas pedaladas
    Zé Mota



    ResponderEliminar
  11. Eu tenho dificuldades em considerar andar de bicicleta em Lisboa por uma simples razão (não são cá as colinas, nada disso!): é que a cidade é poluída e, ao andarmos de bicicleta e ao fazermos exercício físico, precisamos de mais oxigénio... e inalar ainda com mais vigor a poluição não me parece o melhor (a minha mãe, que é enfermeira, sempre me fez notar em mais nova, como achava absurdo ver pessoas a correr (jogging) em grandes artérias da cidade!). Acabo por andar quase sempre a pé dou de transportes públicos...

    ResponderEliminar
  12. Eu gostaria de adquirir esse hábito ... mas teria que viver noutro lugar :)
    Kiss

    ResponderEliminar
  13. Vivo a 30 km do trabalho, com a ponte 25 de Abril peo meio...não dá!
    Podia vir no barco mas estimo que demoraria umas 3 horas a chegar :)

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela mudança. A bicicleta é o transporte do futuro. Infelizmente foi preciso uma crise para começarmos a ponderar o uso da bicicleta como meio de transporte. Uso diariamente em conjunto com o barco e comboio para ir para o trabalho, do outro lado do rio, em Lisboa.

    Boas pedaladas

    ResponderEliminar
  15. Este é o exemplo perfeito de que "há males que vêm por bem". Quem me dera poder andar mais de bicicleta, mas trabalho longe e nem tão pouco há transporte publico para o meu local de trabalho (conduzo diariamente 75 km).

    Na minha cidade há uma ciclovia, mas apenas num percurso muito pequeno. Quando estive na Alemanha fiquei surpreendida com a quantidade de ciclovias e de estacionamentos para bicicletas (pelo menos naquela zona era assim).

    Se trabalhasse mais perto e se a condução fosse segura, podes crer que utilizava a bicicleta (adoro andar de bicicleta). Esse é mais um hábito dos países nórdicos que aprecio. Há excepção do clima, adoro os hábitos desses povos. Li um estudo, em que até tinham menos problemas de saúde do que nós.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, Rita!! Também fiz a transição há algum tempo e tento partilhar a experiência através do blog:

    http://www.biclanoporto.org/

    Também te podes juntar ao grupo do Facebook: Ciclismo Urbano em Portugal - convida quem tu conheças que utilize a bicicleta como meio de locomoção regular!

    Ricardo.

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Nós somos uma família de 3 pessoas (2 dultos e uma criança com quase 3 anos). Há 6 meses decidimos mudar-nos para Inglaterra e tínhamos só um carro, mas como aqui a condução é ao contrário decidimos vender o carro. Vivemos numa cidade pequena, mas os transportes até não são maus. Portanto até ao momento nem pensamos sequer em comprar carro. Vamos para todo o lado a pé ou de bicicleta e (tirando quando chove, que é muitas vezes) são caminhadas bem agradáveis :) Temos o dinheiro da venda do carro no banco para alguma emergência e, embora ás vezes sinta falta do carro para pequenas coisas, não estou arrependida, pois temos poupado muito todos os meses por não termos carro.

    Boa sorte com a tua decisão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá:

    Nós tínhamos 2 carros. Há cerca de cinco anos atrás um dos carros já estava muito velhote e dava muitos problemas[gastos na oficina]. Um dia o meu marido chegou a casa e disse: "Tomei uma decisão, vou vender o carro e vou comprar uma mota." Bem dito, bem feito. Foi tirar a carta de mota, vendeu o carro e comprou uma mota em 2ª mão. E desde aí que vivemos apenas com um carro.
    Entretanto, com o passar do tempo voltou a haver mudanças. Devido ao preço dos combustíveis o meu marido passou a ir para o trabalho de bicicleta. O percurso que faz para o trabalho é perto. A mota serve para percursos mais longos.
    Ainda compramos ainda uma cadeira para anexar à bicicleta. De manhã quando vai para o trabalho leva o miúdo mais velho e deixa-o na escola.
    Distrai-me e o comentário já vai longo. Desculpa.
    QC

    ResponderEliminar
  19. Moro no Brasil e como disseram, há o risco de ser assaltado etc...
    Eu ADORO andar de bicicleta e faz anos que não ando.
    Aqui onde moro também não tem ciclovias, aí fica difícil.
    =/

    beijos!

    ResponderEliminar
  20. ora aqui esta um tema q sou totalmente de acordo! 1 carro por casal da sempre jeito especialmente com criancas. mas especialmente ai no algarve que o tempo ate e bom pq nao utilizar bicicleta ou uma caminhada? o meu pai passou a substituir o carro pela bicicleta e vai imensas vezes portimao-lagos de bicicleta. e um bom exercisio fisico. O caso do J. e um caso de que ha males q vem por bem.
    Em Lisboa tb da jeito ter 1 carro por familia, ate pq nem todos os sitios tem bons acessos em termos de transporte publico, eu sei q demorava uma eternidade a ir de Benfica para Oeiras! Mas eu pessoalmente sou fa do transporte publico pq aproveito para por as leituras em dia.
    Actualmente ele deixa-me no trabalho pq fica a caminho do dele. :)
    Mas concordo que ajudava muito melhorarem as ciclovias em maior parte dos casos inexistentes, ao nivel do que existe na maior parte da europa :)

    ResponderEliminar
  21. Este é o meu sonho. Mas fazer 22 km por dia não é possível para mim. Depois do Verão, estive mesmo quase a comprar uma bicicleta para ter no trabalho e pedalar depois do meu horário. Inspirada em ti, já me tinha imaginado a começar a trabalhar às 7h30 e a sair por volta das 16h30-17h00. No entanto, a bicicleta teria que ficar na rua, ao frio e então optei por fazer exercício em casa. No Verão costumo ir nas folgas para o Carvalhal e queria arranjar uma bicicleta para ir para a praia. O único senão é que o fofo faz pesca e não temos forma de transportar a tralha, excepto se fosse uma bicicleta de carga que nunca vi em Portugal.
    Quanto aos dois carros, a minha humilde opinião, se se organizarem bem (sei que sim) não creio que sejam necessários até porque trabalham perto de casa.
    Bj

    ResponderEliminar
  22. Eu adoraria andar de bicicleta para ir a faculdade e trabalho, mas infelizmente minha cidade não tem ciclovias e é bastante perigoso andar entres os carros nas vias públicas, pois os motoristas não respeitam. Mas para quem pode fazer essa troca de carro para bicicleta aconselho, por todos os motivos citados por você neste post.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde
    Muitas vezes penso eu em trocar o carro, não pela bicicleta, mas pelos meus pés.
    Faze-lo não é difícil, pois apenas trabalho a cerca de 20 minutos a pé e até gosto de andar a pé, mas o facto de trabalhar por turno condiciona um pouco a minha decisão. Ah, e falta-me o apoio do maridão. Bem, eu até o compreendo já que tenho horários de sair às 22 horas.
    Eu não tenho medo de andar sozinha durante a noite, mas ele acha que é um risco (não deixa de ter razão) que não vale a pena correr.
    Fazendo as contas poupava cerca de 25 euros por mês na gasolina, poupava os 190 euros de seguro e toda a manutenção do carro, que não é nada pouco.
    Por um lado penso "e se eu precisar do carro?
    E assim vou andado...de carro.
    Bom fim-de-semana


    ResponderEliminar
  24. Aqui por Gaia, vê-se já muita gente de bicicleta, principalmente aos fins de semana, mas também não há ciclovias, ou melhor há mas à beira-mar, não deixa de ter graça ver o pessoal com as bicicletas em cima do tejadilho do carro dirigindo-se para a praia....gastam o dinheiro na gasolina e poluem para irem pedalar um pouco, mas de facto no centro sem ciclovias torna-se muito perigoso....

    Eu pessoalmente não ando de bicicleta porque não sei, os meus pais nunca tiveram possibilidades para nos comprar uma,.....se bem que já vi uma senhora na praia, numa de três rodas com um bom cesto a traz, onde cabia a vontade um saco de batatas de 20 kg ou um cão de porte médio....andei a pesquisar e ficam a volta de 400€, é um bocado puxado para mim, mas se houve-se ciclovias eu fazia o sacrifício e comprava....dava para ir a feira, às frutas e legumes, ao supermercado etc, poupava na gasolina, poupava o meio ambiente e ainda fazia exercício físico....

    Sr. Presidente da Camara de Vila Nova de Gaia que tal projetar e construir ciclovias por toda a nossa cidade?....a maioria dos Gaienses iam adorar....deixo aqui a ideia.

    Bjokas Glória

    ResponderEliminar
  25. Olá, venho dar o meu testemunho.

    Adorei ler o que escreves-te.
    Gosto muito das coisas que escreves como já disse em outros posts.

    Gostei muito deste, porque penso exactamente como tu.

    Pertenço á zona de Aveiro e para ir trabalhar são sensivelmente 10 kilometros com muitas subidas.
    De qualquer das formas já fui algumas vezes.
    Penso que a rotina faz dissipar qualquer obstáculo.

    Ver o objectivo e agir de imediato é um óptimo método, porque se estivermos a sentir, nunca mais vamos ou temos mais dificuldade em ir.

    Vou dar-te os meus parabéns mais vezes. :)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...