22/03/2013

A vida simples de pessoas reais: Joana


Escrever este texto estava na minha to-do list desde que lançaste o desafio. Hoje vou riscar esta tarefa e muito provavelmente as outras todas. Inspirada pelo teu blog já fiz dezenas de mudanças na minha vida desde Junho (altura em que "encontrei" o teu blog, num daqueles dias em que se vagueia pela web...), mas creio que a mais arrojada que vou fazer é mesmo viver sem to-do lists, que me acompanharam sempre...

Comecei a ler o teu blog precisamente na altura dos posts de "Destralhar em casa em 7 dias", fiquei fascinada! Conheço há muitos anos os princípios budistas de viver com menos para ser mais feliz, mas nunca tinha compreendido verdadeiramente como eles se poderiam enquadrar na nossa sociedade materialista e consumista, até começar a fazer as mudanças que escreves no teu blog. O resultado: menos tralha em todas as divisões da casa, e quanto mais tiro, mais acho que ainda está a mais...

E depois dos destralhamentos vieram as rotinas! Levantar cedo já me levantava (saio para o trabalho às 7h30), mas comecei a levantar-me entre as 5h30 e as 6h. A minha mãe sempre foi uma madrugadora das 5h e sempre disse que só conseguia adiantar o trabalho a essa hora, quando todos estavam a dormir. Eu só percebi as vantagens de deixar a cama e o sono para trás quando o pus em prática e vi de dia para dia como isso facilitava as rotinas da tarde e da noite, como eu me sentia menos cansada e mais feliz.

Smartphone já tenho há quase 2 anos - é realmente a coisa mais prática e útil do mundo, acho que vais adorar (a bateria é que não dura o que nós idealizamos...) Mas usar o Gcalendar para organizar os vários horários da família foi algo que não me tinha passado pela cabeça, mas funciona na perfeição e tudo na palma da mão! Tal como as listas de compras e as rotinas semanais...

Speed-cleaning, outra benção! Ainda que o marido faça metade (e às vezes mais de metade) das tarefas em casa, nada como conseguir organizar e limpar a casa no mínimo tempo possível! (E eu já só limpava o que realmente era preciso...) Produtos verdes já usava, mas os panos de micro-fibra, cada cor a sua divisão... obrigada Rita, que grande ajuda!!

Agora, vou tentar simplificar os meus dias: torná-los vazios de objectivos e stress e cheios de felicidade e do que me apaixona. Sei perfeitamente que esta vai ser a parte mais difícil (porque me conheço bem), mas se estava incrédula que eu conseguisse pôr em prática na minha vida as tuas ideias quando comecei a ler o teu blog, agora sei que todas as mudanças foram conseguidas (nuns dias melhor do que noutros) para melhor - e sei que esta também será.

Resta-me deixar-te um grande bem-haja por tudo o que partilhas, diariamente, com o mundo, sem pedires nada em troca. Essa é uma verdadeira dádiva. E quero desejar a ti e à tua família um 2013 muito feliz!

Joana Santiago


~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

3 comentários:

  1. Ótimo acompanhar sua trajetória, Joana!

    ResponderEliminar
  2. Que linda essa participação!
    Adorei e também vou tentar rs

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do blog! Parabéns!

    Tiara de Papel <3

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...