15/03/2013

A vida simples de pessoas reais - Polliejean

Não sei bem como cheguei ao The Busy Woman and the Stripy Cat no início deste ano. Não sei se vim cá parar por já andar à procura de uma vida mais simples e minimalista, se, pelo contrário, foi ao ler os posts da Rita que se deu um clique e me identifiquei com muita coisa. Não me identifico com tudo, claro está, mas consigo retirar das suas sugestões aquelas que mais se adaptam ao meu estilo de vida e ao que quero para mim. Por exemplo, passei a usar mais eficazmente o meu tempo no trabalho. Como trabalho em casa, é-me muito fácil dispersar e distrair com tudo o que não seja trabalho. Mas desde que comecei a usar a técnica Pomodoro, sinto que me consigo concentrar melhor e ser mais rentável.

Mas não foi por aqui que comecei. Comecei por destralhar. Na verdade, eu já destralhava, mas não sabia que nome lhe dar. O facto de já ter mudado duas vezes de país e uma meia dúzia de casa ajudou-me a perceber que as coisas só servem para nos prender aos sítios e para nos fazer perder tempo a encaixotá-las. Percebi que aquilo que não vemos não nos faz falta e fui-me livrando de muita coisa inútil ao longo dos últimos sete anos. Hoje em dia continuo a destralhar com regularidade, especialmente nas mudanças de estação, em que dou sempre uma caixa cheia de roupa a associações de solidariedade. Passei a analisar o meu guarda-roupa de uma forma mais pragmática: Usei esta peça alguma vez este verão? Não? Está boa? Sim. Então vou dá-la. Não está em condições? Então vou usar nos meus projectos de costura ou vai simplesmente fora.  Além disso, comecei a adoptar a máxima de deitar fora algo velho quando compro algo novo, mas ainda tenho que trabalhar bastante nos meus impulsos consumistas… Comecei também a destralhar coisas que antes não incluía no grupo das coisas passíveis de serem destralhadas, como o telemóvel, as pastas do computador, o e-mail…

A seguir, lembro-me que comecei por ler livros sobre o minimalismo de que a Rita já falou no seu blogue, como os livros de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus , de Elaine St. James e Laura Vanderkam. Foi esta última autora, com o livro What the Most Successful People Do Before Breakfast: A Short Guide to Making Over Your Mornings-and Life, a par de vários posts que a Rita escreveu sobre o assunto, que me inspiraram a mudar a minha rotina das manhãs. Este ano decidi só oferecer prendas de Natal feitas por mim, mas precisava de tempo para as fazer. Como conseguiria arranjar tempo? Já não temos televisão, por isso não podia ir roubá-lo aí. Foi então que a Rita criou o grupo "Bom dia Manhãs" no Facebook e, após alguma renitência, decidi aderir. Os resultados superaram a minha expectativa. Ao contrário do que esperava, nos dias em que me levanto às 6 da manhã, não passo o dia a bater com a cabeça nas paredes nem precisar de aumentar a dose de cafeína. A verdade é que fico com mais energia, especialmente se usar esse tempo para fazer desporto. E já tenho praticamente todas as prendas de Natal feitas! É claro que o próximo passo será perceber que não devo perder tempo a fazer prendas de Natal, pois é tempo que poderia estar a usar para fazer outras coisas mais produtivas e porque as prendas não se devem limitar à época do Natal… Mas cada coisa a seu tempo. Acho que para nos identificarmos com algumas máximas precisamos de ter passado pelas situações em questão. Só assim se pode dar o clique de viragem.

Creio que a próxima mudança vão ser as listas de organização semanal, de planear as compras e as refeições, para não perder tempo e ter a rotina muito mais simplificada para que, no fim, me sobre mais tempo de qualidade para usar com a minha família. Cá em casa já percebemos que vamos demasiadas vezes ao supermercado e perdemos demasiado tempo a pensar nas refeições. É altura de repescar os posts que a Rita escreveu sobre isto e as suas sugestões de listas de planeamento e organização!

Hoje em dia fala-se muito da influência da blogosfera nos hábitos das pessoas, em como certos bloggers, com a sua simples opinião, conseguem fazer com os seus leitores comprem este ou aquele produto, vão ver este ou aquele filme, vistam esta ou aquela roupa. Mas o que é que isso, em termos práticos, nos traz de novo ou contribui para a nossa felicidade? Blogues como o da Rita e outros a que cheguei através dela, conseguem, sim, fazer-nos olhar para a nossa vida, para aquilo que estamos a fazer dela, e questionar se é mesmo isto que queremos, se temos a casa cheia de coisas úteis e bonitas, se ocupamos o nosso tempo da melhor maneira, se somos realmente produtivos no trabalho ou se apenas gostamos de nos queixar. Por isso, quero agradecer à Rita por querer partilhar com meros desconhecidos o seu modo de vida e nos deixar sugestões e dicas práticas e eficazes que nos ajudam a simplificar a nossa vida e a aumentar a produtividade. Obrigada. Espero poder continuar a ler-te durante muito mais tempo!

Polliejean, Bolas de Berlim (sem creme)



~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

4 comentários:

  1. Convém dizer que este post foi escrito em Dezembro e que, infelizmente, o meu ritmo das manhãs já não é bem o mesmo... Mas continuo convencida dos benefícios de acordar cedinho e pretendo voltar a criar o hábito!
    Beijinho, Rita, obrigada por partilhares e nos deixares partilhar. :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Parabéns Rita pela rúbrica e Polliejean!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita, me deu vontade de dizer "olá" - estou com saudades dos seus posts. Aqui de loooonge do Brasil, um abraço, Silvia

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha! Inspiradora :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...