17/04/2013

Receita vegetariana e minimalista: ervilhas com ovos

Desde que me tornei vegetariana, comecei a cozinhar mais, pois é chato o J. ter que fazer sempre duas refeições diferentes... Há comidas vegetarianas que comemos todos, como alho francês à brás ou bolonhesa de soja, ou quando ele faz carne grelhada com arroz e feijão, eu como o arroz e o feijão, mas a maior parte dos dias eu como comidas diferentes... O problema é que eu não gosto e infelizmente não tenho jeito para cozinhar... mas como nem pensar passar fome, lá vou fazendo alguns pratos simples...

Um dos meus preferidos é ervilhas com ovos - versão vegetariana, claro, sem chouriço ou bacon...


Aqui fica a receita simplificada...

Faço um refogado na panela de pressão com azeite extra virgem, cebola (tenho usado a cebola já picada congelada do Pingo Doce - quando tento picar cebola ficam uns bocados enormes...) e alho.

Junto as ervilhas congeladas (ou ervilhas com cenouras congeladas) e adiciono alguma água de modo a tapar as ervilhas.


Fecho a panela e depois da panela começar a deixar sair o vapor (há algum termo mais técnico para isto?), conto 15 minutos, com o lume no mínimo (gosto das ervilhas bem cozidas).

Depois das ervilhas cozidas e do vapor sair da panela, abro-a e faço um espacinho no meio das ervilhas onde coloco o ovo, em lume brando. E já está!




13 comentários:

  1. Aqui em casa é a mesma situação! Só eu vegetariana e filho e marido comendo carne todos os dias.

    Eu faço ervilhas todas as semanas,porém apenas as passo na manteiga.

    Eu como ovos tb,sou semi- vegetariana - ,segundo meu médico- porém nunca fiz a combinação de ervilhas com ovos...rs...vou experimentar!

    Beijinhos cá do Brasil

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,

    Não pude deixar de rir qdo vi a tua receita. É uma das minhas receitas de emergência mas que adoro:)
    Com algumas variações que te podem ajudar a poupar mais tempo. As ervilhas que utilizo são congeladas,não precisam tanto tempo de cozedura pois assim perdem os nutrientes e o sabor coloco-as directamente em água a ferver, para haver choque térmico e não perder muitos nutriente, tempero com louro,sal e alho, 2 dentes inteiros esmagados com o cabo da faca são fáceis de descascar, qdo começar a ferver por no min e deixar cozer 5 min, em panela normal, pequena para evitar a perca de calor e energia desnecessária, e com pouca água o suficiente para cobrir as ervilhas, nem chega a cobrir o ovo, mas podes escalfar o ovo na mesma com uma fervura um pouco mais prolongada.Ao fim dos 5 min escorro a água e deixo na panela tapada, a reposar mais 2 min e a acabar de cozer se necessário. Se estiverem "al dente" são mais saborosas. Eu coloco o ovo inteiro a cozer e depois descasco e ponho por cima da ervilhas e rego com um bom azeite, Quem quiser pode optar por temperar agora com alho em pó, pimenta, etc..
    Adoro as tuas dicas, :)
    Aldina

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,
    Quando começa a sair vapor da panela de pressão acho que se diz quando "levanta fervura" ou "quando começa a ferver".
    Vou experimentar essa receita.
    Eu tinha aversão à cozinha, e cozinhava muito mal! Mas desde que fui mãe esforcei-me para aprender e cozinhar comidas saudáveis para dar à minha filha. Aos poucos fui melhorando os dotes culinários, e agora até já faço alguns cozinhados muito razoáveis!
    A necessidade faz o engenho, não é?!
    Também já fui vegetariana durante 3 anos, e qualquer dia volto a ser, pois adoro as comidas e sinto-me muito bem com esse tipo de alimentação. O problema é que eu cozinhava pouco e não sabia receitas vegetarias que garantissem a qualidade e quantidade de nutrientes.
    Por isso, depois de engravidar voltei a comer carne e peixe. Agora, que a minha filha já tem 4 anos, tenho mais disponibilidade para aprender e estou novamente a introduzir algumas receitas vegetarianas no nosso dia.
    Gosto muito do teu blog.
    E agradeço a tua dedicação e por partilhares as tuas vivências com o mundo.
    Beijinho
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  4. Rita, adorei, parece bem fácil de fazer, mas vou testar a versão com bacon.

    ResponderEliminar
  5. Salomé Nogueira17/04/13, 15:46

    Se substituir as ervilhas por lentilhas (pode até ser das já cozidas) fica delicioso...

    ResponderEliminar
  6. Por acaso é algo que me deixa curiosa: o que comem os vegetarianos? Pois acho que eu e o meu marido caminharemos para isso...mas olha que com ervilhas e ovos não me convences!! :/ Acho que ficaria cheia de fome num instante!!

    ResponderEliminar
  7. Post interessante =)
    Esta vertente do vegetarianismo tem-me suscitado curiosidade e interesse. Tenho pesquisado algumas receitas para integrar na minha alimentação, pois estou a fazer um regime alimentar proteico ou uma reeducação alimentar (como lhe quiserem chamar) e esta seria altura ideal para essa integração.
    Faço uma refeição semelhante a essa mas com tomate na panela eléctrica e em quantidade para guardar para outras refeições. Adiciono o tomate aos cubos e as ervilhas ainda congeladas e deixo estufar. Depois quando quero fazer a refeição tiro a dose individual para um tachinho e escalfo o ovo.
    Adoro!
    Andresa Costa

    ResponderEliminar
  8. Tem muito bom aspecto :) podes sempre experimentar fazer algum curso/workshop de cozinha vegetariana. Na altura em que me tornei vegetariana não sabia cozinhar quase nada, então fazer o curso ajudou-me bastante. Foi apenas de 2 dias, no 1o com parte teorica e no 2o pratica, mas o melhor foi poder tirar todas as duvidas com as formadoras (que já eram vegetarianas há mais de 20 anos!). Outra coisa que me ajudou imenso foi ler receitas. Mesmo não tentando fazer tudo, só o ler ajuda a perceber alguns conceitos e a conhecer novas técnicas e depois quando é preciso fazer alguma coisa surgem sempre ideias. Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  9. Apetitoso! Às vezes faço uma variação: ervilhas em molho de tomate, e os ovos por cima. Normalmente sirvo com arroz.
    Aqui em casa há arroz quase todos os dias, acompanhando o prato principal.

    ResponderEliminar
  10. Oi Rita! Dê uma olhada no meu board do pinterest (http://pinterest.com/carolguilen/food-glorious-food/), com idéias de receitas fáceis e rápidas para vegetarianos e semi-vegetarianos. Tb coloquei umas receitas passo-a-passo aqui: http://donossoquintal.wordpress.com/tag/receitas/

    Acho que vai lhe ajudar um bocado!! abç

    ResponderEliminar
  11. Rita,

    Aqui fica uma sugestão deliciosa...

    http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/10478/massa-quasi-oriental.html

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita,

    Dê uma espreitadela neste blog http://thestonesoup.com/blog/2011/06/50-healthy-10-minute-meals/#. Tem lá 50 receitas para fazer em 10 minutos e o que é muito bom é que tem a receita original e várias combinações.


    Clara

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Adoro o seu blog!
    Identifico-me com muitas coisas que aborda no seu blog e embora eu seja uma pessoa bastante prática, ainda não me considero minimalista...
    Também pratico yoga e todas as semanas cá em casa faço uma refeição vegetariana.
    Ainda tenho poucos posts de pratos vegetarianos, mas se quiser dar uma vista de olhos nos pratos que faço, fique à vontade que eu não me importo nada!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...