24/05/2013

A vida simples de pessoas reais - Débora


Meu nome é Débora, sou brasileira e estou lhe escrevendo para lhe contar um pouco sobre minha jornada de busca de uma vida mais simples. Eu comecei a me interessar pelo minimalismo ainda adolescente quando eu me deparei com uma cena descrita no livro Brida do escritor Paulo Coelho. Nesse livro, um dos rituais que Brida tem que cumprir é doar tudo aquilo que ela não usava.

A explicação do livro é que se você tem coisas que não usa sua energia fica parada e tendo menos objetos você começa a direcionar sua energia para o que é realmente importante para você. Infelizmente, esse não é
o pensamento do mundo moderno que valoriza tanto os excessos. Depois disso muita coisa aconteceu, mas o pensamento de simplificar sempre ficou na minha mente, mesmo que eu não tivesse muito sucesso em aplicá-lo. Eu sempre gostei do assunto organização (fixação é a palavra) pesquisava em blogs sobre o tema até descobrir o seu blog. Agradeço a você pela simplicidade e empenho com que conduz o Busy Woman and the Stripy Cat.


A primeira coisa que eu comecei a diminuir foi os meus pensamentos. Como eu consegui isso?  Meditando!  Como foi difícil meditar, ainda é. Pode parecer fácil ficar em silêncio e de olhos fechados, mas essa é a única forma de minimizar o barulho da nossa impulsividade, aquele inquilino barulhento que fica na mente incentivando a  comprar objetos que não vai usar, comer por impulso.

Meditar fez grande diferença na minha vida. Antes, imperava o caos. Eu não tinha ordem ao fazer as atividades. Começava algo e logo em seguida, começava outra coisa. E algo que a desorganização me trouxe foi a frustração por não conseguir alcançar os projetos que me propunha.

Quando eu consegui me controlar melhor foi possível descobrir o porquê de guardar tantos objetos. Descobrir os sentimentos envolvidos no processo de comprar e guardar. Depois disso eu consigo parar e pensar antes de comprar: Nossa, isso é tão bonito. Porém, eu não preciso disso. Aprendi a me conhecer melhor e o que me faz sentir bem de verdade. Descobri o que é realmente importante para mim. E claro, eu
ainda tenho muitos pensamentos, mas a minha mente está mais vazia e focada. E agora eu consigo aos poucos descobrir o que é importante, o que vale a pena focar, a colocar cada coisa em seu lugar. Tento construir um hábito. Sempre penso sofá é para sentar e não para guardar livros. E coloco os livros na estante e não no sofá. Tento pensar na utilidade básica de cada coisa.


Outra coisa importante foi diminuir o padrão de exigência. Tento não gastar tanto tempo fazendo arrumação ou sofrendo com isso. Separei os dias da semana que devo fazer a limpeza e faço o mais rápido possível. Faço o que eu posso. Tento fazer a limpeza um lugar por vez e não fazer mais nada enquanto estou limpando. Como não posso limpar a casa todo dia (fico muito cansada e tenho outras coisas para fazer) eu dividi a limpeza pelos dias da semana. E só limpo no dia designado. E vamos levando a vida. 

Ainda falta muito para me tornar uma pessoa realmente organizada, mas agora me sinto bem mais próxima de ser. O primeiro passo eu já tomei que é procurar a cura.


Quem quiser saber um pouco mais sobre o processo é só procurar mais informações no blog: existecura.blogspot.com.br

Abraço

Débora Ramos (Gaia)



~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

3 comentários:

  1. Adorei o depoimento!!
    Estou nesse processo também, bem devagar...o mais difícil que acho é simplificar tendo crianças pequenas em casa! rs

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, a Débora focou um dos aspectos fundamentais a quem queira integrar a corrente minimalista que é "diminuir os pensamentos", como é citado.
    De nada adiante despacharmos tudo quanto é tralha em casa e na nossa vida se não começarmos por simplificar, aquietar e ficar em paz com nos mesmos e com os nossos pensamentos.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito também. E concordo com a Renata que me antecedeu nos comentários. Simplificar com crianças pequenas é difícil, rsrs!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...