03/05/2013

A vida simples de pessoas reais: Gina

Sou a Gina, uma rapariga do Norte e muy nobre Bracarense. Gosto de bloggar e trabalhar online... actividades que me dão imenso prazer, que ocupam algum tempo... mas que em termos de gastos e consumos me ajudam, desde logo, a poupar. E por isso, sinto-me imensamente feliz e realizada.

Nunca liguei muito a isto de simplificar. Acho que fiz o percurso inverso. Pelas vicissitudes da vida sempre vivi uma vida simples, muitas vezes árdua e difícil, com falta de dinheiro para o essencial (e era mesmo o essencial) e sem grandes gastos, ganhos ou posses. Comecei a trabalhar cedo porque a vida assim o impôs... e não o escrevo com mágoa, mas com orgulho, pois estas foram grandes bases e aprendizagens para a pessoa que hoje sou. Como é evidente, a falta do essencial e da concretização de alguns desejos supérfluos (naturais às crianças e jovens) fez com, através do meu próprio trabalho e esforço, gastasse algum do meu dinheiro em coisas desnecessárias (na altura extremamente essenciais, porque os amigos também tinham!). As dificuldades sentidas durante a infância e a juventude criaram em mim uma força e vontade para lutar e não mais passar pelo que passei. Quis acumular tralha e mais tralha! Quis comprar na medida do que conseguia! Quis ter para não voltar a sentir o que é não ter!

Hoje, chegados a 2013 e a poucas semanas de ser mãe pela primeira vez, vejo-me a voltar ao que é verdadeiramente essencial. O meu mundo e a minha vida voltam a rodopiar e estou a braços com grandes mudanças pessoais. Vou ser mãe e vou mudar de cidade. Nestas grandes reviravoltas e quando os meus dias são passados entre armários, malas e arrumações... concentro-me na árdua tarefa de eliminar da minha vida o que não uso, o que não faz falta, o que se desgastou. Estou estafada! Vejo agora o quão cansativo é acumular tudo isto sem saber exactamente porque o fiz. Esta pergunta-me ocorre-me diariamente: porque comprei este ou aquele objecto? E estou, neste momento, a eliminar roupa, sapatos, acessórios, livros, objectos de decoração, tapetes, imensos papéis e fotografias, souvenirs...   e devo confessar que uma pequena parte do imenso "fardo" que carrego começa agora a dissipar-se levemente, imagino o que sentirá a casa... de tão abarrotada que está!

Mas... é complicado fazer estas grandes mudanças e vejo-as tão necessárias para conseguir simplificar a minha vida e os meus dias e para ter mais tempo para mim, para a minha família e para os meus amigos, para o meu trabalho e para os meus hobbies... pois sinto que não tenho tempo para nada nem para ninguém, que ando constantemente assoberbada com os meus, os teus e os vossos problemas e esqueço o que verdadeiramente conta. Sei que corro pelos outros para conseguir provar que valho alguma coisa, que sou mais e melhor, mas apercebo-me que o verdadeiro valor está em nós e na simplicidade da vida que vivemos. Por isso, estou a tentar desacelerar, estou a tentar simplificar, estou a tentar organizar e gerir da melhor forma a minha pessoa, os meus dias, a minha casa e a minha vida.

Hoje sei que esta tralha não me faz feliz. Sei que o medo ainda impera por estes lados. Sei que a mudança é difícil e árdua, mas já fiz o mais difícil que era começar e agora não vou parar!

Como a Rita escreveu "a vida simples é um processo constante, é uma viagem, não um destino." Por isso, agradeço o facto de dedicar o seu tempo a este tão vasto tema, é graças a si que descobri o quão importante é destralhar a vida!

E a minha viagem começa apenas agora...

Gina

~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

9 comentários:

  1. Ola Gina,
    COmo me revejo em si... (apesar de felizmente nao ter passado necessidades do essencial, mas apenas dos extras), acho que acabou de me fazer um click para a "acumuladora por medo que acabe" que ha em mim... e tb acho que foi por nao ter tido em pequena (e ter desejado muito!)...
    Ajudou-me a repensar-ME e ao que me faz fazer isto...
    Obgda!
    Obgda à Rita e ao blog maravilhoso que tem, que ajuda a mudar vidas...
    Um gde beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Gina, obrigada pela tua partilha. Eu penso que muitas vezes nos agarramos "às coisas" como se fossem parte de nós e da nossa historia e é dificil largar, como o ursinho com que dormiamos em crianças, como se ao largar "as coisas" perdessemos uma parte de nós. As nossas histórias estão cá dentro,
    não precisamos de as carregar fisicamente :)
    Um bem hajas Gina!

    "transformation always ask us to enter the unknown. how you manage the unknown of your life is how you'll experience transformation."
    Robert-Ohotto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pat!
      É bem verdade e é tão difícil largar "o ursinho" :)
      Um beijinho!

      Eliminar
  3. Gina, as tuas palavras arrepiaram-me! Senti tudo o que escreveste! Á minha maneira, claro :) Espero que tenhas uma Vida Simples e Feliz a partir de então! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Gina!
    Revejo-me em muito do que diz. Também tive uma vida muito simples (sem no entanto faltar o essencial);Também decidi organizar-me e tentar voltar à simplicidade de viver aquando do nascimento do meu segundo filho por influência deste blog; também enfrentei uma mudança radical na minha vida após o nascimento deste meu filho ao mudar, por opção, para um emprego que sonhava mas de que desconhecia completamente o grau de exigência. As dicas da Rita têm-me ajudado muito a sobreviver a este turbilhão em que a minha vida se tornou. Ainda não tenho uma vida simples, mas sei que é isso que almejo. Sei que se todos os dias fizer algo por isso, a felicidade de uma vida simples acabará por chegar. Tudo de bom para si nesta nova aventura que é a maternidade! Desejo-lhe uma vida simples para si e para a sua família!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito, muito obrigado por estas palavras!
      Ainda tenho muito para simplificar... e o caminho é longo! Oh se é!
      Um grande beijinho para si e para a família e também lhe desejo tudo de bom nestas aventuras de "destralhamento" :)

      Eliminar
  5. E agora... obrigado Rita... por este "miminho" e por me ajudar a "destralhar" a minha vida!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...