30/05/2013

As superfícies horizontais atraem tralha

É mesmo. As superfícies horizontais são como ímans para a tralha. Quanto maior a superfície, maior a quantidade de tralha que lá se acumula. Não acreditas? Olha em redor. Olha para a tua mesinha de centro. Para a mesa de jantar. Para as mesas de cabeceira e as cómodas da roupa. 
Eu tenho tentado diminuir a quantidade de coisas que se vão instalando nas superfícies horizontais cá de casa. 

não tenho mesas de cabeceira. A roupa interior que tinha nas gavetas das mesinhas coube numa cómoda grande que substituiu 1 cómoda e 2 camiseiros (muita roupa foi fora, claro). As poucas coisas que preciso junto de mim durante a noite cabem perfeitamente nos bed pockets que fiz.


E o candeeiro de leitura não precisa de uma superfície horizontal...


Outra superfície que acumulava tralha (copos, pratos, brinquedos, livros, etc.) era a mesinha de centro da sala. Cheguei a ter uma mesa grande, com prateleira por baixo...


que foi substituída por uma mesinha mais pequena...


que foi substituída... por nada.

(ok, a sala parece mais feia aqui, mas esta foto foi tirada com o telemóvel...)

Já não tenho a mesa para pôr os pés, mas agora ponho-os ou na parte da chaise-longue do sofá ou na bola de pilates (que é muito mais confortável que a mesa). Os copos e pratos colocamos num tabuleiro com pés que está ao lado do sofá. Os livros, brinquedos e outras coisas que ficavam em cima da mesa... são arrumados depois de usados.

Mais recentemente, tratei de outra superfície horizontal que me preocupava... pois era tão grande que facil e rapidamente se enchia de papéis meus, desenhos dos miúdos, lápis, canetas, material de costura e por aí fora... a minha secretária.
A minha secretária era um tampo de mesa de jantar que foi pintado de branco, levou umas pernas novas e assim foi convertido em secretária. Era grande, pois eu queria espaço para o portátil e para a máquina de costura. Mas, claro, rapidamente apercebi-me de que não precisava de tanto espaço horizontal. E esse espaço a mais era um íman de tralha.

Assim, a minha secretária enorme...


foi substituída por um tampo muito mais pequeno... 


igual às secretárias dos meus filhos.


Outra superfície horizontal que desapareceu já há algum tempo foi esta prateleira no hall de entrada...


A prateleira era usada para colocar as chaves e esse tipo de coisas ao entrar em casa. O resto da prateleira servia para acumular pó.
Tirámos a prateleira, os quadros e pintámos o hall para tapar os buracos... (continuou cinzento)


Encurtei a almofada que tinha no banco e coloquei uma taça branca grande para servir de apanha-tudo. A prateleira de cima também já anda a incomodar-me, mas os camarões na parte inferior são muito usados para pendurar casacos e malas...
A parede está agora demasiado vazia (vê-se reflectida no espelho), mas queria aproveitar esse espaço para escrever e pintar a frase do Thich Nhat Hanh "Smile, breathe and go slowly". Essa parede é a primeira e a última coisa que vejo quando entro e saio de casa - seria, portanto, um bom lembrete para começar e terminar o meu dia...

E vocês, como estão as vossas superfícies horizontais?

19 comentários:

  1. Mas é que é mesmo! Confirma-se. Quando maior o espaço onde colocar coisas... mais coisas se colocam lá! Eu todas as semanas tenho retirado, pelo menos, um saco de coisas (que podem ser roupas, brinquedos, loiças, tralhas) daqui de casa e entrego no centro comunitário da minha área de residência (eles vendem numa feira de usados as doações que as pessoas fazem por valores simbólicos, ajudando assim toda a comunidade, é fantástico).
    Estou muito longe daquilo que já conquistaste, mas percebo perfeitamente a tua satisfação, que tem sido uma grande fonte de inspiração. You go, girl! :)

    ResponderEliminar
  2. Imensa razão! A mim faz-me confusão não ter mesa de centro mas a verdade é que o espaço fica muito mais livre assim (e que jeito me daria para fazer Yoga á vontade)

    Tira a prateleira de cima e põe cabides individuas :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post e todas as mudanças que foste fazendo :)
    A ideia da frase na entrada é óptima. Adoro essa frase! E acho que é muito bom entrar e sair de casa com essa frase no pensamento, sem dúvida! No hall da entrada se removeres a prateleira de cima, podes sempre depois arranjar uns novos cabides (sem prateleira) para pendurares os casacos.
    Ter bengaleiro ou cabides na entrada acho que é mesmo algo que dá imenso jeito.
    Quanto às minhas superfícies também ando a tentar deixá-las o mais livres possível e também a livrar-me de algumas. Tinha um puff na sala (tipo cubo) que fazia de mesa de apoio, pousava lá os tabuleiros, o chá, os meus pés. Resolvi arrumá-lo. Agora uso uma cadeira da mesa de jantar para esticar as pernas, quando preciso, afinal está ali ao lado.
    Quanto às mesinhas de cabeceira quem me dera ter a tua coragem! O meu companheiro também acha que não fazem falta e que nem deveríamos ter comprado, mas como as compramos e ainda foram caras não se quer livrar delas... Portanto tenho que "trabalhar" com aquilo que tenho e ando a tentar reduzir o que está em cima delas! Vou ver se troco os abajures dos candeeiros porque os que tenho actualmente em tecido acumulam muito pó e isso chateia-me!
    E parabéns pelas fotos. Gosto imenso da tua casa! Se não soubesse que era no Algave, diria que era num país escandinavo :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Só não tenho coragem para fazer o mesmo. Nunca me senti aconchegada em espaços vazios... Pode ser que um dia eu consiga, uma vez que os benefícios da ausência destas superfícies devem ultrapassar largamente o aconchego que me dão!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Rita, quando mudamos de casa, fizemos uma decoração bastante diferente, e muitas das coisas continuam arrumadas em caixas na arrecadação, simplesmente porque não nos faz falta no dia-a-dia... e de facto não temos muitas superficies. Nunca tivemos mesa pequena na sala de estar (porque nunca entendi para q serve!), o hall é muito diferente do que estamos habituados, em vez da mesa de entrada ou estante, optei por rentabilizar o espaço com um roupeiro (branco) da IKEA, colocamos um banco corrido (branco) é muito útil para os miudos se calcarem e terem as mochilas prontas para o dia seguinte, por cima colocamos um bengaleiro em todo o comprimento da parede (um bengaleiro home made: rodapé branco comprado no Leroy, depois foi fazer uns furos espaçados e colocamos puxadores de gavetas (zara home) e assim temos espaço para colocar os sacos e casacos... acho que ficava bem no teu hall, e deixas de precisar da prateleira! No escritório optamos por duas consolas - ikea (que são mais estreitas que as secretárias normais) logo diminuimos espaço e na parede oposta colocamos módulos da ikea para arrumar livros e caixas com documentos (o espaço é mais reduzido do que as prateleiras, logo, somos obrigados a manter apenas o que interessa), os módulo debaixo optamos colocar portas para guardar coisas como: cabos, cadernos, caixas com lápis, etc...). No quarto dos rapazes decidimos colocar por baixo da janela uma bancada de madeira que servisse de mesas de cabeceira e de secretaria, assim, reduzimos móveis e as cabeceiras das camas estão encostadas nessa bancada... no meu quarto só há uma mesa de cabeceira, a outra é uma ideia original que é uma prateleira/livro o ideial para colocar um livro, os óculos, ou tlm... e por aí fora... (devo dizer que foi com ajuda de uma amiga decoradora - têm sempre muita experiência e milhões de ideias, para aproveitar e rentabilizar o espaço) bj

    ResponderEliminar
  6. Rita este post é fantástico, como concordo contigo! Já voltei a carregar as baterias para limpar espaços e foi o que fiz após ter almoçado. Olhei aqui e ali e lá se foram mais três peças! Na verdade para que precisava eu delas?
    Obrigada pelo empurrão. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Rita, acho que essa é a primeira vez que comento. Conheci seu blog há um tempo e adoro tudo que leio por aqui! Tenho 19 anos e estou tentando deixar minha vida mais simples, e até minha mãe já começou a me acompanhar nas mudanças :)

    Eu já tinha visto você comentar sobre as superfícies horizontais e concordo totalmente. Aqui em casa eu consigo deixá-las sem tralha, o problema é que acumulam muito pó e é tão chato ter de ficar limpando pelo menos 3x por semana o móvel em si e todos os objetos que ficam em cima.

    Antes eu dividia o quarto com minha irmã mais velha, mas agora que ela se casou tenho o quarto inteiro pra mim e estou pensando em diminuir os móveis por aqui, pois tenho um armário com 6 portas e 6 gavetas(!), além de uma penteadeira e um gaveteiro.

    Beijos,
    Renata

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita! De facto, as superfícies horizontais acumulam muita tralha, mas não só, pois com a tralha vem o pó e a dificuldade acrescida de limpar.
    Nem de propósito, ainda agora estive a destralhar as superfícies da sala. Velas, molduras à espera de fotografias e outras bugigangas foram guardadas. Temos uma mesa de centro enoooorme, mas está a um canto há imenso tempo, e só lá está ainda porque na prateleira tem imensos DVD's e jogos, mas assim que conseguir convencer o marido, tiro-a dali e deixo ficar apenas os pufes, que usamos agora para pousar os pés, comandos e sentar quando temos muitas visitas.
    Quanto à secretária, ando para fazer o mesmo à minha, ou mesmo eliminá-la, pois posso perfeitamente trabalhar no portátil na mesa da sala e guardá-lo na pasta quando não estiver a uso.
    Queria agradecer-lhe as suas partilhas, têm sido uma ajuda e motivação enorme!
    Beijos e boa tarde *

    ResponderEliminar
  9. As superfícies aqui acumulam pó sim, e muita bagunça! Papel que eu não venço organizar e guardar, fico louca!!
    Na mesa de jantar tem de tudo! É um terror...
    E olha que eu quase não tenho superfícias, basicamente tenho só a mesa de jantar mesmo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Muito linda a sua casa, Rita! Gosto de espaços assim mais vazios, dão sensação de liberdade. Eu aqui tenho varias superfícies horizontais, e embora preze espaços desimpedidos, com certeza tenho mais móveis do que preciso. Mas não junto tralha, e sobre minha mesa de jantar há apenas um vaso...

    ResponderEliminar
  11. Também já tinha chegado a esta conclusão; superfícies horizontais são boas é para acumular tralha e pó.

    ***Desabafos e Coisas***

    ResponderEliminar
  12. Ola Rita, olhei a volta e de facto as superfícies horizontais acumulam bastantes objetos.

    É a 1ª vez que comento, devo dizer que me cruzei com o seu blog não fez ainda uma semana e ainda não consegui parar de ler, ADORO, já li os E-books (muito bons) e vou lendo os temas saltando daqui para ali conforme me gera o interesse…..

    Isto tudo devido ao facto de começar a pesquisar temas sobre a organização do lar, dai chegar ao minimalismo fui um passinho e tal como disse encontra-se alguma coisa em sites brasileiros, foi num desses que falava do seu e ao ler o titulo fiquei desapontada (julgava que era em inglês, eu só tive 3 anos de inglês quando estudei, compreendo bem o inglês quando falado, vejo muitos filmes sem legendas, mas escrever ou ler levo muito tempo pelo que desisto rápidamente) mas logo a seguir a bloguer dizia que era de uma portuguesa fui espiar e era exactamente o que andava à procura.

    Porque andava eu a procura de temas deste género?...porque a minha Rita não é, nem nunca foi como como a Rita…..

    A minha Rita é a minha mãe, que agora passou a ser a minha filha, tem 83 anos, está com Demência mista, (doença de Alzeihmer e doença vascular) sempre vivemos juntas, a prepósito tenho 47 anos,…… ela é da velha geração do “guarda que pode fazer jeito” foi sempre ela que cuidou das coisas da casa, ela estava em casa era domestica, eu trabalhava e era mais administradora das finanças caseiras, motorista, electricista, canalizadora, trolha, etc…. enfim sempre tive mais jeito para essas coisas e detesto a lida da casa, …….mas agora com a minha mãe doente e tendo de fazer tudo e vejo-me com tralhas por todo o lado, …

    o pior é que de certa forma a minha mãe passou o “guarda que pode fazer jeito” para mim…..o facto de termos sempre ganhado pouco e comprado tudo com muito sacrifício, torna difícil nos desfazermos das nossas coisas…..mas com passinhos de bebé vou tentando me livrar de algumas coisas,….. as cassetes VHS foram as 1ªs, os livros foram a seguir, todos os que já li e não faço intenções de voltar a pegar, foram para uma amiga minha que devora livros e faz trocas num site,

    ….agora vou tentar passar para a roupa de casa, toalhas e roupa de cama, muita coisa temos,…… da velha guarda a minha Rita foi comprando para o meu enxoval para quando eu casa-se…..e eu continuo solteira e sem intensões de tal……ela diz-me que sempre há um testo para uma panela e eu digo-lhe que alguém deu um pontapé no meu testo e ele foi parar a outro lado….ehehehe

    Prosseguindo, a seguir vou passar para a minha roupa, a da Rita não, ela volta e meia lembra-se de algo e quer, não faz ideia das vezes que eu ouvi “as minhas coisinhas que tanto me custaram a ganhar” isto referindo-se a uma maquina de moer carne manual que eu dei depois que compramos a 1, 2, 3 isto há anos quando aparecerem as 1, 2, 3…volta e meia lembra-se e lá ouço a frase novamente…eheheh…

    Enfim…vou ficar por aqui que o testamento já vai longo…tudo isto para dizer que adoro o seu Blog e vou continuar a ler para não perder a força de vontade, aplicar e ajustar as suas ideias ao meu modo de vida …. por fim Rita faço um pedido em nome das “velhotas” como eu, ou pessoas sem conhecimentos de outras línguas …. não se esqueça de nós e sempre possível passe para a nossa língua alguma boa ideia com que se cruze em sites estrangeiros….

    Bjokas e tudo de bom Glória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita agradeço-lhe bastante a sua partilha, o seu blog também alterou as coisas aqui em casa, dentro da alma e na vida em geral, nunca comentei porque não encontro palavras para expressar o deslumbramento que foi descobrir o seu blog e entender que realmente a perspectiva é, pode e deve ser mais simples. Que muitas vezes nós é que complicamos a vida.

      Hoje, também, quero agradecer muito o comentário da Glória, que bom constatar que existe gente boa e simples. Que a vida lhe sorria e que felicidade tem a sua Rita.

      Tudo de bom.

      Eliminar
  13. De que tamanho é a manta que tens no teu sofá?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. A tua casa é simples tal como a minha será. Mas eu não dispenso mesinhas de cabeceira. Gosto de vê-las e a mobília de quarto que irei ter tem de ter mesinhas de cabeceira.
    Reparei que és muito dada ao branco. Casa que será minha terá de ter branco e preto. Entre mais três ou quatro cores mesmo que seja só pequenos apontamentos.

    ResponderEliminar
  15. ADOREI O POST!
    Como adoro tudo o que se relacione com a "purga"!
    Continue a simplificar. Não tenho quaisquer duvidas que é esse o caminho!

    ResponderEliminar
  16. Sempre me toquei que acumula tralha!

    Adooro mesas de centro, quando vou na casa de alguém que tem (e muitas têm), acho lindo demais. Sempre com algum enfeite ou revistas, né?

    Só não compro porque tenho um bebê que começou a andar e quer explorar todo e qualquer canto! Ou seja, precisa de espaço livre! rs
    Também acho que atrapalha um pouco a circulação (aqui em casa atrapalharia, minha sala não é tão grande) e outro motivo que não tenho mesinha de centro: seria mais um móvel a acumular pó!!!

    Quem cuida da casa sou eu, então tudo que eu puder simplificar pra curtir mais e limpar menos, eu simplifico. rs


    Beijos!

    ResponderEliminar
  17. Ai que só agora cheguei a este blog!!! Rita, sou casada, mãe de 4 filhos pequenos, trabalho em casa com máquina de costura e temos muitas superficies horizontais carregadas de tralha!
    Definitivamente que vou passar por aqui todos os dias e tentar arranjar ideias para me organizar melhor.

    Também estamos no Algarve o que torna a vida muito mais leve sem dúvida, metade do ano é de chinelos outra metade de botas e tá feito! Mas roupa de 6 pessoas ... Estou mesmo a precisar de incentivo para conseguir minimizar!

    Até já!
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...