12/07/2013

A vida simples de pessoas reais - Mónica

Certo dia estavam uns colegas a dar formação sobre uma ferramenta do Lean, os 5 S explicando, 5 S é uma forma de manter o local e trabalho limpo e organizado. Cada S corresponde a uma palavra japonesa transcrita para o nosso alfabeto (seiri, seiton, seiso, seiketsu, and shitsuke) de que podem ter:

整理, Seiri: Selecionar - Separar o necessário do desnecessário, eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

整頓, Seiton: Organizar - Colocar cada coisa em seu devido lugar, tornar o espaço de trabalho de forma eficaz

清掃, Seisō: Limpar – limpar e cuidar do ambiente de trabalho, melhorar o nível de limpeza

清潔, Seiketsu: saúde: Tornar saudável o ambiente de trabalho, prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem

, Shitsuke: Normalizar: Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores, incentivar esforços de aprimoramento

Quando alguém diz: “mas isso é o que a Rita faz no http://busywomanstripycat.blogspot.pt/. Ela é minimalista!”

Já conhecia o termo minimalista. A primeira vez que ouvi falar nele foi na minha adolescência, a propósito de um bailado da Pina Bausch em que os bailarinos passavam o tempo a fazer os mesmos gestos acompanhados por uma música que já parecia os exercícios de escalas, sempre a mesma coisa! Escusado será dizer que não gostei.

Depois li sobre a arquitetura minimalista e vi alguns edifícios em fotografias e ao vivo e adorei-os. A decoração minimalista também era à minha moda, cheia de espaços livres mas as fotos eram sempre de casas muito grandes com móveis modernos, nada compatíveis com quem mobilou a casa com as coisas de casa dos avós.
Fiquei interessada e curiosa, como é que uma pessoa aparentemente “normal”, o nome não era conhecido, não seria nenhuma estrela da TV, conseguia ter uma casa minimalista? Será que eu iria finalmente conseguir ter uma casa com espaço amplo?

Fui ver o blog e percebi. Foi um momento tipo ovo de colombo. Se quero uma casa ampla e com espaço, se quero pouca coisa para arrumar, o que tenho a fazer é de ter menos coisas!

Adotei a máxima: “use it up, wear it up, make it do or do without” – usa-o, veste-o, torna-o útil ou vive sem isso.
E o primeiro passo era aplicar os 5S em casa. E assim comecei. Comecei pela digitalização das faturas, o mais simples. Depois os medicamentos e cremes. Os livros e a loiça.

Ainda não libertei nenhum móvel mas o espaço dentro deles tem crescido. Como gosto de receber pessoas, a minha vontade foi criar as condições para que isso pudesse acontecer, tirar coisas para poder pôr pessoas.
Nunca fui de cumprir aquilo que a sociedade diz que devemos fazer, não vou agora ser uma radical do minimalismo, aliás o que interessa é sentirmo-nos bem.

O meu próximo projeto é tirar o que está debaixo da cama. Um dia hei de ter um aspirador que faz o trabalho sozinho, para isso o espaço tem de estar livre para não ser necessário levantar ou deslocar coisas para limpar!

Obrigada Rita e a todos os que têm contribuido nesta jornada.

Mónica, MLS

~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

2 comentários:

  1. o tal que aspira sozinho, vale a pena:)o Roomba

    http://www.youtube.com/watch?v=CLIPLiQDIk0

    Elsa

    ResponderEliminar
  2. Goste muito dos 5S :) força para a tua jornada minimal! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...