02/05/2014

A vida simples de pessoas reais: Marta Chan

Olá sou a Marta, prazer!

Conheci o blog da Rita através de uma amiga que é super organizada e assim que comecei a ler o blog fiquei logo entusiasmada pelos temas abordados como minimalismo, vida simples, yoga e meditação, “destralhar”, produtos de limpeza naturais e tudo em português! Tudo isto para mim é sustentabilidade e creio que quanto mais auto-suficientes formos mais felizes somos, vivendo de forma saudável e tranquila.

Na verdade nunca fui uma pessoa muito consumista. Ia às compras para roupa de Verão e de Inverno, portanto duas vezes por ano mas por vezes comprava roupa que não utilizava. Com o tempo fui-me apercebendo que era absurdo abrir o roupeiro e ver roupas com etiqueta! 

Aos 20 anos já tinha vendido algumas vezes nas Feiras das Velharias objetos e roupa que já não tinham utilidade para mim e comecei também a comprar tudo em Segunda Mão. Apercebi-me que poderia comprar uma blusa por 3€ em vez de 20€ poupando para outras necessidades, que estava a reusar e consequentemente a ajudar o meio ambiente, que estava a dar o meu dinheiro a pessoas locais e não a multinacionais milionárias e que ao vender ainda ganhava uns trocos. 

Mas quando comecei a viajar pelo Mundo é que realmente apercebi-me da importância do minimalismo e da redução de vestuário pois andava de mochila às costas, pesando bastante e as inevitáveis dores e mau estar permaneciam. Algumas vezes voltava para Portugal e percebia que nem utilizara algumas peças. Assim, na minha viagem à India levei apenas 7 quilos e a roupa que tinha no corpo. Pelo caminho ia comprando vestuário que realmente precisasse. Na última viagem que fiz, 5 semanas em Marrocos, inspirada nas publicações da Rita, levei apenas duas mudas de roupa, uma para dormir e outra para o dia-a-dia. Existe o trabalho de lavar com maior regularidade mas só o sentimento de poder andar livre horas e horas com a mochila às costas faz tudo valer a pena.

Mas o minimalismo não é um caminho fácil. Até porque, se por um lado considero-me minimalista, por outro adoro tralha. Coleciono peças antigas (ou vintage, como está na moda) e gosto de vê-las espalhadas pelo meu quarto, servindo de inspiração. Mas é algo que faz parte de mim e dos meus interesses e por isso não quero mudar. Assim, haverá sempre minimalismo na minha casa mas pelo menos uma divisão da casa destinada às minhas coleções.

Espero que o meu texto vos tenha inspirado de alguma forma a mudar hábitos, especialmente com o consumismo que é a entrave principal para o minimalismo. Ao termos pouco a nossa mente fica mais vazia, mais harmoniosa e daí sentimos a tão desejada paz interior. Costumo dizer: “Quanto menos tenho, mais rica me sinto”. 

Saudações minimalistas, 




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Bom dia!
    Eu quando fiz o caminho de Santiago a pé também levei apenas uma muda de roupa para dormir e outra para usar de dia, foi apenas uma semana, mas as minhas costas agradeceram!
    Também adoro detalhes decorativos, mas gosto de reutilizar e há coisas que consigo dispensar.
    Gostei deste post, viajar pelo mundo deve ter sido uma óptima experiência!

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Acho que aos poucos e poucos muita gente está a chegar a esta conclusão: Menos (coisas) é mais (vida)!

    ResponderEliminar
  3. É um prazer contribuir para um dos blogues mais interessantes da blogosfera. Grata Rita :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Super bacana ver relatos dos leitores por aqui!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Desculpa Diana A, mas uma coisa é minimalismo e desperdício, outra higiene ...1 semana a pé...1 muda de roupa...não é lá muito higiénico...desculpa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se você reler o texto, vai reparar bem no que ela diz, que a pequena quantidade de roupas dá mais trabalho devido ao fato de ter que ser lavada regularmente.. Assim, percebe-se que não há nada de anti higiênico, pelo contrário (:

      Eliminar
    2. Adriana posso te dar o meu exemplo. apesar de utilizar uma muda de roupa nao quer dizer q nao a lavava regularmente. O truque e lavar a noite a roupa do dia e vice versa. Nao uso sutian e levei cerca de 8 cuecas para poder mudar todos os dias. Penso que na vida existem varias formas de contornar as situacoes so temos de ser um pouco criativas.

      Eliminar
    3. Peço desculpa aos ofendidos Marta Chan e FairyBlack...a ideia não era essa...mas lavar a roupa todos os dias, gasta água, e isso não é ser minimalista...de qualquer das formas....a meu ver usar 2 mudas de roupa numa viagem de 1 semana...a meu ver é uma medida um bocado drástica...e o minimalismo para mim consiste em abdicar-nos de coisas inúteis e fúteis... para mim vestir, comer, tomar banho são necessidades básicas assim como ter uma casa...senão comprávamos todos uma tenda e passávamos a poupar o dinheiro da renda e da prestação. Eu respeito todos os estilos de vida....mas há coisas que ultrapassam o meu ser....passámos de homens das cavernas a seres evoluídos e parece que agora está tudo a querer morar numa caverna outra vez e a fazer fogueiras com pedras e paus....

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...