30/05/2014

A vida simples de pessoas reais - Raquel

Eu tive conhecimento sobre este estilo de vida minimalista por acaso. Há um ano andava a passear pela blogosfera e encontrei o blog da Rita, e adorei tudo o que li. Foi o que me levou a procurar mais pelo assunto e aprofundar os meus conhecimentos. E assim decidi que iria começar uma vida mais minimalista.     

Já está mais que sabido que o Minimalismo como estilo de vida significa basicamente: viver mais com menos. E quem segue um estilo de vida minimalista sabe que no início começamos sempre por retirar o excesso de tralha física que temos em casa. Para mim até foi uma tarefa fácil, porque eu não sou uma pessoa que se apega muita às coisas. Mas o mais importante é que com o tempo apercebi-me que o minimalismo é muito mais do que um estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar-me, ao me livrar dos excessos, a concentrar-me no que realmente importa para alcançar a minha felicidade e, principalmente, a liberdade. É isto que me fez gostar deste estilo de vida!

Eu nunca vivi uma vida consumista, pelo contrário, eu nunca tive muitas coisas. Mas o problema é que isso não era por escolha minha, mas sim por ter algumas dificuldades financeiras. Mesmo tendo a consciência de que a felicidade é raramente encontrada em bens materiais, nesta era de consumismo desenfreado não é fácil ser-se feliz com pouco. Então tinha alguns momentos de frustração, decepção e infelicidade, porque não podia ter o que as pessoas "normais" tinham. 

Posso dizer que ao conhecer o minimalismo fez-me pensar que é possível ter esta felicidade, aprendendo a deixar de pensar no que não tenho e deixar de sobrecarregar a minha cabeça de coisas e de sentimentos que me angustiam. E sim simplificar a vida e dar mais atenção às coisas que o dinheiro não pode comprar: todos os momentos passados com a minha filha, o meu companheiro e com a família e amigos. Hoje em dia tento sempre lembrar-me que mais importante do que ter é ser. 

A descoberta do minimalismo também me levou a fazer outras alterações na minha vida, que andava a adiar a algum tempo. A principal alteração foi eliminar um hábito terrível: deixar de fumar. Passei a dar mais importância à minha pessoa, a procurar ser mais organizada, mais saudável e mais responsável pela minha pegada ecológica (isto tudo com grande influência do blog da Rita). Passei a viver mais o presente e a deixar o passado que me perseguia e só me fazia mal para trás. Resumindo passei a ser mais Feliz.

Claro que nada muda do dia para a noite, mas o importante é que a partir do momento que vi a necessidade de uma vida mais minimalista, decidi percorrer esse caminho. E mesmo com pequenos passos e adequando-me a ela na medida das minhas possibilidades, tenho a certeza que a minha vida vai melhorar cada vez mais.

Raquel Silva, blog Just Happy With Less




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Já tens uma leitora Raquel. Beijinhos, Sofia

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. Mais uma inspiração pra nossa vida minimalista. Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rita pela publicação do meu testemunho...e agradeço os comentários das leitoras e obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...