04/06/2014

Remédios naturais para crianças


O Guia de Remédios Naturais para Crianças da Sofia Loureiro é um livro que eu já conhecia há algum tempo mas ainda não tinha tido oportunidade de comprar e ler. A Editora Nascente foi fantástica e enviou-me um exemplar do livro, que muito agradeço!

Não conheço pessoalmente a autora do livro, a Sofia Loureiro, mas ela também é doutorada pela Universidade do Algarve e trabalhou em coisas semelhantes ao que eu faço (fitoplâncton, qualidade da água, Ria Formosa...). O facto de o livro ser escrito por uma pessoa doutorada, habituada a ler muito, a pesquisar muito, a olhar para todos os lados da questão, leva-me a ter muito confiança no que ela apresenta no livro.

A Sofia começa por introduzir os vários tipos de terapias naturais, como a fitoterapia, os florais de Bach, a hidroterapia, homeopatia, entre outras. Fala também sobre as práticas saudáveis para prevenir a doença, como alimentação, o sono, higiene, exercício físico, contacto com a natureza... De seguida, representando a maior parte do livro, a Sofia escreve sobre cada uma das queixas mais comuns em crianças e como tratá-las usando as terapias naturais. Muitas situações são abordadas, desde queimaduras, infecções, vómitos, medos, constipações, ansiedade, dentição e a que mais me interessa, o défice de atenção.

Como sabes, um dos meus filhos sofre de défice de atenção e está medicado com metilfenidato. Eu raramente lhe dou o comprimido, só em alturas de avaliações na escola  estamos precisamente numa dessas alturas, o frasco de comprimidos acabou e há mais de um mês que está esgotado em Faro... Entram então os florais de Bach! A minha mãe deu-me uns quantos florais há já algum tempo e eu nunca liguei nenhuma, mas agora, depois de ler o livro da Sofia e outras informações na internet, vou mesmo experimentar (para PDAH aconselha-se os florais Clematis e o Rescue Remedy, que combina vários florais num só).

Este livro, é, sem dúvida, para ter sempre à mão. São mais de 400 páginas que informação bem pesquisada que pode ser útil a qualquer momento. Eu não gosto de tomar medicamentos, não gosto de os dar aos meus filhos e só de pensar que a primeira vez que tomei antibiótico já tinha 14 anos e eles tomaram logo em bebés... enfim... Eu nestas coisas sempre fui muito relaxada, só os levo ao hospital quando é mesmo uma coisa séria e, felizmente, eles têm sido bastante saudáveis. Complementar ou substituir, consoante os casos, a medicina tradicional por alternativas mais naturais, agrada-me imenso e está em linha com o estilo de vida que tento levar. Se também pensas assim, aconselho-te este livro!

Podes adquirir o Guia de Remédios Naturais para Crianças na Wook ou nas livrarias. A Sofia tem também um blog e uma página no FB.



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

15 comentários:

  1. Que post interessante Rita!! Também ando a pesquisar sobre estes temas. Não que lá em casa se tomem muitos medicamentos, mas se os pudermos evitar, tanto melhor! O tema dos antibióticos é verdadeiramente alarmante! Tenho a sensação que sempre que vou ao médico com a garganta arranhar ou o pingo no nariz o remédio é o antibiótico...nas crianças então, ainda pior!! :(
    Tens algum em vista que não seja específico para crianças? Ainda não encontrei nenhum livro que me inspire confiança...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Própolis é um excelente antibiótico natural. Costumo dar ao meu filho.

      Eliminar
    2. Ah, desde que não tenha alergia a produtos de colmeia. Também não é aconselhado em casos de asma, mas eu sou asmática e tomo-o sem nenhum problema.

      Eliminar
  2. Eu também tenho tanto receio dessa quantidade de medicamentos, acho que tiramos a força do corpo em se auto-equilibrar. Não sei como é em Portugal, mas aqui no Brasil é comum não permitir a febre nas crianças. Qualquer febrinha e já tomam anti-térmico, sem nem pensar na causa da febre (infecção, inflamação ou seja lá o que for)... engraçado que esse medo da febre começou depois da entrada dos anti-térmicos no mercado. Coincidência, né? =/... a desculpa é que a febre pode causar convulsões, mas isso ocorre em menos de 3% dos casos e não costuma trazer danos ou ser recorrente. E pelo que já li, as crianças que apresentam convulsões são as que não estão tendo o período de repouso que a febre pede, foram para escola febris e coisas assim.

    A homeopatia e a antroposofia enxergam a febre como uma necessidade infantil, como a forma dela tomar posse do seu corpo e do seu sistema imunológico se formar. É a arma das crianças, e nós tiramos isso delas.

    Bom, mas vendo seu post lembrei de uma coisa que vi recentemente (nem sei se já falei aqui). Talvez você já saiba, mas pelo sim, pelo não... déficit de atenção é um agravamento vata, talvez observar as coisas que desequilibram vata possam ajudar também.

    Digo, porque eu sou muito vata, minha família toda aliás... minha irmã tem DDA, como seu filho, e eu tenho alguns episódios semelhantes também, mas nunca me incomodou a ponto de ir buscar ajudar e ser diagnosticada. Mas depois que conheci a Ayurveda e quanto mais estudo, começo a sentir os desequilibrios começando no meu corpo antes de que eles piorem, sabe? E tomando consciência já ajuda muito! Cada vez que me observo, vou conseguindo perceber antes.

    O meu problema principal é que minha mente fica tão avoada que tem vezes que nem me sinto no meu corpo, parece que to assistindo ele de fora de mim (sim, é estranho rs), ai falta de foco é o mínimo ahsuhau... mas quando começo a perceber que o vento de vata tá levando minha consciência para longe, vou focando em coisas que me trazem de volta. No meu caso, o elemento terra... não sei se é assim com todos.



    ResponderEliminar
  3. Oi, Rita!

    O livro parece muito interessante! Vc sabe dizer se ele também é vendido em versão e-book? É que não está disponível aqui na Fnac brasileira (pelo menos, eu não o achei no site).

    Abraços!
    Poliana

    ResponderEliminar
  4. Tambem tenho este livro e é muito bom mesmo. Recomendo a todos.:)bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei a dica... Rita você já leu o livro A dieta da mente? Vale dar uma lidinha... o autor fala de um regime alimentar que auxilia muito a saúde do cérebro, inclusive o deficit de atenção! Tenho o meu pelo kindle... beijos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Rita! Gostava de saber como se apercebeu do problema de deficit de atenção do seu filho. Tenho uma filha de seis anos e toda a gente me diz que ela e muito distraída, incluindo a professora. Fico na dúvida se será só uma característica da personalidade dela ou se poderá ser um problema deste gênero. Sei que a pergunta e muito pessoal, mas se puder aprofundar este tema num post tenho a certeza que poderá ajudar muitos pais preocupados. Aproveito para agradecer todo o empenho e ensinamentos que partilha no seu blog. O meu muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Uma boa dica!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  8. Adorei a dica!
    Minha prima vai ter bebê e eu estava em dúvida do que dar de presente já que ela já tem o enxoval completo.
    Eu estava pensando em dar algo que fosse útil e essa dica caiu como uma luva.
    Vou comprar!

    ResponderEliminar
  9. Adorei a dica!
    Eu estava hoje exatamente pensando no que dar para a minha prima que vai ter bebê em breve e ja está com o enxoval completo.
    Queria algo útil já que ela já tem todas as coisas e o livro caiu como uma luva.
    Amey!

    ResponderEliminar
  10. Acho que seria importante também alertar as pessoas para o facto de algo ser natural não implicar ser completamente inofensivo. Muito pelo contrário.
    A maioria das drogas, a maioria dos aditivos, dos venenos, etc estão presentes na natureza e as pessoas que estão preocupadas com o que ingerem e com a sua saúde devem ter isso em mente.
    Não são raras as vezes que vejo pessoas a auto-medicarem-se excessivamente com remédios naturais porque "é natural, não faz mal" e faz. E pode trazer consequências tão devastadoras como um medicamento de farmácia tomado em excesso. Há determinados chás que se forem tomados em excesso (como o 1,5L que as pessoas tendem a tomar, dependendo do tipo de chá, pode levar a problemas renais, de fígado etc). As pessoas também precisam de saber isso.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Ola Sofia tenho um filho com 8 anos que foi diagnosticado PERTURBAÇÃO HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO, através de exames médicos específicos. Infelizmente e como as nossas escolas não estão preparadas para tratarem estas crianças, tive que dar químicos ao meu filho. A cerca de 1 ano tornei-me reikiana e tb trabalho com cristais e florais esotéricos, tenho aplicado no meu filho e os resultados são surpreendentes. Espero que tem ajudado e desjo muita força e coragem. Nunca deixar de acreditar que tudo é possivel. <3

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Rita,

    Me interessei muito por esse livro, porém moro no Brasil e não encontro onde posso comprá-lo e que entregue por aqui.

    Você tem alguma sugestão ? Eu não gostaria de ebooks ... prefiro o livro mesmo :)

    Obrigada,

    Luciana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...